MENU
30 Mai

TOMAR, CIDADE DOS TEMPLÁRIOS

 

Tomar, cidade dos Templários

Antiga sede da Ordem dos Templários, a cidade do distrito de Santarém, situa-se a 133km de Lisboa e 213km do Porto. É uma cidade de grande riqueza histórica e cultural. Tem nos seus pontos principais de interesse o Convento de Cristo e Castelo dos Templários e, o rio Nabão que rodeia a cidade.

 

Rio Nabão- Tomar

 

Restaurante em Tomar

 

Ponte de D.Manuel I (Ponte Velha)- Tomar

 

Vista panorâmica da cidade de Tomar

 

Festa dos Tabuleiros – Celebrada de 4 em 4 anos- Tomar

 

Pontos de interesse na cidade de Tomar:

Convento de Cristo (séc.XII-XVIII) – A sua parte mais antiga é a primitiva igreja que data de final do século XII e no séc. XVI passou a ser a actual capela-mor. Datam da época quinhentista a nave manuelina com o pórtico principal, a sala do capítulo com a sua janela considerada uma das obras-primas do manuelino. É património da Humanidade pela UNESCO e, integra a Rota dos Mosteiros Património da Humanidade, a par dos Mosteiros de Alcobaça, Batalha e Jerónimos.

 

Claustro do Cemitério- Convento de Cristo- Tomar

 

Charola – Convento de Cristo- Tomar

 

Charola – Convento de Cristo- Tomar

 

Claustro – Convento de Cristo- Tomar

 

Janela Manuelina – Convento de Cristo- Tomar

 

Castelo dos Templários (séc. XII-XIV) – Erguido por Gualdim Pais em 1160,apresenta técnicas de defesa à imagem dos Castelos do Médio Oriente.

 

Castelo de Tomar

 

Castelo de Tomar

 

Castelo de Tomar

 

Igreja de Santa Maria do Olival (séc. XIII-XVI) – Igreja gótica construída sobre um Mosteiro Benedito, sede matriz de todas as igrejas dos Descobrimentos. Aqui encontra-se o túmulo de Gualdim Pais.

 

Igreja de Santa Maria do Olival- Tomar

 

Igreja de São João Baptista (séc.XV-XVI) – Construída em estilo manuelino e gótico. Fica localizada no coração da cidade, frente aos Paços do Concelho em plena Praça da República.

 

Paços do Concelho e estátua de D.Gualdim Pais- Tomar

 

Paços do Concelho- Tomar

 

Igreja de São João Baptista- Tomar

 

Museu dos Fósforos “Aquiles da Mota Lima”- Localizado no Convento de S. Francisco (séc. XVII), o Museu dos Fósforos é composto por mais de 80.000 caixas, etiquetas e carteiras de fósforos doados por Aquiles de Mota Lima ao Município de Tomar na década de 80. São mais de 127 países representados e, distribuídos por sete salas. Ao logo dos últimos 30 anos, muitos outros coleccionadores têm colaborado com o Museu, aumentando a sua colecção.

A colecção iniciou-se com a troca de caixas entre Mota Lima e uma americana durante uma viagem marítima para a coroação da rainha Isabel II em 1953. As secções de exposição estão divididas em períodos desde 1827 até à actualidade.

 

Museu dos Fósforos ao fundo à esquerda- Mosteiro de Convento de São Francisco- Tomar

 

Museu dos Fósforos- Tomar

 

Museu dos Fósforos- Tomar

 

Sinagoga (séc. XV) – Templo hebraico, o mais antigo Templo e, único medieval de Portugal. Alberga o museu luso-hebraico Abraão Zacuto.

 

Sinagoga de Tomar

 

Sinagoga de Tomar

 

Complexo Cultural da Levada – A ligação do rio Nabão com o antigo Moinho para moagem de cereais e Lagar para o azeite e, da produção de energia em Tomar nos seus antepassados.

 

Complexo Cultural da Levada- Tomar

 

Produção de energia – Complexo Cultural da Levada- Tomar

 

Parque do Mouchão – Neste belo jardim situado no centro da cidade de Tomar, destaque para a Roda do Mouchão. Uma roda hidráulica, construída em madeira e, alcatruzes de barro, recorda os antepassados em que o seu girar abastecia de água a população, moinhos e lagares e para o cultivo nas margens do rio Nabão.

 

Parque do Mouchão- Tomar

 

Fernando Lopes Graça & Fernando Araújo Ferreira- Tomar

 

Parque do Mouchão- Tomar

 

Roda do Mouchão- Tomar

 

Mata Nacional dos Sete Montes – Esta Mata murada, conhecida como Cerca do Convento, que foi abastecida pelo Aqueduto dos Pegões (obra Filipina) foi local de cultivo e recolhimento. Um agradável local para um breve passeio na Natureza.

 

Mata Nacional dos Sete Montes – Tomar

 

Mata Nacional dos Sete Montes – Tomar

 

Aqueduto dos Pegões (séc.XVII) – Obra Filipina para fornecimento de água da Cerca e do Convento de Cristo. Tem uma extensão de 6 kms e composto por 180 arcos.

 

Aqueduto dos Pegões- Tomar

 

Aqueduto dos Pegões- Tomar

 

Alojamento recomendado

Hotel República *****

Praça da República n.41- Tomar

 

Localizado em pleno coração da cidade, na Praça da República, na principal zona comercial da cidade, frente aos Paços do Concelho e, a Igreja Matriz de São João Baptista. Ao centro eleva-se a estátua de D. Gualdim Pais, Mestre Templário, fundador de Tomar.

Um hotel que convida ao descanso, pensado essencialmente para viagens a dois. Dispõe de um restaurante, uma recepção 24 horas, serviço de quartos e acesso Wi-Fi gratuito. Inclui um pequeno-almoço continental servido no salão principal do hotel.

 

Hotel República- Tomar

 

Áreas comuns – Hotel República- Tomar

 

Hotel República- Tomar

 

Bar do Hotel República- Tomar

Quarto- Hotel República- Tomar

 

WC do Quarto- Hotel República- Tomar

 

Jacuzzi no Terraço do Hotel República- Tomar

 

Tem uma moderna e cuidada decoração. O bar do hotel foi decorado pela famosa artista plástica Joana Vasconcelos.

O hotel República não podia estar melhor localizado, mesmo no coração do centro histórico da cidade para explorar os diversos pontos de interesse de Tomar.

 

Restaurante _Mesa do Chef_ – Hotel República- Tomar

 

Pequeno-Almoço no Hotel República- Tomar

 

Reservas (click):

Booking – Alojamento

Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos

Bestravel- Promoções de viagem

Rental Cars- Aluguer automóvel

Revolut- Cartão bancário sem taxas

Amazon– Artigos de viagem

Iati- Seguro de Viagem

 

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos nas redes sociais:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

PROMOÇÕES DE VIAGENS

ARTIGOS DE VIAGEM

SEGURO DE VIAGEM

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS