LISBOA – Melhor Destino City Break do Mundo
LISBOA tem uma beleza que não deixa ninguém indiferente. São diversos os prémios que a capital de Portugal tem obtido nos últimos anos!
Os históricos monumentos, os miradouros, as sete colinas de Lisboa (Castelo, São Vicente, São Roque, Santo André, Santa Catarina, Chagas e Sant’Ana), os eléctricos, o rio Tejo, a gastronomia e o clima agradável durante praticamente todo o ano, fazem desta uma das melhores cidades do mundo e, obtido o principal galardão de “Melhor Destino City Break do Mundo”!
É difícil a tarefa de eleger os melhores locais a conhecer na cidade de Lisboa, no entanto apresentamos-lhe alguns ícones localizados na fantástica capital de Portugal!
#1 MONUMENTOS
TORRE DE BELÉM
A Torre de Belém, localizada em Belém (Lisboa), é um ex-libris do património cultural português projetado em todo o mundo. Classificada como Monumento Nacional por Decreto de 10 de Janeiro de 1907, é considerada pela UNESCO como Património Cultural de toda a Humanidade desde 1983.
MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS
Obra-prima da arquitectura portuguesa do século XVI, classificado como Monumento Nacional desde 1907 e inscrito na lista de Património Mundial da UNESCO desde 1983, o Mosteiro dos Jerónimos situa-se numa das zonas mais qualificadas de Lisboa, um cenário histórico e monumental junto ao rio Tejo onde também marcam forte presença a Torre e o Centro Cultural de Belém.
Em 7 de Julho de 2007 também foi eleito como uma das Sete Maravilhas de Portugal.
A sua construção iniciou-se, por iniciativa do rei D. Manuel I, no século XVI e prolongou-se por uma centena de anos.
O Mosteiro simboliza uma época em que Lisboa era a capital cosmopolita de um reino poderoso, no centro do diálogo e do comércio entre a Europa e todos os outros continentes.
O Mosteiro dos Jerónimos é o exemplar mais completo do tão português estilo manuelino, e da simbologia da época das Grandes Navegações Portuguesas dos sécs. XV e XVI.
Em 1501 começaram os trabalhos e aproximadamente um século depois, as obras estavam concluídas.
#2 PARQUE DAS NAÇÕES
O Parque das Nações em Lisboa, está situado na confluência de grandes eixos rodoviários, beneficiando de infra-estruturas como a CRIL, variante à EN-10, Ponte Vasco da Gama, Eixo Norte-Sul, e Estação do Oriente.
No projecto inicial desta nova cidade foram logo delineados um conjunto de equipamentos considerados de extrema relevância para criar vida e afluxo de visitantes, não só no âmbito da EXPO 98 mas para o futuro do actual Parque das Nações.
O Parque das Nações era ocupado por grandes infra-estruturas industriais, nomeadamente a refinaria da Petrogal e depósitos de produtos petrolíferos (ex-Sacor e outras companhias, ocupando cerca de 50 ha), o Matadouro Industrial de Lisboa, o Depósito Geral de Material de Guerra, a Estação de Tratamento de Águas Residuais, o Aterro Sanitário e a Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos de Beirolas, além de diversas instalações portuárias e actividades afins.
Anterior á feira mundial EXPO 98, foi colocado em marcha o conceito urbano do Parque das Nações com a revalorização da cidade e do Rio Tejo.
Foi recuperado o ambiente e a paisagem, reconvertido o seu uso e assegurada a integração do espaço no tecido da cidade.
O facto da área global do Parque das Nações ter sido totalmente liberta de todas as actividades que ali se encontravam, permitiu que o planeamento urbano fosse traçado em termos das necessidades da cidade ideal.
Com vista para o rio ou da cidade, no topo de um edifício ou em jardim, conheça algumas das MELHORES ESPLANADAS DE LISBOA.
#3 BARES PANORÂMICOS
Sky Bar- Hotel Tivoli
Situada no último andar do Hotel Tivoli Lisboa, tem um bela vista panorâmica da cidade. No verão as noites de quinta a sábado são animadas por Dj´s.
Av.da Liberdade, 185- www.tivolihotels.com
Clube Ferroviário- Santa Apolónia
Um terraço com vista para o Tejo, equipado com um palco para concertos, cinema entre outros eventos de verão.
Rua de Santa Apolónia, 59 – clubferroviarioblog.com
Portas do Sol- Alfama
Tem uma panorâmica sobre Alfama e considerada a maior esplanada de Lisboa.
Largo das Portas do Sol, Beco de Santa Helena
#4 MIRADOUROS
Miradouro de Santa Catarina (Adamastor)
Próximo do Bairro Alto- Santa Catarina
Miradouro do Castelo
Castelo de S.Jorge
Miradouro do Elevador de Santa Justa
Entre o Rossio e o Chiado
Miradouro do Jardim de São Pedro de Alcântara
Alcântara (Bairro Alto)
#5 DOÇARIA
PASTÉIS DE BELÉM
No início do Século XIX, em Belém, junto ao Mosteiro dos Jerónimos, laborava uma refinação de cana-de-açúcar associada a um pequeno local de comércio variado. Como consequência da revolução Liberal ocorrida em 1820, são em 1834 encerrados todos os conventos de Portugal, expulsando o clero e os trabalhadores. Numa tentativa de sobrevivência, alguém do Mosteiro põe à venda nessa loja uns doces pastéis, rapidamente designados por “Pastéis de Belém”. Na época, a zona de Belém era distante da cidade de Lisboa e o percurso era assegurado por barcos de vapor. No entanto, a imponência do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém, atraíam os visitantes que depressa se habituaram a saborear os deliciosos pastéis originários do Mosteiro. Em 1837, inicia-se o fabrico dos “Pastéis de Belém”, em instalações anexas à refinação, segundo a antiga “receita secreta”, oriunda do convento. Transmitida e exclusivamente conhecida pelos mestres pasteleiros que os fabricam artesanalmente, na “Oficina do Segredo”. Esta receita mantém-se igual até aos dias de hoje. De facto, a única verdadeira fábrica dos “Pastéis de Belém” consegue, através de uma criteriosa escolha de ingredientes, proporcionar hoje o paladar da antiga doçaria portuguesa.
#6 MERCADOS DE LISBOA
Time Out Market – Mercado da Ribeira – Lisboa
O maior e mais antigo mercado de Lisboa foi renovado em 2014 com um conceito criado de raiz pela equipa da revista Time Out Portugal em 2014, apenas com as melhores ideias e negócios de Lisboa – de acordo com a equipa editorial. O critério é simples: se é bom vem recomendado na revista, se é óptimo vai para o mercado.
24 restaurantes, 8 bares, mais de uma dezena de espaços comerciais, doze quiosques, uma discoteca, uma academia de cozinha e uma sala de espectáculos, tudo com o melhor de Lisboa (o melhor bife, o melhor hambúrguer, o melhor sushi ou os melhores espetáculos, entre outros), de um lado; acompanhados por alguns dos vendedores de carne, peixe, fruta e flores mais conhecidos (e antigos) da cidade, do outro.
Site: www.timeoutmarket.com
Mercado de Algés
Nos anos cinquenta, nasceu em Algés, um dos principais mercados da região.
Conhecido pela venda de fruta, legumes, peixe e carne, teve em 2015 uma requalificação, aliando às bancas do comércio tradicional, inovadores e variados espaços da restauração.
Mercado moderno e acolhedor, o mercado de Algés, trata-se de um local para passear, tomar uma refeição e conviver com família e amigos. Ao mesmo tempo, poderá usufruir de eventos culturais, temáticos e musicais.
Site: www.mercadodealges.pt
Mercado de Campo de Ourique
É um dos mercados mais antigos de Lisboa e está inserido num dos, também, mais populares bairros, sofreu profundas obras de requalificação em 2013, apresentando um novo conceito de mercado.
Quiosques modernos, produtos frescos, espaços de fruta, peixe e talho como sempre e em qualquer mercado que se preze, lojas gourmet, tasquinhas, restaurantes, charcutaria, marisqueira,.. Um espaço comercial que mistura tradicional com moderno e oferece um pouco de tudo, para todos os gostos.
Site: www.mercadodecampodeourique.pt
#7 HOTÉIS DE LUXO
MYRIAD by SANA Hotels
Cais das Naus, lote 2 .21.01, Parque das Nações, Parque das Nações, 1990-173 Lisboa, Portugal
Localizado nas margens do Rio Tejo e proporcionando vistas panorâmicas, o MYRIAD é um oásis único e futurista que apresenta acomodações luxuosas e contemporâneas. Possui um restaurante e bar elegante e uma piscina interior com comodidades de spa e fitness.
Com uma decoração original e colorida, cada suite e quarto espaçosos oferecem vistas deslumbrantes de Lisboa, do Rio Tejo e da Ponte Vasco da Gama. Cada um tem uma televisão de ecrã plano, uma máquina de café expresso e um mini-bar.
Pousada de Lisboa – Small Luxury Hotels Of The World
Praça do Comércio 31-34, Santa Maria Maior, 1149-018 Lisboa, Portugal
Localizada no centro de Lisboa, a Pousada de Lisboa – Small Luxury Hotels Of The World apresenta uma piscina interior e acomodações elegantes com acesso Wi-Fi gratuito, bem como um restaurante à carta.
Ao atravessar a Rua Augusta (rua pedestre), com as suas lojas de marca e cafés, os hóspedes poderão alcançar a icónica Praça do Rossio, situada a 600 metros. Os hóspedes também podem visitar a requintada área do Chiado a 7 minutos a pé e, em seguida, chegar à animada zona do Bairro Alto, com os seus vários bares. O Aeroporto Internacional de Lisboa está a 6,7 km.
Pestana Palace Lisboa Hotel & National Monument
Rua Jau, 54, Alcântara, 1300-314 Lisboa, Portugal
O Pestana Palace Hotel, de 5 estrelas, é um palácio restaurado do século XIX com um parque privado, vistas sobre o Rio Tejo, 2 piscinas, uma sauna e um centro de bem-estar.
Todos os quartos espaçosos estão elegantemente decorados, e muitos abrem para uma varanda com vistas para o jardim exuberante.
As atracções nas imediações incluem a Torre de Belém, a 3 km, enquanto o Mosteiro dos Jerónimos está a 2 minutos de carro do Pestana Palace.
Altis Belem Hotel & Spa
Doca do Bom Sucesso, Belém, 1400-038 Lisboa, Portugal
Este luxuoso hotel de 5 estrelas ocupa uma exclusiva localização à beira-rio, na zona histórica de Belém, em Lisboa, junto ao Rio Tejo. Dispõe de um restaurante com estrela Michelin, piscinas interiores e exteriores, um spa e um deque para banhos de sol no último piso.
O spa do Altis Hotel possui uma ampla piscina interior dinâmica, sauna, banho turco e uma variedade de tratamentos, incluindo massagens. Os hóspedes poderão requisitar um livro emprestado da biblioteca ou explorar o Parque Florestal de Monsanto, a 4 km. Um serviço de transporte do hotel para a Praça do Rossio é disponibilizado mediante pedido.
A 7 minutos a pé, os hóspedes podem encontrar o icónico Mosteiro dos Jerónimos e o Jardim de Belém. O Museu MAAT está localizado a 1,5 km. O hotel está a poucos minutos a pé do Centro Cultural de Belém e a 6 km dos bairros históricos de Lisboa, como o Chiado, o Rossio e o Bairro Alto.
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio