9 Ago

PARQUES E RESERVAS NATURAIS DE PORTUGAL CONTINENTAL

 

PARQUES E RESERVAS NATURAIS DE PORTUGAL CONTINENTAL

 

Parques, reservas naturais ou paisagens protegidas de Portugal. São locais situados em áreas montanhosas, em planaltos, por escarpadas falésias ou, em estuários.

Com uma vasta costa atlântica e frentes ribeirinhas, apresentam uma enorme variedade morfológica e abundante riqueza natural, que lhe dão um grande potencial ambiental, paisagístico, económico e de lazer que importa preservar e valorizar. Uma enorme riqueza de fauna e flora que tem como objectivo principal,  a conservação e preservação da natureza.

São alguns dos mais importantes parques e reservas naturais de Portugal (continental), que lhe damos o devido destaque.

 

Parque natural de Portugal

Parques e Reservas Naturais de Portugal (Norte e Centro)

 

# 1 – PARQUE NATURAL PENEDA-GERÊS

O Parque Natural Peneda-Gerês fica localizado na região do Minho, a norte de Portugal, próximo da região fronteiriça com Espanha.

Este importante conjunto montanhosos de granito, é bastante rico em fauna e flora. Poderá encontrar veados, águias, lobos entre tantas outras espécies. Com uma paisagem de enorme beleza, percorra trilhos romanos, quedas de água, aldeias ou a fantástica estância termal existente na região.

 

Gerês- Portugal

Parque nacional da Peneda-Gerês

 

# 2 – RESERVA DA BIOSFERA TRANSFRONTEIRIÇA MESETA IBÉRICA

A denominação de “Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica” é um selo de excelência que foi atribuído a um território onde existe simbiose entre o Homem e a Biosfera e através do qual se visa potenciar o turismo, a conservação da Natureza, os produtos regionais certificados e a criação de novas oportunidades de emprego.

Esta região contém uma grande variedade de espécies animais, contando cerca de 250 espécies de vertebrados e o reconhecimento de uma vasta e rica diversidade de invertebrados também, muitas delas de destaque e objecto de projectos de conservação como: a cegonha negra (Ciconia nigra), o abutre do Egipto (Neophron pernocpterus), a águia de Bonelli (Aquila fasciata), a águia-coruja euroasiática (Bubo bubo), o lagarto de parede Bocage (Podarcis bocagei), víbora de Seoane (Vipera seoanei), a lontra europeia (Lutra lutra) e o Lobo Ibérico (Canis lupus signatus).

 

Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica

 

Nesta região também se encontram muitos monumentos do tempo dos Romanos e da Idade Média. Nalgumas localidades existem vestígios/ruínas de fortes, castelos e recintos murados que foram palco de guerras entre os reinados de Espanha e Portugal durante a Idade Média, numa altura em que as zonas de fronteira eram usadas para protecção tendo tido assim grande importância. Além disso, possui um património cultural único manifesto na arquitectura, costumes/tradições e folclore.

A “Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica” reconhecida pela UNESCO é a que tem maior área na Europa e engloba:

1- O Nordeste Transmontano (Distrito de Bragança-Terra Quente e Terra Fria, integrando 11 municípios) do lado de Portugal.

  • Pertencentes à Terra Fria Transmontana estão os municípios de: Bragança, Vinhais, Vimioso, Miranda do Douro e Mogadouro.
  • Pertencentes à Terra Quente Transmontana estão os municípios de: Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Alfândega da Fé, Vila Flor, Carrazeda de Ansiães e Freixo de Espada à Cinta.

 

2- O município de Figueira de Castelo Rodrigo (Distrito da Guarda) do lado de Portugal.

3- A província de Zamora do lado de Espanha (com 48 municípios).

4- A província de Salamanca do lado de Espanha (com 27 municípios).

 

Reserva da Biosfera Transfeiteiriça Gerês-Xurés

Reserva da Biosfera Transfeiteiriça Gerês-Xurés

 

Engloba 4 parques naturais:

  1. Lago da Sanabria e arredores (Espanha)
  2. Montesinho (Portugal)
  3. Douro Internacional (Portugal)
  4. Arribes del Duero (Espanha)

 

Parque Natural de Portugal

Parque Natural de Montesinho

 

# 3 – PARQUE NATURAL DO ALVÃO

Com uma excelência emblemática, não aconselhável a quem sofre de vertigens, as Fisgas de Ermelo são o sonho de qualquer amante pela natureza e suas descobertas.
Local mais deslumbrante da área protegida do parque Natural do Alvão – é visita obrigatória pra quem lá passa.

Ricas em biodiversidade, as Fisgas de Ermelo possuem um enorme valor patrimonial e científico. Tanto pelas várias espécies presentes como pela marca de fósseis existentes ainda nas rochas, as mesmas têm grande procura no que toca ao turismo natural.Classificadas como uma das maiores quedas de água existentes na Europa, o nome popular dado ao Rio Olo, surgiu da fracturação das rochas com cerca de 480 milhões de anos. Estas permitiram que o rio se tenha “enfisgado” entre elas. O fenómeno bélico deu origem à mais bela e ilustre cascata portuguesa.

 

Fisgas de Ermelo- Portugal

Parque Natural do Alvão – Portugal

 

# 4 –  ZONA DEMARCADA DO DOURO E ALTO DOURO VINHATEIRO

Existem várias rotas que pode realizar na Região do Douro como as rotas ligadas à cultura do vinho (Rota do Vinho do Porto e Rota dos Vinhos de Cister), a Rota do Vale do Côa entre outras culturais que existem como a Rota do Românico, fazer diferentes tipos de cruzeiros/passeios de barco ou comboio, trilhas, passeios de carro ou até mesmo fazer algumas destas combinações.

Na zona vinhateira, durante os meses de Setembro/Outubro, várias quintas das afamadas marcas de vinho do Douro possibilitam a participação na confeção do vinho, desde a colheita até ao seu armazenamento. Ao visitar uma quinta pode participar em provas de vinho…o Vinho do Porto, o Moscatel, os vinhos de origem controlada DOC Douro e os vinhos Espumantes fazem as delícias dos apreciadores. É também durante esses meses que os vinhedos ganham várias tonalidades, variando entre o verde e o vermelho-acastanhado tornando a paisagem ainda mais singular e cheia de vida.

 

Douro- Portugal

Delimitação do Alto Douro Vinhateiro – Património Mundial.

 

A Região Demarcada do Douro tem uma extensão com cerca de 250.000 hectares ao longo do Rio Douro e de seus afluentes, entre Barqueiros e Barca d’Alva.

Os solos são na sua quase totalidade derivados de xistos mas a individualidade desta região deve-se à sua localização onde as serras do Marão e de Montemuro exercem grande influência, servindo como barreira à penetração dos ventos húmidos de oeste. Situada em vales profundos, protegidos por montanhas, a região tem invernos muito frios e verões muito quentes e secos.

Apesar da UNESCO só ter classificado cerca de 10% deste território como Património da Humanidade, considerou a restante área da Região Demarcada do Douro como “zona tampão” e deu indicações no sentido de nela ser aplicado o mesmo tipo de medidas conducentes à gestão e salvaguarda da paisagem classificada.

 

Bragança- Portugal

Panorâmica Rio Douro Internacional Superior (margem esquerda Portugal, margem direita Espanha)

 

# 5 – MATA DO BUSSACO

Floresta Nacional do Bussaco é considerada área protegida e possui uma das melhores coleções dendrológicas da Europa, com cerca de 250 espécies de árvores e arbustos com exemplos notáveis. Foi nesta montanha que se travou a batalha do Buçaco em 1810. O Museu Militar tem nos seus quartos o espólio da Batalha do Buçaco e o Obelisco o seu memorial. O convento de Santa Cruz foi construído no século XVII pela Ordem dos Carmelitas Descalços.

 

Mata do Bussaco - Portugal

Palácio do Bussaco – Portugal

 

# 6 – AROUCA GEOPARQUE

Arouca, tem uma história milenar, situando-se na Bacia do Douro, no Norte do Distrito de Aveiro, a cerca de 50Km do Porto. O Arouca Geoparque talhado em xisto e granito e com um património geológico de milhões de anos, é classificado como Geoparque Mundial da UNESCO.

Uma terra de paisagens deslumbrantes, monumentos históricos, aldeias tradicionais, gastronomia, artesanato, os passadiços do Paiva, praias fluviais e as águas bravas do rio Paiva para Rafting, percursos pedestres, entre muitas outras actividades.

 

Arouca- Portugal

Passadiços do Paiva- Arouca Geoparque

 

# 7 – PARQUE NATURAL DA SERRA DA ESTRELA

O parque natural da Serra da Estrela possui o ponto mais elevado em Portugal Continental, com a altitude de cerca de 2.000 metros.

No cume da Serra da Estrela, a Torre possui pistas de ski, sendo o único local em Portugal onde se torna possível a prática de desportos de Inverno.

Os desníveis montanhosos existentes, permite observar paisagens indescritíveis de rara beleza!

 

Parques e Reservas Naturais de Portugal

Parque Natural da Serra da Estrela – Portugal

 

# 8 – RESERVA NATURAL DAS BERLENGAS (PENICHE)

É impossível falar de Peniche e não referir as Berlengas, arquipélago situado a 15 Km da costa oeste de Peniche. São compostas por três ilhéus – Berlenga Grande, as Estelas e os Farilhões, a primeira das quais é a maior e a única que é habitável.

Em 2011 foi considerada pela Unesco, Reserva Mundial da Biosfera, e área protegida desde 1465, quando o Rei Afonso V decidiu que era proibida qualquer ação contra a natureza naquele local. Em 1513 com D. Leonor, monges da Ordem de São Jerónimo aí se estabeleceram, podendo auxiliar a navegação e vitimas de naufrágios naquela costa assolada por corsários, fundando na altura o Mosteiro da Misericórdia da Berlenga, onde desde 1953 é um restaurante. Mas devido às doenças, à falta de alimentos e aos constantes ataques de piratas e corsários, tornaram impossível a estadia dos frades na ilha.

 

Berlengas- Peniche

Reserva Natural das Berlengas

 

O maior centro populacional de Portugal, abrange 18 municípios da grande Lisboa e da península de Setúbal.

Abrange dois grandes estuários, o do Tejo e o do Sado, as áreas protegidas do Parque Natural de Sintra/Cascais e do Parque Natural da Arrábida, assim como a Arriba Fóssil da Costa da Caparica.

 

Parque Natural de Portugal

Parques e Reservas Naturais de Portugal (Centro- Sul)

 

# 9 – PARQUE FLORESTAL DE MONSANTO

Monsanto com mais de 1000ha. de biodiversidade, localizados em pleno coração de Lisboa, é um recurso estratégico regional no domínio das actividades livres em natureza.

Esta serra, é hoje fundamental na regulação da qualidade do ar e no clima da cidade de Lisboa, assumindo uma presença incontornável do ponto de vista paisagístico, projectando-se como um enorme espaço de recreio e lazer.

www.cm-lisboa.pt

 

Parque Natural de Portugal

Parque Florestal de Monsanto

 

# 10 – PARQUE NATURAL SINTRA-CASCAIS

O Parque apresenta uma grande diversidade de ambientes e paisagens que inclui dunas, florestas, lagoas, uma acidentada linha costeira com altas arribas interrompidas por praias, o imponente Cabo da Roca e, no centro, a magnífica Serra de Sintra e toda a área classificada pela UNESCO como Paisagem Cultural e Património da Humanidade.

Esta zona é particularmente rica e variada do ponto de vista da fauna, da flora e da geomorfologia.

www.icnf.pt

 

Parque Natural de Portugal

Parque Natural Sintra-Cascais- Portugal

 

# 11 – PARQUE DA PENA

O Parque da Pena é um dos raros casos em que a Natureza foi beneficiada pela acção do homem, já que se trata da zona melhor preservada da serra. D. Fernando, autor do projecto do palácio e parque da Pena, procurou recrear uma paisagem cénica, o que conseguiu com a florestação planeada e intensiva das encostas da serra. Uma Serra de Sintra repleta de regatos, fontes, lagos, fetos, árvores exóticas, aves raras em cativeiro e uma variada fauna em liberdade.

www.icnf.pt

 

Parque Natural de Portugal

Parque da Pena – Sintra – Portugal

 

# 12 – PARQUE NATURAL DA ARRÁBIDA

O parque estende-se por uma área de 10800 ha. A flora da Serra da Arrábida é um dos elementos a realçar neste parque onde o relevo acidentado permitiu diferentes microclimas e uma grande diversidade de espécies.

A Mata do Solitário, a Mata do Vidal e a Mata Coberta constituem as três reservas integrais do Parque. Durante muitos anos, esta área foi uma importante coutada de caça. Possui uma enorme e diversificada fauna e flora.

www.icnf.pt

 

Próximos artigos- AMANTES DE VIAGENS

Arrábida- Setúbal- Portugal

 

# 13 – RESERVA NATURAL DO ESTUÁRIO DO SADO

A maior parte da Reserva Natural corresponde a zonas húmidas, nomeadamente ao próprio rio e a zonas sapais e de lodo. Situa-se no distrito de Setúbal englobando os concelhos de Setúbal, Palmela, Alcácer do Sal e Grândola.

Na reserva encontram-se, na Costa Oeste da Península de Tróia, as formações típicas de Praias e Dunas. Relativo à riqueza biológica do estuário do Sado, constitui uma região de grande importância de duas espécies costeiras de cetáceos: o roaz-corvineiro e o boto. Na vida animal da reserva podemos referir outros mamíferos como a lontra, o texugo, a raposa, entre outros. Nas diversas espécies de aves aquáticas, destaca-se o pato-real, a cegonha branca, o flamingo, a águia sapeira, graças, entre muitas outras.

www.icnf.pt

 

Parque Natural de Portugal

Reserva Natural do Estuário do Sado

 

# 14 – RESERVA NATURAL DO ESTUÁRIO DO TEJO

Esta Reserva Natural é a maior zona húmida Portuguesa, e uma das mais importantes da Europa. Inclui uma das maiores extensões contínuas de águas estuarinas (lamas, sapal e mouchões) e é uma das zonas do país onde se podem observar mais aves aquáticas migratórias.

Alberga regularmente mais de 50 mil aves aquáticas invernantes. Nos seus campos agrícolas e nas pastagens, podem-se observar touros e cavalos lusitanos.

www.icnf.pt

 

Parque Natural de Portugal

Reserva Natural do Estuário do Tejo – Portugal

 

# 15 – PARQUE NATURAL DO SUDOESTE ALENTEJANO E COSTA VICENTINA

O Alentejo oferece história, aventura, natureza e experiências para quem o visita. São diversos os espaços e cenários para passeios a pé, a cavalo, de bicicleta, de balão ou de barco. Pode provar a gastronomia regional, desfrutar dos melhores hotéis, conhecer praias desertas e parques naturais.

O litoral do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, tem inúmeros os cenários privilegiados para quem procura a diversidade e beleza de uma paisagem intocada.

 

Alentejo- Portugal

Parque Natural do Sudoeste Alentejano – Portugal

 

Para ALOJAMENTO » ver aqui.

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

SEGURO DE VIAGEM

ARTIGOS DE VIAGEM

PROMOÇÕES DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural