VIAGEM PELO JAPÃO COM JOÃO LÚCIO
Fizemos a viagem em Outubro. O tempo estava ameno e só choveu um dia, em 10 dias pelo Japão. O objectivo era visitar Tóquio, Nara, Quito, Osaka, Himeji, Hiroshima e Ilha de Itsukushima, e o Monte Fuji. Foi este o nosso roteiro para o inspirar para a próxima viagem!
Voo
– Lisboa – Toquio (Haneda). +/- 600 euros por pessoa, em económica.
Escala em Munique na ida e Frankfurt na volta.
Alojamento
– Hotel Richmond Hotel Tokyo Suidobashi (junto ao Toquio Dome).
Preço por pessoa +/- 50 euros sem pequeno almoço (1 noite no dia de chegada a Toquio)
– Osaka(Shin-Osaka) 5 noites. Apartamento(airbnb) perto da estação Shin-Osaka.
Preço por pessoa para 5 noites +/- 100 euros.
– Tokyo 3 noites. Hotel Akasaka Grandbell.
Preço por pessoa +/- 130 euros com pequeno almoço.
Para alojamento, consulte aqui.
Para programas de viagem, consulte aqui.
Refeições
Em Osaka como estavámos em apartamento tomávamos o pequeno almoço em casa ou no 7eleven que é barato. As restantes refeições fizemos em restaurantes. No Japão não se come apenas sushi. Também temos cozinha asiática e bons bifes.
Valor médio de refeição entre 10 a 20 euros por pessoa sem bebidas. Eles oferecem água em todos os restaurantes e nos restaurantes de sushi oferecem chá verde. Comemos sushi sempre em restaurantes que se paga por peça….varia entre 100 yens (80 centimos) e 500yens (4.20 euros) cada peça.
Transportes
JRPASS (bilhete comboio de alta velocidade) é valido só para turistas e tem que ser comprado antes de chegar ao Japão. É a forma mais rápida e a melhor opção para circular entre cidades. O preço do passe é elevado mas se visitarmos várias cidades compensa e muito pois os preços entre cidades do bilhete simples é caro. Os preços do JRPass variam consoante o numero de dias de utilização. Comprámos o bilhete de 7 dias e o valor são 250 euros por pessoa. Compra-se online e é enviado para a nossa casa via DHL (2 ou 3 dias está em casa).
– Quando voltamos para Tokyo já não tinhamos o JR pass disponível (7 dias). Comprámos bilhete de metro para circular em Tokyo válido para 3 dias e teve um custo de 1500 yens (12 euros).
Internet
No site do JR pass (bilhete do comboio de alta velocidade) é possivel alugar um Pocket Wifi com internet ilimitada.O valor varia consoante o numero de dias de aluguer. No nosso caso por 10 dias ficou por 66 euros. Faz se o pagamento online e levanta-se o aparelho no balcão JR a chegada no aeroporto.No final da viagem é só devolver. É muito útil pois a rede de transportes é complexa e necessitamos de internet para verificar as linhas do comboio ou metro para ser mais fácil nos deslocarmos no Japão. Aplicação “Hyperdia” é a melhor para utilizar nos transportes. Indica o horário e a melhor opção no momento para o destino pretendido.
Clima
Fizemos a viagem em Outubro. O tempo estava ameno e só choveu um dia. Penso que o verão será muito quente, e com a humidade alta é uma altura do ano a evitar para quem quer conhecer o Japão.
Foram 10 dias no Japão.
Objectivo era visitar Toquio, Nara, Quito, Osaka,Himeji, Hiroshima e Ilha de Itsukushima, e o Monte Fuji.
Primeiro dia, chegamos a meio da tarde e decidimos dormir por Tokyo para descansar dos Voos.
No dia seguinte seguimos para Osaka. Osaka fica a menos de uma hora de Nara e Quioto…e a 2h30 de Hiroshima. Como tinhamos o JR pass decidimos dormir 5 noites em Osaka. Assim economizávamos na estadia e não tinhamos que perder tempo em “check in” e “check out” em várias cidades. Aproveitamos o JR pass para nos deslocarmos entre cidades a partir sempre de Osaka.
Hiroshima (2horas de JR a partir de Estação Shin-Osaka).
Manhã:
– Ilha de Itsukushima.(acesso é feito por barco e é gratuito para quem tem o JR pass)
Tarde:
– Hiroshima. Memorial e museu (custa 50 yens).
Nara: (1h de JR Shin-Osaka)
– Parque de Nara (com muitos cervos)
Templo Todai-Ji
Kyoto: (50 min de JR Shin-Osaka)
– Kinkakuji Temple
– Fushimi Inari Shrine
– Kyomizudera Templo
– Bairro de Gyon
– Bamboo Grove.
Osaka
Dotombori
Umeda Sky Building
Castelo de Osaka
Himeji
Castelo de Himeji
Tokyo
Templo Senso-ji
Asakusa
Tokyo Tower
Bairro de Akihabara
Bairro Shinjuku
Tokyo Skytree (20 euros)
Mercado do peixe de Tsukiji
Shibuya Crossing
Diver City Odaiba
Monte Fuji (Parque Fuji Q Highland)
Aproveitámos o ultimo dia para visitar o monte Fuji. Para tal fomos ao parque de diversões que fica na base da montanha.
Comprámos os bilhetes a sair da Estação de autocarros de Shinjuku.
Valor 61 euros para autocarro mais entrada no parque com acesso ilimitado a todos os divertimentos.A viagem demora 1h30. O Parque é grande e tem 3 divertimentos com records mundiais…está tudo dito!
Infelizmente o céu ficou nublado e só conseguimos ver o monte Fuji no inicio da manhã.
Dicas e conselhos
Japoneses na sua maioria não fala inglês, mas são super prestáveis e vão tentar sempre ajudar da melhor forma.
Usei o cartão Revolut para pagamentos e para levantar dinheiro.
No Japão é difícil encontrar um caixote de lixo na rua. Na cultura japonesa guardam todo o lixo que fazem durante o dia e levam para casa. O melhor é andar com um saco na mochila e fazer o mesmo.
Não é preciso visto para entrar no Japão.
É difícil dizer o número ideal de dias para visitar um país com tanta coisa para ver, mas o mínimo penso que 10 dias. Em 10 dias vimos muita coisa e conseguimos ir a várias cidades….mas fica muitas outras por ver.
Boas Viagens!
Texto e fotos de João Lúcio- 2019
Para alojamento no Japão, consulte aqui.
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio