24 Dez

BATALHA

Mosteiro da BATALHA

 

História e localização

Com uma superfície de 113km2, no distrito de Leiria, a 112km de Lisboa (190km do Porto) situa-se a Batalha. O concelho é banhado pelos rios Lis e Lena, e, é economicamente dependente da agricultura e da indústria.

O triunfo dos portugueses sobre os castelhanos deu origem ao nome da Vila e ao Mosteiro que celebra a heróica vitória da Aljubarrota.

A vila da Batalha surge como consequência da construção do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, iniciada cerca de 1388.

A povoação, de origem operária (devido aos inúmeros artífices que construíram o Mosteiro), foi prosperando ao longo do séc.XV, até obter, com D.Manuel I, em 1500 (a 18 de Março) a categoria de Vila. O nome e a vida da Vila da Batalha são, portanto, a história do seu Mosteiro. Recebe foral em 1504.

PORTUGAL

Distrito de Leiria

 

A visitar

Mosteiro de Santa Maria da Vitória (Batalha) – Classificado como Património Mundial pela UNESCO.

Cumprindo um voto de D. João I em função da vitória portuguesa na Batalha de Aljubarrota, em 1385, construiu-se próximo do local onde esta se efectuara. Veio-se a tomar na invocação de Santa Maria Vitória. As obras foram iniciadas em 1387 e terminaram apenas em 1580. Neste período de perto de 200 anos, vários arquitectos, mestres e artífices, ficaram ligados a esta obra, conjugando as tendências do gótico internacional com as do gótico mediterrâneo. A Igreja que constitui a parte mais notável de todo o conjunto, mede 80m de comprimento, por 22 de largura e 32 m de altura.

Junto ao Mosteiro encontra-se a estátua equestre de D. Nuno Álvares Pereira (obra do século XX) que confirma o seu génio militar ao  vencer a Batalha de Aljubarrota, decisiva  na cosolidação da independência portuguesa.

 

Igreja Matriz – Iniciada por D. Manuel I em 1514 e concluída em 1532, tem um precioso retábulo de pedra, seiscentista, no altar da Santíssima Trindade.

Santa Casa da Misericórdia (1427) – Possui um valioso espólio documental.

Boutaca – Ponte gótica do séc.XIX, é composta por quatro pavilhões de estilo romântico. A sua construção terá sido  iniciada em 1862, durante o reinado de D. Luís.

Grutas da Moeda – Descoberta em 1971, estas grutas têm uma extensão de 350 metros e 45 metros de profundidade.

Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota – Um dos mais modernos museus da Europa que transporta o visitante até 1385 através de sofisticados meios audovisuais.

Mosteiro da Batalha

Mosteiro da Batalha

 

Festas e Romarias

Cortejo da Santíssima Trindade – Maio ou Junho

Festa do Espírito Santo- Na Páscoa, em Reguengo do Fetal

Romaria de Santa Iria- 20 de Outubro, na Torre

Festas da Senhora da Vitória- 14 e 15 de Agosto

Romaria da Senhora do Fetal- Finais de Setembro

Feriado Municipal – 14 de Agosto

Festa da Santíssima Trindade na Batalha

 

Artesanato

Cestaria, tecelagem, latoaria e o trabalho apurado e de grande beleza em pedra calcária, renascida da idade média.

Artesanato típico português da região

 

Gastronomia

São pratos típicos da região: as morcelas, os cozidos, fartos de carne, os assados de cabrito e borrego, as cabidelas, as tibornadas de bacalhau com batatas, ou as canjas do dito, o tchadéu, curioso nome, pelo qual é aqui conhecida a fritada de porco em tacho de barro. Na doçaria temos a aletria, as originais cavacas do Reguengo do Fétal.

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

redHotel com Piscina Interior redHotel de Luxo redPousada redTermas e SPA redTurismo Rural