Patagónia Express
Argentina e Chile. Aventura, trekking. 12 dias de viagem, 4 dias de trekking. Alojamento em hosteis, lodges e acampamentos. Possível extensão Salta e Jujuy (4dias/3noites).
Descrição
Esta viagem à terra dos fiordes, glaciares e montanhas inclui a visita a alguns dos locais mais impressionantes da Patagónia como o Glaciar Perito Moreno ou o Parque Nacional Torres del Paine, situado no Chile. Esta maravilha natural está situada no Chile, e será local de várias caminhadas de nível acessível e de grande beleza, ao longo dos três vales mais emblemáticos da região. Atravessaremos, ainda, o Estreito de Magalhães para alcançar a Tierra del Fuego onde se encontra a cidade mais austral do planeta – Ushuaia, rodeada por uma magnífica envolvência natural. Teremos ainda oportunidade de conhecer a cosmopolita e requintada Buenos Aires ou explorar a região norte argentina de Salta e Jujuy. Esta viagem oferece-nos a oportunidade de conhecer os locais mais emblemáticos da Patagónia de uma forma ativa e fora dos circuitos tradicionais.
Testemunho: Ana C – 27/03/2017 – “O “Patagónia Express” revelou-nos o melhor das paisagens e da vida selvagem na Patagónia Argentina e Chilena. A visita a parques naturais cujo estado de conservação e cuidado com a preservação dos habitats naturais tornam a viagem verdadeiramente extraordinária e inesquecível. Primeiro, a visita ao Glaciar Perito Moreno, que nos esmaga com a sua magnitude e imponência. No Chile, Torres del Paine, entre caminhadas em trilhos difíceis, com um clima agreste e muito variável, todas as contrariedades são superadas pela satisfação do contacto directo com a natureza no seu estado puro. A visita à Terra do Fogo, é ainda uma experiência que combina o campo com o mar, e que nos leva a navegar por locais de paisagens mágicas, que apesar de reais, estão sempre no nosso imaginário europeu, pela imensa distância que nos separam. Foi uma viagem inspiradora!”
Resumo de Itinerário:
Dia 1: Voo cidade de origem – Calafate (com paragem em Buenos Aires)
Dia 2: Chegada a Buenos Aires e voo para Calafate
Dia 3: Calafate – Glaciar Perito Moreno
Dia 4: El Calafate – Parque Nacional Torres del Paine
Dia 5: PN Torres del Paine. Trekking Vale Ascensio – Torres del Paine
Dia 6: Navegação no Lago Pehoe e Vale Francês
Dia 7: Miradouros de Los Cuernos e Glaciar Grey
Dia 8: Puerto Natales – Río Grande
Dia 9: Río Grande – PN Tierra del Fuego – Ushuaia
Dia 10: Ushuaia – Travessia do Canal Beagle em embarcação
Dia 11: Ushuaia. Voo Ushuaia – cidade de origem
Dia 12: Chegada à cidade de origem
Extensão a Buenos Aires
Dia 11: Ushuaia. Voo Ushuaia – Buenos Aires
Dia 12: Buenos Aires
Dia 13: Voo Buenos Aires – cidade de origem
Dia 14: Chegada à cidade de origem
Extensão a Salta e Jujuy (4dias/3noites)
Dia 11: Ushuaia. Voo Ushuaia – Buenos Aires – Salta
Dia 12: Salta – Santo António de Los Cobres – Salinas Grandes – Pumamarca – Tilcara
Dia 13: Calchaquíes, Cachi, Cafayate ou vinhas de Salta
Dia 14: Regresso a salta e voo para cidade de origem
Dia 15: Chegada à cidade de origem
Dia-a-Dia:
Dia 1: Voos cidade de origem – Calafate (com paragem em Buenos Aires)
Saída em voo com destino a Calafate (escalas intermédias) e noite a bordo.
Dia 2: Chegada a Buenos Aires e voo para Calafate
Chegada a Buenos Aires, caso seja necessário trocar de aeroporto, o transporte será por conta do cliente (táxi) para o Aeropark-Jorge Newbery (30 minutos sem trânsito) para apanhar o voo doméstico para Calafate. Chegada a Calafate, assistência no aeroporto e transporte para o hostal com casa de banho partilhada, check-in e tempo livre em Calafate.
Dia 3: Calafate – Glaciar Perito Moreno
Pelas 8 da manhã, saída para visitar o Glaciar Perito Moreno, regresso a Calafate pelas 5/6h da tarde e jantar de boas-vindas. Noite em hostal.
Dia 4: El Calafate – Parque Nacional Torres del Paine
Depois do pequeno-almoço, iremos bem cedo para o Parque Nacional Torres del Paine. A viagem durará cerca de 6 horas através da estepe patagónica desenhada pelo vento e pela Sierra de Los Baguales, dois ícones da lendária route 40 que liga Calafate e Paine, a Argentina e o Chile. Passaremos a fronteira argentina em Cancha Carrera /Cerro Castillo. Após a passagem da fronteira e já no Chile, faremos o sprint final até ao deslumbrante Parque Nacional Torres del Paine, classificado como património da Humanidade pela Unesco. Ao chegarmos ao parque, começamos a vislumbrar as diferentes montanhas que caraterizam este “pedaço de paraíso”: Paine Grande, The Horns, Admiral Nieto e The Towers. Faremos uma caminhada 1-2 horas para nos familiarizarmos com a impressionante paisagem, com o vento e com a vida selvagem (guanacos, variadíssimas aves como o condor, entre outras espécies). Prepare a máquina fotográfica, vai certamente querer fotografar estas incríveis paisagens repletas de flores e de cor. Regresso ao veículo de apoio e ida até ao local do acampamento com serviços sanitários, na base do maciço de Paine.
5: PN Torres del Paine. Trekking Vale Ascensio – Torres del Paine
Iremos de automóvel até à estância Torres del Paine, situada na base das impressionantes Torres. Desde aqui faremos uma caminhada de cerca de 1 hora e meia através do “Vale Ascensio”, um vale belíssimo em “V” que atravessa o interior do maciço. Esta subida é espetacular. Passamos o refúgio chileno, um agradável lodge situado num soberbo local que pode ser um excelente local de descanso para os viajantes que estejam mais cansados. Continuamos a subir o vale, agora no interior de uma floresta de faias, a partir do acampamento Torres, seguimos através da moreia glaciar até ao local onde contemplamos as Torres. Este local ficar-lhe-á eternamente na memória. À nossa frente, separadas por uma lagoa glaciar, erguem-se magníficas em mais de mil metros verticais as Torres del Paine! Após recuperarmos o fôlego devido ao cenário que presenciamos, descemos pelo mesmo caminho. Hoje a caminhada é de cerca de 7 a 8 horas.
Dia 6: Navegação no Lago Pehoe e Vale Francês
Muito cedo, pela manhã seremos transportados para Puerto Pudeto e cruzaremos em catamarã o Lago Pehoe para 45 minutos depois desembarcarmos na área do Refúgio Pehoe. A partir desse ponto iniciaremos a nossa caminhada para o Vale Francês. Este espectacular vale de montanha leva-nos ao interior do maciço até pelo lago Nordenskjold de onde teremos os Cuernos de Paine a Este e o imponente Paine Grande a Oeste. Subiremos o vale até aos miradouros intermédios, de onde as vistas para os glaciares suspensos do Paine Grande e para os Cuernos del Paine são de cortar a respiração.O bosque e o ruido das quedas de gelos dos glaciares oferecem uma ambiencia espetacular a esta caminhada. Desceremos pelo mesmo trilho até à base do vale e dai rumaremos a Oeste circundando o lago Skottberg e chegando a tempo para, de catamarã, cruzarmos de novo o lago Pehoe até Puerto Pudeto onde o nosso veiculo nos esperará para nos levar de volta ao nosso local de pernoita no Camping Pehoe.
Dia 7: Miradouros de Los Cuernos e Glaciar Grey
Hoje teremos outro dia com vistas fantasticas sobre os melhores miradouros do Parque Nacional das Torres Del Paine. Da zona de Pudeto iremos para o Salto Grande, uma cascata impressionante com cerca de 10 metros de altura, que conecta os Lagos Nordenskjold e o Pehoé. Desde esse ponto continuaremos até ao Mirador de Los Cuernos de onde a vista para os Cuernos e para o Paine Grande com as suas placas de gelo se apresentam majestosas. O nosso caminho leva-nos depois para o Lago Grey. Desde a sua praia poderemos ver o impressionante glaciar grey e os “icebergs” que se vão desprendendo da enorme massa de gelo e flutuam ao sabor do vento na lagoa glaciar. À tarde avançamos para Sul até à tradicional vila de Puerto Natales onde passaremos a noite.
Dia 8: Puerto Natales – Río Grande
Hoje faremos uma grande tirada de automóvel, no entanto será tranquila e relaxante com paragens para usufruirmos a rota. Iremos para sul até alcançarmos o lendário estreito de Magalhães, embarcaremos num ferry para o atravessar em «Primera Angostura». Este estreito foi descoberto pelo navegador Fernando de Magalhães em 1520 e permite a passagem de embarcações do Atlântico para o Pacífico. Ao atravessarmos o estreito teremos uma pequeníssima noção da bravura desses homens ao atravessarem estas águas em frágeis caravelas! Chegando à outra margem, chegamos à Tierra del Fuego, assim chamada devido aos fogos postos pelos primeiros colonos para desbravar mato e permitir terra propícia para pastagens. Entramos novamente em terras argentinas através da passagem da baía de San sebastian, durante cerca de mais 2 horas rumamos a sul até chegarmos a Río Grande e à Estancia Las Hijas, onde o nosso acampamento se situa. O jantar deste dia será especial e espera-nos uma carne grelhada ao estilo patagónico. O acampamento inclui serviços sanitários.
Dia 9: Río Grande – PN Tierra del Fuego – Ushuaia
Pequeno-almoço e visita a um rancho agrícola onde poderemos conhecer o dia-a-dia da quinta e práticas ligadas à pastorícia, nomeadamente como os cães guiam o gado. Após a visita continuamos para Sul para visitar o Lago Fagnano situado nas montanhas dos Andes. Visita ao Parque Nacional de Tierra del Fuego, sendo a sua maior atracção as montanhas junto ao mar, faremos uma breve caminhada nessa região. Continuação da rota para Ushuaia tem a particularidade de ser a cidade mais sul do planeta. Alojamento em hostal com serviços sanitários partilhados.
Dia 10: Ushuaia – Travessia do Canal Beagle em embarcação
Pequeno-almoço e transporte para o cais para embarcarmos para atravessarmos o lendário Canal Beagle. Visitaremos o ilhéu Alicia onde habita uma colónia de leões marinhos, a ilha dos pássaros onde poderemos observar corvos-marinhos e o farol Les Eclaireurs construído em 1919. Regresso ao cais, enquanto contemplamos a cordilheira Darwin e os Andes que se situam por cima de Ushuaia. Tarde livre para explorar a cidade mais Austral do planeta. Noite em hostal com serviços sanitários partilhados. Opcionalmente recomendamos a visita à Estancia Harberton que tem a colónia de pinguins. Esta visita não está incluída no programa, tem o custo de 135 Eur por pessoa e pode ser adquirida através do guia.
Dia 11: Ushuaia. Voo Ushuaia – cidade de origem
Pequeno-almoço e tempo livre para visitar pelos seus meios a cidade situada a Norte do Canal Beagle, onde poderá visitar museus e casarios com arquitetura típica. Da parte da tarde, faremos o transporte para o aeroporto para voar para a cidade de origem ou até Buenos Aires, onde opcionalmente poderá realizar a extensão do programa.
Dia 12: Chegada à cidade de origem
Chegada à cidade de origem e fim dos serviços da Papa-léguas.
Extensão Buenos Aires
Dia 11: Ushuaia. Voo Ushuaia – Buenos Aires
Manhã livre para visitar Ushuaia, localizada na costa norte do Canal Beagle. Poderemos visitar alguns museus muito interessantes e conhecer a arquitetura característica desta cidade. Da parte da tarde, faremos o transfer para o aeroporto de Ushuaia para voarmos para Buenos Aires. Chegada e transporte para o hotel por conta do cliente (táxi). Check-in e tempo livre. Noite em hotel de 3 estrelas. (Podemos reservar hotel de categoria superior).
Dia 12: Buenos Aires
Dia livre para explorar a cidade. Não perca o Caminito, a Calle Florida entre outros pontos de interesse.
Dia 13: Voo Buenos Aires – cidade de origem
Check-out do hotel e ida por conta do cliente até ao aeroporto para regressar em voo à cidade de origem.
Dia 14: Chegada à cidade de origem
Chegada à cidade de origem e fim dos serviços da Papa-Léguas.
Extensão Salta e Jujuy (4dias/3noites)
Dia 11: Ushuaia. Voo Ushuaia – Buenos Aires – Salta
Manhã livre para visitar Ushuaia, localizada na costa norte do Canal Beagle. Poderemos visitar alguns museus muito interessantes e conhecer a arquitetura característica desta cidade. Da parte da tarde, faremos o transfere para o aeroporto de Ushuaia para voarmos para Salta, via Buenos Aires. Chegada a Salta e transporte para o hostal. Check-in e tempo livre. Noite em hostal em camaratas. (Podemos reservar hotel com quarto duplo ou individual com acrescento no preço da extensão).
Dia 12: Salta – Santo António de Los Cobres – Salinas Grandes – Pumamarca – Tilcara
Após o pequeno-almoço, sairemos muito cedo de Salta em direção a Campo Quijano. Durante a rota, passaremos pela Quebrada del Toro para alcançarmos as lendárias ruínas da cidade pré hispanica de Rosa deTastil. Após a visita às ruínas, continuamos a rota para Santo António de Los Cobres, uma aldeia tipicamente andina, situada a cerca de 4000 metros de altitude. Mais tarde, seguiremos através do colo de Jama para chegarmos a “Salinas Grandes” e seguir para Lipan. Faremos uma paragem na pequena cidade de Pumamarca, famosa pelo “Monte das Sete Cores” para depois seguirmos para a pitoresca cidade de Tilcara, onde se localiza o nosso alojamento. Noite em hostal, em camaratas.
Dia 13: Calchaquíes, Cachi, Cafayate ou vinhas de Salta
Depois do pequeno-almoço poderemos escolher entre algumas atividades/visitas opcionais como: passeio a cavalo através dos miradouros de Lipan e la Quebrada. Também poderemos visitar Cachi, uma charmosa aldeia de traça pré-colombiana rodeada por um fantástico cenário de montanha. Após estas atividades, iremos visitar Molinos, Seclantas, Angastaco e Animaná. Noite em camaratas, em hostal.
Dia 14: Regresso a salta e voo para cidade de origem
Pequeno-almoço e ida para o aeroporto de Salta para voarmos de regresso à cidade de origem.
Dia 15: Chegada à cidade de origem
Chegada e fim dos serviços da Papa-Léguas.
Para mais informações consulte por favor a PAPA-LÉGUAS.
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio