3 Abr

BELMONTE

 

BELMONTE

Com uma superfície de 128 km2, distribuídos em 5 freguesias pertence administrativamente ao distrito de Castelo Branco. Belmonte vila sede de concelho situa-se no vale conhecido por Cova da Beira, na margem esquerda do rio Zêzere.

Data de 1188 o seu primeiro foral atribuído por D. Sancho I que seria confirmado no decorrer do reinado de D. Dinis. Em 1510 D. Manuel I atribui-lhe foral novo. O grande desenvolvimento deu-se no séc. XVIII com a chegada dos Judeus que aqui se estabeleceram e colaboraram no desenvolvimento económico do concelho. Como figuras importantes do reino destaca-se a família Cabral.

Daqui partiu Pedro Álvares Cabral para descobrir o Brasil. E aqui chegaram povos judaicos em busca de um lugar para viver em paz. Uma visita ao Museu Judaico é essencial para conhecer a história dos cristãos-novos.

 

Distrito Castelo Branco

Distrito de Castelo Branco

 

 

O que ver…

Situada na Cova da Beira, com uma ampla vista sobre a encosta da Serra da Estrela, Belmonte possui uma rica história, património e tradições representada no seu castelo e museus.

Castelo de Belmonte- Em posição dominante sobre uma elevação à margem esquerda do rio Zêzere, na região da serra da Estrela, este castelo medieval tem a sua história ligada à dos descobrimentos portugueses e à do Brasil, uma vez que os seus Alcaides pertenciam à família do navegador Pedro Álvares Cabral.

Belmonte

Castelo de Belmonte

 

Museu Judaico- Trata-se do primeiro museu judaico em Portugal, que pretende retratar a História dos Judeus no nosso país, a sua integração na sociedade portuguesa e o seu valioso contributo ao nível da cultura, da arte, da literatura e do comércio.

Museu do Azeite- Pretende dar a conhecer ao visitante as técnicas da produção do Azeite e a importância que este teve na economia local.

O Museu desenvolve-se em três pisos, contando no exterior com uma área de lazer, com a preservação de um olival e onde se localizarão a maioria dos suportes informativos, com os seguintes temas: “A Oliveira e a Civilização”, “A Oliveira em Portugal”, “Olivais da Cova da Beira”, “A importância Ecológica do Olival”, “Ciclo anual da cultura da oliveira e produção de azeite” e “Introdução à tecnologia do Lagar de Belmonte”.

Museu dos Descobrimentos– Pretende dar a conhecer um dos maiores feitos de sempre da História das Descobertas Portuguesas – o Achamento do Brasil.

Sinagoga Bet Eliahu – A Comunidade Judaica de Belmonte foi reconhecida oficialmente em 1989. Congrega os judeus de Belmonte e arredores. A sua sede encontra-se na Rua Fonte Rosa, 6250-041, Belmonte. Aí está edificada a Sinagoga Beit Eliahu (Casa de Elias). Segundo o blogue oficial da Comunidade Judaica de Belmonte, esta é a única comunidade de Portugal que se pode considerar realmente portuguesa.

Igreja de Santiago- Exemplar de arquitectura românica-gótica com frontaria barroca (alteração no tempo de D. Francisco Cabral, documentada por inscrição), remate em cornija decorada com esferas e cachorrada medieval ornada com motivos vários apresentado indícios de aproveitamento de materiais pertencentes a uma igreja e cemitério visigóticos pela existência de cabeceiras de sepulturas.

Feira Medieval de Belmonte – Agosto – Nesta viagem no tempo, Belmonte irá retroceder até aos tempos medievais, proporcionando aos visitantes a experiência de viverem a recriação de vários episódios e acontecimentos que marcaram a história local, na possibilidade de saborearem as verdadeiras delicias nas várias tasquinhas existentes, bem como a compra de trajes da época, artesanato ou jóias.

Museu Judaico

Museu Judaico

 

Alojamento…

Moinho do Maneio – É uma propriedade de estilo rústico, em Penamacor. Os arredores providenciam pequenas piscinas naturais e de paisagens imaculadas.

As acomodações do Maneio apresentam paredes em pedra e vigas expostas em madeira, proporcionando uma decoração de estilo único. Todos os quartos têm aquecimento. As suites possuem uma lareira.

Casa do Castelo–  Localizada em Belmonte, dispõe de acomodações com ar condicionado e de acesso Wi-Fi gratuito em todas as áreas.

A Casa do Castelo está situada entre a Guarda, a 25 km, e a Covilhã, a 21 km. A propriedade encontra-se em frente da Igreja de São Tiago e a 40 metros do Castelo de Belmonte. O Parque Natural da Serra da Estrela fica a 28 km.

Cantinho Santiago – O Cantinho Santiago está situado em Belmonte, apenas a 50 metros do Castelo de Belmonte. Esta propriedade dispõe de acesso Wi-Fi gratuito em todas as áreas, de recepção aberta 24 horas por dia e de um jardim.

Moinho do Maneio

Moinho do Maneio

 

Gastronomia…

Cabrito assado, bacalhau à lagareiro, filhós e cascoréis, bolo de ovos, enchidos, presunto e queijo.

Cabrito assado no Forno

Cabrito assado no Forno

 

Aldeias mais próximas de Belmonte:

Sortelha- 19km; Castelo Novo- 45km

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

EXPERIÊNCIAS EM PORTUGAL

- Procurar experiências
O que você quer fazer?

PROMOÇÕES DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural