Vilas de Marvão, Monsaraz e Castelo de Vide
História e localização
Concelhos do distrito de Portalegre, Marvão, Monsaraz e Castelo de Vide são de beleza e interesse histórico.
Marvão, foi conquistado por D. Afonso Henriques, entre 1160 e 1166. Em 1299, D. Dinis apodera-se da vila e reforma o castelo de Marvão, de que restam os muros da sua Torre de Menagem, e dando-lhe os ares góticos que algumas das suas portas exibem. Situado a 225km de Lisboa (328km do Porto).
Castelo de Vide, pela sua pujante vegetação que o circunda é por vezes designado por “Sintra do Alentejo”. Região e concelho com fortes marcas da presença humana desde a pré-história como o comprovam as inúmeras estações arqueológicas. Começou por chamar-se apenas Vide. O seu Castelo, concluído em 1327, foi doado à ordem de Cristo em 1372 em troca de Castro Marim.
A vila de Monsaraz foi conquistada aos mouros, em 1167, pelos homens de Geraldo Sem Pavor. O primeiro foral veio a ser concedido por D. Afonso III, em 15 de Janeiro de 1276. O castelo de Monsaraz desempenhou ao longo dos séculos o papel de sentinela do Guadiana, vigiando a fronteira com Castela. A vila chegou a administrar três freguesias: a Matriz de Santa Maria da Lagoa, Santiago e São Bartolomeu.
A visitar
Castelos de Marvão, Monsaraz e Castelo de Vide
Museu Municipal (Igreja de Santa Maria) – Marvão
Convento e Capela de N.Sra. da Estrela
Cruzeiro Manuelino e Pelorinho- Marvão
Ruínas Romanas (S.Salvador de Aramenha)
Estação Arqueológica dos Mosteiros (anta, forno romano, necrópole romana, ruínas de vila rústica romana, ruínas de estruturas medievais)
Estação Arqueológica da Meada (menir da Meada, barragem romana da Tapada Grande, vestígios davila rústica romana, sepulturas escavadas na rocha e lagariças da Tapada Grande e da Tapada das Galegas, e construção de falsa cúpula)
Necrópole Megalítica dos Coureleiros (conjunto de cinco antas)
Igreja de S.Salvador do Mundo (séc.XIII) | Igreja de S.João Batista (séc.XIV) | Igreja de S.Roque (séc.XV) | Igreja de Calvário (séc.XVII)
Festas e Romaria
Sra. da Estrela (Marvão) – 8 de Setembro
Feira da Castanha (Marvão) – 2º fim-de-semana de Novembro
Feriado Municipal (Marvão) – 8 de Setembro
Feira de Santo Amaro (Castelo de Vide) – 15 de Janeiro
Festa da N. Sra. Da Pena (Castelo de Vide) – 5 de Agosto
Feira de S. Lourenço (Castelo de Vide) – 14 de Agosto
Festa da N.Sra. da Alegria (Castelo de Vide) – Julho
Festa de Santo António (Monsaraz) – Junho
Festa anual de Monsaraz – 2º fim-de-semana de Setembro
Artesanato
Cestaria, carroças alentejanas com os respectivos animais, arados, grades e outras peças em cortiça, miniaturas de mobiliário em madeira, vários tipos de rendas e peças decorativas e utilitárias em olaria.
Gastronomia
Cachafrito de cabrito, sarapatel, molhinhos de tomatada, migas com entrecosto, ensopado de cabrito, fígado à moda de Castelo de Vide, açorda, alhada de cação, morcela, chouriço, farinheira de assar, linguiça, paio.
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio