Tomar, cidade dos Templários
Antiga sede da Ordem dos Templários, a cidade do distrito de Santarém, situa-se a 133km de Lisboa e 213km do Porto. É uma cidade de grande riqueza histórica e cultural. Tem nos seus pontos principais de interesse o Convento de Cristo e Castelo dos Templários e, o rio Nabão que rodeia a cidade.
Pontos de interesse na cidade de Tomar:
Convento de Cristo (séc.XII-XVIII) – A sua parte mais antiga é a primitiva igreja que data de final do século XII e no séc. XVI passou a ser a actual capela-mor. Datam da época quinhentista a nave manuelina com o pórtico principal, a sala do capítulo com a sua janela considerada uma das obras-primas do manuelino. É património da Humanidade pela UNESCO e, integra a Rota dos Mosteiros Património da Humanidade, a par dos Mosteiros de Alcobaça, Batalha e Jerónimos.
Castelo dos Templários (séc. XII-XIV) – Erguido por Gualdim Pais em 1160,apresenta técnicas de defesa à imagem dos Castelos do Médio Oriente.
Igreja de Santa Maria do Olival (séc. XIII-XVI) – Igreja gótica construída sobre um Mosteiro Benedito, sede matriz de todas as igrejas dos Descobrimentos. Aqui encontra-se o túmulo de Gualdim Pais.
Igreja de São João Baptista (séc.XV-XVI) – Construída em estilo manuelino e gótico. Fica localizada no coração da cidade, frente aos Paços do Concelho em plena Praça da República.
Museu dos Fósforos “Aquiles da Mota Lima”- Localizado no Convento de S. Francisco (séc. XVII), o Museu dos Fósforos é composto por mais de 80.000 caixas, etiquetas e carteiras de fósforos doados por Aquiles de Mota Lima ao Município de Tomar na década de 80. São mais de 127 países representados e, distribuídos por sete salas. Ao logo dos últimos 30 anos, muitos outros coleccionadores têm colaborado com o Museu, aumentando a sua colecção.
A colecção iniciou-se com a troca de caixas entre Mota Lima e uma americana durante uma viagem marítima para a coroação da rainha Isabel II em 1953. As secções de exposição estão divididas em períodos desde 1827 até à actualidade.
Sinagoga (séc. XV) – Templo hebraico, o mais antigo Templo e, único medieval de Portugal. Alberga o museu luso-hebraico Abraão Zacuto.
Complexo Cultural da Levada – A ligação do rio Nabão com o antigo Moinho para moagem de cereais e Lagar para o azeite e, da produção de energia em Tomar nos seus antepassados.
Parque do Mouchão – Neste belo jardim situado no centro da cidade de Tomar, destaque para a Roda do Mouchão. Uma roda hidráulica, construída em madeira e, alcatruzes de barro, recorda os antepassados em que o seu girar abastecia de água a população, moinhos e lagares e para o cultivo nas margens do rio Nabão.
Mata Nacional dos Sete Montes – Esta Mata murada, conhecida como Cerca do Convento, que foi abastecida pelo Aqueduto dos Pegões (obra Filipina) foi local de cultivo e recolhimento. Um agradável local para um breve passeio na Natureza.
Aqueduto dos Pegões (séc.XVII) – Obra Filipina para fornecimento de água da Cerca e do Convento de Cristo. Tem uma extensão de 6 kms e composto por 180 arcos.
Alojamento recomendado
Hotel República *****
Praça da República n.41- Tomar
Localizado em pleno coração da cidade, na Praça da República, na principal zona comercial da cidade, frente aos Paços do Concelho e, a Igreja Matriz de São João Baptista. Ao centro eleva-se a estátua de D. Gualdim Pais, Mestre Templário, fundador de Tomar.
Um hotel que convida ao descanso, pensado essencialmente para viagens a dois. Dispõe de um restaurante, uma recepção 24 horas, serviço de quartos e acesso Wi-Fi gratuito. Inclui um pequeno-almoço continental servido no salão principal do hotel.
Tem uma moderna e cuidada decoração. O bar do hotel foi decorado pela famosa artista plástica Joana Vasconcelos.
O hotel República não podia estar melhor localizado, mesmo no coração do centro histórico da cidade para explorar os diversos pontos de interesse de Tomar.
Alojamento recomendado
TOMAR (PORTUGAL) – HOTEL DOS TEMPLÁRIOS ****
Largo Cândido dos Reis, nº1- Tomar
O Hotel Dos Templários fica localizado no centro histórico da cidade de Tomar. Inaugurado em Abril de 1967, é uma destacada referência na região centro do país.
Possui 1 suite presidencial, 5 suites duplex e 171 quartos totalmente equipados. Dispõe de um restaurante, sala de jogos, bar, piscina interior e exterior, health club, ténis e heliporto. O hotel dos Templários possui ainda 16 salas totalmente equipadas para reuniões ou congressos de capacidade até 600 pessoas.
Um fantástico hotel que oferece uma paisagem panorâmica para o rio Nabão e jardins envolventes, oferecendo-lhe belos momentos de tranquilidade e bem-estar.
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem