MENU
4 Mai

COVA DA BEIRA, ALDEIAS HISTÓRICAS E SERRA DA ESTRELA

 

Fundão, Belmonte, Alpedrinha, Castelo Novo e Serra da Estrela

–  Breve roteiro para conhecer o melhor da região das Beiras

 

Cova da Beira está localizada na região do Centro (Região das Beiras) e do distrito de Castelo Branco. Limita a norte com as sub-regiões da Serra da Estrela e da Beira Interior Norte, a leste com a Beira Interior Sul, a sul com a Beira Interior Sul e com o Pinhal Interior Sul e a oeste com o Pinhal Interior Norte.

Compreende 4 concelhos:

  • Belmonte
  • Castelo Branco (Inclui apenas as freguesias de São Vicente da Beira e Louriçal do Campo)
  • Covilhã
  • Fundão

 

Distrito de Castelo Branco

 

Fundão

O município do Fundão é constituído por uma diversidade de territórios, onde coexistem a montanha, a planície, o pinhal e o rio Zêzere.

Os monumentos de interesse histórico, as aldeias históricas, os achados arqueológicos, a gastronomia (destaque para a famosa cereja da região)  e o artesanato, fazem desta região da Cova da Beira, um destino de eleição, com muito para ver e conhecer.

Na serra da Gardunha tem ao seu dispor 10 percursos ao longo de 130km, onde poderá realizar diferentes caminhadas, passeios de BTT, ou observar a fauna/flora envolvente.

 

Mapa da Região da Cova da Beira- Portugal

 

Alpedrinha

Esta antiga aldeia, tem um património arquitectónico religioso, militar ou civil importante. Alpedrinha é famosa pelo seu artesanato: dos embutidos de madeira, ao trabalho em ferro, loiça preta e cestaria.

 

Cova da Beira- Portugal

Património de Alpedrinha

 

Pontos de interesse: Casa do Cardeal D.Jorge da Costa; Igreja Matriz; Chafariz de D.João V; Palácio do Picadeiro; Pelourinho; Casa da Comenda e diversas Capelas.

 

Cova da Beira

Igreja Matriz- Alpedrinha

 

Cova da Beira- Portugal

Alpedrinha

 

Festas populares e religiosas:

Festival dos Caminhos da Transumância (Festival dos Chocalhos)- 3º Fim-de-semana de Setembro

Anjo da Guarda- 3ºDomingo de Julho

 

Igreja da Misericórdia- Alpedrinha

Igreja da Misericórdia- Alpedrinha

 

Castelo Novo

Castelo Novo pertenceu aos extensos territórios doados pelos monarcas portugueses à Ordem dos Templários. Esta antiga vila medieval, tem um património arquitectónico religioso, militar ou civil relevante, sendo significativas as intervenções do período Manuelino (séc.XVI) e Barroco (séc.XVIII).

 

Cova da Beira

Castelo Novo- Fundão

 

Pontos de interesse: Chafariz da Bica; Igreja da Misericórdia; Igreja Matriz (XVIII); Castelo (D.Sancho I); Capela de São Brás.

 

Cova da Beira- Portugal

Rua em Castelo Novo

 

Festas populares e religiosas:

Romaria da Nossa Senhora da Serra- 2ªfeira de Páscoa

Romaria de Nosso Senhor da Misericórdia- 1º Domingo de Setembro

Festas em Honra de S.Brás- 1º fim-de-semana de Fevereiro

 

Cova da Beira- Portugal

Castelo Novo

 

Cova da Beira- Portugal

Ruínas do Castelo (D.Sancho I) – Castelo Novo

 

Belmonte

Vila histórica, local de residência da família Cabral, destacando-se a figura de Pedro Álvares Cabral, Descobrir do Brasil (ano de 1500).

Belmonte ao longo de séculos, soube acolher uma importante comunidade Judaica que aqui tem vivido até à actualidade. No passado foram alguns milhares, actualmente são cerca de 40 que vivem na vila de Belmonte.

Visite a vila histórica de Belmonte e, conheça diversos museus e monumentos da história da região. Poderá adquirir um bilhete por 10€ (adulto) que lhe permitirá ter o acesso a 6 dos principais museus e monumentos da vila.

 

Estátua de Pedro Álvares Cabral – Belmonte

 

Presença Judaica em Belmonte

 

Pontos de interesse:

Castelo de Belmonte; Igreja de Santiago e Panteão dos Cabrais; Capela de S.António e do Calvário; Sinagoga; Museu Judaico; Igreja Matriz; Estátua de Pedro Álvares Cabral; Museu dos Descobrimentos; Ecomuseu do Zêzere; Museu do Azeite.

 

Castelo de Belmonte

A sua fundação deve-se a D.Afonso III, que em 1258 autoriza o Bispo D.Egas Fafes a construir uma Torre em Belmonte.

Em 1446, D.Afonso V doa o castelo a Fernão Cabral I, para aí construir a sua residência.

 

Castelo de Belmonte

 

Janela Manuelina no Castelo de Belmonte

 

Igreja de Santiago/ Panteão dos Cabrais

Monumento de traço românico, na igreja de Santiago pode observar a capela, mandada edificar em 1240, assim como observar os frescos, de pelo menos duas épocas.

Em ligação com a igreja, está o Panteão dos Cabrais, onde é possível observar túmulos de diversos elementos da família Cabral, inclusive de Pedro Álvares Cabral.

 

Nossa Senhora da Esperança na Igreja de Santiago- Belmonte

 

Frescos na Igreja de Santiago- Belmonte

 

Túmulo de Pedro Álvares Cabral em Panteão dos Cabrais-  Belmonte

 

Museu Judaico de Belmonte

É um dos mais importantes museus do país a abordar a temática, sendo um local muito procurado por judeus provenientes de todo o mundo. Belmonte é talvez o local de Portugal, com maior número de turistas provenientes de Israel, bem como judeus de outras partes do mundo que aqui vem conhecer os vestígios da comunidade neste local.

Poderá conhecer os seus costumes desta comunidade, que durante séculos praticou a sua religião em segredo no interior das suas casas e os ritos católicos no exterior.

A Sinagoga de Belmonte (Sinagoga Bet Eliahou) normalmente encontra-se encerrada, localizada noutra parte da vila.

 

Museu Judaico em Belmonte

 

Museu Judaico em Belmonte

 

Museu dos Descobrimentos

É um projecto único e interactivo em Portugal! Como forma de homenagear a descoberta do Brasil em 1500, por Pedro Álvares Cabral, e ao longo de 16 salas aborda-se a história dos descobrimentos portugueses. Através da experiência interactiva, permite criar sensações que transporta o visitante para essa época dos descobrimentos portugueses.

 

Museu dos Descobrimentos- Belmonte

 

Museu interactivo dos Descobrimentos- Belmonte

 

Museu dos Descobrimentos- Belmonte

 

Pontos de interesse na Serra da Estrela

 

Praia Fluvial de Loriga

Em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, na Vila de Loriga situa-se a Praia Fluvial de Loriga, única situada num vale glaciário. Maravilhosa para quem gosta de natureza e serenidade. É muito procurada pelas suas águas puras brancas e cristalinas. Esta praia foi ainda umas das finalistas das “7 Maravilhas – Praias de Portugal”, na categoria de Praias Fluviais e recebeu, um galardão de ouro, atribuído pela Quercus.

Para quem gosta de caminhadas, não deve perder o trilho Garganta de Loriga. A Garganta de Loriga é um dos sete vales de origem glaciária que existem na Serra da Estrela. Subir este vale, desde a vila de Loriga até à Torre. É uma das mais maravilhosas experiências de montanha a realizar na Serra. São 1400 metros de desnível acumulado para usufruir da natureza na sua plenitude e “sentir” o prazer de chegar a pé ao ponto mais alto de Portugal Continental!

Grau de Dificuldade: Moderado

Duração: 7 a 8 horas – Distância: 11km

Desnível Positivo Acumulado: 1400m – Percurso Linear

A nível Gastronómico nesta Vila aproveite e prove a “Broa de Loriga”, os recentes e deliciosos chocolates da Panificadora Louripão e o famoso Bolo Negro.

 

Serra da Estrela

 

Albufeira da Cova do Viriato- Serra da Estrela

 

Vale do Rossim

Praia Fluvial mais alta de Portugal, que se situa nas Penhas Douradas.

Conta com algumas infraestruturas de apoio. No local existe um bar/lounge com música, restaurante.

Nesta zona das Penhas douradas não deve perder o Miradouro do Fragão do Corvo.

 

Serra da Estrela

 

Covão do Boi- Serra da Estrela

 

Museu do Pão

Localizado em Seia, é um espaço que vale uma visita.

Os mais novos poderão não só observar o ciclo do pão e o seu processo de feitura, mas também manipular a própria farinha, aliando a componente pedagógica à lúdica.

Os mais graúdos podem apreciar a arquitetura e o espaço envolvente, saborear e comprar os produtos regionais à venda (não deixe de comprar o pão do sabugueiro) e “sentir” um pouco o espaço sentando-se no bar do Museu (vale a pena sentar-se tomar um chá ou café contemplando o espaço).

 

Museu do Pão- Seia

 

Museu do Pão- Seia

 

Museu do Pão- Seia

 

Museu do Pão- Seia

 

Museu do Pão- Seia

 

Covão da Ametade

É uma dos locais mais belos da Serra da Estrela. Em todas as estações do ano este local se transforma mantendo a sua beleza única.

Está localizado no início do Vale Glaciário do Zêzere. Atualmente é no Covão da Ametade que o rio Zêzere toma corpo. É uma zona bastante atrativa devido à vegetação envolvente maioritariamente composta por bétulas, planta esta que tem a particularidade de criar um ecossistema com uma grande biodiversidade.

É um espaço com algumas infraestruturas como casas de banho e churrasqueiras, podendo acampar por aqui. Este local é procurado pelos desportistas de inverno e de montanha que optam por começar nesta zona as suas caminhadas e escaladas ao longo dos covões e formações rochosas que terminam junto ao Cântaro Magro.

 

Covão da Ametade- Serra da Estrela

 

Vale Glaciar do Zêzere

Finalista das 7 maravilhas naturais de Portugal, o Vale Glaciar do Zêzere faz-se percorrer pelo seu interior ao longo da Rota do Glaciar.

É possível fazer o trilho Rota do Glaciar onde é possível contemplar o Vale Glaciar do Zêzere, um dos melhores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares, em forma de “U”. Apesar de se tratar de um vale glaciar e por isso muito aberto, as encostas são muito íngremes.

Aproveite e visite o Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere. A principal atração do Centro Interpretativo é um simulador que recria uma viagem de balão/dirigível ao longo do Vale Glaciar do Zêzere. Um passeio onde o visitante se deslocará virtualmente sobre a área, património natural, com uma extensão de 13 quilómetros, com pontuais recuos no tempo e saltos de milhares de anos.

Vale muito a pena uma visita a este local, uma cascata com cerca de 10 metros, situado em Manteigas.

 

Serra da Estrela

 

Lagoa Comprida- Serra da Estrela

 

Serra da Estrela

 

Torre – 2000m- Serra da Estrela

 

 

ALOJAMENTO RECOMENDADO

 

 

Hotel Natura Glamping (Alcongosta)

Alcongosta, 6230-040 Alcongosta, Portugal

 

Glamping surge de uma necessidade de que procura associar o contacto único com a Natureza, com o Glamour e conforto do alojamento, vivenciando experiências únicas e diversificadas.

Inaugurado em 2015, encontra-se localizado em plena Serra da Gardunha, a cerca de 925 m de altitude, com vista privilegiada sobre a Cova da Beira e da Serra da Estrela.

O Natura Glamping, com restaurante no local, está localizado em Alcongosta, a 7,5 km do Fundão. É disponibilizado acesso Wi-Fi gratuito neste parque de campismo. As acomodações incluem uma varanda e um terraço.

De formato geodésico e isolamento térmico e acústico, cada tenda de luxo (DOMOS) providencia vista para a montanha, e uma casa de banho privativa com secador de cabelo e produtos de higiene pessoal. Poderá desfrutar de vista para a montanha a partir das acomodações. As comodidades adicionais englobam uma área de estar.

No Natura Glamping encontrará uma recepção aberta 24 horas, um jardim, uma piscina e um terraço. No local ou nos arredores, é possível participar numa variedade de actividades, tais como circuitos de BTT e caminhadas.

O Natura Glamping foi reconhecido com o galardão Green Key que visa promover o turismo sustentável em Portugal, com boas práticas ambientais e sociais, através de procedimentos na utilização e preservação de recursos naturais com vista a minimizar o impacto ambiental.

 

Serra da Gardunha- Fundão

 

Suite do Natura Glamping – Fundão

 

Domo – Natura Glamping – Fundão

 

Natura Glamping – Fundão

 

Bar do Natura Glamping – Fundão

 

Piscina do Natura Glamping – Fundão

 

Pôr-do-Sol no Natura Glamping – Fundão

 

Cova da Beira e Serra da Estrela- Natura Glamping – Fundão

 

 

Hotel Pousada Convento de Belmonte

(Fundão- Belmonte- 33km, 28min)

Serra da Esperança, 6250-000 Belmonte, Portugal

 

Situado no mosteiro medieval de Nossa Senhora da Esperança, este encantador boutique hotel possui um restaurante que serve pratos tradicionais do distrito de Castelo Branco. Está localizado numa encosta da Serra da Esperança, em plena Cova da Beira e com a panorâmica sobre o vale do Zêzere e a Serra da Estrela.

O elegante restaurante serve pratos locais com um toque de nouvelle cuisine e também um menu de cogumelos sazonal. A capela foi transformada num salão e bar, mantendo no entanto muitas características originais.

Estão decorados em relaxantes tons de areia e apresentam mobiliário antigo, camas de ferro forjado, e acabamentos em pedra.

A Pousada de Belmonte dispõe de um amplo terraço com piscina e espreguiçadeiras. Os hóspedes poderão desfrutar de passeios a cavalo, pesca e caminhadas na zona.

A vila de Belmonte fica a 1 km da Pousada de Belmonte.

 

Panorâmica da Serra da Estrela desde a Pousada do Convento de Belmonte

 

Piscina da Pousada do Convento de Belmonte

 

Pousada do Convento de Belmonte

 

Pequeno-almoço na Pousada do Convento de Belmonte

 

Interior da Pousada do Convento de Belmonte

 

Pateo interior da Pousada do Convento de Belmonte

 

Quarto da Pousada do Convento de Belmonte

 

Alambique de Ouro Hotel Resort & Spa

Estrada Nacional 18 – Sitio da Gramenesa, 6230-463 Fundão, Portugal

Este elegante hotel combina arquitectura clássica com amenidades luxuosas, numa localização tranquila fora do Fundão. O Alambique de Ouro Resort disponibiliza diversas piscinas exteriores, campos de ténis, piscina interior, sauna, banho turco e banheira de hidromassagem.

O Alambique de Ouro fica situado a 30 minutos de carro da Serra da Estrela e a 10 minutos da aldeia histórica da Serra da Gardunha.

 

Quarto no Alambique de Ouro- Fundão

 

Piscinas exteriores – Alambique de Ouro- Fundão

 

Piscinas- Alambique de Ouro- Fundão

 

Piscinas- Alambique de Ouro- Fundão

 

Zona infantil- Alambique de Ouro- Fundão

 

Piscina interior- Alambique de Ouro- Fundão

 

 

Reservas (click):

Booking – Alojamento

Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos

Bestravel- Promoções de viagem

Rental Cars- Aluguer automóvel

Amazon– Artigos de viagem

Iati- Seguro de Viagem

 

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos nas redes sociais:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

PROMOÇÕES DE VIAGENS

ARTIGOS DE VIAGEM

SEGURO DE VIAGEM

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS