ANNECY a pequena Veneza dos Alpes
Texto & Fotos de António Ribeiro
Na região da Alta Saboia, nos Alpes Franceses fica uma pequena e bela cidade, já apelidada muitas vezes como Veneza dos Alpes, pouco conhecida mas de uma beleza imensa, Annecy.
Annecy, (que foi antigamente a casa dos condes de Genebra), fica a sensivelmente 50km de Genebra, pelo que a melhor forma para chegar até aqui será voando para Genebra, daqui apanhando o comboio (bilhete gratuito), para o centro da cidade, podemos ir de comboio, mas temos de mudar em Annemasse, e ligeiramente mais caro; para mim a melhor forma é caminhar um pouco e ir á “gare routiere”, temos autocarros que levam cerca de 1h e 15 minutos, existem várias companhias a operar esta rota, mais famosa a flixbus, podem ver no Rome2Rio e os links, e verem todas as companhias, ou simplesmente ver no local, (eu como tenho família em Annecy, e outros que trabalham em Genebra, tenho ido de boleia, dado que já tive 3 vezes em Annecy), os bilhetes na altura eram cerca de 5€, mas agora não consigo dizer pois devido à pandemia não dá para reservar, pelo que vi no rome2rio, poderão no máximo custar 10€.
O lago (“LAC”), de Annecy, onde no verão decorrem várias actividades, ou simplesmente praticar desporto ou brincar com os filhos no enorme espaço verde junto ao lago.
O rio Thiou, (afluente do “lac”) de águas cristalinas, que percorre o centro histórico desta cidade ( “vieille ville”, com relevo para o seu cartão postal, o palácio de L’Isle, uma antiga prisão de estilo medieval que está numa mini ilha no rio, sendo actualmente um museu.
A ponte dos amores; sobre um dos “canais” da cidade, o castelo; todos os edifícios mantidos com a sua arquitectura original; os cafés e restaurantes ali perto, assim como lojas de artesanato. Basicamente é desfrutar desta bela cidade explorando da maneira que melhor entendermos.
A nível gastronómico, dado que como tenho família lá, não fui a restaurantes, mas a Raclette, que se come muito nesta região, dado ser uma região muito fria, este prato consiste em batatas cozidas; pão (também por vezes uma salada), vários tipos de enchidos, e presuntos laminados (daí a origem do seu nome “racler”, em francês significa raspar), e a parte principal que são os queijos derretidos; é uma máquina tipo de fondue, em que colocamos as fatias de queijo e esta vai derretendo as fatias de queijo; um prato ideal neste clima frio, eu comi com os meus familiares, que saúdo pela hospitalidade.
Um destino bastante romântico, que aconselho para uma escapadela, um dia basta para conhecer e deliciar-nos com esta bela cidade, no entanto podem para fazer desportos de inverno aqui perto, assim como no verão existem inúmeras actividades aquáticas no “lac”.
Espero que gostem desta pequena jóia por descobrir; certamente vos irá encantar.
Dicas e notas:
Caso estejam só de passagem em Genebra, e reservem a vossa viagem online, dado que a viagem do aeroporto até ao centro é gratuita, bastando tirar o bilhete junto às portas de saída, não necessitam de ter Francos Suiços, caso pretendam, aconselho a levar de portugal (levantando no vosso banco, por exemplo), ou usar o cartão Revolut, em que na maioria dos casos não cobra taxas, também existe o N26, o curve, o Moey (do crédito agrícola), entre outros, eu tenho e uso o Revolut, mas aconselho este tipo de cartões para quem viaje.
Alojamentos podem pesquisar, mas dependo do vosso plano, podem considerar dormir em Genebra, se quiserem visita, ou se o preço compensar, sites como o Bookin.com, Hoteis.com, ou Airbnb são os mais populares, mas nos sites como skyscanner ou momondo podem fazer uma pesquisa mais eficaz.
Contem com preços mais elevados, nesta cidade; não existe metro, apenas bus, mas dá para fazerem tudo a pé.
Para alojamento em Annecy, consulte aqui.
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio