CROÁCIA
Bandeira da Croácia
CAPITAL: Zagreb
PONTOS DE INTERESSE: Dubrovnik | Parque nacional dos lagos de Plitvice
MOEDA: KUNA (HRK)
VACINAS: Sugere-se que os nacionais portugueses que queiram visitar a Croácia solicitem e obtenham o respectivo Cartão Europeu de Seguro de doença (CESD), aceite neste País. Através deste cartão terá direito a utilizar os mesmos serviços públicos de cuidados de saúde, nas mesmas condições e com os mesmos custos que os cidadãos croatas.
VISTO: Pode entrar e permanecer na Croácia até um período máximo de três meses, sem visto, mediante a apresentação de cartão de cidadão válido. O passaporte é naturalmente aceite mas não é obrigatório para viajar para e na Croácia. A passagem no posto fronteiriço bósnio de Neum com direção a Dubrovnik, pode ser feita igualmente mediante a apresentação de cartão de cidadão válido.
Croácia é um país europeu que limita ao norte com a Eslovénia e Hungria, a nordeste com a Sérvia, a leste com a Bósnia e Herzegovina e ao sul com Montenegro. É banhado a oeste pelo mar Adriático e possui uma fronteira marítima com a Itália, no golfo de Trieste.
A Croácia é um país europeu cujo território apresenta uma forma peculiar, parecida com uma ferradura, e faz fronteira com um número considerável de países vizinhos: Eslovénia, Hungria, Sérvia, Montenegro e Bósnia e Herzegovina, além de uma fronteira marítima com a Itália no Adriático. O seu território continental é dividido em duas partes pelo Porto de Neum, na Bósnia e Herzegovina.
Banhado pelo Mar Adriático, o litoral croata é bastante recortado, com penínsulas, baías e mais de 1000 ilhas que formam uma paisagem semelhante à da costa grega.
Praia da Croácia
A visitar…
Na longa faixa Adriática, uma série de Cordilheiras de pedras calcárias correm paralelas à costa. As partes centrais perto de Zagreb são montanhosas, enquanto a leste da Eslovénia fica uma baixa planície.
Existe um contraste nas condições climáticas entre a costa Adriática e as regiões interiores. As áreas costeiras têm condições mediterrâneas e Invernos suaves (7-23ºC). As regiões interiores, de temperaturas entre os 0-23ºC.
Junho/Julho é a altura ideal para visitar o país, com uma temperatura média a rondar os 21ºC. Também é um dos meses mais secos.
Dubrovnik
Conhecida como a “Pérola do Adriático”, Dubrovnik tem o seu centro reconhecido como Património da Humanidade pela UNESCO.
Cidade com mil anos de tradição, um tesouro medieval, uma cidade com grande riqueza cultural e monumentos históricos que foram edificados ao longo da sua existência milenar.
Não perca a Catedral, o palácio de Knezev Dvor e o mosteiro franciscano.
Dubrovnik
Zagreb
Zagreb é o resultado do desenvolvimento e da união posterior de duas aldeias medievais que eram cercadas por muralhas imponentes e torres, e cuja beleza pode ainda admirar como alguns destes edifícios são preservados em perfeitas condições.
A cidade tem diversos museus, galerias de arte, parques e monumentos. A Catedral e as muralhas do forte do séc.XVI são os seus pontos principais de interesse.
Zagreb
Parque nacional dos lagos de Plitvice
No centro do país, próximo da fronteira com a Bósnia-Herzegovina encontra o parque nacional dos lagos de Plitvice. No parque existem cerca de vinte lagos, onde as represas naturais deram lugar a inúmeras grutas e cascatas.
Lagos de Plitvice
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio