24 Dez

MARVÃO, MONSARAZ E CASTELO DE VIDE

Vilas de Marvão, Monsaraz e Castelo de Vide

 

História e localização

Concelhos do distrito de Portalegre, Marvão, Monsaraz e Castelo de Vide são de beleza e interesse histórico.

Marvão, foi conquistado por D. Afonso Henriques, entre 1160 e 1166. Em 1299, D. Dinis apodera-se da vila e reforma o castelo de Marvão, de que restam os muros da sua Torre de Menagem, e dando-lhe os ares góticos que algumas das suas portas exibem. Situado a 225km de Lisboa (328km do Porto).

Marvão

Marvão

 

Castelo de Vide, pela sua pujante vegetação que o circunda é por vezes designado por “Sintra do Alentejo”. Região e concelho com fortes marcas da presença humana desde a pré-história como o comprovam as inúmeras estações arqueológicas. Começou por chamar-se apenas Vide. O seu Castelo, concluído em 1327, foi doado à ordem de Cristo em 1372 em troca de Castro Marim.

A vila de Monsaraz foi conquistada aos mouros, em 1167, pelos homens de Geraldo Sem Pavor. O primeiro foral veio a ser concedido por D. Afonso III, em 15 de Janeiro de 1276. O castelo de Monsaraz desempenhou ao longo dos séculos o papel de sentinela do Guadiana, vigiando a fronteira com Castela. A vila chegou a administrar três freguesias: a Matriz de Santa Maria da Lagoa, Santiago e São Bartolomeu.

PORTUGAL

Distrito de Portalegre

 

A visitar

Castelos de Marvão, Monsaraz e Castelo de Vide

Museu Municipal (Igreja de Santa Maria) – Marvão

Convento e Capela de N.Sra. da Estrela

Cruzeiro Manuelino e Pelorinho- Marvão

Ruínas Romanas (S.Salvador de Aramenha)

Estação Arqueológica dos Mosteiros (anta, forno romano, necrópole romana, ruínas de vila rústica romana, ruínas de estruturas medievais)

Estação Arqueológica da Meada (menir da Meada, barragem romana da Tapada Grande, vestígios davila rústica romana, sepulturas escavadas na rocha e lagariças da Tapada Grande e da Tapada das Galegas, e construção de falsa cúpula)

Necrópole Megalítica dos Coureleiros (conjunto de cinco antas)

Igreja de S.Salvador do Mundo (séc.XIII) | Igreja de S.João Batista (séc.XIV) | Igreja de S.Roque (séc.XV) | Igreja de Calvário (séc.XVII)

Castelo de Monsaraz

Castelo de Monsaraz

 

Festas e Romaria

Sra. da Estrela (Marvão) – 8 de Setembro

Feira da Castanha (Marvão) – 2º fim-de-semana de Novembro

Feriado Municipal (Marvão) – 8 de Setembro

Feira de Santo Amaro (Castelo de Vide) – 15 de Janeiro

Festa da N. Sra. Da Pena (Castelo de Vide) – 5 de  Agosto

Feira de S. Lourenço (Castelo de Vide) – 14 de Agosto

Festa da N.Sra. da Alegria (Castelo de Vide) – Julho

Festa de Santo António (Monsaraz) – Junho

Festa anual de Monsaraz – 2º fim-de-semana de Setembro

Festa da Castanha em Marvão

 

Artesanato

Cestaria, carroças alentejanas com os respectivos animais, arados, grades e outras peças em cortiça, miniaturas de mobiliário em madeira, vários tipos de rendas e peças decorativas e utilitárias em olaria.

Ruas de Marvão

Ruas de Marvão

 

Gastronomia

Cachafrito de cabrito, sarapatel, molhinhos de tomatada, migas com entrecosto, ensopado de cabrito, fígado à moda de Castelo de Vide, açorda, alhada de cação, morcela, chouriço, farinheira de assar, linguiça, paio.

Cachafrito de Cabrito

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

redHotel com Piscina Interior redHotel de Luxo redPousada redTermas e SPA redTurismo Rural