ROTA DO ROMÂNICO
A Rota do Românico fica situada na região norte de Portugal, compreendendo parte dos distritos de Braga, Porto e Vila Real.
Uma Rota fundada nas memórias do Românico, que convida a uma viagem inspiradora a lugares com História, junto de singulares conjuntos monásticos, igrejas, capelas, memoriais, pontes, castelos e torres senhoriais, repleta de boa gastronomia e tradições das nossas gentes.
São doze concelhos que constituem a Rota do Românico– Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.
Uma Rota com 58 monumentos, constituída por mosteiros, igrejas, capelas, memoriais, castelos, torres e pontes, erguidos em pedra dura num estilo vernacular.
Parta à descoberta destes monumentos por entre terras e a tranquilidade dos rios que envolvem os vales do Sousa, do Douro e do Tâmega.
Este legado excepcional transporta-o para a fundação da Nacionalidade e ilustra a importância deste território na história da nobreza e das ordens religiosas em Portugal.
Descubra trilhos seculares e encante-se com a harmonia perfeita entre a natureza e os legados históricos, entre os quais destacamos:
Um dos mais importantes mosteiros beneditinos da época, é o Mosteiro de Pombeiro, situado em Felgueiras.
Em Lousada, suba à imponente Torre de Vilar, símbolo do poder senhorial no território, que permite vistas deslumbrantes do topo dos seus 14 metros.
No Mosteiro de Ferreira, situado em Paços de Ferreira, deleite-se entre capitéis, colunas, arquivoltas e motivos ornamentais de várias regiões e oficinas que em perfeita harmonia, representam o românico de excelência em Portugal.
Em Paredes, conheça um importante mosteiro da época, o Mosteiro de Cête.
O Mosteiro de Paço do Sousa, em Penafiel, é considerada uma das obras-primas da arte tumular românica em Portugal, o túmulo de Egas Moniz, o famoso aio do primeiro rei português, D. Afonso Henriques.
O Mosteiro de Cárquere (Resende), o Mosteiro de Ancede (Baião) ou o Mosteiro de Travanca (Amarante) são monumentos imperdíveis da história românica em Portugal.
Percorra a pé, de bicicleta ou de automóvel, os centros históricos, as aldeias serranas, as serras da Aboboreira, do Marão e de Montemuro, os vales verdejantes que se espelham nos rios.
Para uma experiência plena, passe uma noite numa casa de turismo rural, participe nas festas tradicionais, visite a Citânia de Sanfins (Paços de Ferreira), o Museu Municipal de Penafiel, a Fundação Eça de Queiroz (Baião), ou o Castro de Monte Mozinho (Penafiel), são alguns dos locais que espelham a herança de tradições seculares.
Na gastronomia, prove a Lampreia à Bordalesa, a Posta Arouquesa ou o Anho Assado. Nos doces, destaque para as Cavacas de Resende, as Cerejas de Resende, os Doces Conventuais de Amarante ou as Fatias do Freixo de Marco de Canaveses. Acompanhe com o divinal vinho Verde da região.
Fonte: Turismo de Portugal- www.visitportugal.com
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio