Fundão, Belmonte, Alpedrinha, Castelo Novo e Serra da Estrela
– Breve roteiro para conhecer o melhor da região das Beiras
A Cova da Beira está localizada na região do Centro (Região das Beiras) e do distrito de Castelo Branco. Limita a norte com as sub-regiões da Serra da Estrela e da Beira Interior Norte, a leste com a Beira Interior Sul, a sul com a Beira Interior Sul e com o Pinhal Interior Sul e a oeste com o Pinhal Interior Norte.
Compreende 4 concelhos:
- Belmonte
- Castelo Branco (Inclui apenas as freguesias de São Vicente da Beira e Louriçal do Campo)
- Covilhã
- Fundão
Fundão
O município do Fundão é constituído por uma diversidade de territórios, onde coexistem a montanha, a planície, o pinhal e o rio Zêzere.
Os monumentos de interesse histórico, as aldeias históricas, os achados arqueológicos, a gastronomia (destaque para a famosa cereja da região) e o artesanato, fazem desta região da Cova da Beira, um destino de eleição, com muito para ver e conhecer.
Na serra da Gardunha tem ao seu dispor 10 percursos ao longo de 130km, onde poderá realizar diferentes caminhadas, passeios de BTT, ou observar a fauna/flora envolvente.
Alpedrinha
Esta antiga aldeia, tem um património arquitectónico religioso, militar ou civil importante. Alpedrinha é famosa pelo seu artesanato: dos embutidos de madeira, ao trabalho em ferro, loiça preta e cestaria.
Pontos de interesse: Casa do Cardeal D.Jorge da Costa; Igreja Matriz; Chafariz de D.João V; Palácio do Picadeiro; Pelourinho; Casa da Comenda e diversas Capelas.
Festas populares e religiosas:
Festival dos Caminhos da Transumância (Festival dos Chocalhos)- 3º Fim-de-semana de Setembro
Anjo da Guarda- 3ºDomingo de Julho
Castelo Novo
Castelo Novo pertenceu aos extensos territórios doados pelos monarcas portugueses à Ordem dos Templários. Esta antiga vila medieval, tem um património arquitectónico religioso, militar ou civil relevante, sendo significativas as intervenções do período Manuelino (séc.XVI) e Barroco (séc.XVIII).
Pontos de interesse: Chafariz da Bica; Igreja da Misericórdia; Igreja Matriz (XVIII); Castelo (D.Sancho I); Capela de São Brás.
Festas populares e religiosas:
Romaria da Nossa Senhora da Serra- 2ªfeira de Páscoa
Romaria de Nosso Senhor da Misericórdia- 1º Domingo de Setembro
Festas em Honra de S.Brás- 1º fim-de-semana de Fevereiro
Belmonte
Vila histórica, local de residência da família Cabral, destacando-se a figura de Pedro Álvares Cabral, Descobrir do Brasil (ano de 1500).
Belmonte ao longo de séculos, soube acolher uma importante comunidade Judaica que aqui tem vivido até à actualidade. No passado foram alguns milhares, actualmente são cerca de 40 que vivem na vila de Belmonte.
Visite a vila histórica de Belmonte e, conheça diversos museus e monumentos da história da região. Poderá adquirir um bilhete por 10€ (adulto) que lhe permitirá ter o acesso a 6 dos principais museus e monumentos da vila.
Pontos de interesse:
Castelo de Belmonte; Igreja de Santiago e Panteão dos Cabrais; Capela de S.António e do Calvário; Sinagoga; Museu Judaico; Igreja Matriz; Estátua de Pedro Álvares Cabral; Museu dos Descobrimentos; Ecomuseu do Zêzere; Museu do Azeite.
Castelo de Belmonte
A sua fundação deve-se a D.Afonso III, que em 1258 autoriza o Bispo D.Egas Fafes a construir uma Torre em Belmonte.
Em 1446, D.Afonso V doa o castelo a Fernão Cabral I, para aí construir a sua residência.
Igreja de Santiago/ Panteão dos Cabrais
Monumento de traço românico, na igreja de Santiago pode observar a capela, mandada edificar em 1240, assim como observar os frescos, de pelo menos duas épocas.
Em ligação com a igreja, está o Panteão dos Cabrais, onde é possível observar túmulos de diversos elementos da família Cabral, inclusive de Pedro Álvares Cabral.
Museu Judaico de Belmonte
É um dos mais importantes museus do país a abordar a temática, sendo um local muito procurado por judeus provenientes de todo o mundo. Belmonte é talvez o local de Portugal, com maior número de turistas provenientes de Israel, bem como judeus de outras partes do mundo que aqui vem conhecer os vestígios da comunidade neste local.
Poderá conhecer os seus costumes desta comunidade, que durante séculos praticou a sua religião em segredo no interior das suas casas e os ritos católicos no exterior.
A Sinagoga de Belmonte (Sinagoga Bet Eliahou) normalmente encontra-se encerrada, localizada noutra parte da vila.
Museu dos Descobrimentos
É um projecto único e interactivo em Portugal! Como forma de homenagear a descoberta do Brasil em 1500, por Pedro Álvares Cabral, e ao longo de 16 salas aborda-se a história dos descobrimentos portugueses. Através da experiência interactiva, permite criar sensações que transporta o visitante para essa época dos descobrimentos portugueses.
Pontos de interesse na Serra da Estrela
Praia Fluvial de Loriga
Em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, na Vila de Loriga situa-se a Praia Fluvial de Loriga, única situada num vale glaciário. Maravilhosa para quem gosta de natureza e serenidade. É muito procurada pelas suas águas puras brancas e cristalinas. Esta praia foi ainda umas das finalistas das “7 Maravilhas – Praias de Portugal”, na categoria de Praias Fluviais e recebeu, um galardão de ouro, atribuído pela Quercus.
Para quem gosta de caminhadas, não deve perder o trilho Garganta de Loriga. A Garganta de Loriga é um dos sete vales de origem glaciária que existem na Serra da Estrela. Subir este vale, desde a vila de Loriga até à Torre. É uma das mais maravilhosas experiências de montanha a realizar na Serra. São 1400 metros de desnível acumulado para usufruir da natureza na sua plenitude e “sentir” o prazer de chegar a pé ao ponto mais alto de Portugal Continental!
Grau de Dificuldade: Moderado
Duração: 7 a 8 horas – Distância: 11km
Desnível Positivo Acumulado: 1400m – Percurso Linear
A nível Gastronómico nesta Vila aproveite e prove a “Broa de Loriga”, os recentes e deliciosos chocolates da Panificadora Louripão e o famoso Bolo Negro.
Vale do Rossim
Praia Fluvial mais alta de Portugal, que se situa nas Penhas Douradas.
Conta com algumas infraestruturas de apoio. No local existe um bar/lounge com música, restaurante.
Nesta zona das Penhas douradas não deve perder o Miradouro do Fragão do Corvo.
Museu do Pão
Localizado em Seia, é um espaço que vale uma visita.
Os mais novos poderão não só observar o ciclo do pão e o seu processo de feitura, mas também manipular a própria farinha, aliando a componente pedagógica à lúdica.
Os mais graúdos podem apreciar a arquitetura e o espaço envolvente, saborear e comprar os produtos regionais à venda (não deixe de comprar o pão do sabugueiro) e “sentir” um pouco o espaço sentando-se no bar do Museu (vale a pena sentar-se tomar um chá ou café contemplando o espaço).
Covão da Ametade
É uma dos locais mais belos da Serra da Estrela. Em todas as estações do ano este local se transforma mantendo a sua beleza única.
Está localizado no início do Vale Glaciário do Zêzere. Atualmente é no Covão da Ametade que o rio Zêzere toma corpo. É uma zona bastante atrativa devido à vegetação envolvente maioritariamente composta por bétulas, planta esta que tem a particularidade de criar um ecossistema com uma grande biodiversidade.
É um espaço com algumas infraestruturas como casas de banho e churrasqueiras, podendo acampar por aqui. Este local é procurado pelos desportistas de inverno e de montanha que optam por começar nesta zona as suas caminhadas e escaladas ao longo dos covões e formações rochosas que terminam junto ao Cântaro Magro.
Vale Glaciar do Zêzere
Finalista das 7 maravilhas naturais de Portugal, o Vale Glaciar do Zêzere faz-se percorrer pelo seu interior ao longo da Rota do Glaciar.
É possível fazer o trilho Rota do Glaciar onde é possível contemplar o Vale Glaciar do Zêzere, um dos melhores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares, em forma de “U”. Apesar de se tratar de um vale glaciar e por isso muito aberto, as encostas são muito íngremes.
Aproveite e visite o Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere. A principal atração do Centro Interpretativo é um simulador que recria uma viagem de balão/dirigível ao longo do Vale Glaciar do Zêzere. Um passeio onde o visitante se deslocará virtualmente sobre a área, património natural, com uma extensão de 13 quilómetros, com pontuais recuos no tempo e saltos de milhares de anos.
Vale muito a pena uma visita a este local, uma cascata com cerca de 10 metros, situado em Manteigas.
ALOJAMENTO RECOMENDADO
Hotel Natura Glamping (Alcongosta)
Alcongosta, 6230-040 Alcongosta, Portugal
Glamping surge de uma necessidade de que procura associar o contacto único com a Natureza, com o Glamour e conforto do alojamento, vivenciando experiências únicas e diversificadas.
Inaugurado em 2015, encontra-se localizado em plena Serra da Gardunha, a cerca de 925 m de altitude, com vista privilegiada sobre a Cova da Beira e da Serra da Estrela.
O Natura Glamping, com restaurante no local, está localizado em Alcongosta, a 7,5 km do Fundão. É disponibilizado acesso Wi-Fi gratuito neste parque de campismo. As acomodações incluem uma varanda e um terraço.
De formato geodésico e isolamento térmico e acústico, cada tenda de luxo (DOMOS) providencia vista para a montanha, e uma casa de banho privativa com secador de cabelo e produtos de higiene pessoal. Poderá desfrutar de vista para a montanha a partir das acomodações. As comodidades adicionais englobam uma área de estar.
No Natura Glamping encontrará uma recepção aberta 24 horas, um jardim, uma piscina e um terraço. No local ou nos arredores, é possível participar numa variedade de actividades, tais como circuitos de BTT e caminhadas.
O Natura Glamping foi reconhecido com o galardão Green Key que visa promover o turismo sustentável em Portugal, com boas práticas ambientais e sociais, através de procedimentos na utilização e preservação de recursos naturais com vista a minimizar o impacto ambiental.
Hotel Pousada Convento de Belmonte
(Fundão- Belmonte- 33km, 28min)
Serra da Esperança, 6250-000 Belmonte, Portugal
Situado no mosteiro medieval de Nossa Senhora da Esperança, este encantador boutique hotel possui um restaurante que serve pratos tradicionais do distrito de Castelo Branco. Está localizado numa encosta da Serra da Esperança, em plena Cova da Beira e com a panorâmica sobre o vale do Zêzere e a Serra da Estrela.
O elegante restaurante serve pratos locais com um toque de nouvelle cuisine e também um menu de cogumelos sazonal. A capela foi transformada num salão e bar, mantendo no entanto muitas características originais.
Estão decorados em relaxantes tons de areia e apresentam mobiliário antigo, camas de ferro forjado, e acabamentos em pedra.
A Pousada de Belmonte dispõe de um amplo terraço com piscina e espreguiçadeiras. Os hóspedes poderão desfrutar de passeios a cavalo, pesca e caminhadas na zona.
A vila de Belmonte fica a 1 km da Pousada de Belmonte.
Alambique de Ouro Hotel Resort & Spa
Estrada Nacional 18 – Sitio da Gramenesa, 6230-463 Fundão, Portugal
Este elegante hotel combina arquitectura clássica com amenidades luxuosas, numa localização tranquila fora do Fundão. O Alambique de Ouro Resort disponibiliza diversas piscinas exteriores, campos de ténis, piscina interior, sauna, banho turco e banheira de hidromassagem.
O Alambique de Ouro fica situado a 30 minutos de carro da Serra da Estrela e a 10 minutos da aldeia histórica da Serra da Gardunha.
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio