ISRAEL
Bandeira de Israel
CAPITAL: Jerusalém
PONTOS DE INTERESSE: Muro das lamentações | Monte do templo | Cidade velha de Jerusalém e suas muralhas | Mar Morto
MOEDA: Shekel (ILS)
VACINAS: Não são necessárias medidas especiais de prevenção no campo da saúde. Geralmente boa e eficiente, a assistência médica e hospitalar é cara, pelo que é recomendável um seguro médico abrangente.
VISTO: Os cidadãos portugueses estão isentos de visto para uma estada de turismo até 90 dias. Convém no entanto ter presente que podem impedir a entrada de turistas no país em casos de suspeita de risco de imigração ilegal e de actividades que possam pôr em perigo a ordem pública e segurança nacional. Para evitar situações embaraçosas, é aconselhável o recurso a passagens de ida e volta e ter à mão reservas de hotéis ou comprovativos de locais de estadia alternativos.
Jerusalém
O Estado de Israel, em sua área total de 27 800 km², é descrito dentro das linhas de cessar-fogo e do autogoverno da Palestina. De forma alongada e estreita, tem em seu comprimento 470 km, e em sua largura máxima, 135 km. Suas fronteiras estão entre o Líbano, a Síria, a Jordânia, o Egipto e o Mar Mediterrâneo. Dividido em quatro regiões geográficas – três faixas paralelas e uma grande área árida – tem em sua planície costeira do Mediterrâneo, os sítios mais férteis, que avançam em um total de quarenta quilómetros para o interior do país. A nordeste, nascem suas cadeias de montanhas, onde localiza-se ainda o planalto de Golan, formado por rochas de basalto, resultantes de erupções vulcânicas, que beiram o Vale do Hula. Seguindo a cadeia rochosa, localizam-se as montanhas da Galileia, compostas de rocha calcária branda e dolomita, que atingem até 1 200m de altura.
Mar Morto
A visitar…
Israel, a Terra Santa, de locais incontornáveis da nossa civilização judaica-muçulmana-cristã.
Para além da planície costeira de Sharon fica uma série de montes e vales para lá dos quais fica o vale Great Rift, formado do vale do rio Jordão e do Mar Morto. A sul de Israel, parte do Negueve, fica um planalto árido.
Muitos são os locais históricos: Belém, Cesareia, Galileia, Nazaré, Jerusalém, Muro das Lamentações, Monte das Oliveiras, Via Dolorosa, Mar Morto, Monte Sinai, Vale do Jordão, deserto de Samaria.
O clima de Israel tem Invernos suaves e Verões muito quentes, não sendo um factor determinante para escolher a época do ano para visitar a Cidade Santa.
Jerusalém
Tel Aviv
Centro económico do país, a conhecer nesta cidade situada á beira do Mediterrâneo:
Cesareia Marítima – Conheça o templo romano, a cidade cruzada e o aqueduto.
Haifa – Visite o Mosteiro Carmelita de Stella Maris, aviste os panorâmicos jardins persas do Templo Bahai e o porto da Baía de Haifa.
Tel Aviv
Jerusalém
A cidade velha de Jerusalém, amuralhada, é formada por quatro bairros: judeu, arménio, muçulmano e cristão.
Conheça a cidade Santa do Cristianismo. O Monte das Oliveiras, Getsemani, a Basílica da Agonia, ou a parte antiga da cidade para conhecer o Muro das Lamentações.
Museu de Israel – Conheça o Santuário do Livro onde estão expostos os manuscritos do Mar Morto e o modelo que representa a cidade de Jerusalém, à época de Jesus.
Muro das Lamentações – Para além deste histórico local, percorra parte da Via Dolorosa até à Igreja do Santo Sepulcro, Monte Sião, entre outros locais.
Conheça ainda… a Universidade Hebraica de Jerusalém; o Memorial de Yad Vashem (Museu do Holocausto); a Igreja da Visitação e de São João Baptista.
Monte do Templo – Domo da Rocha
Muro das Lamentações
Belém
Pontos principais de interesse: Igreja da Natividade; a Gruta do Nascimento de Jesus; a Capela de São Jerónimo e de São José.
Igreja da Natividade – Belém
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio