9 Mai

DESTINOS DE NATUREZA EM PORTUGAL, PARA FÉRIAS EM FAMÍLIA

DESTINOS DE NATUREZA EM PORTUGAL PARA FÉRIAS EM FAMÍLIA

 

Portugal um país que apresenta uma paisagem diversificada, das planícies alentejanas às praias, das principais cidades de distrito às aldeias históricas, aos monumentos nacionais, aos parques naturais, à gastronomia e às tradições de cada região.

Neste artigo, vamos dar-lhe a conhecer destinos de NATUREZA em PORTUGAL, para visitar numas férias em FAMILIA!

 

Cascata do Arado – Gerês – Portugal

 

#1 ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

 

Conheça as aldeias históricas de Portugal: Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha, Trancoso.

 

BELMONTE

Vila histórica, local de residência da família Cabral, destacando-se a figura de Pedro Álvares Cabral, Descobrir do Brasil (ano de 1500).

 

Estátua de Pedro Álvares Cabral – Belmonte

 

Belmonte ao longo de séculos, soube acolher uma importante comunidade Judaica que aqui tem vivido até à actualidade. No passado foram alguns milhares, actualmente são cerca de 40 judeus que vivem na vila de Belmonte.

Presença Judaica em Belmonte

Janela Manuelina no Castelo de Belmonte

 

Visite a vila histórica de Belmonte e, conheça diversos museus e monumentos da história da região. Poderá adquirir um bilhete por 10€ (adulto) que lhe permitirá ter o acesso a 6 dos principais museus e monumentos da vila.

 

Pontos de interesse:

Castelo de Belmonte; Igreja de Santiago e Panteão dos Cabrais; Capela de S.António e do Calvário; Sinagoga; Museu Judaico; Igreja Matriz; Estátua de Pedro Álvares Cabral; Museu dos Descobrimentos; Ecomuseu do Zêzere; Museu do Azeite.

 

Piscina da Pousada do Convento de Belmonte

 

MARIALVA

Um castelo que guarda lendas e histórias. Igrejas que surpreendem pela subtileza dos detalhes. E gentes sempre simpáticas. Motivos irrecusáveis para uma estadia. Ali perto, o Parque Arqueológico do Vale Côa (Património da Humanidade), com as figuras paleolíticas, é essencial em qualquer roteiro turístico.

Aldeias mais próximas de Marialva:

Trancoso- 23 km; Castelo Rodrigo- 42 km

 

Marialva

Marialva- Portugal

 

MONSANTO

É a aldeia mais portuguesa de Portugal. Uma portugalidade que surge das belezas naturais, da arquitectura peculiar e, acima de tudo, do saber receber das suas gentes.

Poucos lugares oferecem paisagens tão agradáveis para o turismo de natureza.

A parte antiga está no ponto mais alto, onde os Templários construíram uma cerca com uma torre de menagem. Fora dos muros, o povoado primitivo em torno da capela de S. Miguel é defendido por uma cerca baixa.

Aldeias mais próximas de Monsanto:

Idanha-a-Velha – 15km; Castelo Novo- 47km

 

Monsanto- Portugal

 

PIODÃO

O Piódão permanece escondido em plena a Serra do Açor, cercado de majestosa paisagem. A sua deslumbrante arquitectura, exemplifica a capacidade que temos para de forma harmoniosa nos adaptarmos aos mais inóspitos e também sublimes locais.

Um exemplar único de construção em anfiteatro e em xisto, as casas distribuem-se em redor de socalcos, nas quais pontuam o azul e o xisto, por entre sinuosas e estreitas ruelas, que em cada canto escondem a história da aldeia do Piódão.

Aldeias mais próximas de Piódão:

Linhares da Beira- 80km; Belmonte- 113km

 

Aldeias históricas de Portugal

Piodão- Portugal

 

Praia Fluvial do Piodão

Praia Fluvial do Piodão- Portugal

 

Para alojamento, consulte aqui.

Para programas de viagem, consulte aqui.

 

#2 ALGARVE RURAL

 

Pelo interior do Algarve, descubra a natureza genuína, e um rico património natural.

Percorra as Rotas do Infante D. Henrique, conheça fortes, castelos e miradouros. Arribas, falésias, dunas, areais sem fim e um imenso mar, pelo Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina.

 

Portugal

Algarve Rural

 

Fontes e ribeiras descobrem-se a cada recanto, pela Serra de Monchique ou da Serra do Caldeirão. Percorra vales floridos e árvores seculares, e suba aos 902 metros, da Fóia, o impressionante miradouro com vista para o Algarve e Alentejo num horizonte de mar e serra.

Fontes, igrejas, castelos, pontes romanas, miradouros, barragens e ribeiras, são percursos que poderá percorrer pelo interior do Algarve, pela região de Loulé ou S. Braz de Alportel.

 

Algarve Rural- Portugal

Queda do Vigário – Alte (Algarve)

 

Acompanhe o percurso do Rio Guadiana, por entre salinas, sapais, montes e vales, barragens e ribeiras, e toda a sua fauna e flora envolvente e, redescubra vestígios milenares, do Neolítico à presença romana e árabe.

 

Algarve Rural

Hotel Rural Quinta do Marco- Algarve Rural

 

Hotel Rural Quinta do Marco- Algarve

 

Para alojamento, consulte aqui.

Para programas de viagem, consulte aqui.

 

#3 ROTA DAS JUDIARIAS

 

O Centro de Portugal integra o maior espólio de uma das mais importantes comunidades que habitaram a Península ibérica durante a Idade Média.

Se Portugal e, especialmente o interior da Região Centro foi o último refúgio da comunidade judaica é também nesta que se presta homenagem ao cônsul português em Bordéus, que salvou do holocausto dezenas de milhares de judeus- Aristides de Sousa Mendes, um símbolo da humanidade. É em Cabanas de Viriato, berço deste herói, que milhares de judeus veneram este feito.

 

Museu Judaico em Belmonte- Portugal

 

Museu Judaico em Belmonte- Portugal

 

A presença de vestígios judaicos na região, podem ser visualizados nas seguintes cidades e vilas: Alenquer, Almeida, Belmonte, Castelo Branco, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Guarda, Idanha-a-Nova, Leiria, Linhares da Beira, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal, Seia, Tomar, Torres Vedras e Trancoso.

 

Rota das Judiarias de Portugal

 

Para alojamento, consulte aqui.

Para programas de viagem, consulte aqui.

 

#4 SUDOESTE ALENTEJANO

 

O Alentejo oferece história, aventura, natureza e experiências para quem o visita. Conhecer a história, o património, a natureza, a gastronomia e as tradições regionais.

O litoral do Parque Natural do Sudoeste Alentejano tem inúmeros os cenários privilegiados para quem procura a diversidade e beleza de uma paisagem intocada.

Mais de uma centena de quilómetros de costa atlântica, alonga-se por Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira. De Tróia a Melides, de São Torpes a Porto Covo, de Vila Nova de Milfontes à Zambujeira do Mar. O Alentejo tem dezenas de praias fabulosas, mais expostas ou mais recatadas, muita delas quase escondidas pela falésia. Perfeitas para mergulhos a dois ou em família, para a prática de desportos como o surf ou a pesca, as praias alentejanas são uma alternativa perfeita a destinos mais concorridos, sendo também uma referência para os adeptos do naturismo.

 

Sudoeste Alentejano- Portugal

Sudoeste Alentejano- Portugal

 

A visitar na região:

A Costa Alentejana é muito rica e conhecida pela sua fauna e pela sua flora que são muito ricas e diversificadas.

Realize parte de um percurso junto das falésias, onde as paisagens são deslumbrantes e onde se situam locais fantásticos: Praia do Carvalhal ou Praia da Amália, entre tantas outras belas praias.

 

Algumas das melhores praias na região:

 

PRAIA DA AMÁLIA (N 37° 28′ 53.702”, W 8° 47′ 25.580”)
É a praia mais próxima da Casa da Seiceira, fica apenas a 800 metros. O nome desta praia deve-se ao facto da Amália Rodrigues ter uma propriedade junto a esta praia. É bastante isolada e de grande beleza natural. Um malmequer junto à estrada indica o desvio a seguir. A praia da Amália é de acesso difícil.

 

Sudoeste Alentejano- Portugal

Acesso à Praia da Amália- Alentejo

 

Sudoeste Alentejano- Portugal

Praia da Amália- Sudoeste Alentejano

 

PRAIA DO CARVALHAL (N 37º 30′ 2.72”, W 8º 47′ 34.92”)

Esta praia fica a 5 minutos de carro da Casa da Seiceira. O acesso é feito a partir do Brejão ou, por terra batida, a partir de Zambujeira do Mar. Esta é uma praia de acesso fácil e com estacionamento. Conta ainda com vigilância, casas de banho, bandeira azul, bar/café e ainda acesso para pessoas com mobilidade condicionada.

 

Sudoeste Alentejano- Portugal

Praia do Carvalhal

 

Sudoeste Alentejano- Portugal

Casa da Seiceira- Alentejo

 

Sudoeste Alentejano- Portugal

Piscina da Casa da Seiceira- Alentejo

 

PRAIA DOS ALTEIRINHOS (N 37º 31′ 7.43”, W 8º 47′ 21.86”)
A Praia dos Alteirinhos está localizada a sul da Zambujeira do Mar e devido aos vários recantos formados pelas rochas, é também procurada por praticantes de nudismo. O acesso a esta praia não é dos mais fáceis, sendo o estacionamento feito no topo da falésia.

 

Sudoeste Alentejano- Portugal

Praia dos Alteirinhos

 

ZAMBUJEIRA DO MAR (N 37º 31’22.38”, W 8º 47’15.22”)

Praia muito bonita, sobretudo sendo uma praia urbana. Está situada numa famosa vila, com um aspecto bastante acolhedor.
A Praia de Zambujeira do Mar foi eleita a melhor Praia Urbana no concurso televisivo “7 Maravilhas de Portugal”, em 2012. É uma praia bastante procurada por amantes da prática de surf e bodyboard. Esta praia é de acesso fácil e com estacionamento. Conta ainda com vigilância, casas de banho, bandeira azul, bar/café e ainda acesso para pessoas com mobilidade condicionada.

 

Sudoeste Alentejano- Portugal

Praia da Zambujeira do Mar

 

MALHÃO– Situada em Vila Nova de Milfontes, tem estacionamento nas proximidades. Uma praia com grande extensão de areal.

 

Sudoeste Alentejano- Portugal

Praia do Malhão- Vila Nova de Milfontes

 

ALMOGRAVE- Situada a sul de Vila Nova de Milfontes, tem bons acessos e estacionamento disponível no local. A praia é facilmente acessível e bem adequado para as crianças. Bela praia com falésias no fundo.

 

Sudoeste Alentejano- Portugal

Praia de Almograve

 

Para alojamento, consulte aqui.

Para programas de viagem, consulte aqui.

 

#5 PARQUE NATURAL DA SERRA DA ESTRELA

 

O parque natural da Serra da Estrela possui o ponto mais elevado em Portugal Continental, com a altitude de cerca de 2.000 metros.

No cume da Serra da Estrela, a Torre possui pistas de ski, sendo o único local em Portugal onde se torna possível a prática de desportos de Inverno.

Os desníveis montanhosos existentes permite observar paisagens indescritíveis de rara beleza!

Portugal

Museu do Pão – Seia

 

Serra da Estrela- Portugal

Luna Hotel Dos Carqueijais- Serra da Estrela

 

Para alojamento, consulte aqui.

Para programas de viagem, consulte aqui.

 

#6 PARQUE NATURAL DO ALVÃO

 

Com uma excelência emblemática, não aconselhável a quem sofre de vertigens, as Fisgas de Ermelo são o sonho de qualquer amante pela natureza e suas descobertas.
Local mais deslumbrante da área protegida do parque Natural do Alvão – é visita obrigatória para quem lá passa.

Ricas em biodiversidade, as Fisgas de Ermelo possuem um enorme valor patrimonial e científico. Tanto pelas várias espécies presentes como pela marca de fósseis existentes ainda nas rochas, as mesmas têm grande procura no que toca ao turismo natural. Classificadas como uma das maiores quedas de água existentes na Europa, o nome popular dado ao Rio Olo, surgiu da fracturação das rochas com cerca de 480 milhões de anos. Estas permitiram que o rio se tenha “enfisgado” entre elas. O fenómeno bélico deu origem à mais bela e ilustre cascata portuguesa.

 

Mondim de Basto- Portugal

Fisgas de Ermelo- Mondim de Basto

 

Portugal

Fisgas de Ermelo

Para alojamento, consulte aqui.

Para programas de viagem, consulte aqui.

 

#7 ROTA DO ROMÂNICO

 

A Rota do Românico fica situada na região norte de Portugal, compreendendo parte dos distritos de Braga, Porto e Vila Real.

Uma Rota fundada nas memórias do Românico, que convida a uma viagem inspiradora a lugares com História, junto de singulares conjuntos monásticos, igrejas, capelas, memoriais, pontes, castelos e torres senhoriais, repleta de boa gastronomia e tradições das nossas gentes.

São doze concelhos que constituem a Rota do Românico- Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

 

Rota do Românico

Mosteiro de Ancede – Baião

 

Uma Rota com 58 monumentos, constituída por mosteiros, igrejas, capelas, memoriais, castelos, torres e pontes, erguidos em pedra dura num estilo vernacular.

Parta à descoberta destes monumentos por entre terras e a tranquilidade dos rios que envolvem os vales do Sousa, do Douro e do Tâmega.

Este legado excepcional transporta-o para a fundação da Nacionalidade e ilustra a importância deste território na história da nobreza e das ordens religiosas em Portugal.

Descubra trilhos seculares e encante-se com a harmonia perfeita entre a natureza e os legados históricos.

 

Rota do Românico

Mosteiro de Travanca- Amarante

 

Para alojamento, consulte aqui.

Para programas de viagem, consulte aqui.

 

#8 RESERVA NATURAL DO ESTUÁRIO DO SADO

 

A maior parte da Reserva Natural corresponde a zonas húmidas, nomeadamente ao próprio rio e a zonas sapais e de lodo. Situa-se no distrito de Setúbal englobando os concelhos de Setúbal, Palmela, Alcácer do Sal e Grândola.

 

Parque Natural de Portugal

Reserva Natural do Estuário do Sado

 

Na reserva encontram-se, na Costa Oeste da Península de Tróia, as formações típicas de Praias e Dunas. Relativo à riqueza biológica do estuário do Sado, constitui uma região de grande importância de duas espécies costeiras de cetáceos: o roaz-corvineiro e o boto. Na vida animal da reserva podemos referir outros mamíferos como a lontra, o texugo, a raposa, entre outros. Nas diversas espécies de aves aquáticas, destaca-se o pato-real, a cegonha branca, o flamingo, a águia sapeira, graças, entre muitas outras.

 

Roteiros turisticos desde Lisboa

Soltróia (Comporta) – Portugal

 

Para alojamento, consulte aqui.

Para programas de viagem, consulte aqui.

 

#9 RIO DOURO, ZONA DEMARCADA DO DOURO E ALTO DOURO VINHATEIRO

 

Existem várias rotas que pode realizar na Região do Douro como as rotas ligadas à cultura do vinho (Rota do Vinho do Porto e Rota dos Vinhos de Císter), a Rota do Vale do Côa entre outras culturais que existem como a Rota do Românico, fazer diferentes tipos de cruzeiros/passeios de barco ou comboio, trilhas, passeios de carro ou até mesmo fazer algumas destas combinações.

 

Alto Douro Vinhateiro, vinhedos – época de vindimas.

 

Na zona vinhateira, durante os meses de Setembro/Outubro, várias quintas das afamadas marcas de vinho do Douro possibilitam a participação na confecção do vinho, desde a colheita até ao seu armazenamento. Ao visitar uma quinta pode participar em provas de vinho…o Vinho do Porto, o Moscatel, os vinhos de origem controlada DOC Douro e os vinhos Espumantes fazem as delícias dos apreciadores. É também durante esses meses que os vinhedos ganham várias tonalidades, variando entre o verde e o vermelho-acastanhado tornando a paisagem ainda mais singular e cheia de vida.

 

Douro- Portugal

Percurso pelo Alto Douro Vinhateiro (entre Pocinho e Peso da Régua, N222).

 

Para alojamento, consulte aqui.

Para programas de viagem, consulte aqui.

 

#10 PARQUE NACIONAL PENEDA-GERÊS

 

O Parque Nacional Peneda-Gerês fica localizado na região do Minho, a norte de Portugal, próximo da região fronteiriça com Espanha.

Este importante conjunto montanhosos de granito, é bastante rico em fauna e flora. Poderá encontrar veados, águias, lobos entre tantas outras espécies. Com uma paisagem de enorme beleza, percorra trilhos romanos, quedas de água, aldeias ou a fantástica estância termal existente na região.

 

Parque Nacional da Peneda-Gerês – Portugal

 

Parque Natural Peneda-Gerês -Portugal

 

Casa Boavista na Pousadela Village – Portugal

 

Hotel no Gerês

Piscina exerior do Pousadela Village-Portugal

 

Minho

Pôr-do-sol no Pousadela Village – Gerês – Portugal

 

Para alojamento, consulte aqui.

Para programas de viagem, consulte aqui.

 

#11 MATA DO BUSSACO

 

Floresta Nacional do Bussaco é considerada área protegida e possui uma das melhores coleções dendrológicas da Europa, com cerca de 250 espécies de árvores e arbustos com exemplos notáveis. Foi nesta montanha que se travou a batalha do Buçaco em 1810. O Museu Militar tem nos seus quartos o espólio da Batalha do Buçaco e o Obelisco o seu memorial. O convento de Santa Cruz foi construído no século XVII pela Ordem dos Carmelitas Descalços.

 

Aveiro

Luso e a Mata do Bussaco- Portugal

 

Aveiro

Palace Hotel do Bussaco – Portugal

 

Para alojamento, consulte aqui.

Para programas de viagem, consulte aqui.

 

#12 – MÍTICA ESTRADA NACIONAL 2 (N2)

 – DE CHAVES A FARO – 

 

A Estrada Nacional nº 2 atravessa Portugal de Norte a Sul e é a estrada mais extensa do país, tendo o seu início em Chaves (Km 0) e terminando em Faro (Km 738,5), passando por 11 distritos (Vila Real, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro), oito províncias (Trás-os-Montes e Alto Douro, Beira Alta, Beira Litoral, Beira Baixa, Ribatejo, Alto Alentejo, Baixo Alentejo e Algarve), 4 serras, 11 rios e 32 concelhos.

Para um roteiro detalhado, siga as nossas dicas » AQUI.

 

Estrada Nacional N2- Portugal

Casa do Cantoneiro- EN2- Vila Real- Portugal

 

EN2- KM0- Tradicionais varandas de Chaves- Portugal

 

EN2- KM450- Montargil- Portugal

 

EN2- Entrecosto de Porco Ibérico com Migas- Castro Verde- Portugal

 

EN2- Km738 – Faro – Portugal

 

Para alojamento, consulte aqui.

Para programas de viagem, consulte aqui.

 

#13 AÇORES

 

Visite a Ilha de São Miguel, aprecie as suas nascentes vulcânicas, as Lagoas do Fogo e das Sete Cidades, e saboreie um Cozido nas Furnas.

Na Terceira percorra o centro histórico de Angra do Heroísmo.

Suba ao pico da Ilha do Pico, o ponto mais alto de Portugal (2350mts.),  e admire o Pico Vinhateiro.

Aventure-se num passeio de barco para observar as baleias.

No Faial tome um gin tónico na Marina da Horta, ponto de encontro de navegantes de todos os países do mundo.

 

São Miguel- Açores- Portugal

Plantação de Chá Gorreana – São Miguel- Açores

 

Arquipélago dos Açores

Parque Terra Nostra- Açores- Portugal

 

Açores- Portugal

Lagoa do Fogo – S.Miguel- Açores- Portugal

 

Arquipélago dos Açores- Portugal

Ilha das Flores- Açores- Portugal

 

#14 MADEIRA

 

Admire a deslumbrante vegetação da floresta Laurissilva, na Ilha da Madeira, seguindo os caminhos das Levadas. Experimente uma viagem alucinante, descendo do Monte até ao Funchal num carro de vime. Prove as iguarias gastronómicas como as espetadas ou o peixe-espada.

Relaxe num spa, nas piscinas naturais de Porto Moniz, ou no extenso areal dourado da praia da Ilha de Porto Santo.

 

Ilha da Madeira

Porto Santo – Portugal

 

Leve consigo  um pedaço da Ilha numa garrafa do famoso vinho da Madeira, nas  flores e frutas variadas, ou no artesanato,  como os bordados e vimes.

 

Cruzeiros

Funchal- Ilha da Madeira -Portugal

 

Para alojamento, consulte aqui.

Para programas de viagem, consulte aqui.

 

 

 

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

ARTIGOS DE VIAGEM

PROMOÇÕES DE VIAGEM

RESERVA DE VOOS/ HOTÉIS

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS