PARQUES E RESERVAS NATURAIS DA REGIÃO DE LISBOA
O maior centro populacional de Portugal, abrange 18 municípios da grande Lisboa e da península de Setúbal.
Com uma costa atlântica de 150km e uma frente ribeirinha de 200km, apresenta uma enorme variedade morfológica e abundante riqueza natural, que lhe dão um grande potencial ambiental, paisagístico, económico e de lazer que importa preservar e valorizar.
Abrange dois grandes estuários, o do Tejo e o do Sado, as áreas protegidas do Parque Natural de Sintra/Cascais e do Parque Natural da Arrábida, assim como a Arriba Fóssil da Costa da Caparica.
#1 – PARQUE FLORESTAL DE MONSANTO
Monsanto com mais de 1000ha. de biodiversidade, localizados em pleno coração de Lisboa, é um recurso estratégico regional no domínio das actividades livres em natureza.
Esta serra, é hoje fundamental na regulação da qualidade do ar e no clima da cidade de Lisboa, assumindo uma presença incontornável do ponto de vista paisagístico, projectando-se como um enorme espaço de recreio e lazer.
#2 – TAPADA NACIONAL DE MAFRA
A Tapada de Mafra foi criada no reinado de D. João V, após a construção do Convento de Mafra, como local de lazer e de caça para o rei e a sua corte.
É um enorme parque de 819 ha. Integralmente protegido por um muro histórico com 21km.
A floresta ocupa quase a totalidade do espaço e nela vivem em total liberdade populações de gamos, veados, javalis e diversas espécies de fauna selvagem.
Os visitantes podem observar todos estes animais a pé ou no pequeno comboio que existe no parque. Também se organizam jogos tradicionais, percursos de foco-orientação, percursos pedestres e BTT, visitas nocturnas e de caça ao tesouro.
#3 – PARQUE NATURAL SINTRA-CASCAIS
O Parque apresenta uma grande diversidade de ambientes e paisagens que inclui dunas, florestas, lagoas, uma acidentada linha costeira com altas arribas interrompidas por praias, o imponente Cabo da Roca e, no centro, a magnífica Serra de Sintra e toda a área classificada pela UNESCO como Paisagem Cultural e Património da Humanidade.
Esta zona é particularmente rica e variada do ponto de vista da fauna, da flora e da geomorfologia.
#4 – PARQUE DA PENA
O Parque da Pena é um dos raros casos em que a Natureza foi beneficiada pela acção do homem, já que se trata da zona melhor preservada da serra. D. Fernando, autor do projecto do palácio e parque da Pena, procurou recrear uma paisagem cénica, o que conseguiu com a florestação planeada e intensiva das encostas da serra. Uma Serra de Sintra repleta de regatos, fontes, lagos, fetos, árvores exóticas, aves raras em cativeiro e uma variada fauna em liberdade.
#5 – PAISAGEM PROTEGIDA ARRIBA FÓSSIL DA COSTA DA CAPARICA
A Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica alberga uma fauna bastante diversificada característica do ecossistema de pinhal. Podemos observar mamíferos como a raposa, o coelho, o ouriço-caixeiro, a toupeira e diversas espécies de aves.
#6 – PARQUE NATURAL DA ARRÁBIDA
O parque estende-se por uma área de 10800 ha. A flora da Serra da Arrábida é um dos elementos a realçar neste parque onde o relevo acidentado permitiu diferentes microclimas e uma grande diversidade de espécies.
A Mata do Solitário, a Mata do Vidal e a Mata Coberta constituem as três reservas integrais do Parque. Durante muitos anos, esta área foi uma importante coutada de caça. Possui uma enorme e diversificada fauna e flora.
#7 – RESERVA NATURAL DO ESTUÁRIO DO SADO
A maior parte da Reserva Natural corresponde a zonas húmidas, nomeadamente ao próprio rio e a zonas sapais e de lodo. Situa-se no distrito de Setúbal englobando os concelhos de Setúbal, Palmela, Alcácer do Sal e Grândola.
Na reserva encontram-se, na Costa Oeste da Península de Tróia, as formações típicas de Praias e Dunas. Relativo à riqueza biológica do estuário do Sado, constitui uma região de grande importância de duas espécies costeiras de cetáceos: o roaz-corvineiro e o boto. Na vida animal da reserva podemos referir outros mamíferos como a lontra, o texugo, a raposa, entre outros. Nas diversas espécies de aves aquáticas, destaca-se o pato-real, a cegonha branca, o flamingo, a águia sapeira, graças, entre muitas outras.
#8 – RESERVA NATURAL DO ESTUÁRIO DO TEJO
Esta Reserva Natural é a maior zona húmida Portuguesa, e uma das mais importantes da Europa. Inclui uma das maiores extensões contínuas de águas estuarinas (lamas, sapal e mouchões) e é uma das zonas do país onde se podem observar mais aves aquáticas migratórias.
Alberga regularmente mais de 50 mil aves aquáticas invernantes. Nos seus campos agrícolas e nas pastagens, podem-se observar touros e cavalos lusitanos.
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio