21 Set

OMÃ, O FASCÍNIO DO MÉDIO ORIENTE

 

Omã, o fascínio do Médio Oriente

Artigo escrito por Francisco Agostinho

 

Num mundo em que por vezes se fica com a sensação de que pouco há a descobrir, ainda é possível retorquir com um “Sabes onde fica o Sultanato de Omã?”. Acreditem que essa vossa pergunta deixará muito boa gente a olhar para o mapa, interrogando-se sobre o porquê de nunca terem ouvido falar deste pequeno mas absolutamente fascinante país do Médio Oriente.

 

Viagem de Aventura- Omã

Omã, o fascínio do Médio Oriente @Landescape

 

Omã permanece um país desconhecido e algo suis generis para a maioria dos mortais. Incrustado na Península Arábica, entre dois gigantes do petróleo, Omã partilha ainda fronteira com o Irão e os Emirados Árabes Unidos, sendo que a Sudoeste, encontramos o instável Iémen. A posição geográfica de Omã pode não favorecer os menos audazes, mas se não se deixarem intimidar pela propaganda política de contornos menos positivos que nos chegam desta região, poderão desfrutar daquele que é um país ainda muito virgem no turismo, protecionista das suas tradições e costumes e com muito para oferecer aos seus visitantes.

 

Mapa de Omã

Mapa de Omã

 

AS MONTANHAS

Impressionam mesmo. Pelo formato, pela grandiosidade mas sobretudo pelo tipo de formações rochosas que a compõem, que curiosamente têm origem no mar e só em Omã podem ser encontradas à superfície.

Destaque especial para a cordilheira Al-Hajar que é a maior cadeia montanhosa no leste da península arábica  e separa a planície litoral de Omã do seu planalto desértico. “Al-Hajar” significa mesmo “montanhas de pedra” e acreditem, são imponentes!

Há dois locais obrigatórios para contemplar todo este cenário: Jabal Shams, ou como lhe chamam os locais “a montanha do sol”. Jabal Shams é a montanha mais alta de Omã com aproximadamente 3.000 metros e fica na parte Oeste da cordilheira, a cerca de 90km de Nizwa. Este canyon com caminhadas de cortar a respiração, presenteia-nos com arribas que descem abruptamente a 1.000 metros de altura, sendo o local ideal para acampar, assistir ao pôr do sol e embarcar em múltiplas atividades de aventura a bordo de um todo o terreno. A segunda opção chama-se Jabal Akhdar.  Situada a cerca de 45km de Nizwa, está a “montanha verde“. Conhecida sobretudo pelo seu clima mais fresco e um pouco menos seco, quem visita esta zona poderá encontrar algo que não encontra em parte alguma do Sultanato. Devido ao seu micro clima produzem-se aqui vários frutos, como ameixas, figos, maçãs, pêras e romãs, que até são consideradas como das melhores do mundo! Sem esquecer a sua famosa água de rosas, que é produzida nas várias aldeias Omanitas espalhadas pela região.

 

Viagem de Aventura- Omã

Omã, o fascínio do Médio Oriente @Landescape

 

Viagem de Aventura- Omã

Omã, o fascínio do Médio Oriente @Landescape

 

OS CASTELOS E FORTES

Estão espalhados por todo o lado e apesar de nos dias de hoje já não terem uma função vital na defesa das fronteiras, recorde-se que Omã foi até há bem pouco tempo um país retalhado em regime tribal. Havia por isso a necessidade de conservar e guardar as suas terras de tribos vizinhas, prontas a atacar a qualquer momento. Atualmente, para além do próprio valor histórico que cada um destes castelos e fortes contém, deles podemos avistar extensos oásis e palmeirais rodeados pelas impressionantes montanhas.

Omã tem centenas de fortes e castelos espalhados pela região norte. É por isso necessário tomar decisões, de forma a eleger os que não pode mesmo deixar de visitar. A nossa escolha incide sobre Bahla, principalmente porque está inscrito na lista de património da UNESCO, e sobre o castelo de Jabreen/Jibreen que é continuamente descrito em guias e blogs da especialidade como um dos mais bonitos de Omã.

O Forte de Bahla é um dos mais antigos e maiores fortes do país, e o único inscrito na UNESCO desde 1987. Algumas investigações recentes concluíram que as partes mais antigas do forte terão sido construídas 500 anos AC. O forte foi reconstruído várias vezes ao longo dos séculos. Uma das maiores rescponstruções ocorreu no séc. XIII, levada a cabo pela tribo Banu Nehban, que dominava a área transformando-o num impressionante exemplar da sua arquitetura. O forte, contudo, foi-se degradando com o passar dos anos até meados anos 80 do século passado, época em que o governo Omanita decidiu pôr mãos à obra e iniciou uma grande restauração que apenas terminou em 2012. Querem uma dica? Aproveitem para desfrutar das maravilhosas vistas sobre todo o vale, durante a visita.

 

Viagem de Aventura- Omã

Omã, o fascínio do Médio Oriente @Landescape

 

A cerca de 8 km a sul de Bahla está situado aquele que é considerado por muitos o mais bonito castelo de Omã, o Castelo de Jabreen. Este castelo foi construído no séc. XVII pelo Sultão Al Yarubi, filho do Sultão responsável pela expulsão dos portugueses do Sultanato, e tem uma particularidade em relação aos demais. Mesmo tendo em conta o seu austero aspecto exterior que nos transporta para cenários de guerra, ao contrário de todos os outros foi construído em tempos de paz de forma a celebrar a mesma. Foi construído por um filho do Sultão Al Yarubi, absolutamente apaixonado pelas artes e ciências, que o dotou de pormenores arquitectónicos deliciosos no seu interior. Com diferentes e numerosas salas de recepção, salas de jantar, tribunal, uma biblioteca e salas de aula, é ainda conhecido pelas suas varandas em madeira e as fabulosas pinturas nos seus tetos. Apenas “assombrado” pela traição de seu irmão que mais tarde o removeu do trono, este castelo mais se assemelha a um palácio, dado ter sido construído totalmente pelos fundos pessoais do Sultão Al Yarubi (filho) numa espécie de homenagem sua à cultura.

 

AS CIDADES DE SUR E MUSCAT

Muscat é a capital de Omã, embora na prática pareçam 3 cidades. E logo à partida, quem não tiver noção disto poderá achar a cidade algo estranha. Muscat divide-se na ala moderna e residencial, onde pode encontrar a Grande mesquita Sultan Qaboos; em Ruwi, coração comercial da cidade e onde vive a maior parte dos expatriados indianos e bengalis; e Mutrah ou como alguns lhe chamam a velha Muscat, que é aquilo que nós ocidentais estamos à espera de encontrar e onde estão situados os fortes construídos pelos portugueses, o velho souk, as antigas casas e palacetes, a linda marginal denominada de “corniche”, alguns museus e um dos mais bonitos palácios do sultão.

 

Viagem de Aventura- Omã

Omã, o fascínio do Médio Oriente @Landescape

 

Por sua vez, a cidade de Sur está situada a cerca de 150km a sul de Muscat e com cerca de 100 mil habitantes, é a capital da Região Ash Sharqiyah, região particularmente conhecida pelo seu extenso deserto. Mas não é o deserto o seu principal atrativo. Aqui, todos os anos regressam às praias de Sur tartarugas verdes vindas da Malásia, Somália e Austrália para depositar os seus ovos. Existem duas zonas principais onde é possível avistá-las: Ras al Hadd e Ras al jinz, sendo que elegemos a primeira opção como a mais calma e menos movimentada para este maravilhoso fenómeno da natureza. A época alta para avistar a chegada de tartarugas é entre Julho e Agosto, sendo que nos restantes meses também poderão ter essa sorte, embora com menor frequência. Em meados de Novembro, os ovos eclodem o que faz com que milhares de crias corram em direcção à praia mas também às aldeia circundantes, atraídas pelas luzes artificiais. A maior parte morre infelizmente no caminho, mas os locais procuram salvar todas as que conseguem, levando-as de volta  ao areal.

Sur é também o único local onde se fabricam da forma tradicional e em madeira alguns barcos Dhow, as embarcações tradicionais da região do golfo pérsico, e por si só merece ser visitada.

 

Viagem de Aventura- Omã

Omã, o fascínio do Médio Oriente @Landescape

 

A HOSPITALIDADE

O Médio Oriente é sobejamente conhecido pela sua hospitalidade, e como tal Omã não foge à regra. Não se admirem portanto se começarem a conversar com locais e ao fim de algum tempo, os mesmos  vos oferecerem uma noite no hotel como forma de agradecimento ou vos convidarem a jantar com eles em casa. Faz parte da cultura omanita!

A oferta de presentes como doces tradicionais ou o conhecido café será também certamente um must durante a experiência de viajar em Omã.

 

Viagem de Aventura- Omã

Omã, o fascínio do Médio Oriente @Landescape

 

A COMIDA E…OS SEUS SUMOS

Surpreendentemente a comida em Omã até nem é muito cara. Entre 3 e 5€ podem comer uma abundante refeição e, em geral, a comida é de muito boa qualidade, na sua maioria com influência da Índia, Paquistão, Irão e até Bangladesh, o que lhe confere uma diversidade bem interessante.

Nos sumos, há para todos os gostos, cores, sabores e até feitios. Absolutamente deliciosos e baratos! Por uns míseros 300 ou 400 Baizas – moeda omanita que equivale a 0,70/1€) pode beber um sumo de fruta batida bem doce e fresco, para combater as temperaturas altas que normalmente se fazer sentir. Com sorte ainda lhe oferecem uma bola de gelado como topping.

 

Viagem de Aventura- Omã

Omã, o fascínio do Médio Oriente @Landescape

 

Viagem de Aventura- Omã

Omã, o fascínio do Médio Oriente @Landescape

 

O DESERTO E O MAR

Parecem ser ambos incomensuráveis por aqui. Estão mesmo lado a lado chegando à parte sul do sultanato, o que lhe confere um carácter especial. A palavra centenas aqui não é a mais adequada, são milhares de quilómetros de praias desertas, areias por pisar e águas límpidas e cristalinas, ali à nossa espera. Por quanto tempo?

 

Viagem de Aventura- Omã

Omã, o fascínio do Médio Oriente @Landescape

 

OS WADI’S

Se houvesse um país capital para este tópico, tenho a certeza de que Omã seria a escolha. Os Wadi’s são vales e desfiladeiros de rios, onde nem sempre corre água. Pequenos ou grandes oásis de água fresca e cristalina onde se podem banhar, visitar grutas e caminhar à sombra. Num país em que a temperatura raramente desce abaixo dos 23/25º (exceptuando nas montanhas), isto é um paraíso.

Não obstante o conflito do seu vizinho Iémen, quem visita Omã só se aperceberá que essa tensão existe se perder tempo a ver as notícias. O país é consecutivamente considerado um dos mais seguros e tranquilos para viajar do mundo.

Não vos queremos contar tudo, queremos sim despertar-vos a curiosidade de partirem à descoberta desta preciosidade do Médio Oriente. Há mais para conhecer, há sempre mais. Basta para isso escancararmos a nossa porta dos medos e preconceitos (se os houver) e ficarmos livres para aquilo que Omã tem para nos dar. Se assim for contem connosco e vamos juntos à descoberta!

 

Viagem de Aventura- Omã

Omã, o fascínio do Médio Oriente @Landescape

 

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

A agência de viagens Landescape disponibiliza viagens a Omã duas vezes ao ano.

Em 2019, as edições vão decorrer de 16 a 25 de Março e depois de 16 a 25 de Setembro. Mais informações em LANDESCAPE

 

VISTO:

O visto pode ser adquirido à chegada ou requirido através do site eVISA.

O passaporte é obrigatório e deve ter validade mínima de 6 meses, a contar da data de regresso a Portugal.

 

Viagem de Aventura- Omã

Omã, o fascínio do Médio Oriente @Landescape

 

ONDE COMER:

A “comida de rua” é geralmente muito boa e a bom preço. No entanto, devido ao grande número de imigrantes, poderá ser difícil encontrar um local com comida 100% omanita. Para tal aconselho o Baitalluban em plena capital.

 

COSTUMES E RELIGIÃO:

Omã é um país genericamente muçulmano, embora Omã tenha também o Ibadismo, uma religião única no mundo.

As mulheres podem-se vestir de maneira ocidental, excepto nos locais religiosos, onde devem cobrir os ombros e joelhos, e não usar decotes.

 

Viagem de Aventura- Omã

Omã, o fascínio do Médio Oriente @Landescape

 

ONDE DORMIR:

Como não é ainda um destino muito turístico, Omã tem alguma falta de oferta hoteleira o que dificulta um pouco a relação qualidade/preço. Ainda assim, regra geral, um hotel de gama média rondará 50/60€ o quarto duplo, por noite.

 

 

Todas as  informações em: LANDESCAPE

 

 

 

 

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

SEGURO DE VIAGEM

ARTIGOS DE VIAGEM

PROMOÇÕES DE VIAGEM

RESERVA DE VOOS/ HOTÉIS

RESERVA AUTOMÓVEL

Categorias

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural