MENU
1 Abr

ALGUNS DOS MELHORES MUSEUS PELO MUNDO – ÁSIA

 

ALGUNS DOS MELHORES MUSEUS PELO MUNDO – ÁSIA

Texto & Fotos de Mário Menezes

 

Museus são dos locais mais conhecidos dos países, sendo por isso muito procurados e bastante concorridos pelos viajantes dos quatro cantos do Mundo. Muitos deles, para não dizer a esmagadora maioria, visita-os independentemente de serem ou não “experts” em arte ou em qualquer outra área. Posar junto das mais célebres obras de arte ou outros objetos expostos, é um ritual de qualquer viajante. Publicar nas redes sociais, também é tradição.
Museus grandiosos, não só de arte, existem pelo Mundo fora. Temas como guerra, ciência, tecnologia, desporto, vinho, cerveja, ou mesmo aparentemente tão estranhos como casas de banho…

Dos diversos países que visitei, tive a oportunidade e o privilégio de ter entrado e passado algum tempo junto de algumas das obras de arte mais famosas do Mundo ou de outros artefatos que fizeram História. Em todos eles aprendi algo e saí um pouco mais culto e informado do que entrei!

Aqui segue uma lista, de alguns dos museus que visitei ao longo da minha vida de viajante, os que considero como os mais importantes, agrupados por cada tema, e cuja visita recomendo vivamente:

 

Museu Nacional da China – Pequim – China

 

País gigantesco com uma História milenar. É um dos países mais visitados em todo o Mundo, porém a maior parte dos seus turistas são internos. O país está preparado para avalanches de turistas, com infraestruturas largas e modernas. Dos seus cerca de 1.500 milhões de habitantes, cerca de 400 milhões constituem a classe média, aquela que tem capacidade económica para viajar, uma população praticamente igual a toda a população da União Europeia.

A Ásia não prima pelos museus, mas a China contraria essa tendência. O Museu Nacional da China localiza-se no lado Oeste da Grandiosa Praça Tiananmen em Pequim. Trata-se do segundo museu mais visitado do Mundo e segundo muitos compêndios é o terceiro maior. A exposição é composta por cerca de 1 milhão de artefatos desde o Neolítico, aos nossos dias, passando pelas guerras e revoluções, pelos imperadores e pelo Comunismo, como não poderia deixar de ser. A pintura, “Nascer da Nova China”, de quase 5 metros de altura e 17 metros de largura, com a imagem dos 63 membros fundadores do Partido Comunista Chinês encabeçados por Mao Tse Tung, sobressai. Quase duas vezes mais larga, mas ligeiramente menos alta, que a célebre pintura  “A Batalha de Waterloo” que se encontra no Rijksmuseum de Amsterdão.

O dinheiro, por exemplo, na forma como o conhecemos em circulação, julga-se que foi inventado na China, os Chineses pelo menos fazem crer isso ao Mundo, e podemos ali ver expostas imensas moedas da época, algumas furadas para que pudessem ser guardadas num colar.

Qualquer Português sentirá um enorme orgulho nacional ao ver o seu país lá representado. Macau foi território Português até 1999.
A visita é gratuita, à semelhança dos Museus Estatais na China. Mas cheguem cedo pois tanto para aceder à Praça Tiananmen como ao interior do museu, é necessário passar por controlos de segurança que poderão ser prolongados.

 

Museu Nacional da China – Pequim, entrada na Praça Tiananmen

 

Museu Nacional da China, pintura, Nascer da Nova China

 

Museu Nacional da China, documentação oficial, Portugal e China

 

Museu Nacional da China, arte Chinesa

 

Memorial do Primeiro Congresso Nacional do Partido Comunista da China – Xangai – China

 

A China é provavelmente o país mais moderno do Mundo. É difícil compreender como é dominada por um regime Comunista. Quem visita o país pode viver duas experiências aterradoras. Uma em Pequim ao visitar o Mausoléu de Mao Tse Tung, o fundador da República Popular da China, o grande líder, a outra ao visitar o local onde ocorreu o primeiro congresso nacional do Partido Comunista da China em Xangai.

Trata-se de um edifício com dois pisos, muito discreto no bairro “Xin Tian Di”. Construído em 1920, ali residiam dois membros fundadores do Partido Comunista Chinês. No interior encontram-se expostas relíquias revolucionárias, bandeiras do Partido Comunista Chinês, tudo material que fora da China é associado a extermínio e repressão. Fotos e documentos desse tempo e um conjunto de figuras de cera dos membros do Partido que ouvem e sorriem perante o discurso de Mao Tse Tung. Existe um auditório onde são reproduzidos discursos em Mandarim, aos quais os visitantes acenam com vénias! A visita inclui passagem por uma sala que possui uma mesa posta para o chá, com cadeiras e marca o local exato onde essa reunião ocorreu. Foi naquela mesa que no dia 23 de Julho de 1921, treze membros com Mao Tsé-Tung à cabeça, realizaram seu primeiro congresso nacional do Partido Comunista da China, marcando o nascimento do Partido com maior número de militantes do Mundo e até aos dias de hoje domina o país.

 

Memorial do Primeiro Congresso Nacional do Partido Comunista da China, Xangai, entrada do edifício

 

Memorial do Primeiro Congresso Nacional do Partido Comunista da China, Xangai, interior

 

Memorial do Primeiro Congresso Nacional do Partido Comunista da China, Xangai, local onde se deu a primeira reunião do Partido

 

Museu Memorial da Paz – Hiroshima – Japão 

 

Visitar Hiroshima é dedicarmos dias à paz. Refletirmos sobre nós próprios e o que a nossa natureza é capaz de fazer ao seu semelhante. A cidade foi destruída por uma bomba nuclear, durante a II Guerra Mundial, que colocou ponto final no conflito com a rendição do Japão. Com a queda da bomba, mais de 70.000 pessoas morreram instantaneamente e outras tantas morreram devido a ferimentos graves e à radiação, e ainda hoje muita gente sofre as consequências físicas e mentais. A cidade foi reconstruída e na zona onde a bomba caiu, foi construído o Parque Memorial da Paz, com muitos memoriais às vítimas das guerras e da bomba nuclear.
A visita ao Parque Memorial da Paz culmina com a visita ao Museu Memorial da Paz de Hiroshima. Lá dentro há muita informação sobre a guerra nuclear, modelos à escala das bombas nucleares, Little Boy que atacou Hiroshima e Fat Man que atacou Nagasaki, e muitos objetos transformados com as consequências da bomba atómica e uma impressionante animação virtual em 3D do ataque nuclear e a forma como em poucos segundos a cidade ficou praticamente reduzida a cinzas.
Depois de ficarmos a saber quão horrível é uma guerra nuclear, saímos dali com desejo reforçado que as armas nucleares não voltem a ser usadas pelo Homem contra o seu semelhante.

Museu Memorial da Paz, Hiroshima, relógio na entrada que conta o tempo passado desde o ataque nuclear na cidade

 

Museu Memorial da Paz, Hiroshima, efeitos de um ataque nuclear em diversos objetos

 

Museu Memorial da Paz, Hiroshima, modelos à escala das bombas usadas contra alvos humanos

 

Hiroshima - Japão

Hiroshima – Museu memorial da Paz – Genbaku antes e depois do ataque nuclear

 

 

MUSEU SOBRE A CONSTRUÇÃO DA PONTE DO RIO KWAI – KANCHANABURI – TAILÂNDIA

Kanchanaburi é uma pequena cidade localizada a 130 km de Banguecoque, sendo famosa pela Ponte do Rio Kwai. A visita a este museu sobre a construção dessa ponte e o cemitério de guerra nas imediações são locais que nos deixam muito sentidos! Ainda é possível observar um pequeno troço da antiga ponte. Quem viu o filme de 1957 sabe que essa ponte foi destruída.  A banda sonora desse filme é muito conhecida, mas se visitarem este museu perceberão que o mesmo induz as pessoas em erro pois aborda acontecimentos dramáticos de forma folclórica. Kanchanaburi foi um local horrível, fazendo parte do mapa da II Guerra Mundial. Ali, prisioneiros de guerra foram torturados, obrigados a trabalhar em plena selva até à morte sob um intenso calor, em condições insalubres, sujeitos a doenças como a malária, para construir aquela obra que tinha interesses militares estratégicos para os Japoneses.

 

Museu sobre a construção da Ponte do Rio Kwai, Kanchanaburi, Tailândia

 

Museu sobre a construção da Ponte do Rio Kwai, Kanchanaburi, Tailândia

 

Museu sobre a construção da Ponte do Rio Kwai, Kanchanaburi, Tailândia

 

MUSEU NACIONAL – BANGUECOQUE – TAILÂNDIA

 

Trata-se de um dos maiores museus do Sudeste Asiático, onde podemos aprender algo sobre a arte e a História e fundação deste reino, que apesar de ter sofrido várias guerras, nunca foi colonizado por Europeus. O museu contém uma ampla coleção de objetos de arte e várias relíquias, muitos deles são posses de reis e são originários de todo o continente asiático. Dada a sua localização privilegiada, muito próximo do Palácio Real, não o visitar é uma perda na viagem à Tailândia.

 

Museu Nacional, Banguecoque, Tailândia

 

Museu Nacional, Banguecoque, Tailândia

 

CASA DO ÓPIO – TRIÂNGULO DOURADO – TAILÂNDIA 

 

No Triângulo Dourado, confluem 3 países, Laos, Myanmar e Tailândia e onde o Rio Ruak se encontra com o Rio Mekong. É apenas uma pequena parte de uma região com cerca de 950 mil Km² que se circunscreve aos 3 países atingindo também o Vietname. Uma das regiões onde a papoila dormideira abunda, tornando-a propícia ao fabrico de ópio, um produto que dá origem à morfina que tem inúmeros fins medicinais sobretudo no tratamento da dor. Da morfina produz-se a heroína, um produto proibido e classificado como narcótico. O Triângulo Dourado foi até ao início do Século XXI o maior produtor Mundial de heroína, sendo ultrapassado pelo Afeganistão. No Sudeste Asiático os crimes relacionados com os narcóticos são severamente punidos. Pena de morte e longas penas de prisão em condições insalubres.

A Casa do Ópio é um local que merece ser visitado.  Aqui podemos obter algum conhecimento deste produto. A sua descoberta com sua origem nas papoilas, a sua ascensão e os males que causaram na sociedade e continuam a causar.  Encontram-se expostos diversos cachimbos (alguns parecem flautas) para fumar a substância estupefaciente, pesos que serviam como escala para medir a massa do ópio e dos materiais usados como moedas de troca.

 

Casa do ópio, Triângulo Dourado, Tailândia

 

Casa do ópio, Triângulo Dourado, Tailândia

 

MUSEU NACIONAL DA CIÊNCIA – TÓQUIO – JAPÃO

 

No meio da louca megalópole asiática encontramos um museu muito interessante que merece uma visita. Fica localizado no Parque Ueno em Taito.

Uma parte do museu relata o contributo para a ciência e para a tecnologia, do Japão no período entre finais do século XIX e início do século XX, altura em que este país conheceu uma acelerada modernização, vindo a tornar-se uma potência mundial. Um avião produzido pela Mitsubishi e uma locomotiva a vapor destacam-se assim como as experiências científicas interativas.

Uma outra parte do museu é dedicada à História Natural, o hall com um esqueleto de dinossauro, à semelhança de outros museus do género, e diversos animais embalsamados, entre os quais um “Akita” a raça de cães, oriunda deste país, mundialmente conhecida. Na parte “Pré-histórica” ficamos a saber que se pensa, que há milhões de anos o arquipélago do Japão se desprendeu da parte continental da Ásia o que teve enorme influência nesta História milenar. Referências ao período Paleolítico, este bem mais recente, também não faltam.

 

Museu Nacional de Ciência, Tóquio, Japão

 

Museu Nacional de Ciência, Tóquio, Japão

 

MUSEU NACIONAL – TÓQUIO – JAPÃO 

 

Também localizado no Parque Ueno, trata-se do museu mais visitado do Japão. Podemos aprender algo sobre a história do país. O mesmo expõem diversas peças de arte antiga nipónica e também de arqueologia. pintura, escultura, espadas, armaduras e outras peças de origem tanto japonesa quanto de outras culturas asiáticas podem ser observadas.

 

Museu Nacional de Tóquio, Japão

 

Museu Nacional de Tóquio, Japão

 

Museu Nacional de Tóquio, Japão

 

 

to be continued….I hope!!!!!!!

 

 

Reservas (click):

Booking – Alojamento

Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos

Iati- Seguro de Viagem

BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio

 

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos nas redes sociais (+552K):

 

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS (+552.000)