CASTELO DE VIDE- UMA VILA DO ALTO ALENTEJO
O vasto distrito de Portalegre (região Alto Alentejo) em Portugal, apresenta diversos pontos de interesse histórico e paisagístico.
Neste artigo, destacamos a bela vila de Castelo de Vide, considerada a Sintra do Alentejo pela sua vegetação, casas centenárias e beleza das suas ruas empedradas e floridas.
Muitas das ruas de Castelo de Vide conservaram-se intactas desde o século XV e XVI. Várias casas da época, possuem portas ogivais e manuelinas, que constituem o mais importante conjunto do género em Portugal.
São diversos os locais de interesse na vila de Castelo de Vide, com destaque para o seu Castelo e a Judiaria, considerado um dos melhores exemplos da presença Judaica em Portugal.
Castelo de Vide acolheu comunidades Judaicas expulsas do reino de Castela e, que aqui se fixaram. A Judiaria preserva a história da Sinagoga, a vida judaica na região, e um vasto conjunto de objetos com séculos de história.
A Sinagoga para além de templo religioso judaico, foi um centro comunitário abrangendo diversas vertentes da vida dos judeus.
As fortificações e muralhas do Castelo apresenta vestígios desde a construção do primeiro castelo por Afonso Sanches (séc.XIII).
O Arco de Santa Catarina (1836) é a passagem para o interior do burgo medieval, onde foram acolhidas as comunidades judaicas.
Na Praça D. Pedro V encontra a Igreja de São João Baptista (séc. XIV), a igreja Matriz (Igreja de Santa Maria da Devesa) e a Câmara Municipal.
A Igreja Matriz (ou Igreja de Santa Maria da Devesa) é a maior igreja do Alto Alentejo construída no século XIX. No seu interior encontrará o museu de Arte Sacra.
Em Castelo de Vide existem cerca de 20 fontes de água. A Fonte da Vila, é o mais importante monumento do género na Vila. Pelo seu valor artístico e histórico, construído no século XVI, no reinado de D.João III.
A Capela de Nossa Senhora da Penha (século XVI) situa-se frente à Vila a 710 m de altitude, no topo da serra de São Paulo. A sua envolvência paisagística permite visualizar Castelo de Vide, o Parque Natural de da Serra de S. Mamede, Marvão e o rio Sever.
Festas e Romaria
Feira de Santo Amaro (Castelo de Vide) – 15 de Janeiro
Festa da N. Sra. Da Pena (Castelo de Vide) – 5 de Agosto
Feira de S. Lourenço (Castelo de Vide) – 14 de Agosto
Festa da N. Sra. da Alegria (Castelo de Vide) – Julho
Feira Medieval- Primeiro fim-de-semana de Setembro
Gastronomia
Cachafrito de cabrito, sarapatel, molhinhos de tomatada, migas com entrecosto, ensopado de cabrito, fígado à moda de Castelo de Vide, açorda, alhada de cação, morcela, chouriço, farinheira, linguiça, paio.
Na doçaria destaque para as Boleimas (receita Judaica), Queijadas, Bombons de Castanha, Camafeus, Fidalguinhos, Sericaia, Encharcada, Pão de Rala, entre outros.
Para alojamento em Castelo de Vide, consulte aqui.
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio