Vila medieval de ÓBIDOS
História e localização
Óbidos inserido no distrito de Leiria, foi em 1148 tomado aos Mouros pelas tropas de D. Afonso Henriques. No séc.XIV dá-se uma expansão habitacional entre a igreja de Sta.Maria e a igreja de S.Pedro (anteriormente área rural com poucas casas). Em 1422 D.João I assinou em Óbidos a ordenação da passagem cronológica da Era de César para a Era do nascimento de Cristo. Em 1513 D.Manuel outorga o Foral Novo à Vila.
Monumentos
Castelo – Atribui-se ao Castelo de Óbidos origem romana, provavelmente assente num castro. Foi posteriormente fortificação sob o domínio árabe. Depois de conquistado pelos cristãos (1148) foi várias vezes reparado e ampliado. No reinado de D. Manuel I, o seu Alcaide manda construir um Paço e alterar algumas partes do castelo. Na alcaidaria salientam-se as janelas com vista para Norte e para o interior do pátio. São ainda do seu tempo a chaminé existente na sala principal e o portal encimado pelas armas reais e da família de Noronha, ladeado por duas esferas armilares. O Paço sofreu fortes danos com o terramoto de 1755. No séc.XX estava em total ruína tendo sido recuperado para instalar a Pousada (a primeira pousada do Estado em edifício histórico).
Capela de Sta.Ana (séc.XVII) no Pinhal | Ermida de Sta.Iria (séc.XVI) no Bairro dos Arcos | Capela do Senhor Jesus (séc.XX) no Carregal | Capela de N.Sra.da Luz (séc.XVIII) no Bairro | Capela do Espírito Santo (séc.XVIII) na Sancheira Grande | Convento de S.Miguel (séc.XVII)
Festas e Romarias
Festa do Senhor Jesus dos Aflitos- 6 de Janeiro
Romaria de Sto.Antão- 17 de Janeiro
Festa de N.Sra. da Graça- 2 de Fevereiro
Festa e Feira de Sta.Cruz- 3 de Maio
Festa e feira de Sta.Maria Madalena- 21 e 22 de Julho
Feira do Chocolate-Abril/Maio
Vila Natal- Dezembro/Janeiro
Artesanato
O artesanato de Óbidos a par das confecções em teares manuais, dos bordados, da pintura sobre azulejo, cabaças ou latão, destaca-se sobretudo no domínio da cerâmica. A origem desta tradição remonta à época do domínio romano na península.
Gastronomia
Devido à proximidade de mar, e da Lagoa de Óbidos, a gastronomia encontra um dos seus mais altos expoentes nos pratos confeccionados com peixe e marisco. Nas carnes, o ensopado de cabrito, o borrego ou as carnes na brasa são tradição. Trouxas de ovos e lampreias das Gaeiras, mouras e alcaides são exemplos da doçaria regional. A pêra rocha é a mais afamada fruta da região. Graças à excelência do seu microclima, a região demarcada de Óbidos produz óptimos vinhos como os conhecidos vinhos (em especial os brancos de castas tradicionais) Gaeiras e Oiro de Óbidos. De especial destaque é a bebida típica de Óbidos – a Ginginha.
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio