• |
  • SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

 
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Susana Correia

DICAS DOS AMANTES DE VIAGENS


A melhor informação sobre destinos é aquela que todos os dias são partilhados no nosso grupo de facebook AMANTES DE VIAGENS. Aqui encontra alguma informação útil dos membros, para preparar a sua próxima viagem!


 


Vamos ajudá-lo no planeamento da sua viagem até… SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE


 


 #17 SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE


Estado insular localizado no Golfo da Guiné, composto por duas ilhas principais (Ilha de São Tomé e Ilha do Príncipe) e várias ilhotas, num total de 1001 km², com cerca de 160 mil habitantes.


São Tomé e Príncipe tem um clima do tipo equatorial, quente e húmido, com temperaturas médias anuais que variam entre os 22 °C e os 30 °C. É um país com uma multiplicidade de microclimas, definidos, principalmente, em função da pluviosidade, da temperatura e da localização. A temperatura varia em função da altitude e do relevo.


São Tomé e Príncipe


 


VACINAS: As doenças diarreicas e as parasitoses intestinais são comuns. Tem-se verificado uma regressão da taxa de incidência do paludismo mas o viajante deve tomar as precauções usuais: usar repelente à noite, preferir roupas claras e dormir com mosquiteiro sempre que possível. Também a febre tifóide, a tuberculose, o tétano e a cólera devem ser levadas em conta pelo viajante.


Aconselham-se as seguintes precauções gerais: o uso de repelentes de insectos, a não ingestão de alimentos crus e de água não engarrafada.


É aconselhável a vacina contra a Hepatite B para longos períodos de permanência. A vacina contra a febre-amarela deixou de ser obrigatória.


 


VISTO: Estão isentos de pedido de visto os cidadãos nacionais de Estados-membros da U.E. (apenas espaço Schengen), dos Estados Unidos e ainda dos cidadãos que possuam visto para qualquer dos referidos destinos, desde que a estadia em S. Tomé e Príncipe não exceda as duas semanas.


São Tomé e Príncipe


 


Carla Passos (de visita a S.Tomé e Principe): Natureza pura...”


Kader Castro: “ Fico feliz de ver cada vez mais pessoas a irem e terem interesse na minha terra natal. Já não vou há 16 anos e saudades é cada vez maior. 

Talvez seja um pouco suspeito a falar mas se houver no mundo mais lugares como STP não deverá ser muitos. Por muito tempo stp foi apelidado de paraíso perdido, agora acho que é mais paraíso a descobrir.

Apesar de termos umas das melhores naturezas do mundo, acho que melhor ainda consegue ser as pessoas que levam a vida na descontra, apesar dos problemas de dia a dia e muita miséria que ainda há (infelizmente) a vida é levada naquilo que chamam de "leve leve", como quem diz "vai se andando sem stress". As pessoas adoram os turistas, principalmente os portugueses, pelo menos enquanto lá estive foi assim é acredito que neste aspecto não mudou muito.


Sandra Marques: “ Tudo verdade Kader. É tudo isso que se sente. Sou professora e fiquei de tal forma apaixonada pela sua terra, que adorava, quando me reformasse, fazer voluntariado na minha área no seu país. É de um país lindo, cheio de potencialidades, onde as pessoas mereciam muito mais que aquilo que têm. Um abraço


São Tomé


 


VOOS


Carla Passos: Chegamos ao Paraíso!”


Questão » Helena Narciso: “ Quantas horas de voo?


Maria Céu Bernardo Dias: “ Na TAP são 8 horas,paragem no Gana 1 h sem sair do avião e menos 1 h diferença horária


Paula Diogo: “ O voo da STP é directo. O da TAP pára 1h no Gana e não se sai do avião. Como tal, apesar do horário do voo da STP ser pior é mais rápido e menos cansativo


Kader Castro: “ Quanto ao voo é 6h directo e é pela stp airways. A TAP é de 8h porque faz escala em Gana. Já há uns tempos a TAP deixou de fazer voos directos. Pela stp há 2 voos semanas e TAP 3.


Maria Céu Bernardo Dias: “ A partir de Novembro a STP vai deixar de voar às terças feiras, de STP /Lisboa, ligaram-me a informar !! 


Praia em São Tomé


 


TÁXI, AUTOMÓVEL


Questão » Carla Passos: Vou a São Tomé como poderei fazer as visitas? Pode ser por táxi, carro alugado ou operador turístico? Os valores são acessíveis? Agradeço a vossa ajuda e quanto mais completa melhor.”


Rosa Amaral: “ Eu quando fui aluguei carro, pois o País e muito tranquilo.


Vania Quelhas: “ Quando lá estive, arranjei um guia turístico magnífico, que me levou a conhecer toda a ilha, até a locais que não imaginava conhecer.


Angela Valadas: “ Olá estive 15 dias o ano passado em Outubro... Éramos 5 pessoas e alugamos um carro.. compramos um mapa e como já levávamos anotado tudo o que queríamos ver.. fizemos por nossa conta correu tudo bem!!!!! Não ficou nada por ver” 


São Tomé e Príncipe


 


LOCAIS A VISITAR


Questão » Inês Saldanha: Boa noite, vou em breve viajar para São Tomé! Algumas dicas? Algum guia com carro que recomendem? Locais a não perder? Obrigada”


Maria De Jesus Cristo: “ Ilhéu das rolas, clube Santana


Cátia Pereira Guilherme“ Se conseguir leve na bagagem canetas e cadernos para os meninos das roças, ficam muito felizes.  Eu consegui mais um grupo de amigas reunir brinquedos e roupas para levar ... já que tive direito a 2 malas do porão de 23 kg ! foram cheias para eles ... para mim chegou uma de 8 kg que levei ao pé de mim na cabine !


Anabela Martins: “ Acabei de chegar de S. Tomé. Foi melhor viagem que fiz e fui sozinha. Fis os 3 percursos principais. O Norte, o centro e o Sul. O Sul vale apena visitar. Fiz o sul 2 vezes. Eu levei 46 kg de brinquedos, roupa e material escolar para espalhar pelas várias instituições.


Filipa Salgueiro Cátia como conseguiu levar tanto peso? A Tap permite exceder os 23kgs excepcionalmente? Isso é óptimo


Cátia Pereira Guilherme: “ A agência de viagens disse que tinha direito a 2 malas do porão, cada uma com 23 kg cada ! ( e viajei sozinha ) , fiquei surpreendida !


Anabela Martins: “ O Príncipe é muito lindo. Fiquei no Bom Bom, é excelente. Fiz praia e o percurso pela ilha (roças e cidade). Fui às Rolas tem 2 praias, 1 capela e o marco do equador. No marco há um miradouro que oferece uma paisagem divinal.


Rosa Amaral: “ Quando fui não foi preciso guia aluguei carro é tudo muito seguro. Não deve perder ir ao Ilhéu. Para comer santola na cidade Neves, tem o restaurante o Pirata e casa da D Tetê que fica na avenida em frente ao mar perto do forte. O clube Santana. 


São Tomé e Príncipe


 


HOTEL PESTANA EQUADOR


Bibi Silva: Quem é que já esteve em São Tomé e Príncipe? Hotel Pestana Equador é bom ou está realmente degradado? Opinião, visto que é opção para a passagem de ano...”


Paula Diogo:  Eu já estive em São Tomé na última passagem de ano. Fiquei alojada no Pestana da cidade, e não no Ilhéu. São Tomé é muito giro, o povo é óptimo. Faça os 3 passeios de jeep que vai adorar. Nem sequer fui ao Ilhéu. Houve muita gente que foi e veio no mesmo dia.


Bibi Silva:  Obrigada. Eu normalmente vou com um grupo... E como vão crianças procuramos sempre um resort estilo Pensão completa para fazer boa praia, boas paisagens para umas caminhadas e acima de tudo descanso!... Apenas estava preocupada porque estive a ler comentários no booking e muitos falam do hotel estar degradado! E há animação na passagem de ano ou nem por isso?


Teresa Mangaz Santos:  Estive há 6 anos com réveillon, foi bom, embora a animação fosse só música africana, mas adorei. À 1 da manhã estava na piscina, foi inesquecível, também fiz 5 noites no ilhéu e 3 no Pestana cidade. Quero muito voltar para conhecer o príncipe.”


Crianças em São Tomé


 


Questão » Carma Vieira: Quando foi a ST Paula Marques? Onde ficou? Que recomenda? Obrigada


Paula Marques: “ Estive em finais de Junho. Fiquei duas noites em São Tomé no Pestana e cinco no Ilhéu no Pestana Equador único hotel do Ilhéu. Adorei é o paraíso. Pretendo voltar agora ao Príncipe. A não perder passeios pela Ilha para ver roças, praias e contacto com o povo que é encantador. A natureza é de uma beleza única.


Carma Vieira: “ Foi em que regime? Eu queria conhecer S. Tome se deus quiser em Agosto! Por aquilo que tenho andado a ver os hotéis não fazem o tudo incluído! Qual o valor médio de uma refeição? Obrigada


Paula Marques: “ Meia pensão em São Tomé e pensão completa no Ilhéu. Não sei ao certo o preço de refeição porque as que fiz fora foram incluídas em passeios (cerca de 60€pessoa). No hotel as bebidas são caras.


São Tomé


 


NA ROÇA COM OS TACHOS


Carla Passos (de visita em São João dos Angolares, Roça com os tachos): Bom dia, estou de visita a São Tomé a esta ilha maravilhosa, de gentes genuínas e simples que o sorriso não lhes sai do rosto. Ontem estive em São João dos Angolares a visitar a tão famosa Roça dos tachos, qual ė a minha indignação o modo como somos recebidos. Duma arrogância tremenda má disposição.

É de lamentar a má impressão que levo daquele lugar. Falei com outros Portugueses e infelizmente aconteceu a mesma coisa. Quem faz uma casa sempre ouvi dizer que é a simpatia dos empregados e todo o envolvente, neste caso a simpatia e o acolhimento não ė o forte daquela roça. Nos programas que passam em Portugal a ideia que passam para o público é falsa, a simpatia e o acolhimento não é o forte.”


Ção Magalhães: “ Concordo a 100% com tudo o que diz no seu texto, a pior recordação foi mesmo a visita a essa roça, os empregados trabalham sob regime militar e com olhar de medo...


Ção Magalhães: “ Não confundam amigos viajantes, a comida era óptima os empregados 5* falo apenas da arrogância do chefe, nada mais que no final ele sabe que é grosso e até quer fazer fotos com os clientes...”


Paula Diogo: “ Felizmente que quando lá estive correu tudo muito bem e tenho uma ótima recordação desse almoço.


Anita Clemente: “ Eu tb... adorei... foi das melhores refeições que fizemos lá... e o cozinheiro foi top como anfitrião!


Helder Taveira: “ Há dois anos no dia de Páscoa, tive o privilégio de almoçar uma refeição excelente com a simpatia do chefe João Carlos Silva. Lugar aprazível e gente simpática.


Odilia Mieiro: “ Então mas vocês não sabem que na cozinha há dias que correm mal? Até na cozinha de um afamado chefe?! :) O arroz queima no fundo do tacho, o sal escorrega das mãos em excesso para a comida, o assado fica esturricado, e por aí além...Podem ter encontrado o João Carlos num desses dias...


Interior da Ilha de São Tomé


 

PRÍNCIPE


Luis Lobo Henriques: Eu acho que vale a pena deixar-vos aqui este link sobre a ILHA DO PRÍNCIPE! Foi dos locais mais belos e virgens que conheci até hoje. O paraíso perfeito. Aqui sim, paraíso. Vale a pena ir a S.Tomé e depois apanhar o avião para o Príncipe. Mas ficar 3 dias pelo menos. O Ilhéu Bom Bom é a opção para se alojar e a Praia Banana ou a Roça Belmonte a NÃO perder! Depois, é passear de jeep pela floresta e mergulhar nas mais belas praias da África Ocidental… “


João Silva: “ preços... dormida e voo?”


Luis Lobo Henriques: “ Há agências com programas para este destino. Eu já fui há uns anitos. Sei que vale MUITO a pena!!! Fiquei no irrepreensível Bom Bom Island Resort.”


Ilha do Príncipe


 


Para alojamento em São Tomé, consulte aqui.


 


Reservas (click):


Booking – Alojamento


Get Your Guide- Tours, entrada em monumentos


Iati- Seguro de Viagem


BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio




 


 



Política de cookies

Ao aceitar a política de cookies deve ter em consideração que estamos a utilizar cookies de personalização de navegação e a apresentação de serviços e ofertas adaptadas ao teu interesses. Saber mais

Selecione quais os tipos de cookie que pretende autorizar:


Estes cookies são essenciais para garantir a segurança do site, para que funcione corretamente e para permitir ao utilizador consultar o site de uma forma amigável. Normalmente, são configurados como resposta a ações do utilizador e correspondem a uma solicitação de serviços, tais como a possibilidade de definir preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu browser para bloquear estes cookies, mas algumas zonas do site deixarão de funcionar. Os cookies estritamente necessários podem ser instalados sem o consentimento do utilizador, pois são essenciais ao normal funcionamento do site. Desligar os cookies pode impedir a utilização de algumas funcionalidades do site.


Estes cookies permitem contabilizar visitantes e a sua origem, para que possamos analisar e melhorar o desempenho do site. Ajudam a identificar as páginas mais e menos visitadas e como os visitantes se movem no site. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anonimizadas. Sem estes cookies, não saberíamos quando visitou o site e, com o tempo, estaríamos impossibilitados de fazer as melhorias necessárias que decorrem da sua navegação.


Estes cookies registam a sua atividade online e podem ser usados pelos nossos parceiros de publicidade para construir um perfil a partir dos seus interesses e apresentar publicidade relevante para si noutros sites ou mesmo limitar o número de vezes que um anúncio lhe é mostrado. Não armazenam diretamente informações pessoais, pois são baseados na identificação exclusiva do seu browser e dispositivo de internet. Têm uma vida útil máxima de 24 meses. Ao permitir estes cookies, terá acesso a publicidade mais direcionada.

Escolha qual o os tipos de cookies permite!