Filipinas, o país que anda nas bocas do mundo e ao qual ninguém fica indiferente! Diria que não é para menos! Os tesouros naturais do país passam por ilhas desertas distinguidas como as mais belas do mundo, montanhas e cascatas selvagens, tudo aliado a um povo extremanente amigável e hospitaleiro que facilmente nos permite criar uma bonita cumplicidade tornando-o por isso obrigatório de ser visitado em 2018.
No entanto há uma dificuldade comum a todos os que pretendem tirar o melhor partido da viagem. Definir uma rota. Quanto mais ilhas se pesquisa mais queremos ver, tornando-se extremamente difícil cortar algum lugar. Reforço que as Filipinas são um país para se visitar mais do que uma vez e qualquer viagem aqui deve ser muito bem organizada para evitar perdas excessivas de tempo nas deslocações entre ilhas.
Norte de Luzon – Banaue
A maioria das pessoas procura as Filipinas pelas praias mas, havendo tempo, espírito de aventura, gosto por trekkings e por paisagens remotas não pode deixar de ir até à cordilheira Filipina e ficar impressionado com o trabalho milenar do povo Ifugão ao construir desfiladeiros de campos de arroz. Ao longo dos anos, os locais foram esculpindo as encostas das montanhas produzinndo de forma sustentável e produtiva campos de arroz em vertiginosos degraus, sendo por isso galardoados como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO e considerado por muitos a 8ª Maravilha do Mundo.
Como chegar: A viagem faz-se num autocarro nocturno (pouco confortável) a partir de Manila e demora cerca de 12 horas até chegar a Banaue.
A não perder: Ficar alojado na remota aldeia de Batad só acessível por trekking.
Palawan
A ilha que mais prémios ganha como sendo uma das mais bonitas do mundo por anos consecutivos. É pelas praias de areia branca e águas cristalinas que somos atraídos para visitar este cantinho do mundo. El Nido apresenta-se como uma vila piscatória já a ficar massificada pelo turismo mas ainda assim essencial e para isso, basta apanhar um barco e usufruir das praias desertas e das paisagens tropicais ídilicas. É também muito comum alugar-se uma mota e explorar um bocadinho as maravilhas desta região como as praias selvagens de Napcan ou Duli Beach.
A não perder: Port Barton é uma simples vila onde o turismo ainda não afectou a vida calma dos locais, só há luz eléctrica um par de horas e por isso ainda se encontra preservada. A beleza de um lugar remoto. De Bangka (barco tradicional) faça um passeio e nade com tartarugas marinhas.
Como chegar: Facilmente se chega a Palawan com voos directos a partir de Manila e Cebu.
Arquipélago de Bacuit
Entre Palawan e Coron há o arquipélago de Bacuit, um conjunto de ilhas e ilheús, perdidos no horizonte, que escondem praias paradísiacas, lagoas deslumbrantes e um coral colorido repleto de estrelas do mar e peixes. As Filipinas só ficam completas se se deixar levar pela aventura. Parta numa expedição e durante 3 dias deixe-se levar por um barco tradicional, sinta a brisa do mar e agradeça à mae natureza por ter feito algo tão belo e especial. Ao estilo filipino vai ter uma experiência incrível com este povo que lhe vai preparar de uma forma hospitaleiria tudo o que precisa para passar bem estes dias. A sua única preocupação será apenas e só aproveitar. Toda a alimentação é preparada pela tripulação e o alojamento é feito em tendas.
Como chegar: Tanto em El Nido, como na Ilha de Coron existem agências que vendem a expedição e fazem o trajecto.
Cebu
É provavelmente a ilha com mais cascatas para descobrir. De norte a sul, a ilha de Cebu tem uma selva tropical que esconde rios com águas tão azuis quanto o céu. Muitos são os aventureiros que procuram esta ilha para desportos ao ar livre e aquáticos como nadar com cardumes de sardinhas ou tubarões-baleia.
A não perder: o cannyoning em Badian no sul da ilha.
Como chegar: Existem voos directos provenientes de várias cidades das Filipinas.
Siargão e Siquijor
São ilhas que estão a ganhar notoriedade e são uma boa alternativa para quem quer fugir dos roteiros convencionais. Siargão é a meca dos surfistas mas desengane-se se pensa que só há ondas. Este será o próximo grande destino das Filipinas com praias que nos fazem acreditar que o paraíso existe. Siquijor é uma ilha que aos poucos começa a dar aos seus visitantes aquilo que já não se encontra em Boracay. Sossego, bons hotéis e praias sem multidões.
Esta é uma experiência feita de muitas experiências! Um país composto por 7.107 ilhas, todas de uma vegetação exuberante, de um azul marinho inexplicável e de uma simpatia e hospitalidade incomuns. Uma cultura rica, trekking, snorkeling, aventura e natureza, num destino em forma de paraíso.
Texto de Katy Deodato, líder de viagens na Landescape
Reserva de Bilhetes para Bus, Ferry ou Comboio: Aqui
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio