ÓBIDOS (PORTUGAL) – MUSEU ABÍLIO DE MATTOS E SILVA
Situada a apenas 45 minutos de automóvel desde Lisboa, na região Oeste de Portugal, fica localizada a bela vila medieval de Óbidos.
Óbidos inserido no distrito de Leiria, foi em 1148 tomado aos Mouros pelas tropas de D. Afonso Henriques.
No séc.XIV dá-se uma expansão habitacional entre a igreja de Sta.Maria e a igreja de S. Pedro (anteriormente área rural com poucas casas). Em 1422 D.João I assinou em Óbidos a ordenação da passagem cronológica da Era de César para a Era do nascimento de Cristo. Em 1513 D. Manuel outorga o Foral Novo à Vila.
Foi prenda de casamento de D. Diniz à sua mulher, a Rainha Santa Isabel, tradição real que se manteve até 1834.
A vila de Óbidos é considerado monumento nacional desde 1951.
Uma verdadeira jóia da história de Portugal, com um vasto conjunto de cores que percorrem as suas ruas empedradas e estreitas, envolvidas pelas muralhas e o seu castelo. Um local que não deixa ninguém indiferente pela sua beleza!
Museu Abílio de Mattos e Silva (1908-1985)- Antigos Paços do Concelho- Edifício construído no início do século XVI na era de D. Manuel, foi restruturado em 1665. Foi Paços do Concelho, Julgado Municipal, Cadeia, Museu Municipal e mais recente adaptado para Museu Abílio de Mattos e Silva. Foi um famoso pintor, cenógrafo e figurinista que assinou o esboço de diversos trabalhos criativos, em especial ligados ao teatro e ópera. Foram diversos os seus importantes trabalhos, entre os quais se destaca, os primeiros trabalhos criativos para a TAP- Transportes Aéreos Portugueses, em 1966.
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem