MENU
19 Out

ROMA + VATICANO

DICAS DOS AMANTES DE VIAGENS

A melhor informação sobre destinos é aquela que todos os dias são partilhados no nosso grupo de facebook AMANTES DE VIAGENS. Aqui encontra alguma informação útil dos membros, para preparar a sua próxima viagem!

Vamos ajudá-lo no planeamento da sua viagem até… ROMA + VATICANO

Uma ida a Roma e Vaticano permite viver diversas experiências a pé, de bicicleta ou de autocarro.

Há muito para explorar na capital, dos  principais museus aos monumentos. Aos parques e aos mercados, ou simplesmente para compras. Muitas são as opções.

Itália

Fontana di Trevi – Roma

#21 ROMA + VATICANO

RESTAURANTES

Questão » Rita Pacheco: Olá amigos! Parece que esta a chegar o grande dia… Sábado vou viajar para Roma, preciso de sugestões de sítios em conta para fazer as refeições (bom e barato), tenho ouvido relatos que fico chocada… Partilhem comigo as vossas experiências por favor 🙂 Aproveito para agradecer a todos que me tem vindo a ajudar a planear esta viagem em condições! “

Beatriz Chaves: “ Na zona de Trastevere é onde se come melhor, ma suma coisa é certa evitar as zonas turísticas … eu sempre comi como o meu percurso dava mas saia sempre da influencia turística, mas onde comi melhor barato foi em Trastevere.”

Rita Pacheco:  O meu receio é mesmo aquelas taxas malucas que em certos sítios há (que por vezes são bem mais caros que a comida) isto é, pelo q li e ouvi dizer!

Beatriz Chaves:   Taxas? Estive la uma semana comia ao meio dia e a noite nunca tive nada de taxas. Saia das zonas turísticas e onde vir a gente a comer com cara de italianos 🙂pode ter a certeza que la se come bem e barato, eu é o que fazia

Beatriz Chaves: estive num hotel só com pequeno almoço, comia sempre fora não tive mas surpresas na factura, sempre o digo evitar as zonas turísticas, eu sempre sai fora das zonas e sempre nunca paguei mais que +- 40 por duas pessoas foi o máximo e comemos ainda mais barato, na zona de Trastevere

Ana Isabel Pires:   Um conselho: cuidado com os assaltos no comboio que liga o aeroporto ao centro de Roma. Quanto a restaurantes, a zona de Trastevere é onde se come melhor

Rita Pacheco:  Nós estamos a planear ir de autocarro – Terravision

Joana Passos:  Óptima opção, confortável e o preço mais baixo

Sara João Pimenta:   La Romana (gelados), Pinsere e Antico Forno Roscioli (só para almoço), Al Grottino (só para jantar). Fiz lá Erasmus estes eram os meus sítios preferidos!
Há imensos sítios que fazem o chamado “apperitivo” um buffet de variadas coisas onde há muita massa e pizza, preços entre 8€/10€, e facilmente se faz um jantar no meio de tanta comida! Até sobremessas há 😉 Assim de repente só me lembro do DoppioZero (via Ostiense) mas há imensos basta procurar, na zona de Testaccio tb há muitos q fazem esse aperitivo! Só come caro em Roma quem quer.

Tânia Miguel:  Mesmo junto à fontana há um sítio que se come 2 fatias de pizza com bebida por 6 euros. E há outros menus. Há sítios muito caros, assim como há sítios mais baratos.

Vera Angélico:   Estivemos em Maio deste ano. O valor dessas taxas está sempre referido. Há até alguns restaurantes que dizem que não cobram. Comemos sempre fora, comida italiana, e pagávamos sempre entre os 20 e os 30 euros. Não mais do que isso.

Elsa Figueiredo Ferraz Santos:  TRIPADVISOR procure o que mais lhe agrada tanto em comida como em €€€

Joana Passos:   Aconselho a comer um belo gelado na Fontana di Trevi 😊 há duas gelatarias na praça, não me lembro mas recomendo a que tem mais variedade de sabores.

Cris Gomes:   Consegue-se refeições baratas em Roma, se fugir das praças principais. Comemos sempre em ruas transversais ás principais, e comemos quase sempre a menos de 10€ pelos 2. Menus com bebidas incluídas. Utilizamos também muito os supermercados. Se quiser provar pasta, aconselho o Pastificio Guerra. Numa transversal á praça de Espanha. É uma fábrica de pasta, que todos os dias cozinha duas variedades e que se podem comer no local ao balcão, ou levar para comer na rua. Aconselho a chegar antes das 13:00H (pois só vende a partir dessa hora) pois forma fila. Compramos para comer na rua por 8€ para os dois, com direito a um copo de água ou vinho. Acabamos por comer sentados na escada da praça de Espanha.

João Velez:   Sou péssimo com nomes! Contudo aqui vão algumas dicas de quem esteve lá este ano:- Hotel perto de termini pode dar bastante jeito (é central e tem ligação com o aeroporto)
– A cidade faz-se bem a pé, contudo tirei o passe 5 dias para quando voltava à noite e cansado para o hotel
– Transtevere é quase obrigatório
– Tirar os bilhetes das maiores atracções pela internet! há sempre 2 filas, uma para comprar bilhete e outra apenas para trocar o que se comprou na net (bem menos extensa)
– Aproveite tudo o que se pode ver sem pagar, não é menos bom por isso
– Piazza di spagna tem sitios excelentes para fazer compras e para comer!
– Aconselho a negociar a visita ao vaticano com uma agência lá ao pé, pois evita todo o tipo de filas e tem visita guiada!”

Praça de São Pedro- Vaticano

Fatima Rodrigues: Neste grupo (publicação de fotos) poderão ver as Piazzas e Fontanas, o Panteão, o Rio Tiber e o Castel de Sant’angelo.“

Rita Oliveira:   Olá Fátima fez algum tipo de roteiro? Vou daqui a 12 dias…. como fez para visitar o vaticano, o fórum romano o coliseu

Tânia Silva: Eu comprei tds os bilhetes online, principalmente p o Vaticano aconselho mt comprar no site deles pq as filas são enormes! Eu estive 3 dias completos em roma e no primeiro fui à galleria e villa borghese, piazzas principais e igrejas, no segundo fui ao forum e palatino de manhã e coliseu e museus capitolinos de tarde, e no último dia fui ao Vaticano e trastevere

Fatima Rodrigues:   Rita Oliveira, fiz um roteiro sim. Qd cheguei lá já sabia exactamente tudo o que queria ver e tem de ser assim para não perder tempo. Relativamente ao Vaticano, a Tânia Silva tem toda a razão. Compre bilhetes online no site oficial ou, em alternativa, existe um quiosque tb oficial do Vaticano mesmo à entrada da Piazza S. Pedro. Eu optei por esta opção, uma vez que me assustei com as filas que vi. Não deixe de ir aos Museus do Vaticano e dedique um bom tempo para o conhecer. O Vaticano é enorme e não é só a Basílica. Quanto ao Fórum e Coliseu, compre tb os bilhetes online. Isto sim o tinha feito. O ingresso tem a particularidade que dá para visitar os 2 locais e é válido por 2 dias consecutivos. Não visite tudo no mesmo pq torna-se cansativo. Dedique tb algum tempo a conhecer as Piazzas todas pq vale mesmo a pena! Qq dúvida disponha e Boa Viagem. Vai adorar! “

Florinda Cardoso Isidro:   Quanto ao Vaticano, eu coloquei-me na fila com a minha família, achei que valeu bastante a pena, pois estive cerca de 2h, das 9h às 11h, mas poupei muito! Em 2 bilhetes de adulto e dois jovens, paguei cerca de 60€. Nos quiosques ou com os guias seria o dobro! É uma opção! E um dia chegou perfeitamente. Fui, este ano, no início de agosto.

Fatima Rodrigues: Vaticano:https://mv.vatican.va/3_EN/pages/z-Info/MV_Info_Orari.html

Museu do Vaticano

ENTRADAS NOS MONUMENTOS

Questão » Rita Oliveira: Boa noite. No dia 30 vou para Roma 4 dias. Mas tenho visto que aconselham comprar os bilhetes para as atracções antes para evitar filas. Alguém tem alguma sugestão de sites?”

Nuno Perdiz:  Aconselho a comprar o Roma Pass… Nos postos de turismo da cidade. Tem direito a entradas de borla, descontos e andar de borla nos transportes públicos durante 3 dias. Há filas prioritárias para quem for detentor do cartão… Compra antecipada, nos sites oficiais dos monumentos ou no turismo de Roma.

Vanda Cordeiro:  Roma pass sem dúvida! Também tive lá 4 dias.. cheguei de rastos.. mas d coração cheio

Nuno Perdiz:  Importante, não se deixe enganar na zona do Vaticano. Há pessoas a vender audio-guias por 45 euros… São de borla nos sites oficiais…

Ana Ferreira:  Para o vaticano: https://biglietteriamusei.vatican.va/musei/tickets/do?action=booking&codiceTipoVisita=26&step=2

Ana Ferreira:   Coliseu, forum e palatino https://www.ticketsrome.com/en/colosseum-tickets-on-line/colosseum-roman-forum-tickets

Vaticano

Questão » Nelson Mendão: Boa noite. Roma 5 dias – O que visitar, Que atações comprar on-line, Outras Dicas e Sugestões Transportes de ciampino para o centro, Transportes no centro de roma, hoteis, restaurantes.”

Dora Santos:  Estive em Roma à 7 anos, fui de comboio até Termini. De resto fiz tudo a pé, e algumas vezes usei metro mas raramente. A única entrada que compramos antecipadamente foi para o Vaticano, e compramos visita guiada, sinceramente penso que valeu a pena, visto que sozinhas talvez não tínhamos visto nem metade ou percebido.

Joel Machado:  existe um restaurante perto da Fontana di trevi chamado Patrici e Pleibei, tem um preço acessível e é muito muito bom

Maria Julio Costa Marques:  Roma a “minha cidade”! Visite piazza Navona ,Panteão, vaticano claro não esquecer a capela sistina piazza de Espanha , trastevere , campidoglio , fórum romano piazza del populo , observe todas as fontes que encontrar que são lindíssimas ,a Fontana de trevi , coliseu ,catedral S.João de latrao etcetc etc e….muito muito mais , andando a pé . Caso não aguente uma boa opção são os autocarros. Boa viagem e sinta bem essa cidade “eterna”. Vai querer voltar de certeza.

Maria Julio Costa Marques:  Faça um jantar em Trastevere o bairro mais antigo de Roma . Vale a pena.

Hugo Sacramento:   Estive lá há cerca de 3 semanas, num total de 4 dias. Subscrevo o que disse a Maria Julio Costa Marques e acrescento ainda as Termas de Caracalla, a não perder. Durante o tempo que lá estive utilizei com fartura o metro e autocarro, e mesmo assim andámos uns bons km por dia, desde manhã cedo até às “tantas” da noite (adquirimos o Roma Pass). Os bilhetes para o Vaticano convém ser online para evitar as horas na fila. O restante é opção, ressalvando que a melhor forma de contornar a fila no Coliseu é adquirir o bilhete numa das entradas do Fórum Romano

Hugo Sacramento:  Quanto aos transportes do aeroporto para o centro e vice-versa, há várias opções. No meu caso, fomos de autocarro (o nº.4) para a estação de Anagnina (1,20€ por pessoa) e aí, de metro (1,50€ por pessoa) para Ponte Lungo (onde fiquei hospedado) que também vai a Términi. Estes dois trajetos demoraram cerca de 35 min no total

Edmundo Pimenta:  Já foi dito tudo o que lhe poderia interessar. Roma dá perfeitamente para visitar a pé. Apenas uma dica para os restaurantes. Os bons são caros, os restantes servem quase sempre comida descongelada e avisam isso nas ementas. Boa viagem.

Isabel Aguiar Dos Reis: Estive lá em Novembro do ano passado. Comprei pela Internet tranfer de autocarro do aeroporto/termini/aeroporto. Aconselho se quiser ir aos museus do Vaticano comprar os bilhetes pelo site deles (16€) tem entrada directa, só tem que já lá dentro trocar o voucher pelo bilhete. Pode lá dentro alugar um áudio guia. Note que aos domingos estão fechados. O bilhete para o coliseu, fórum romano e monte palatino, também comprei pela Internet.
Lá andei muito de metro e a pé. Roma é uma cidade para andar a pé, em cada recanto há algo para ver.”

Maria Julio Costa Marques:   Outra dica: de metro não vê nada da cidade, de autocarro vai desfrutando lugares da cidade que não seria suposto a pessoa (com estadia limitada) ver…e há com cada recanto que não lhe digo nada…! Olhe bem para as “cores “da cidade…ocres, pasteis …um encanto! Uma cidade a não esquecer fica gravada para a vida!

Manuel Batista:   Roma no meu ponto de vista é uma cidade para andar a pé,começando na parte norte na Piazza Popolo. Spagna, Miguanelli e terminando na mais linda que é Piazza Navona, pelo meio monumentos de encher o olho. Quanto a hotéis os mais baratos estão situados junto á estação central, restaurantes são caros, é necessário escolher bem porque Roma em gastronomia não é barata, do aeroporto, há autocarros de 30,30 minutos para a cidade.

Itália

Roma

Patrícia C Herculano:  Faltam aqui uns quantos sítios, ora bem :
– Palácio Vítor Emanuel – onde é possível subir ao seu tipo e ter uma vista inigualável da cidade;
– Via dei Condotti – onde estão todas as lojas de luxo ( Cartier, Gucci, LV etc );
– O castelo se santo Ângelo – que aparece no filme anjos e demónios;
– as catacumbas – se tem claustrofobia aconselho a não ir;
– os jardins da villa borghese;
– o museu do vaticano – é qq de fantástico;
– basílica de Santa Maria maior ( majori);
– via ápia – via antiga se roma;
– circo máximo;
– a casa de augusto;
– o caroço do imperador Constantino;
– como é da praxe tem que ir colocar a mão na bocca della verità ( tem que saber a lenda
😉 )
E por fim a ilha tiberina.
Roma é sem duvida a minha cidade, sinto-me em casa !”

Patrícia C Herculano:  Uma coisa a ter em conta na hora de escolher o restaurante é saber o preço do que eles chamam “serviço” . Em alguns sítios é quase o mesmo valor que a perfeição . O serviço é tipo uma taxa que se paga pelo serviço prestado pelo empregado . Praticamentetodos os restaurantes têm e podem variar entre os 3,50€ e os 9€ , e nao tem como fugir a isso ! Estes valores estão sempre estipulamos no fim das ementas que estão a porta dos restaurantes, é sempre possível saber

Vanda Grazina:   Basílica de S.Pedro seguramente comprar online. O coliseu não comprei online, mas como tinha o roma pass, tem uma fila própria com muito menos gente. “

Mónica Graça:Para além de tudo o que foi dito posso ainda acrescentar as Necropolis do Vaticanos (se alguém já mencionou as minhas desculpas) onde pode, se com antecedência, visita em Português com custo total de 13€. A visita termina no interior da Basílica de São Pedro.

Cris Gomes Como transfer tem serviço de autocarros que partem de Ciampino para Termini, por cerca de 3,50€. Além de tudo o que já foi dito, aconselho os mercados de rua, tipo mercato do porta portese, e mercato do campo de fiori. Aconselho também a basílica de San Giovanni in laterano.

Vaticano

Para alojamento em Roma, consulte aqui.

Reservas (click):

Booking – Alojamento

Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos

Iati- Seguro de Viagem

BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos nas redes sociais (+552K):

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS (+552.000)