Ilha de São Jorge – Açores
Texto & Fotos de Cláudia Videira
Para quem está a ler a primeira vez acerca da minha aventura, repito com o mesmo entusiasmo a minha história de amor com o Arquipélago dos Açores , especialmente com a Ilha das Flores.
Procurava um lugar, um tempo tranquilo para mim. Senti que era o momento de parar e cuidar mais de mim. Escolhi a Ilha das Flores, mas sobre esta ilha escrevo depois.
A viagem iniciou em Junho de 2019, rumo à Ilha das Flores e ao fim de uns dias já sentia que queria ficar ali. Fiquei 3 meses e uns dias e depois rumei à Ilha de S. Jorge onde passei cerca de 10 dias.
A Ilha de São Jorge integra o Grupo Central, juntamento com a Graciosa, Terceira, Faial e Pico, sendo conhecida pela Ilha que tem mais Fajãs. E a melhor forma de conhecer as maravilhas desta Ilha é através dos trilhos pedestres, onde vislumbra cenários deslumbrantes.
A ilha possui uma área que ocupa 243,8 km, com 54 km de comprimento e somente 6,9 km de largura.
A formação geológica desta ilha teve forte influência de sucessivas sequência de erupções vulcânicas, pelo que encontramos uma natureza com fortes traços basálticos.
Tive a sorte de encontrar pessoas lindas em todas as ilhas, permitindo que eu tivesse uma experiência que não esperava. A verdade é que eu não programei nada nesta viagem. Fui sem espectativas. Fui apenas com bilhete de ida e, voltei com o coração repleto de ensinamentos e saudade!
Nesta Ilha fiz alguns trilhos e o meu batismo de mergulho. A partir da Ilha de S. Jorge pode ir de barco para o Pico e Faial. Existe um operador turístico que em época alta também tem a viagem para a Graciosa.
Alguns pontos que visitei :
- Velas de São Jorge
- Calheta de São Jorge
- Fajã da Caldeira do Santo Cristo
- Fajã do Ouvidor
- Fajã dos Cubres
- Fajã dos Vimes
- Fajã de São João
- Manadas
- Piscina Natural do Simão Dias
- Pico da Esperança
- Ilhéu da Ponta do Topo
- Urzelina
- Cultura do café na Fajã dos Vimes ( Café Nunes)
- Ponta dos Rosais
- Fabrica do Queijo S. Jorge
Destaco destas visitas os seguintes lugares :
Fajã Caldeira Santo Cristo
Classificada em 1984 como Reserva Natural pelo Governo dos Açores,
Para chegar até esta fajã o percurso não é fácil, mas o trilho pedestre oferece paisagens indescritíveis. Aos amantes de desportos de água, o lugar é ideal para prática de surf e bodyboard. Aqui também são apanhadas as famosas Ameijoas e existe um Restaurante nesta Fajã onde as mesas dizem serem deliciosas.
No local encontramos a Ermida de Santo Cristo, que no primeiro domingo de Setembro recebe uma peregrinação.
Fajã dos Cubres
Fica ao lado da Fajã Caldeira Santo Cristo e teve título de uma das 7 maravilhas de Portugal, na categoria Aldeias de Mar. É um dos locais mais visitados da Ilha.
Fajã dos Vimes
Localizada, na freguesia da Ribeira Seca, esta Fajã é muito conhecida pelas tradicionais colchas tecidas em teares de pedais,.
A região é produtora de milho, cevada, café, feijão, inhames e vinha. É uma Fajã pequena mas linda. Recomendo ir até à Fajã dos Bodes que fica logo ao lado e logo a seguir visitar o Aldeamento no Castelete, onde encontra uma ponte parecendo aqueles cenários no Nepal.
Piscina Natural do Simão Dias
Esta Piscina é o paraíso, faça chuva, sol ou vento! Situa-se na Fajã do Ouvidor e é uma paragem obrigatória ! Foi um dos primeiros locais que visitei na Companhia da minha amiga Patrícia que vive e trabalha nas Velas! Chegar a este local é fácil e podemos observar durante o caminho uma estrutura rochosa escura que contrasta com o azul do mar.
Ponta dos Rosais
Situa-se no estremo noroeste da Ilha e abriga um elevado numero de aves marinhas nidificantes
( garajau-rosado, garajau-comum e o cagarro).
Encontra-se a aproximadamente 200 metros de altura acima do nível do mar, estando classificada com o Reserva Natural. Em dias de boa visibilidade conseguimos avistar outras ilhas a partir deste local.
Ilhéu da Ponta do Topo
Este ilhéu está situado na ponta este da ilha, encontrando-se a 400 metros da Ilha e possui uma superfície aplanada composta por basaltos e tufos, originados do complexo vulcânico do Topo e devido ao processo de erosão. É um local ótimo para os amantes de mergulho.
Todas as ilhas tem o seu encanto! Todas diferentes mas todas deslumbrantes!
Amantes da natureza, amantes de fotografia, amantes de viagens…pessoas que procuram experiências mais profundas, todas ficam com vontade de voltar! Penso que não estou enganada! Sou suspeita!
Sejam Felizes!
Alguma dica acerca desta ilha estou disponível!
Texto & Fotos elaborado por @Descobrir com Alma( Cláudia Videira)
Para alojamento nos Açores, consulte aqui.
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio