17 Out

UMA VIAGEM PELO CENTRO DE PORTUGAL

 

UMA VIAGEM PELO CENTRO DE PORTUGAL

 

Portugal apresenta uma paisagem diversificada, das planícies alentejanas até ás praias, das principais cidades de distrito até ás aldeias históricas, aos monumentos nacionais, aos parques naturais, à gastronomia e ás tradições de cada região.

Neste artigo apresentamos alguns dos destinos a conhecer na região CENTRO DE PORTUGAL, englobando os distritos: Coimbra, Aveiro, Leiria, Viseu, Guarda e Castelo Branco.

Descubra a natureza na serra do Buçaco, e as estâncias Termais de excelente qualidade  como a Curia, Luso e Monfortinho.

Pratique desportos de aventura nas Serras da Estrela e do Caramulo. Visite as aldeias históricas e as aldeias de xisto, ou o território preservado do Geopark Naturtejo.

Saboreie as caldeiradas, o leitão assado da Bairrada, os doces de ovos moles de Aveiro, ou o queijo da Serra da Estrela, acompanhado com vinho do Dão.

Passeie em Coimbra e visite uma das mais antigas Universidades do mundo, mas não deixe de conhecer as outras cidades emblemáticas como Aveiro, Leiria, Viseu, Guarda e Castelo Branco.

 

Parque natural de Portugal

Mapa de Portugal- Região centro do país

 

Surpreenda a família e leve-os a realizar algumas das actividades que lhe apresentamos.

Reunimos um conjunto de recomendações para locais a conhecer em família pelo CENTRO DE PORTUGAL!

 

Escolha o seu alojamento, aqui.

Para programa de viagem, aqui.

 

#1 AVEIRO

 

Aveiro é um dos locais mais encantadores para visitar em Portugal. Os barcos moliceiros, outrora embarcações de trabalho que serviam para retirar o moliço da Ria,  servem agora  para passear os turistas pelos canais que atravessam a cidade.

A cidade tem vários edifícios Arte Nova, que lhe dão uma notoriedade fantástica,  bem como a atmosfera urbana tranquila formada por estudantes universitários.

A arquitetura religiosa é muito bem definida e Aveiro tem algumas das mais belas igrejas , algumas cobertas com azulejos brancos e azuis.

 

Descobrir Portugal

Aveiro – Portugal

 

#2 VISEU

 

Cidade capital de distrito situada a 292km de Lisboa e 133 km do Porto, tem uma história repleta de acontecimentos, sendo uma das cidades mais antigas de Portugal. Por aqui passaram Celtas, Romanos, Muçulmanos e por fim os Cristãos.

Uma cidade-museu com igrejas que marcam a paisagem urbana, casas históricas, museus ou o seu belo centro histórico.

 

Descobrir Portugal

Viseu – Portugal

 

A visitar…

 

Catedral de Viseu (séc.XIII-XIV) – A Catedral apresenta uma variedade de estilos arquitectónicos: românico, gótico e manuelino

Museu de Arte Sacra (na Catedral de Viseu) – Antigos objectos litúrgicos

Museu Etnográfico – História da tecelagem e seu processo de confecção

Museu Grão Vasco – Colecção de pintura do séc.XV de Vasco Fernandes (Grão Vasco)

 

Pousada de Viseu - Portugal

Pousada de Viseu – Portugal

 

#3 SERRA DA ESTRELA

 

Alguns locais a conhecer na Serra da Estrela:

 

Praia Fluvial de Loriga– Em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, na Vila de Loriga situa-se a Praia Fluvial de Lorica, única situada num vale glaciário. Maravilhosa para quem gosta de natureza e serenidade. É muito procurada pelas suas águas puras brancas e cristalinas. Esta praia foi ainda umas das finalistas das “7 Maravilhas – Praias de Portugal”, na categoria de Praias Fluviais e recebeu, um galardão de ouro, atribuído pela Quercus.

 

Poço da Broca  – Cascata do Poço da Broca é uma queda de água situada na Aldeia da Barriosa – Vide, que fascina pela sua beleza e envolvente, proporcionando também uma agradável praia fluvial. Tem um ótimo restaurante localizado junto à cascata com o nome de Guarda Rios. GPS: N40º 17.604 – W007º 45.207

 

Museu do Pão- Localizado em Seia, é um espaço que vale uma visita.

Os mais novos poderão não só observar o ciclo do pão e o seu processo de feitura, mas também manipular a própria farinha, aliando a componente pedagógica à lúdica.

Os mais graúdos podem apreciar a arquitetura e o espaço envolvente, saborear e comprar os produtos regionais à venda (não deixe de comprar o pão do sabugueiro) e “sentir” um pouco o espaço sentando-se no bar do Museu (vale a pena sentar-se tomar um chá ou café contemplando o espaço).

 

Portugal

Museu do Pão – Seia

 

Vale Glaciar do Zêzere– Finalista das 7 maravilhas naturais de Portugal, o Vale Glaciar do Zêzere faz-se percorrer pelo seu interior ao longo da Rota do Glaciar

É possível fazer o trilho Rota do Glaciar onde é possível contemplar o Vale Glaciar do Zêzere, um dos melhores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares, em forma de “U”. Apesar de se tratar de um vale glaciar e por isso muito aberto, as encostas são muito íngremes.

Aproveite e visite o Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere. A principal atração do Centro Interpretativo é um simulador que recria uma viagem de balão/dirigível ao longo do Vale Glaciar do Zêzere. Um passeio onde o visitante se deslocará virtualmente sobre a área, património natural, com uma extensão de 13 quilómetros, com pontuais recuos no tempo e saltos de milhares de anos.

 

Praias fluviais de Portugal

Praia Fluvial de Loriga

 

#4 GUARDA

 

A Guarda é sede de distrito e tem a sua economia baseada na agro-pecuária. Fica localizada a 178km do Porto e 339km de Lisboa.

Os muitos vestígios arqueológicos existentes no concelho atestam a presença humana desde o Neolítico, passando pela Idade do Bronze e pela romanização. D. Sancho I fundou a cidade em 1199 e com Afonso II e Afonso III concluíram-se as muralhas.

 

Monumentos principais…

 

Sé Catedral- Construída entre 1390 e 1540, a Sé apresenta uma estrutura gótica e fortificada

Cidadela Medieval e Judiaria da Guarda – Ruas medievais fascinantes que dão a volta à Judiaria da Guarda.

Museu da Guarda – Fundado em 1940 e está instalado no edifício setecentista do antigo Seminário, apenas separado do Paço Episcopal por uma Capela.

Torre de Menagem – É a última relíquia do Castelo da Guarda, situada no ponto mais alto da cidade a 1056 metros de altitude, por detrás da Sé da Guarda com uma magnífica vista panorâmica.

Capela do Mileu – Monumento Nacional e antigo templo da Guarda, do séc.XI, com arquitectura românica.

Igreja da Misericórdia – Construída em estilo barroco do séc. XVIII.

Igreja de S. Vicente – Templo barroco reconstruído no séc.XVIII, com um admirável conjunto de painéis de azulejos sobre a vida de Jesus no seu interior

 

Portugal

Sé da Guarda

 

#5 LEIRIA

 

O património da região de Leiria detém alguns dos principais monumentos nacionais, tais como o Mosteiro da Batalha, o Castelo de Leiria, de Pombal ou de Porto de Mós, ou as Grutas de Mira de Aire consideradas como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.

 

Monumentos de LEIRIA…

 

Sé Catedral– De imponentes proporções, deu início a sua construção em 1550.

Castelo de Leiria– Conquistado por D. Afonso Henriques em 1135. No interior das suas muralhas, encontra-se a torre de menagem e a Igreja N. Sra. da Pena construída por ordem de D. João I, em estilo gótico.

Núcleo histórico– Ruas e casas antigas onde é possível ver cantarias medievais, velhas mercearias ou oficinas de artesãos. Admirar candeeiros tradicionais, arcadas seiscentistas ou arcos oitocentista.

Igreja de S. Francisco– Remonta a 1232, tendo no seu interior um notável conjunto de pinturas murais góticas do séc. XV.

Convento de Santo Agostinho– Séc. XVI, de imponente fachada barroca, possui na capela-mor, um retábulo de pedra de enorme beleza

Santuário de N. Sra. da Encarnação– Com uma monumental escadaria barroca, a igreja apresenta painéis de azulejos policromados e pinturas votivas à Virgem

 

Portugal

Castelo de Leiria

 

BATALHA

Mosteiro da Batalha– Panteão Nacional e Património Mundial da Humanidade pela UNESCO e um dos monumentos mais visitados de Portugal. É a obra em Portugal que representa melhor o estilo Gótico. Mandado edificar por D. João I, para comemorar a vitória na importante Batalha de Aljubarrota contra os Castelhanos em 1385.

Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota– Localizado em São Jorge e criado com o objectivo de apresentar, de uma forma rigorosa, instrutiva e cativante, os factos históricos inerentes à Batalha de Aljubarrota, ocorrida a 14 de Agosto de 1385, marco determinante na história da independência de Portugal. É um dos mais modernos museus da Europa. O Centro transporta o visitante até 1385 através de sofisticados meios audiovisuais.

 

Leiria- Portugal

Mosteiro da Batalha – Portugal

 

PORTO DE MÓS

Castelo de Porto de Mós– Monumento Nacional e obra arquitectónica de características singulares, o castelo de Porto de Mós, erguido sobre os escombros de um posto de vigia romano, acumulou ao longo de séculos influências militares e góticas.

Grutas de Mira de Aire- Considerada uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. As maiores grutas do país, tem o comprimento conhecido de 11 Km e a sua extensão visitável é de apenas 600 metros.

A Gruta mantém durante todo o ano uma temperatura interna de 17ºC. Este ar quente húmido subia pelo algar, e ao entrar em contacto com o ar frio do exterior nos meses de inverno, condensava-se e criava uma neblina. Foi com base nesse fenómeno que 4 habitantes da vila desceram à gruta para procurar água em 1947. As grutas só foram abertas ao público em 1974.

 

Leiria- Portugal

Castelo de Porto de Mós

 

#6 FÁTIMA

 

O Santuário de Fátima é um dos mais famosos santuários católicos do mundo!

Visite ainda a Casa dos Pastorinhos na vila de Aljustrel, onde é possível encontrar o ambiente intacto, desde móveis a objetos pessoais e conheça em Fátima, o Museu de Cera e a Via Sacra, com 14 capelas que representam as diferentes estações da Paixão de Cristo.

 

Roteiros turisticos desde Portugal

Fátima- Portugal

 

Escolha o seu alojamento, aqui.

Para programa de viagem, aqui.

 

#7 TOMAR

 

Cidade do distrito de Santarém, situa-se a 133km de Lisboa e 213km do Porto.

Tem nos seus pontos principais de interesse o Convento de Cristo e Castelo dos Templários e o rio Nabão que rodeia a cidade.

 

Principais monumentos a conhecer…

 

Convento de Cristo – a sua parte mais antiga é a primitiva igreja que data de final do século XII e no séc.XVI passou a ser a actual capela-mor. Datam da época quinhentista a nave manuelina com o pórtico principal, a sala do capítulo com a sua janela considerada uma das obras-primas do manuelino.

Castelo dos Templários – O castelo apresenta elementos de arquitectura militar nos estilos românico, gótico e renascentista. Alguns autores apontam a presença de vestígios indicativos de uma estrutura militar anterior, que poderia remontar à época romana e que teria perdurado até à época islâmica, referindo a presença, no aparelho dos muros, de algumas placas decorativas, de cronologia visigótica ou moçárabe, provavelmente oriundas do sítio de Santa Maria dos Olivais, à margem esquerda do rio Nabão.

 

Portugal

Convento de Cristo em Tomar – Portugal

 

#8 NAZARÉ

 

Importante centro piscatório e turístico localizada a 114km de Lisboa (208km do Porto), encontra-se situada numa enseada, protegida por um alto promontório de 110 metros de altitude (Sítio).

Foi no séc. XVIII que se formou a chamada praia da Nazaré. Até essa data apenas existia uma imensidão de mar que rodeava a Pederneira e o Sítio. Era aqui que os pescadores viviam e se refugiavam dos constantes ataques de piratas. A Nazaré está sempre associada à lenda de D.Fuas Roupinho. No séc.IV, um monge grego chamado Círico procurou asilo em Belém e carregava consigo uma imagem de Nossa Senhora da Nazaré, que dizem ter sido esculpida no Oriente por S.José, na presença de Mãe de Cristo. A Imagem acabara oferecida ao Convento dos Monges de Cauliniano, em Mérida.

A mulher com os seus trajes tradicionais e suas sete saias, o secar do peixe na praia ou a subida/descida pelo ascensor da Nazaré são outras das tradições a não perder.

 

Roteiros turisticos desde Lisboa

Nazaré – Portugal

 

#9 ÓBIDOS

 

Óbidos inserido no distrito de Leiria, foi em 1148 tomado aos Mouros pelas tropas de D. Afonso Henriques. No séc.XIV dá-se uma expansão habitacional entre a igreja de Sta.Maria e a igreja de S.Pedro (anteriormente área rural com poucas casas). Em 1422 D.João I assinou em Óbidos a ordenação da passagem cronológica da Era de César para a Era do nascimento de Cristo. Em 1513 D.Manuel outorga o Foral Novo à Vila.

 

Roteiros turisticos desde Lisboa

Óbidos- Portugal

 

#10 COIMBRA

 

Coimbra situa-se no centro de Portugal, a cerca de duas horas de Lisboa, e uma hora de distância do Porto. Descubra o passado fabuloso de uma cidade milenar com memórias judaicas, árabes e cristãs.

As ruas centenárias, a imponência da Sé Velha, o edifício romano do Museu Machado de Castro ou a Universidade de Coimbra que constitui grande parte da cidade, são exemplos da grandiosa beleza daquela que é conhecida como a cidade dos estudantes.

Coimbra, um local de grande importância na história e tradição.

 

COIMBRA- PORTUGAL

Sé Velha de Coimbra

 

Pontos principais a visitar…

 

Universidade de Coimbra– Uma das mais antigas Universidades da Europa. Foi fundada em 1290 em Lisboa. Mais tarde, em 1537 foi transferida em definitivo para Coimbra. Na Universidade destacam-se os principais locais:

Porta Férrea e a Torre– Entrada nobre no Pátio da Universidade  (datado de 1634). A Torre histórica com os seus 34 metros de altura é uma das referências;

Biblioteca Joanina– De estilo barroco, construída em 1717 no reinado de D.João V. Salas com paredes cobertas de estantes, em madeiras exóticas de grande beleza;

Capela de São Miguel– Em estilo manuelino surgiu em 1522. Os azulejos da Capela-Mor, o Orgão Barroco, ou o Lampadário de Prata são algumas obras-primas que poderá visualizar no local;

Sala dos Capelos– Foi antiga sala do trono e actualmente é o palco das mais importantes cerimónias académicas.

Prisão Académica- É a única cadeia medieval subsistente em Portugal.

Museu Académico– Colecção de trajes académicos e objectos ligados à história e vida académica.

Sé Nova – Fundada pelos Jesuítas em 1598, possui fachada em estilo Clássico e Barroco.

Parque de Santa Cruz/ Jardim da Sereia – Próximo da Praça da Repúbica, encontra o Parque de Santa Cruz. Foi ajardinado no século XVIII e destaca-se entre outros a Fonte da Nogueira.

 

Coimbra- Portugal

Museu Nacional de Machado de Castro – Coimbra

 

Museu Nacional de Machado de Castro (e Criptopórtico Romano) – No local onde se encontra o museu, foi no passado Fórum em época Romana, templo cristão no século XI, paço episcopal no século XII e museu desde 1911. Contém importantes colecções de escultura, pintura e ouriversaria.

Noite de Fado de Coimbra – O Fado de Coimbra é um estilo musical único que descende das serenatas nocturnas realizadas nas calçadas da cidade por estudantes da Universidade. O melhor local para se ouvir Fado é sem dúvida numa das diversas casas por entre ruelas da cidade histórica.

Arco e Torre de Almedina – Entrada principal para a parte Alta da Cidade. Na sua história e durante a ocupação árabe, as muralhas estendiam-se ao longo de dois quilómetros, constituindo um poderoso sistema defensivo.

Museu Municipal de Coimbra – Núcleo da Cidade Muralhada – Conheça as principais construções da urbe medieval da cidade de Coimbra através do centro interpretativo da Cidade Muralhada.

Torre do Anto- Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra – Integrante da cerca medieval da cidade, esta antiga torre de vigia, foi no século XVI transformada em unidade habitacional. Monumento nacional, é actualmente Núcleo do Fado e da Guitarra de Coimbra.

Sé Velha – É  o Claustro Gótico mais antigo de Portugal. Diversos conjuntos de esculturas dos séculos XII a XV.

Igreja de São Tiago – Monumento Românico do último quartel do século XII.

Mosteiro de Santa Cruz- Panteão Nacional – Fundado em 1131, pelos cónegos regrantes de Santo Agostinho, hoje Panteão Nacional. Túmulos de D. Afonso Henriques e de D.Sancho I são alguns exemplos de interesse histórico.

 

Coimbra- Portugal

Universidade de Coimbra

 

Parque Verde do Mondego– Atravessando a Ponte de Santa Clara, atravesse para a margem oposta do Rio Mondego e chegue à Praça da Canção/Choupalinho.

Portugal dos Pequenitos – Parque lúdico-pedagógico dedicado à Criança. Representa uma vasta gama de réplicas e elementos sobre Arquitectura e História de Portugal.

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha – Iniciado em 1286 é Monumento Nacional, Núcleo Museulógico e Sítio Arqueológico. Mandado edificar por vontade da Rainha Santa Isabel  é actualmente o monumento mais importante para o estudo do Gótico em Portugal.

Mosteiro de Santa Clara-a-Nova – Edifício Barroco do século XVII e XVIII onde se situa o   túmulo da Rainha Santa Isabel.

Exploratório – Centro Ciência Viva – Espaço de exposição interactiva de Ciência e Tecnologia situado no Parque Verde do Mondego.

Parque Dr. Manuel Braga – Atravessando a ponte pedonal Pedro e Inês, chegue ao Parque Dr. Manuel Braga. Aprecie a vista magnífica do Rio Mondego e passeie pelos seus jardins.

 

Portugal dos Pequenitos- Coimbra

 

Um mundo de destinos na região Centro de Portugal:

 

Praia de S.Jacinto;

Salinas;

Fábrica de Porcelana da Vista Alegre (Aveiro);

Capela dos Passos (Ovar);

Museu de Ovar (Ovar);

Praia de Mira e da Barrinha (Mira);

Termas e Parque da Curia;

Palace Hotel do Bussaco;

Mata do Buçaco;

Convento das Carmelitas;

Adega do Vinho do Buçaco e Caves Messias;

Luso e Serra do Caramulo;

Termas de S.Pedro do Sul;

Museu Grão Vasco (Viseu);

Casas de Santar, solares (Santar);

Museu Arquelógico de Canas de Senhorim;

Termas das Caldas da Figueira;

Casa da Insua (Penalva do Castelo);

Solar do Queijo da Serra (Celorico da Beira);

Parque Natural da Serra da Estrela;

Aldeia do Salgueiro, termas e viveiros de trutas (Manteigas);

Centro histórico da Covilhã;

Sé Catedral da Guarda;

Castelos de Belmonte, Sortelha e Sabugal;

Praias da Figueira da Foz e Buarcos;

Universidade, Convento de Santa Clara, Jardim Botânico, Portugal dos Pequenitos (Coimbra);

Miradouro de Penacova;

Arganil, Piodão, Côja, e aldeias da região;

Praia fluvial de Côja;

Convento da Graça, Paço Episcopal e jardim (Castelo Branco).

 

Praias fluviais de Portugal

Praia Fluvial de Côja- Coimbra

 

Escolha o seu alojamento, aqui.

Para programa de viagem, aqui.

 

 

Conjunto de links essenciais para preparar da melhor forma a sua próxima viagem!

 

(CLIQUE PARA MAIS INFORMAÇÕES)

 

PROMOÇÕES DE VIAGENS

RESERVA DE VOOS

HOTÉIS

RESERVA AUTOMÓVEL

SEGURO DE VIAGEM

EXPERIÊNCIAS/ACTIVIDADES

CRUZEIROS

DISNEYLAND PARIS

ESCAPADINHAS

PRAIAS E ILHAS

ARTIGOS DE VIAGEM

CONSULTA DE VIAJANTE

RESTAURANTES

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

ARTIGOS DE VIAGEM

PROMOÇÕES DE VIAGEM

RESERVA DE VOOS/ HOTÉIS

RESERVA AUTOMÓVEL

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

AMANTES DE VIAGENS

Grupo nº1 Facebook- Viagens - PORTUGAL

SIGA-NOS NO FLICKR

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural