OMÃ
Bandeira de Omã
CAPITAL: Mascate
PONTOS DE INTERESSE: Forte de Nizwa | Mascate (Muscat)
MOEDA: Real de Omã (OMR)
VACINAS: Não existe necessidade de qualquer tipo de vacinação prévia.
A ingestão de água deve ser frequente e de preferência engarrafada.
VISTO: É necessário visto de entrada para os titulares de passaporte ordinário, que pode ser obtido nos aeroportos e postos de fronteira terrestre. É obrigatório ter validade não inferior a 6 meses. Os titulares portadores de passaporte diplomático, especial e de serviço estão isentos de visto.
Omã é um país situado na Arábia, mais especificamente na extremidade oriental da Península Arábica. Capital: Mascate.
O país é constituído por três territórios descontínuos. Os dois territórios menores estão encravados nos Emirados Árabes Unidos, sendo constituídos pelo Enclave de Madha e pela Península de Musandam e territórios adjacentes, no Estreito de Ormuz que separa o Golfo Pérsico do Golfo de Omã. O território Maior limita a norte com o Golfo de Omã (do outro lado do qual se estendem as costas do Irão e Paquistão), a leste e sul com o Mar da Arábia e a oeste com o Iémen, com aArábia Saudita e com os Emirados Árabes Unidos.
Um vasto e plano deserto cobre o centro do território de Omã, com uma cadeia montanhosa que percorre do centro-leste ao norte chamada Montanhas al-Hajar, contendo o ponto mais elevado do país,Jebel Shams e seus 2.980 metros. As principais cidades omanis estão no litoral. Destaca-se a capital e a proximidade com os centros internacionais de Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Omã
A visitar…
Omã é uma terra de desertos, com montanhas em Dhofar no Sul e em Jebel Adhbar no Norte. Existem algumas faixas estreitas costeiras que são férteis.
Com um clima temperado nas regiões tropicais, quente e seco no oeste e muito quente e húmido nas terras altas, a melhor época do ano para visitar o país é de meados de Outubro a meados de Março. Entre Junho e Setembro é preferível não viajar até ao sul, já que o clima é influenciado pelas monções.
Praia em Omã
Mascate
Mascate (Muscat) no golfo de Omã, é a capital e maior cidade do Sultanato de Omã. Tem cerca de 832 mil habitantes.
A cidade constitui-se, na verdade, em três urbes menores, que se desenvolveram em conjunto ao longo dos séculos: Mascate propriamente dita, também conhecida como a “cidade amuralhada”, onde se localizam os palácios reais; Matrah (Matruh), originalmente uma pequena vila de pescadores, onde se localiza o labiríntico “Matrah Souq”; e Ruwi, considerada geralmente como centro comercial e diplomático da cidade.
Mascate (Muscat)
Forte de Nizwa
Construído no século XVII, o Forte de Nizwa é a mais antiga fortificação do país, e servia para proteger esta antiga capital do reino de Omã.
Somente a enorme torre levou mais de trinta anos para ser construída, a qual constitui o destaque da fortaleza. Após o Forte Nizwa, visite o Nizwa Souk, onde pode encontrar artigos artesanais tradicionais, como jóias de prata, objectos em cobre e tecidos finos.
Forte de Nizwa
Sítios arqueológicos
Na região norte do país, os sítios arqueológicos de Bat, Al-Khutm e Al-Ayn testemunham o desenvolvimento dos povos fixados nas costas do golfo Pérsico, durante o terceiro milénio a.C.
Na aldeia de Bat existem mais de 100 túmulos descobertos correspondentes a essa época. O sítio arqueológico situa-se a norte da localidade de Bat, e nele se destacam as cinco torres de pedra (20 m de diâmetro) da Idade do Bronze, no interior das quais se encontram muitos restos de cerâmica. A cerca de 2 km a oeste de Bat encontra-se a Torre de Al-Khutm, e a 22 km a este fica a Necrópole de Qutur Junhal Al-Ayn, com 21 túmulos.
Sítio arqueológico de Al-Khutm
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio