Aldeia Histórica de Linhares da Beira e Penhas Douradas
Estava “amoroso”, como dizem lá na aldeia, num Domingo de Inverno, em Fevereiro. Acordei a pensar em correr, rodopiar, sentir o vento e o frio no rosto!
Sentada à mesa de uma sala tipicamente portuguesa tomei o pequeno-almoço serrano em Seia – Serra da Estrela: Pão centeio do sabugueiro, requeijão com doce de abobora, queijo da Serra da Estrela com marmelada, café de cevada com leite. Momento delicioso!
Estava na altura de ir queimar calorias e deleitar-me com a paisagem da Serra da Estrela e arredores.
O 1º destino eleito foi as Penhas Douradas.
Destaca-se pelos seus chalets , pela vista sobre Manteigas e o vale glaciar do rio Zêzere e pela vegetação composta por bosques de pinheiro-silvestre que coberta de neve é um quadro perfeito para alma!
Não pode perder a vista fantástica a partir do Miradouro do Fragão do Corvo. É qualquer coisa de inexplicável!
É algo “orgástico”! Se conseguir permanecer ali sentado sobre a varanda que está por trás do miradouro, sentirá um misto de sensações ao absorver tudo o que o rodeia. E ver o nascer do sol deste lugar é fantástico e apaixonante!
Ainda nas Penhas Douradas encontra a Casa das Penhas Douradas Design Hotel e SPA. É um hotel de charme, um hotel boutique, na montanha, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. O SPA tem uma vista fantástica sobre a paisagem quer de Inverno quer nas outras estações do ano. Eu especialmente gosto das cores “Outonais”.
Estando por aqui vale a pena um saltinho até ao Vale do Rossim são cerca de 10 minutos de carro, sendo que é um caminho muito agradável para fazer a pé. Para os amantes da natureza e fotografia este local entre as Penhas Douradas – Vale do Rossim é maravilhoso! Tem toda a matéria-prima para um final com sucesso.
Se gosta de caminhar, btt, trail, a partir daqui pode fazer vários trilhos. Há relativamente pouco tempo descobri um local único e “estranho” mas que se entranha pelos olhos e alma a dentro e não apetece sair dali!
Um local que agora está em voga e todo o mundo quer descobrir! Estou a falar da “Lagoa dos Conchos”.
É uma barragem que faz parte do aproveitamento hidreléctrico da Serra da Estrela e recolhe as águas da ribeira das Naves.
Esta pequena barragem desvia as águas da ribeira das Naves para a albufeira da Lagoa Comprida através de um túnel com 1519 m.
Depois de uma manhã em sintonia com a natureza em estado puro estava na hora de descobrir a Aldeia Histórica de Linhares Da Beira que fica a cerca de 25 km de Seia.
Aldeia medieval do séc. XII, muito bem conservada, com uma diversidade arquitectónica invejável face a outras aldeias.
Deambular pelas suas ruas é visitar o passado e descobrir o que de mais genuíno temos no Nosso Portugal.
Para quem gosta de trekking nesta Aldeia histórica existem alguns percursos, inclusive passa a Grande Rota das Aldeias Históricas.
É uma aldeia que quanto mais passeio e saboreio, mais quero saber, mais quero sentir, mais quero caminhar, mais quero conhecer da história, das pessoas, da gastronomia! Um lugar onde harmoniosamente se encontra o passado com o presente!
O Ex – libris da aldeia, é o seu o Castelo construído em 1291, no reinado de D. Dinis e supostamente sobre as ruínas de um antigo castro pré-romano da Idade do Ferro.
Ali no alto do Castelo, avista-se uma paisagem fantástica! Sente-se a brisa no rosto e naturalmente se abre os braços com vontade de voar e ao mesmo tempo permanecer ali! Linhares pode ser o início de uma grande e apaixonante viagem!
Para terminar deliciosamente o dia não pode deixar de almoçar ou jantar no restaurante Cova da Loba – www.covadaloba.com.
Restaurante que mistura os sabores regionais com o Gourmet. Delicioso!
Texto : Claudia Videira – www.facebook.com/claudia.videira.25
Fotografias cedidas por Manuel Ferreira – www.facebook.com/fotografiamanuelferreira
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio