12 Set

CAIS DE GAIA E SEUS BARCOS RABELO

CAIS DE GAIA e os FAMOSOS BARCOS RABELO

 

Numa tarde solarenga de Inverno, o bichinho que me move frequentemente para conhecer novos lugares e seguir aquele lema “ é preciso ter momentos de loucura para nos mantermos sãos”, levou-me à cidade encantada do Porto.

É uma Cidade que visito com regularidade e cada vez que vou descubro um novo recanto, tiro uma nova fotografia, delicio-me com algo diferente, sento-me num lugar agradável e converso com alguém que está de passagem nesta vida, tal como eu! Desta vez explorei o Cais de Gaia e todos os seus encantos!

É um local agradável para passear junto ao Rio Douro e com uma vista fantástica para a outra margem, para o Centro histórico do Porto. Uma paisagem colorida e com muita animação!

 

O Cais de Gaia é um espaço muito turístico, onde encontra vários restaurantes, bares e cafés onde podemos passar momentos relaxantes, descontraídos e desfrutar da paisagem e das pessoas que por ali vagueiam à procura de novas experiências.

Porto

Vista do Porto através do Cais de Gaia

 

Encontramos ao longo do ano mesmo à beira do Rio Douro barraquinhas com artigos de artesanato.

 

Ganhou um papel muito importante devido ao Vinho do Porto, uma vez que era neste local, durante séculos, que se situava o porto fluvial de onde eram exportadas e importadas diversas mercadorias, onde os barcos rabelos ancoravam e eram descarregadas as pipas de vinho destinadas a serem envelhecidas nas Caves das mais 50 companhias Vinhateiras existentes em Gaia, e saía o vinho já formado, engarrafado e pronto a ser exportado.

 

Para além da apaixonante paisagem para o centro histórico do Porto, do Cais de Gaia pode ainda visitar as Caves de Vinho do Porto e apreciar a beleza dos Barcos Rabelos que é uma experiência fantástica. Estes barcos navegavam, há séculos, nas águas do Rio Douro, outrora bem mais agitadas do que nos dias de hoje. Esta embarcação, de fundo chato, foi propositadamente construída para navegar em águas turbulentas e tinha capacidade para transportar até 100 barris de Vinho do Porto.

Vila Nova de Gaia- Porto- Portugal

Vista dos Rabelos e do Centro Histórico a partir do Cais de Gaia

 

Os Rabelos fizeram, durante décadas, o transporte do famoso Vinho do Porto, entre a remota região vinhateira, e as caves, em Vila Nova de Gaia. Uma vez que não existiam ainda estradas nem caminho-de-ferro, as quintas produtoras tinham apenas o rio como forma de transportar os barris.

Nesta altura ainda não tinham sido também construídas barragens, pelo que o Rio Douro era muito traiçoeiro, com correntes rápidas que se tornavam mais perigosas nos estreitos e desfiladeiros. A tarefa de navegar exigia, assim, marinheiros experientes, que fizessem o precioso néctar chegar a bom porto.

Com a conclusão da linha de ferro acredita-se que a última viagem destas embarcações, com vista ao transporte do Vinho do Porto, tenha ocorrido em 1964.

 

Actualmente é do cais de Gaia, espaço que ganhou o ‘Prémio Turismo – Valorização do Espaço Público’, que partem os navios de cruzeiro pelo Rio Douro, onde as pessoas podem percorrer a imensidão das suas águas e admirar as paisagens únicas e idílicas dos vales do Douro.

 

Pode também embarcar num passeio turístico “das 7 pontes”, onde se passa por baixo das pontes sobre o Rio Douro e se observa o pormenor e beleza arquitetónica das mesmas e toda a paisagem envolvente.

 

A par de restaurantes, bares e cafés, aqui existe também uma praça onde se realizam muitos eventos musicais, principalmente nas noites quentes de Verão.

Vila Nova de Gaia- Porto- Portugal

O artesanato no Cais

 

Entre a zona histórica de Gaia e a História do Vinho do Porto, há uma viagem por fazer !

 

Não pode perder um passeio de teleférico, que faz a ligação entre o tabuleiro superior da Ponte D. Luís e o Cais de Gaia. Uma viagem que dura aproximadamente cinco minutos, esta é uma forma engraçada de subir o Rio Douro, contemplando a beleza da zona histórica do Porto e do cais e Caves de Vinho do Porto, do lado de Gaia.

Vila Nova de Gaia- Porto- Portugal

Uma viagem única onde pode observar uma paisagem que fica na nossa memória eternamente!

 

No Verão pode ainda ver os miúdos mais atrevidos a saltarem do Tabuleiro inferior da Ponte D. Luís para o Rio Douro e com um pouco de sorte umas cores fantásticas e únicas no Pôr-do-Sol.

Vila Nova de Gaia- Porto- Portugal

Pôr-do-sol no Cais de Gaia

 

Para além de todas estas experiências , pode ainda atrever-se a começar ou terminar uma caminhada no Cais de Gais a pé ou de bicicleta.

 

Deste Cais parte um dos mais belos passeios ribeirinhos portugueses, primeiro ao longo da margem esquerda do Douro, até à Afurada e ao Cabedelo, e daí para sul, ligando à ecopista do litoral (Linha Azul) que vai até às portas de Espinho (a 13 km).

 

Eu aluguei uma bicicleta na “Biclas &Triclas” , que fica ao pé do parque de estacionamento da alfandega, e fiz um passeio pela foz até Matosinhos e para cá atravessei para o lado de Gaia num barco, continuando o passeio até ao Cais de Gaia, onde parei e me detive a sentir e observar tudo o que por ali estava!

 

Que bom VIVER intensamente cada lugar e cada momento!

 

Neste encantado Cais de Gaia tem então as seguintes atracções:

 

– Caves do Vinho do PortoZona Histórica de Gaia

-Cruzeiros do Douro

– Barcos Rabelos

– Vista da Zona História do Porto

 

Restaurantes :

– Rabelos Restaurante

– Restaurante Mineirão

– Real Idiana

– Sandeman Terrace (refeições rápidas)

– Bacalhoeiro

– Wine bar – restaurante Dovrvm

 

 

Texto e fotos de Claudia Videira

www.facebook.com/claudia.videira.25

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

redHotel com Piscina Interior redHotel de Luxo redPousada redTermas e SPA redTurismo Rural