ISRAEL E PALESTINA
Israel não é o primeiro destino de férias que ocorre na hora de decidir qual a próxima viagem de lazer contudo, o Médio Oriente é uma parte fascinante do mundo, com locais imperdíveis e repletos de História.
Aterramos em Tel Aviv no final de uma tarde de Primavera tardia, o bulício da cidade ameniza-se dando lugar a um pôr-do-sol quente e abrasador, que entra devagar na pele. A praia estende-se ao longo de vários quilómetros, várias são também as etnias e nacionalidade que convivem lado a lado, israelitas com palestinianos e turistas de todas as partes do mundo descansam nestas águas tranquilas e quentes. O cosmopolitismo da cidade sente-se tanto aqui como nas suas enormes e únicas avenidas. Em que outra parte do mundo milhares de edifícios da Escola Arquitectónica Bauhaus convivem lado a lado com milhares de palmeiras? É um exotismo cativante que convida ao hedonismo. Toda a cidade é pontuada por cafés e restaurantes, de todos os preços e estilos, fazendo assim desta a mais perfeita e cómoda porta de entrada no país.
Israel e Palestina são conhecidas mundialmente e motivo constante de notícias, tudo se passa numa área muito reduzida, a sua área é menor que a do Alentejo. Este facto aliado a uma eficiente e cómoda redes de transportes públicos, tornam possível, em poucos dias, a visita às principais atracções. E quais são elas? Logo de rajada, Jerusalém. Estar nesta parte do mundo e não visitar a cidade é como ir a Roma e não ver o Papa (ou o Vaticano).
Jerusalém é a cidade contestada por excelência. Berço das três maiores religiões monoteístas, a ela afluem peregrinos e curiosos de todo o mundo. Na sua Cidade Velha concentram-se centenas e centenas de lugares religiosos e bíblicos. Passear nas suas ruelas é viajar no tempo, é a mais perfeita aula de história. A não perder alguns dos locais mais sagrados do mundo: o Muro das Lamentações (para o Judaísmo), a Igreja do Santo Sepulcro (para o Cristianismo) e o Monte do Templo (Al-Haram ash-Sharif em árabe) com a Mesquita Al-Aqsa e o Domo da Rocha, local fundamental para o Islão.
Jerusalém encanta pelo património edificado mas também pelas experiências gastronómicas que oferece. Num misto de diferentes influências, deixe-se perder nos inúmeros mercados da cidade e atreva-se a provar os mais deliciosos falafel e húmus, feitos a partir de grão-de-bico e acompanhe por sumo de romã, espremido manualmente à sua frente, o seu corpo agradecerá.
Akko e Haifa são duas cidades muito facilmente acessíveis, tanto a partir de Tel Aviv como de Jerusalém. A linha de comboio do norte do país irá deixá-lo em Haifa em pouco mais de uma hora. Não perca os jardins Bahá’i, na sede mundial desta fé, tidos como um dos mais belos e cuidados do mundo. Haifa é uma das maiores cidades do país e estende-se em socalcos desde o Monte Carmelo até ao Mediterrâneo. A Colónia Alemã assim como o mercado tradicional são outras das visitas obrigatórias, um conjunto de habitações construídas em 1869 que albergam agora estabelecimentos comerciais e restaurantes, nesta cidade que se vangloria da coexistência entre palestinianos e israelitas.
A menos de meia hora de comboio de Haifa, está a imperdível e romântica cidade portuária de Akko, na Galileia e referenciada no Antigo Testamento. O seu pequenino centro historico é Património Mundial e alberga diversas mesquitas, banhos, caravancarais e a cidadela. Delicie-se com um saboroso chá de menta numa das diversas esplanadas com vista para as cristalinas águas do Mediterrâneo.
Nenhuma visita ao Médio Oriente estará completa sem um mergulho no inigualável Mar Morto. E não só de águas falamos, mas sim no privilégio de passear nesta zona do mundo, o ponto mais baixo do planeta. Este Mar, que na realidade é um lago, banha Israel, a Cisjordânia e a Jordânia e as suas águas sao terapêuticas, para além de se divertir ainda estará a fazer bem à sua saúde. Um destino ideal e imperdível para todos os amantes de viagens.
Informações Úteis
Como chegar
A agência de viagens Landescape disponibiliza uma viagem a Israel (e Palestina) entre os dias 2 e 9 de Setembro de 2018.
Para condições/preços, ver aqui. Mais informações em LANDESCAPE (+351 917 434 117)
Documentos
O passaporte é obrigatório, com validade mínima de 6 meses, sendo que os cidadãos da União Europeia não necessitam de visto de entrada no país.
Vacinas
Não são obrigatórias vacinas para visitar Israel. Aconselha-se, tal como em todas as viagens intercontinentais, um seguro de saúde. Precauções contra o calor são necessárias.
Moeda
A moeda local é Shekel (NIS) e a taxa de câmbio é 1 NIS = €0.22
No centro de Tel Aviv existem inúmeras casas de câmbio.
Idioma
As línguas oficiais são o hebraico, árabe palestiniano e o inglês é amplamente falado em todo o território.
Gastronomia
Experimente as falafel (deliciosas e nutritivas bolinhas fritas de grão de bico), shawarma (carne grelhada lentamente num espeto giratório e servida às lascas em pão) e o famoso Baba Ganous (salada de puré de beringela assada).
Texto e Fotos de LANDESCAPE
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio