9 Dez

TURQUIA

 

DICAS DOS AMANTES DE VIAGENS

A melhor informação sobre destinos é aquela que todos os dias são partilhados no nosso grupo de facebook AMANTES DE VIAGENS. Aqui encontra alguma informação útil dos membros, para preparar a sua próxima viagem!

 

Vamos ajudá-lo no planeamento da sua viagem até… TURQUIA

 

A Turquia é um país euro-asiático que ocupa toda a península da Anatólia, no extremo ocidental da Ásia, e se estende pela Trácia Oriental no sudeste da Europa. Faz fronteira com oito países: a noroeste com a Bulgária, a oeste com a Grécia, a nordeste com a Geórgia, a Arménia e o enclave de Nakichevan do Azerbaijão, a leste com o Irão e a sudeste com o Iraque e a Síria.

 

Existem sete zonas climáticas distintas na Turquia. As grandes condicionantes deste, são o monte Ararat a Oriente, o Mar Negro a Norte e o Mediterrâneo a Sul.

De uma forma geral na costa mediterrânea o clima tem invernos não muito frios e verões quentes. O interior com invernos rigorosos e verões escaldantes.

Quem pretende visitar a cidade mais famosa da Turquia – Istambul – a Primavera e o Outono são as melhores épocas, já que as temperaturas são mais amenas e baixa humidade. Em Abril os dias já são mais limpos e amenos com temperaturas entre os 7ºC e os 15ºC.

Mapa da Turquia

Mapa da Turquia

 

 #48 TURQUIA

 

PASSEIO DE BALÃO

Questão» Marco Fernandes :Para quem já fez o circuito da Turquia! O que acham das excursões extra? Alguma vale a pena? O balão vale mesmo a pena? Parece-me caríssimo. Alguma dica?”

Isabel Ferreira Pedrosa: Fiz o balão sobre a Capadócia e foi um dos pontos altos da Turquia. De outra forma não se consegue ter noção do relevo e das cores. Vale a pena”

Cristina Leitao Proença: Fiz as excursões todas na Capadócia através do hotel e adorei o balão vale mesmo a pena e fica mais barato se fizer tudo lá”

Raul Batalha: O balão é imperdível assim como o passeio de barco no Bósforo, reservando lá fica mais barato.

Janete Silva: Fiz o passeio de balão na Capadócia e recomendo, assim como o passeio no Bósforo. Dispensamos as restantes atividades extras noturnas como danças do ventre e dos Derviches, optando por fazer por nossa conta incursões pelos centros das vilas ou cidades por onde fomos ficando hospedados! Assim, conseguimos ter um conhecimento mais profundo dos lugares por onde passamos.

Ester Pascoal: Imperdível andar de balão, vale cada centavo. Eu fui assistir aos Derviches, gostei muito. O resto fazia parte da excursão.

Fatima Machado Martins: Levei tudo pago de cá excepto o passeio de balão que comprei la.
Vi o espectáculo dos Derviches e gostei mas gostei muito mais de um outro espectáculo dos Derviches a que assisti em Damasco. Como fiquei uma semana e tal no fim da excursão deu -nos a possibilidade de conhecer muito mais locais e que não costumam ser visitados.”

Maria Afonso:” Eu tinha tudo incluído passeio no Bósforo, e não tinha o balão não fiz achei muito dinheiro, um só depois × 2 mais até agora não me arrependo. Tem que se fazer escolhas.

Edite Susana Trindade Santos:” passeio no Bósforo e a viagem de balão na Capadócia são imperdíveis…. dispensei as danças e poupei assim alguns euros….não me arrependi da escolha que fiz e acho que as viagens extra valeram cada cêntimo gasto

Ana Maria Claro Ribeiro:” Visitar Efeso, Tróia mais a Norte. Istambul com os seus Palácios , Mesquitas e cruzeiro no Bósforo.Gostei de Ismirna, Cesme, Kusadasi…etc.

Marcus Vinicius: Fiz Istambul no início e no fim. Pamukale. Éfesos. Ismir. Bósforo….maravilhoso! 

Capadócia

Capadócia

 

PASSAPORTE E VISTO

Questão» Joana Antunes: Alguém sabe se para a Turquia é preciso de passaporte pu basta o cartão de cidadão com o visto?”

João Brito: É necessário apenas um visto que pode adquirir pela internet no site oficial do governo em https://www.evisa.gov.tr/en/

José Rocha:” Passaporte o visto no aeroporto a chegada custa mais ou menos 15

Nuno Jesus:” De acordo com informações do ministério dos Negócios Estrangeiros, a Turquia tem, desde 1 de Março, um novo regime de entrada para cidadãos portugueses. De acordo com este novo regime, os cidadãos portugueses necessitam, apenas, de apresentar os respectivos bilhetes de identidade/cartão de cidadão e de pagar um visto turístico que pode ser adquirido à entrada na Turquia, nos postos de fronteira, com um custo de 15 Euros e, geralmente, com validade de 90 dias, para um período de seis meses.”

Ivone Monteiro: Nos 1ºs 15 dias de Julho passado estive na Turquia. Precisa-se de passaporte individual e visto para entrada. Essa de ser só com o CC ainda não vigora e quanto ao visto aconselho a levá-lo já daqui porque lá há sempre uma fila tremenda..

Pamukkale

Pamukkale

 

CIDADE DE ÉFESO

Questão» Jose Manuel Alves partilhou o seu álbum. :”ÉFESO | Turquia junho de 2016 –  A cidade de Éfeso com os seus 250 000 habitantes, chegou a ser considerada a segunda maior do Império Romano, depois de Roma.

Ao longo dos tempos, a cidade foi dominada por diferentes impérios: os Romanos, os Jônios, os Lídios, bem como os Persas. No entanto, conseguiu manter sempre a liberdade com um sistema de governo próprio. A cidade de Éfeso atingiu o seu auge e ficou famosa por sua prosperidade entre os anos 1 e 4 DC, durante o período do Imperador Augusto.

A cidade foi um lugar bastante significativo para o cristianismo em seu início; foi aqui também que teve lugar o terceiro concílio ecumênico realizado em 431 DC.”

Amélia Militão: As ruínas da biblioteca de Célsius! Gostei muito de Éfeso!

Inocêncio Soares: Estive aqui, e assisti ao espectáculo dos gladiadores, E sei um pouco da história desta fustigada cidade por terramotos.

Joao Filipe Sá: É uma cidade bíblica. Paulo escreveu sua carta aos Éfesios. É de resto o nome de um dos livros da bíblia

Milú Inácio: Adorei tudo o que vi na Turquia…belíssimo País…independentemente o local a ser visitado…Istambul. Éfeso. Troia. Capadócia, Pemunkkale (não sei se é assim) etc”

Ester Pascoal :”Adorei Éfeso, assim como todas as outras cidades. Capadócia, com passeio de balão, Istambul. Sensacionais….

Turquia

Éfeso

 

ROTEIRO

Questão» Marisa Campos:”Eu e uma amiga queremos aproveitar os feriados de Dezembro e fazer uma viagem, encontramos uma promoção espectacular para a Turquia, tudo com hoteis 5*, 9 dias, Instambul, Ankara, Copadócia, Konya, Pamukkale, Éfeso, Izmir ou Kusadasi e Bursa. Questões: Acham que é perigoso? Os locais a visitar valem a pena?”

Maria José Pinto: A Turquia é linda vale imenso a pena e tem ótimas praias

Lena Lima: Eu estive há um mês em Istambul e Bursa, durante 7 dias…e gostei muito. Problemas??? Nem me lembrei disso….é tudo muito tranquilo…e bonito.

Estefânia Pinto Campos:” A Turquia é maravilhosa, a capadócia é do outro mundo!

Angela Schweter: Marisa, estive na Turquia e fiz exatamente este roteiro de locais. É maravilhoso!!! Inesquecível! !!!! Não percebe Pamukkalle, se conseguir veja o por do sol deste lugar.
Em Éfeso visite a casa de Nossa Senhora, tem uma energia especial; não deixe de fazer um pedido.
Na Capadócia, faça o passeio de balão, é uma experiência surreal; é um pouco caro (pros padrões do Brasil) mas vale cada centavo!”

Ana Cristina Almeida:” Aproveite a promoção e as praias. Antalya e Bodrum são as que recomendo. Quanto à segurança…..

Angela Coelho: A Turquia é fenomenal e seria a minha primeira recomendação, mas em dezembro não está tempo para praia, os invernos lá são bem frios.

Marisa Campos:” O objectivo é mesmo conhecer as cidades, não fazer praia, é uma opção que temos de fazer,. O meu receio é mesmo a segurança devido à crise politica.

Angela Coelho: Vivi lá dois anos e já voltei várias vezes. Sem problemas. Atentados, acidentes e afins, lamentavelmente acontecem tanto na Turquia como em Barcelona ou em Bali. Não estamos seguros em lado nenhum, portanto, mais vale ir a todo lado 

Istambul

Istambul

 

ISTAMBUL

Questão» Ana Cristina Fernandes:Istambul, a cidade das mesquitas, maravilhosa e neste momento muito calma.”

Eduardo Jose: A Turquia e maravilhosa e Istambul e a cidade das cores e dos sabores , saudades da Turquia.

Ró Vale: Quando fui á Turquia nem se falava em terrorismo, andei por lá completamente á vontade…é um país lindíssimo, tanto a parte europeia como a parte asiática, e a Capadócia é estranhamente bela.

Ana Silva:” Sentiu-se segura? Ainda não fui devido a tanto que por aí anda. Mas quero mto fazer o circuito

Ana Cristina Fernandes: Muito segura, não vi qualquer tipo de agitação, muitas familias a passearem, inclusive estive numa igreja católica e vi bastantes muçulmanos a visitarem-na com muito respeito

Jose Manuel Alves: Estive este em junho na Turquia e adorei a cidade, para mim é a cidade mais bela e interessante que conheci até hoje. 

Istambul

Istambul

 

ROTEIRO

Questão» Marco Filipe Azevedo:Primeira visita a Istanbul 2015. Percorri muita rua (de dia e de noite), andei muito a pé, andei de táxi, andei de metro, fiz Cruzeiro no bosforo e fiz viagem guiada de autocarro. Durante 8 dias nao parei (apenas para comer e descansar). Voltarei à turquia nao a Istanbul mas a antalia – capadocia -pamukale e troia em breve. Ficam algumas das recordações fotográficas para já. Se necessitarem de informações pormenorizadas é só pedir. Coloco os taxistas locais a um canto!”

Ana Saraiva: Estive em Istambul em julho do ano passado e fiquei fascinada com a cidade. Só estive 2 dias mas era levantar às 7 da manhã e só parar à noite para descansar. Vi o que de mais importante há para ver, é claro sempre com horas marcadas. Gostaria de voltar, agora com mais tempo para poder “saborear” essa grande cidade. Adorei as suas fotos- uma visão diferente de Istambul.”

Maria Menezes: Aconselho a quem vai à Turquia não perder a visita à Capadócia. É diferente, mais dois dias mas vale a pena.

Ana Maria Soares Anacleto:” Vá também a Efeso, Izmir para alem das que pensa visitar, vão adorar

Ana Maria Soares Anacleto: Foi no ano passado em Setembro, clima ameno em todas as cidades (foram dez) á noite na Capadócia faz frio

Juca Moutinho: Fiz há uns anos atrás a viagem de 15 dias, estive Istambul, Capadócia, Pammukale, Izmir, Antalaya e outras cidades, adorei apesar de ser uma viagem hipercansativa. O cruzeiro no Bosforo é maravilhoso.”

Turquia-Istambul

Istambul

 

Para alojamento, consulte aqui.

Para programas de viagem, consulte aqui.

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

EXPERIÊNCIAS EM PORTUGAL

- Procurar experiências
O que você quer fazer?

PROMOÇÕES DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural