Museus, monumentos e outros locais de interesse histórico e cultural em Portugal
Portugal dispõe de um vasto património histórico e cultural. São diversos os locais que poderá partir à descoberta com família e amigos, pelas diversas regiões de Portugal.
Neste artigo, apresentamos 40 dos mais importantes museus, monumentos e outros locais de interesse histórico e cultural em Portugal.
#1 Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso – Amarante
Instalado no Convento Dominicano de S. Gonçalo de Amarante, o Museu Municipal pretende manter a lembrança das gerações de pintores e escultores portugueses nascidos em Amarante, com especial destaque para a arte moderna e contemporânea.
#2 Quinta da Regaleira- Sintra
É um dos mais surpreendentes monumentos da serra. Da floresta luxuriante emerge um palácio fascinante, entre o neogótico, o neomanuelino e o neorrenascentista, esculpido, no início do século XX.
#3 Torre de Belém- Lisboa
Av. Brasília – Lisboa
Construída estrategicamente na margem norte do rio Tejo entre 1514 e 1520, sob orientação de Francisco de Arruda, a Torre de Belém é uma das jóias da arquitectura do reinado de D. Manuel I.
#4 Castelo de S. Jorge- Lisboa
Na colina mais elevada do centro histórico de Lisboa, situa-se o Castelo de S. Jorge, a fortificação de defesa da cidade que teve diversas remodelações ao longo da sua história.
#5 Museu Calouste Gulbenkian- Lisboa
Av. de Berna, 45A – Lisboa
Maior colecção de arte moderna e contemporânea portuguesa, do final do século XIX. A colecção do Fundador compreende mais de 6 000 obras reunidas por Calouste Gulbenkian.
#6 Espaço de Visitação e Observação de Aves (EVOA) – Vila Franca de Xira
Coordenadas: 38º57’00,42”N; 8º58?18,20”O
A Reserva Natural do Estuário do Tejo é um importante ponto de passagem de milhares de aves migratórias. Considerada como uma das dez mais importantes da Europa, tem desde 2007 um Espaço de Visitação e Observação de Aves (EVOA). Além de um centro de interpretação e sensibilização para as relações entre a produção agrícola e a conservação da natureza, conta com uma enorme biodiversidade de aves.
#7 Convento dos Capuchos- Sintra
Coordenadas: 38º46’59″N / 9º26’09” W
O Convento dos Capuchos foi fundado em 1560 por D. Álvaro de Castro, conselheiro de Estado de D. Sebastião, com o nome de Convento de Santa Cruz da Serra de Sintra. É notável pela extrema pobreza da sua construção, que materializa o ideal da Ordem de São Francisco de Assis, e pelo uso extensivo da cortiça na protecção e decoração dos seus pequenos espaços.
#8 Museu da Agua (Aqueduto Águas Livres) – Lisboa
Rua da Alviela 12 – Lisboa
O Museu da Água é um museu histórico-cultural (mantido pela empresa EPAL), sobre a história do abastecimento de água a Lisboa.
Este museu abrange 4 núcleos: Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos, Aqueduto das Águas Livres, Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras e o Reservatório da Patriarcal no Jardim do Príncipe Real.
#9 Museu do Megalitismo- Mora
Localizado praticamente no centro da vila de Mora, a escassos quilómetros do Fluviário, o Museu do Megalitismo, único a nível nacional, é a concretização de um sonho antigo da autarquia (inaugurado em 2016), no sentido da valorização do vasto e riquíssimo património megalítico existente no Concelho.
#10 Museu Nacional de Arqueologia- Lisboa
Praça do Império – Lisboa
Arqueologia, etnografia, escultura, antropologia, entre outras áreas.
A exposição Antiguidades Egípcias ilustra mais de cinco mil anos de história, desde a Pré-história (c.6000-3000 a.C.) até à Época Copta (395-642 d.C.).
#11 Forte da Graça- Elvas
O Forte de Nossa Senhora da Graça, localiza-se na freguesia da Alcáçova, a cerca de um quilómetro a norte da cidade de Elvas, distrito de Portalegre.
Em posição dominante sobre o chamado Monte da Graça, integrava a defesa da Praça-forte de Elvas e Cidade – Quartel Fronteiriça de Elvas e as suas Fortificações – classificado desde 2012 como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.
#12 Palácio Nacional de Mafra- Mafra
Mafra é marcada pelo seu Palácio Nacional, um monumento imponente do barroco português. Simultaneamente Palácio, Convento e Igreja, O Palácio é um edifício do século XVIII, mandado construir pelo rei D. João V, no cumprimento de um voto. Imponente edifício, tem uma fachada com 232 m de comprimento, limitado por dois torreões; uma magnífica biblioteca com cerca de 40 000 volumes, muitos dos quais exemplares únicos, em Portugal; dois carrilhões com um total de 110 sinos, fundidos em Antuérpia e Liége, em 1730; seis órgãos; 4500 portas e janelas, e 880 salas e quartos.
#13 Museu MAAT- Lisboa
Av. Brasília, Belém – Lisboa
Museu de arte contemporânea que reúne colecções que liga a Arte à Arquitectura e Tecnologia.
#14 Fluviário de Mora- Mora
O Fluviário de Mora é um aquário público dedicado aos ecossistemas de água doce, privilegiando o conhecimento da sua diversidade, importância e relação com a humanidade. Foi inaugurado 2007 e ao longo da visita ficará a conhecer algumas das espécies dulciaquícolas de Portugal da nascente até à foz, outras que ocorrem na Península Ibérica, e também da bacia hidrográfica do rio Amazonas e dos grandes lagos africanos do vale do Rift.
#15 Panteão Nacional- Lisboa
Campo de Santa Clara- Lisboa
O Panteão Nacional destina-se a homenagear e a perpetuar a memória dos cidadãos portugueses que se distinguiram por serviços prestados ao País.
#16 Museu de Arte Contemporânea da Fundação Serralves – Porto
A Fundação de Serralves alberga a Casa de Serralves, o parque e os jardins, e o Museu de Arte Contemporânea que foi desenhado pelo arquitecto Siza Vieira.
#17 Museu Nacional de Arte Antiga- Lisboa
Rua das Janelas Verdes – Lisboa
O Museu de Arte Antiga (também conhecido por Museu das Janelas Verdes) reúne peças que vão da Idade Média ao início do século XIX. Uma vasta colecção que vai da pintura à escultura e artes decorativas na joalharia, mobiliário ou cerâmica.
#18 Portugal dos Pequenitos- Coimbra
Rossio de Santa Clara- Coimbra
Parque lúdico-pedagógico dedicado à Criança. Representa uma vasta gama de réplicas e elementos sobre Arquitectura e História de Portugal.
#19 Museu da Marinha- Lisboa
Importante Museu em Portugal, divulga assuntos militares navais, o passado marítimo português e tudo o que se relaciona com os mais diversos aspectos e actividades humanas no mar.
#20 Palácio e Parque de Monserrate- Sintra
O edifício inicial construído por Gerad DeVisme era uma construção alongada e rematada nos extremos por duas torres cilíndricas e cobertas por telhados em forma de cone. Destaque para a imponente galeria interior e a cúpula do seu átrio principal.
O parque desenvolve-se ao longo de 33 hectares e conta com diversos jardins onde pode encontrar uma enorme colecção botânica, com exemplares de todo o mundo.
#21 Museu dos Coches- Lisboa
Avenida da Índia nº136- Lisboa
Museu Nacional dos Coches possui a mais importante colecção, a nível mundial, de coches e carruagens reais do século XVI ao século XIX.
#22 Mosteiro de Alcobaça- Alcobaça
O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, situado no centro da cidade de Alcobaça, foi a primeira obra plenamente gótica erguida em Portugal.
Foi começado em 1178 pelos monges da Ordem de Cister (ordem religiosa católica benedita), após a doação por D. Afonso Henriques, de um vasto território de fronteira a São Bernardo de Claraval (abade responsável pela Ordem de Cister).
Está classificado como Património da Humanidade pela UNESCO desde 1989 e, como Monumento Nacional desde 1910. Em julho de 2007, foi eleito como uma das Sete Maravilhas de Portugal.
#23 Fortaleza-Museu de Peniche – Peniche
A importância de Peniche na defesa da costa portuguesa tem origem no século XVI. O início da construção da Fortaleza data de 1572, sendo concluídas as obras em 1645.
O passado do estabelecimento prisional de presos políticos e o Museu Nacional da Resistência e Liberdade são alguns dos locais de importância histórica.
#24 Museu de Etnologia- Lisboa
Avenida Ilha da Madeira, 1400-203 Lisboa
O Museu é o detentor do património etnográfico de maior relevância a nível nacional, sendo responsável pela gestão de cerca de meio milhão de espécimes patrimoniais.
#25 Museu Judaico- Belmonte
É um dos mais importantes museus do país a abordar a temática, sendo um local muito procurado por judeus provenientes de todo o mundo. Belmonte é talvez o local de Portugal, com maior número de turistas provenientes de Israel, bem como judeus de outras partes do mundo que aqui vem conhecer os vestígios da comunidade neste local.
#26 Museu dos Descobrimentos- Belmonte
É um projecto único e interactivo em Portugal! Como forma de homenagear a descoberta do Brasil em 1500, por Pedro Álvares Cabral, e ao longo de 16 salas aborda-se a história dos descobrimentos portugueses. Através da experiência interactiva, permite criar sensações que transporta o visitante para essa época dos descobrimentos portugueses.
#27 Museu Nacional do Azulejo- Lisboa
Rua da Madre de Deus, nº 4 – Lisboa
O Museu Nacional do Azulejo apresenta exemplares representativos da evolução da Cerâmica e do Azulejo em Portugal.
#28 Museu da Marioneta- Lisboa
Convento das Bernardas – Rua da Esperança, n° 146 – Lisboa
O Museu da Marioneta é o primeiro museu nacional inteiramente dedicado ao universo da marioneta, à sua história e interpretação e à divulgação do teatro de marionetas.
#29 Museu Abílio de Mattos e Silva (1908-1985) – Óbidos
Edifício construído no início do século XVI na era de D. Manuel, foi restruturado em 1665. Foi Paços do Concelho, Julgado Municipal, Cadeia, Museu Municipal e mais recente adaptado para Museu Abílio de Mattos e Silva. Foi um famoso pintor, cenógrafo e figurinista que assinou o esboço de diversos trabalhos criativos, em especial ligados ao teatro e ópera. Foram diversos os seus importantes trabalhos, entre os quais se destaca, os primeiros trabalhos criativos para a TAP- Transportes Aéreos Portugueses, em 1966.
#30 Museu Coleção Berardo- Lisboa
Praça do Império- Lisboa
A Colecção Berardo é o principal Museu de Arte Moderna e Contemporânea do país. Reúne um conjunto de obras que marcaram a história de arte do século XX. Inclui algumas das mais importantes obras de diversos nomes como: Pablo Picasso, Joan Miró, Amadeo de Souza-Cardoso, Marcel Duchamp, Salvador Dalí, Andy Warhol, entre muitos outros. São mais de 1000 obras com a evolução das artes plásticas do século XX.
#31 Mosteiro dos Jerónimos- Lisboa
Praça do Império – Lisboa
O Mosteiro simboliza uma época em que Lisboa era a capital cosmopolita de um reino poderoso, no centro do diálogo e do comércio entre a Europa e todos os outros continentes, sendo o exemplar mais completo do tão português estilo manuelino, e da simbologia da época das Grandes Navegações Portuguesas dos séc. XV e XVI.
#32 Palácio Nacional da Ajuda- Lisboa
Largo da Ajuda- Lisboa
O Palácio Nacional da Ajuda, antigo palácio real e monumento nacional, é hoje um magnífico museu e o único palácio visitável em Lisboa que ainda conserva, de um modo fidedigno, a disposição e decoração das salas ao gosto do séc. XIX.
#33 Palácio da Pena- Sintra
Coordenadas: 38º47’16″N / 9º23’15” W
O Palácio Nacional da Pena, expoente máximo da arquitectura romântica, é o sonho tornado realidade de um rei artista, D.Fernando de Saxo-Coburgo-Gotha, consorte de D.Maria II.
#34 Universidade de Coimbra- Coimbra
Largo da Porta Férrea- Coimbra
A mais antiga Universidade da Europa! Foi fundada em 1290 em Lisboa. Mais tarde, em 1537 foi transferida em definitivo para Coimbra. Na Universidade destacam-se os principais locais:
Porta Férrea e a Torre; Biblioteca Joanina; Capela de São Miguel; Sala dos Capelos; Prisão Académica; Museu Académico; Sé Nova.
#35 Convento de Cristo – Tomar
Conjunto de edificações histórias com origem em 1160 pela Ordem dos Templários. A parte mais antiga do Convento de Tomar é a primitiva igreja que data de final do século XII e no séc.XVI passou a ser a actual capela-mor. Data da época quinhentista a nave manuelina com o pórtico principal, a sala do capítulo com a sua janela considerada uma das obras-primas do manuelino. O Castelo dos Templários apresenta elementos de arquitectura militar nos estilos românico, gótico e renascentista.
#36 Mosteiro da Batalha- Batalha (Leiria)
Cumprindo um voto de D. João I em função da vitória portuguesa na Batalha de Aljubarrota, em 1385, construiu-se próximo do local onde esta se realizou. Veio-se a tomar na invocação de Santa Maria Vitória. As obras foram iniciadas em 1387 e terminaram apenas em 1580.
#37 Santuário do Bom Jesus- Braga
Com uma escadaria monumental, datada nos finais de 1700, ladeada por Capelas com cenas da Paixão de Cristo. A subida poderá ser feita pelo único elevador do país, que funciona a peso de água.
#38 Sé de Lisboa- Lisboa
É a sede do Patriarcado de Lisboa e da Paróquia da Sé. A sua construção teve início na segunda metade do século XII, após a conquista da cidade aos Mouros.
#39 Santuário de Santa Luzia- Viana do Castelo
Cartão-visita da cidade de Viana do Castelo, panorama de grande beleza paisagística, que concilia o mar, o rio Lima com o seu vale, e todo o complexo montanhoso envolvente.
#40 Palácio Nacional de Queluz- Sintra
Coordenadas: 38º47’51″N / 9º23’26” W
Residência real de duas gerações de monarcas, a cerca de 15 minutos de Lisboa, o Palácio Nacional de Queluz constitui um conjunto patrimonial de referência na arquitetura e no paisagismo portugueses, e contém um importante acervo que reflete o gosto da corte nos séculos XVIII e XIX, percorrendo o Barroco, o Rocaille e o Neoclássico.
Reserva do alojamento em Portugal: Consulte aqui
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio