18 Mar

CIDADE HISTÓRICA DE ÉVORA

Cidade histórica de ÉVORA

 

História e localização

Situada a 135km de Lisboa (430km do Porto), é capital de Distrito. O turismo é um sector de forte crescimento devido à sua beleza histórica e arquitectónica.

Integrada no reino de Portugal, em 1165, desempenhou, durante cerca de um século, papel decisivo no controlo de território a Sul do Tejo, disputado por cristãos e muçulmanos. Segundo a cidade do reino no final da Idade Média, aqui se organizaram muitas jornadas africanas; aqui se decidiu do clausulado do Tratado de Alcáçovas (1479), que dividiu o Mundo, descoberto e a descobrir, entre Portugal e Espanha; aqui viveu Vasco da Gama, em cuja casa persistem frescos renascentistas. A cidade de hoje tem, ainda, muito do urbanismo e da arquitectura (erudita e popular) típicos da nossa “época de ouro”, razão pela qual a UNESCO classificou a cidade, em 1986, como Património da Humanidade.

 

Évora- Portugal

Vista panorâmica de Évora

 

A visitar…

Templo Romano de Diana- O Templo Romano de Évora foi construído na primeira metade do Século I d.C. no âmbito de um plano de renovação urbanística, integrando um centro religioso, político administrativo, judicial e comercial da cidade. Durante muito tempo considerado como dedicado a Diana, é hoje consensual a sua consagração ao culto imperial.

 

Évora- Portugal

Templo de Diana- Évora

 

Praça do Giraldo – Praça central da cidade, composta com arcadas a toda a volta e comércio local. Foi local da feira franca no tempo de D. Dinis, local de comércio, torneios, justas e touradas.

 

Évora- Portugal

Igreja de Santo Antão- Évora

 

Évora- Portugal

Praça do Giraldo- Évora

 

Sé Catedral de Évora – A Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção, mais conhecida por Catedral de Évora, ou simplesmente Sé de Évora, apesar de iniciada em 1186 e consagrada em 1204, esta catedral de granito só ficou pronta em 1250. É a maior de Portugal de estilo românico e gótico, marcado por três majestosas naves.

 

Évora- Portugal

Sé Catedral de Évora

 

Igreja de S. Francisco (séc.XV e XVI)- Edificada por D.João II e concluída no reinado de D. Manuel I. Exemplar notável gótico, a igreja tem uma só nave (uma das maiores de Portugal), ladeada por capelas comunicantes. Um dos mais conhecidos monumentos de Évora está situada na Igreja de São Francisco – a Capela dos Ossos. Foi construída no século XVII por iniciativa de três monges que, dentro do espírito da altura, pretendeu transmitir a mensagem da transitoriedade da vida, tal como se depreende do célebre aviso à entrada: “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”.

 

Évora- Portugal

Igreja de São Francisco- Évora

 

Portugal

Capela dos Ossos – Évora

 

Igreja da Misericórdia- A igreja, de uma só nave e de sóbrias proporções, apresenta um majestoso conjunto de arte barroca dos séculos XVII e XVIII, sendo uma das mais belas igrejas da cidade de Évora.

 

Convento de São José  (séc. XVII) – Situado no largo de Avis em estilo barroco, sendo a igreja um exemplar da arte da talha dourada eborense.

 

Évora- Portugal

Pormenor de porta pelas ruas de Évora

 

Convento de Santa Clara – Situado entre as Ruas de Serpa Pinto e de Santa Clara, na freguesia de Santo Antão, em Évora, esta antiga casa religiosa de freiras Clarissas foi fundada no século XVI, pelo então Bispo de Évora, D.Vasco Perdigão. A igreja apresenta hoje um aspecto barroco (talha dourada e azulejaria do século XVIII).

Museu de Évora – Ocupa o antigo Palácio Episcopal, junto da Sé Catedral de Évora, em pleno centro histórico. A colecção do museu, contabilizada em cerca de 20 000 objectos, inclui peças de arqueologia, artes plásticas e decorativas (pintura, escultura, desenho, ourivesaria, cerâmica, mobiliário e têxteis), bem como uma colecção de ciências naturais.

 

Évora- Portugal

Museu de Évora

 

Museu das Carruagens – Pertencente à Fundação Eugénio de Almeida tem algumas carruagens bem preservadas, com informação sobre as mesmas.

 

Évora- Portugal

Aqueduto da Água de Prata- Évora

 

Com uma história riquíssima, cheia de episódios curiosos e muitos vestígios de outras civilizações que por aqui se foram instalando, o Alentejo reflecte uma herança única através do seu património, da sua cultura e da forma de ser muito particular das suas gentes.

Situado a 12 kms do centro de Évora, o Cromeleque dos Almendres é um dos mais importantes da Europa (maior monumento do género na Península Ibérica), com a sua quase centena de menires, são alguns dos exemplos da herança megalítica do Alentejo. Foi construído há cerca de 7500 anos, pelas primeiras comunidades agro-pastoris que se fixaram na região. O significado associado à forma dos menires nesta região, tem sido debatido entre os que defendem uma interpretação fálica da anatomia masculina e, os que defendem uma mais antropomórfica da figura humana.

 

Évora- Portugal

Cromoleque dos Almendres- Évora

 

Évora- Portugal

Cromoleque dos Almendres- Évora

 

Artesanato

Madeira, barro, mármore, azulejo, bordados, peles, rendas, têxteis, cabaças, trabalhos em cortiça.

 

Évora- Portugal

Peças de artesanato em cortiça- Évora

 

Gastronomia

Com uma cozinha tipicamente alentejana onde prevalece a carne de porco e o pão, na confecção de pratos, tais como a açorda, o gaspacho, a sopa de toucinho, o ensopado de borrego. Na doçaria as especialidades são as barrigas de freira, as queijadas, os doces de ovos, gila e amêndoas, entre muitos outros.

 

Entrecosto de Porco Ibérico com Migas

 

Onde Ficar..

THE NOBLE HOUSE HOTEL – ÉVORA

Localização/reserva »» AQUI

 

Situado no centro de Évora, a poucos minutos a pé dos principais monumentos históricos da cidade.

O The Noble House Hotel, é um edifício repleto de história, que remonta ao séc.XV.

 

Évora- Portugal

The Noble House Hotel – Évora

 

Évora- Portugal

The Noble House Hotel – Évora

 

Casa pertencente à aristocracia portuguesa, foi Solar dos Condes da Lousã e, mais tarde nos anos 20, a primeira e mais antiga unidade hoteleira de Évora, de nome Pensão Policarpo.

 

Évora- Portugal

Cartaz indicativo daquele que foi o primeiro hotel em Évora

 

Em 2016, o hotel foi alvo de uma enorme remodelação, contando com 24 quartos de completo conforto com detalhes de enorme relevância, onde foram preservados os painéis de azulejos do século XVII, a cozinha antiga, os abobadados e os vestígios da muralha romana, permitindo uma experiência ímpar, numa viagem pela história e tradição da região alentejana.

 

Évora- Portugal

The Noble House Hotel – Évora

 

Évora- Portugal

The Noble House Hotel – Évora

 

Évora- Portugal

The Noble House Hotel – Évora

 

Évora- Portugal

Pequeno-almoço em The Noble House Hotel – Évora

 

Évora- Portugal

Pequeno-almoço em The Noble House Hotel- Évora

 

Évora- Portugal

Évora à noite

 

Para programas de viagem, consulte aqui.

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

ARTIGOS DE VIAGEM

PROMOÇÕES DE VIAGEM

RESERVA DE VOOS/ HOTÉIS

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS