ALGARVE RURAL
Pelo interior do Algarve, descubra a natureza genuína, e um rico património natural.
Percorra as Rotas do Infante D. Henrique, conheça fortes, castelos e miradouros. Arribas, falésias, dunas, areais sem fim e um imenso mar, pelo Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina.
Fontes e ribeiras descobrem-se a cada recanto, pela Serra de Monchique. Percorra vales floridos e árvores seculares, e suba aos 902 metros, da Fóia, o impressionante miradouro com vista para o Algarve e Alentejo num horizonte de mar e serra.
Fontes, igrejas, castelos, pontes romanas, miradouros, barragens e ribeiras, são percursos que poderá percorrer pelo interior do Algarve, pela região de Loulé ou S. Braz de Alportel.
Percorra a Serra do Caldeirão, com os seus contrastes de florestas de eucalipto, sobreiros, pinheiros e os seus campos cultivados de trigo e cevada.
Suba o Rio Guadiana, próximo de Espanha, por montes e vales, e redescubra vestígios milenares, do Neolítico à presença romana e árabe.
Acompanhe o percurso do Rio Guadiana, por entre salinas, sapais, montes e vales, barragens e ribeiras, e toda a sua fauna e flora envolvente.
Conheça o principal património cultural e natural de cada região:
– Da Costa Vicentina até Monchique
Igreja Matriz de Budens; Forte de São Luís ou de Almádena (Budens); Igreja Matriz de N. Sra. Da Conceição (Vila do Bispo); Museu de Arte Sacra (Vila do Bispo); Fortaleza de Sagres (Sagres); Cabo de São Vicente (Sagres); Forte da Carrapateira; Forte e Miradouro da Arrifana; Museu de Arte Sacra Monsenhor Francisco Pardal (Aljezur); Castelo de Aljezur; Museu Antoniano (Aljezur); a Praia e Dunas da Praia da Amoreira; o Miradouro da Praia de Odeceixe.
– Serra de Monchique
Igreja Matriz de Alferce; Igreja Matriz de Monchique; Núcleo de Arte Sacra (Monchique); Convento de N. Sra. Do Desterro (Monchique); o Complexo de Termas de Monchique; o Complexo Natural das Caldas; Miradouro da Fóia.
– Região de Loulé
Muralhas do Castelo de Loulé; Igreja Matriz de Loulé; Convento do Espírito Santo (Loulé); Ruínas do Castelo e Centro Interpretativo Arqueológico de Salir; Casa Museu João de Deus (S. Bartolomeu de Messines); o Castelo, a Fonte e a Ponte Medieval de Paderne; as Barragens do Funcho e do Arade; a Ribeira de Quarteira.
– S. Brás de Alportel a Tavira
Igreja Matriz de S. Brás de Alportel; Centro de Artes e Ofícios e o Museu Etnográfico do Traje Algarvio em S. Brás de Alportel; Centro da Descoberta do Mundo Rural da Feiteira, da Mealha e de Casas Baixas; o Palácio da Galeria em Tavira; o Castelo e a Ponte Romana de Tavira; o Pego do Inferno (Fonte do Bispo) e a Ilha de Tavira.
– Castro Marim ao Nordeste Interior
Castelo de Castro Marim; Arquitectura Rural em Alcarias e no Monte das Ferrarias; Barragem Romana do Álamo; Villa Romana do Montinho das Laranjeiras; Castelo de Alcoutim; Núcleo Museológico da Barrada, de Santa Justa e da Fonte Zambujo; Igreja Matriz do Salvador de Alcoutim; Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António; Barragem de Beliche; Ribeira, Foz e Barragem de Odeleite; Barragem de Alcoutim; Praia Fluvial do Pego Fundo.
Fonte: Região de Turismo do Algarve; www.visitalgarve.pt
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio