16 Jan

PRAGA DO MEU CORAÇÃO!

 

Praga do meu coração!

Texto & Fotos de Mário Menezes

 

A cidade mais visitada da Europa é Paris, é um facto. Muitos dizem que é também a cidade mais bela, é uma opinião. Eu discordo em absoluto. São Petersburgo para mim ostenta esse título, seguindo Praga de muito perto. Paris talvez esteja em terceiro lugar. Não contando com Lisboa, como é óbvio!

A zona da Europa Central possui capitais de sonho. Por ordem de beleza, Praga à cabeça, seguindo Budapeste e depois, Viena. Há mais de dez anos que estive por esses lados e o desejo de voltar é uma constante. Praga foi a primeira cidade “para lá da antiga Cortina de Ferro” que visitei. Em boa hora o fiz!

 

Torre do Relógio Astronómico-Praga

 

Em 2009 concretizei o desejo de conhecer a Alemanha. Berlim e Munique foram as cidades escolhidas. O plano era ir a uma e regressar pela outra. Durante os meses em que preparei essa viagem, decidi incluir também Praga. Afinal esse desvio não iria acrescentar mais de 300Km à minha viagem por terra entre essas duas cidades. As 9 noites foram então divididas em partes iguais, sobrando 2 dias de tempo útil para Praga. Com o planeamento feito, o “parente pobre” desta viagem acabou por ser Praga, mesmo assim, acabou por ser a melhor parte! O tempo que lhe destinei, deu para conhecer os principais pontos da cidade. Os museus ficaram por visitar assim como outros locais de romaria neste país, nomeadamente Karlovy vary e Český Krumlov.

 

Monumento a Jan Huspensador e reformador religioso- Praga

Praga é de facto um encanto. Parece mesmo saída de  um conto de fadas.  Franz Kafka, escritor natural de Praga, referiu que a mesma “não nos deixa ir embora, esta velha tem garras”. Bedřich Smetana, compositor Checo compôs “Má vlast” àquela região da Boémia cuja capital é Praga.”Má vlast”, que se traduz por “Minha terra”, é um conjunto de 6 poemas sinfónicos, sendo o “Vltava” o mais conhecido. É dedicado ao Rio Vltava (Moldava em Português) que banha a cidade de Praga. Bedřich Smetana ensurdeceu e nunca conseguiu escutar a obra que compôs.

 

Ponte Karlov- entrada na Cidade Velha de Praga

 

Bedřich Smetana e Franz Kafka são alguns dos nomes mais famosos da cultura Checa. Kafka nunca li. Quanto a Smetana, tive oportunidade de assistir a um bailado, na Ópera Estatal acompanhado com orquestra tocando os poemas sinfónicos de “Má vlast”.

Ballet, ópera e concertos de música clássica, de enormíssima qualidade são espetáculos que podemos assistir em Praga, pagando preços muito acessíveis. Mesmo que não sejamos apreciadores e conhecedores destas artes, é sempre muito interessante aproveitar estas oportunidades para nas férias fazermos coisas diferentes da nossa rotina diária e que nos dêem prazer. O gosto por estas artes desenvolve-se em tenra idade, mas mesmo em idade adulta, nunca é tarde para aprender.

Tive oportunidade de assistir no “Teatro Nacional” à Opera “La Traviata”. E por falar em teatro, o nome de Václav Havel vem à tona. Político, dramaturgo, Presidente da República,  uma personalidade que marcou a História desta nação. Amante do nosso país pois passava férias no Algarve!

 

Teatro Nacional de Praga- República Checa

 

Teatro Nacional durante a exibição da Traviata- Praga

 

Opera Estatal- interior espetáculo de ballet.

 

Praga também é famosa pelos seus espetáculos de teatro de marionetes, inclusivamente as marionetes são alguns dos souvenirs mais vendidos.

Além daquelas duas salas de espetáculos mais importantes, existe também o “Rudolfinum” e a Casa Municipal, onde no seu interior, na famosa sala Smetana, são levados a cabo concertos de música clássica.

No dia em que passaram 34 anos em que vim ao Mundo, viajei de Berlim para Praga de comboio, onde cheguei já de noite. A vista para a Ponte Karlov sobre o rio Moldava, com o Castelo ao fundo foi a primeira paragem e foi aqui que fiz uma enorme saudação à “Cidade das Cem Torres”. Junto à famosa discoteca “Karlovy Lázne” com vários pisos, quis o destino que ali fosse a primeira e também a última paragem e dali levasse uma enorme recordação. Foi nesta discoteca que conheci nas minhas últimas horas em Praga, uma mocinha Russa, a Olga, que me marcou! A Olga organizou em Moscovo a minha festa de aniversário 4 anos depois, junto com a sua família. A Olga já passou férias comigo no Algarve e se encantou com a sardinha assada, até aprendeu a comê-la no pão à mão! Ainda conservo o “e-ticket” da “La Traviata”, onde a Olga escreveu o seu endereço de Email! A noite já era longa quando saímos da discoteca. A Olga é profissional de turismo, encontrava-se em viagem de trabalho em Praga com as suas colegas também Russas, e nesse dia seguiriam para Budapeste. Eu seguiria para Munique daí a poucas horas.

 

Há encontros que marcam a nossa vida. Com esta mocinha Russa foi especial

 

No dia seguinte a Praça Venceslau foi o local onde iniciei a descoberta da cidade. Aquela Praça que por acaso nos faz lembrar a Avenida dos Aliados na cidade do Porto, possui 750 metros de comprimento. Ali é o centro da chamada “Nové Město” (Cidade Nova). Em Novembro de 1989 era um dos “centros do Mundo” e foi lá que se iniciou a “Revolução de Veludo”, culminando com a queda do Comunismo na Checoslováquia,  com uma manifestação contra a brutalidade policial. Nas TVs  as imagens da Praça Venceslau passavam em “prime time” diariamente. A Checoslováquia veio mais tarde a dividir-se dando origem à República Checa e à Eslováquia. Praga manteve-se como capital da República Checa que atualmente pretende ser chamada de “Chéquia”.

 

Ponte Karlov e Cidade Velha- vistas desde a Colina do Castelo – Praga

 

Qualquer cidade tem uma ou mais praças famosas e marcadas por acontecimentos Históricos. Na Praça Venceslau, um mercado de cavalos, fundado em 1348, existiu ali muitos anos. Atualmente, por lá existem hotéis, restaurantes, lojas de moda e de lindíssimos cristais da Boémia. As bancas de comida de rua também marcam presença, onde as salsichas de vários tamanhos e sabores têm lugar de destaque! A cidade rapidamente se rendeu ao capitalismo e ao consumismo como modo de vida. Diz quem a visitou nos tempos da “Cortina de Ferro”, que o modo de vida, a liberdade de circulação, o comércio e o turismo nada se compara com os dias atuais.

 

Relógio Astronómico – Praga

 

Praça Venceslau – Bancas de salsichas- Praga

 

Venceslau (Wenceslaus) foi duque da Boémia. É venerado como santo pela Igreja Católica. São Venceslau, a estátua que marca aquele local e se encontra em frente ao edifício do Museu Nacional. O edifício com mais destaque. O museu  possui um panteão onde jazem grandes personalidades Checas. Na famosa escadaria do seu interior foram rodadas cenas de vários filmes, entre eles, “Missão Impossível” com Tom Cruise como ator principal.

E passar da Cidade Nova para a Cidade Velha (Staré Město)  é uma curta passagem. Esta zona da cidade possui a famosa Praça da Cidade Velha (Staroměstské náměstí). Ali sobressai a vista para a principal Igreja da Cidade Velha, a Igreja Nossa Senhora de Týn. A Igreja de São Nicolau outro templo que é impossível não reparar e claro, o Relógio Astronómico, relógio medieval mais famoso do Mundo que está localizado na parte sul do edifício da Câmara Municipal, sendo possível subir ao alto da sua torre.

 

Igreja de Nossa Senhora de Týn- Praga

 

Igreja de São Nicolau- Praga

 

Outrora um gueto Judaico, o bairro de Josefov é outro local de passagem obrigatório. O Museu Judeu, o cemitério Judeu e inúmeras Sinagogas são locais de visita. A Sinagoga mais importante para ser visitada é a Sinagoga Velha Nova a mais antiga da Europa ainda em atividade.

Apreciamos ao longe a beleza da cidade, subindo à torre de Petřín, a “Torre Eiffel” de Praga, acessível de funicular, ou quando visitamos o Castelo à medida que subimos ou descemos a sua colina. Lá em baixo, das inúmeras pontes que cruzam o rio Moldava, a Ponte Karlov é a mais importante. Trata-se da ponte mais antiga da cidade e a segunda mais antiga do país. Um caminho pedonal com estátuas de vários santos, entre os quais o Santo António é local de passagem diária. A ponte liga a Cidade Velha (Staré Město) à Cidade Inferior (Malá Strana).

 

Palácio atual residência oficial do Presidente- Praga

 

A ponte Karlov onde aparece Tom Cruise em cenas de ação do filme Missão Impossível. E foi ali perto, no luxuoso “The Four Seasons Hotel Prague” que Tom Cruise ficou alojado durante o período que decorreram as filmagens.

 

Rio Moldava – Praga

 

Castelo visto desde a margem do Rio Moldava

 

De Malá Strana podemos aceder à  Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa conhecida por ser o Santuário do Menino Jesus de Praga. Um souvenir com a  imagem do Menino Jesus de Praga num cristal da Boémia é muito interessante e é um dos meus souvenirs que guardo religiosamente.

 

Catedral de São Vito- Praga

 

Subindo pelo lado oposto chegamos ao Castelo de Praga. Outrora habitado pelos reis da Boémia, hoje é a residência oficial do Presidente da República. A cerimónia do render da guarda do  Palácio Real é motivo de enorme romaria e posar com os guardas trajados também é tradição. A senhora guarda com quem posei era mais alta do que eu! O complexo alberga também a Catedral de S. Vito, a Torre Dalibor, o Convento de São Jorge e a Viela Dourada, zona assim chamada pelo facto de em tempos ser habitada por ourives.

 

Castelo de Praga- Uma Senhora Guarda

 

Castelo de Praga- render da guarda.

 

Castelo de Praga- render da guarda.

 

Praga conserva a sua beleza ancestral devido ao facto de ter sido das cidades que menos efeitos destrutivos da II Guerra Mundial sofreu. Hitler poupou a Checoslováquia, dado tratar-se de um país com enormes recursos de minério, usado para fabrico de armamento. Perto do final deste conflito, ocorreu um bombardeamento causado pela Força Aérea dos Estados Unidos, por erro, pois os pilotos confundiram Praga com Dresden, cidade Alemã que se situa a cerca de 150 km.
Naquela zona ribeirinha existia um prédio que foi destruído durante o bombardeamento. E foi ali que a famosa Casa Dançante (Tančící dům) nasceu. Uma obra que teve a colaboração do arquiteto Frank Gehry. Um prédio moderno e  famoso em todo o Mundo. Inicialmente chamada de “Fred e Ginger”,  relativo a Fred Astaire dançando com Ginger Rogers, uma vez que a casa lembra um par de dançarinos.
É um edifício de escritórios e na altura só é possível visitar por fora.

 

Casa Dançante – Praga

 

Na Chéquia o desporto rei é o hóquei sobre o gelo, sendo as grandes equipas da cidade, o Sparta e o Slavia.

No futebol, o Sparta e o Slavia também são também as grandes equipas da cidade.

Apesar dos nomes de Sparta e de Slavia, desses clubes, de futebol e de hóquei sobre o gelo, serem idênticos, ambos nada têm em comum. Há mesmo muitos adeptos que em hóquei sobre o gelo são de um clube e no futebol são do outro!

A “Generali Arena”, recentemente denominada assim, é a casa do clube de futebol Sparta. Ali, em 1989, Portugal defrontou a Checoslováquia, na fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 1990. Portugal perdeu 2-1 e isso contribuiu para que esse fosse mais um dos Campeonatos do Mundo que vimos no sofá. Neste estádio não consegui entrar, tive de me contentar com uma foto do seu exterior.

 

Estádio do Sparta de Praga

 

Praga é um local onde se come e se bebe abastadamente. O porco é rei, e o “Joelho de porco assado” (Pečené vepřové koleno)  é um dos pratos nacionais. Peças com mais de 1Kg, servidas com legumes, mostarda e molho picante, acompanhado com fatias de pão escuro. A cerveja Checa é um regalo. Sempre servida em canecas de 1/2 litro em diante! Das melhores do Mundo. Inúmeras variedades. Mesmo quem não é apreciador de cerveja, delicia-se com a cerveja Checa. Dado tratar-se de um país montanhoso, o lúpulo que ali se produz torna este néctar super aromático. Marcas internacionais, como a Guinness, importam o lúpulo deste país. Além da cerveja, o vinho Checo também é delicioso.

Pečené vepřové koleno-um dos pratos nacionais. Joelho de porco, este com 1,2Kg

 

A ária da Ópera Italiana de Verdi a que assisti em Praga “Libiamo, Libiamo Ne’lieti Calici”  tem tudo a ver com estas maravilhosas bebidas Checas!
Eu amei Praga e é um local onde quero muito um dia voltar. Entretanto vou matando saudades, quando por cá bebo cerveja da marca Checa Budweiser Budvar!

 

Loja de Matrioskas- Praga

 

Links

Hotel: Na altura marquei no Hotel Atos por um preço extremamente baixo. Localização perfeita e excelente serviço.

Bilhete de comboio, de Berlim para Praga.

Autocarro, de Praga para Munique.

Bedřich Smetana (” Má vlast”- conjunto de poemas sinfónicos)

Bedřich Smetana (“Má vlast”-poema sinfónico “Vltava”)

La Traviata – Aria “Libiamo, ne’ lieti calic”

Checoslováquia -Portugal, 6/10/1989, qualificação Itália 1990

 

 

Para alojamento em Praga, consulte aqui.

 

Reservas (click):

Booking – Alojamento

Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos

Bestravel- Promoções de viagem

Rental Cars- Aluguer automóvel

Revolut- Cartão bancário sem taxas

Amazon– Artigos de viagem

 

 

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos nas redes sociais:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

PROMOÇÕES DE VIAGENS

ARTIGOS DE VIAGEM

SEGURO DE VIAGEM

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS