13 Set

ALENTEJO

ALENTEJO

O Alentejo oferece história, aventura, natureza e experiências para quem o visita. São diversos os espaços e cenários para passeios a pé, a cavalo, de bicicleta, de balão ou de barco. Pode provar a gastronomia regional, desfrutar dos melhores hotéis e Spas, conhecer praias desertas e parques naturais. Experiências radicais no ar, na água ou em terra. Conhecer a história, o património, a natureza, a gastronomia e as tradições regionais.

Portugal

Mapa da região do Alentejo

 

  • HISTÓRIA

Quem gosta de história não fica indiferente aos muitos castelos e fortificações, mais ou menos preservados, que se encontram em todo o território alentejano. Descubra as lendas para além das muralhas, entre castelos, fortes, atalaias e vilas fortificadas.

Alentejo- Portugal

Templo de Diana- Évora

 

  • PARQUES NATURAIS

Natureza bem preservada, desde o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, ao Parque Natural do Vale do Guadiana, Parque Natureza de Noudar, à Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha, passando pelo Parque Natural da Serra de São Mamede, onde se avistam raposas e águias, pelo estuário do Sado, onde habitam flamingos e golfinhos, o Geopark  Naturaltejo, no concelho de Nisa, e pelos campos de cereais e circuitos ambientais de Castro Verde. São inúmeros os cenários privilegiados para quem procura a diversidade e beleza de uma paisagem intocada.

Alentejo- Portugal

Parque Natural do Sudoeste Alentejano

 

  • PARQUES TEMÁTICOS

Diversas experiências em família, algumas das mais interessantes do país. O Badoca Safari Park, no concelho de Santiago do Cacém, onde os visitantes podem viver a experiência de um safari africano e observar girafas, gnus, zebras e orixes, entre mais de 40 espécies em semi-liberdade. O Monte Selvagem, em Montemor-o-Novo, com cerca de 400 animais e 75 espécies, tem como principal missão alojar animais selvagens e sensibilizar o público para as questões ambientais da conservação a biodiversidade. Com características diferentes, o Fluviário de Mora- o primeiro grande aquário doce da Europa- recria a vida ao longo de um rio, da nascente até à foz, e dá a conhecer espécies exóticas de lugares longínquos como a Amazónia.

Alentejo- Portugal

Badoca Safari Park

 

  • CIDADES E VILAS HISTÓRICAS

Évora, conhecida como cidade-museu, tem o centro histórico classificado pela Unesco como Património da Humanidade. Preserva vestígios de mais de dois mil anos de história, sob influência celta, romana, visigoda e árabe. O Templo Romano datado do século I, II e II d.C., e a Sé Catedral, iniciada no século XIII estão entre os mais importantes monumentos.

Em Vila Viçosa, o Paço Ducal é um exemplo único da arquitectura portuguesa e um dos mais famosos edifícios do Alentejo. Tem uma fachada de 110 metros de comprimento revestida com mármore da região.

Beja eleva-se sobre a planura, assumindo a sua força com a altiva Torre do Castelo, totalmente construída em mármore, e um importante património arquitectónico, museus, igrejas, ruas labirínticas e recantos apaixonantes.

Alentejo- Portugal

Évora

 

  • ALQUEVA

O Alqueva- o maior lago artificial da Europa- e as albufeiras das barragens alentejanas afirmam-se como locais privilegiados para a prática de desportos náuticos, andar de barco ou pesca. Isoladas na envolvente dos montados, oferecem múltiplas experiências em cenários de grande beleza. Montargil, Maranhão, Caia, Odivelas, Vale de Gaio, Santa Clara-a-Velha ou o Alqueva são alguns dos espaços ideais.

Portugal-Alqueva

 

  • BARRAGENS

Diverso e belo, com uma imensa paisagem natural que se estende da planície às agrestes serras fronteiriças, contornando o litoral, com os seus magníficos areais, e seguindo o curso dos seus rios e ribeiras até às barragens e albufeiras.

Alentejo- Portugal

Albufeira do Maranhão – Avis

 

  • MINAS E PEDREIRAS

O Alentejo preserva e valoriza a história e vivências dos seus habitantes ao longo de séculos. Com a progressiva desactivação de várias unidades mineiras importantes da região, foram criados diversos roteiros e equipamentos- o chamado circuito mineiro. Do Cercal do Alentejo ao Lousal, da importante mina de Aljustrel, passando por Castro Verde, e subindo até às singulares minas de S. Domingos, há espaços museológicos em antigas instalações, visitas guiadas e passeios na descoberta deste original património industrial e geológico.

Em Estremoz, Borba, Vila Viçosa e Alandroal, a extracção e transformação desta pedra natural representa uma importante indústria. O Museu do Mármore em Vila Viçosa representa a história do Mármore na região.

Alentejo- Portugal

Pedreira de Vila Viçosa

 

  • PRAIAS

Mais de uma centena de quilómetros de costa atlântica, alonga-se por Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira. De Tróia a Melides, de São Torpes a Porto Covo, de Vila Nova de Milfontes à Zambujeira do Mar. O Alentejo tem dezenas de praias fabulosas, mais expostas ou mais recatadas, muita delas quase escondidas pela falésia. Perfeitas para mergulhos a dois ou em família, para a prática de desportos como o surf ou a pesca, as praias alentejanas são uma alternativa perfeita a destinos mais concorridos, sendo também uma referência para os adeptos do naturismo.

Portugal-Zambujeira do Mar

Zambujeira do Mar

 

  • PRAIAS FLUVIAIS

Diversas praias fluviais com envolvente deslumbrante, como o caso, da praia do Alamal, no concelho de Gavião, localizada em pleno Tejo, é o lugar perfeito para umas férias em família. Bem mais a Sul, em Mértola, junto à Mina de S. Domingos, a Tapada Grande é um oásis em pleno Verão. A paisagem envolvente convida a passeios a pé ou de canoa.

A Albufeira do Maranhão é outro possível destino, na zona de Avis. Com praia fluvial, escola de ski aquático com pista de saltos, cais flutuante, piscinas, parque infantil e de merendas. Várias são as opções à sua escolha!

Alentejo- Portugal

Praia Fluvial de Sever – Marvão

 

  • VESTÍGIOS DO NEOLÍTICO AO ISLÂMICO

Dos tempos distantes do Neolítico até ao período islâmico, assinalam-se vestígios espalhados por todo o território. Percorre-se esta história pelo Alentejo, com forte presença do megalitismo, como Reguengos de Monsaraz, ou Castro da Cola em Ourique, do período Neolítico e chega-se à presença da civilização romana. Aqui destacam-se Miróbriga, em Santiago do Cacém, Ammaia, em Marvão, ou villae como a Torre de Palma, no concelho de Monforte, e o bem conservado Templo Romano de Évora, ex-líbris do seu antigo centro. No período islâmico, pare em Mértola, a vila mais árabe de Portugal e aprecie a singular Mesquita.

Santiago do Cacém- Alentejo- Portugal

Ruinas Romanas de Miróbriga

 

  • MUSEUS

Testemunhos da história e da vida no Alentejo, os diferentes museus são locais de visita obrigatória. As importantes colecções de pintura, escultura e artes decorativas de Frei Manuel Cenáculo reunidas no Museu de Évora, o espólio de azulejaria, arte sacra e pintura do Museu Regional Rainha Dona Leonor de Beja, o museu de Arte Sacra da Sé de Évora, que possui uma das melhores colecções do género do país, o Museu de Tapeçaria de Portalegre, dedicado às famosas tapeçarias que reproduzem obras de grandes artistas como Le Corbusier ou Vieira da Silva, e o Museu de Arte Contemporânea de Elvas, com trabalhos de artistas nacionais, são alguns dos museus imperdíveis na região.

Beja- Alentejo- Portugal

Museu Regional Rainha Dona Leonor de Beja

 

  • FESTIVIDADES

Da romaria de N.Sra. d’Aires em Viana do Alentejo (Setembro); às Festas de N.Sra. do Carmo, em Moura; passando pela célebre Páscoa de Castelo de Vide, que mantém a influência judaica; à Feira da Luz em Montemor-o-Novo, com concertos, artesanato e espectáculos taurinos, são muitas e diversificadas as festividades de toda a região.

Alentejo- Portugal

Festas de N.Sra. do Carmo, em Moura

 

  • ROTA DOS VINHOS

A melhor maneira de conhecer a importância crescente dos magníficos vinhos do Alentejo, as belíssimas vinhas e alguns dos locais mais encantadores da paisagem da região, é seguindo as rotas vitivinícolas como a de São Mamede, a Histórica e a do Guadiana, e conhecer museus e adegas, enquanto se experimentam aromas e paladares inesquecíveis.

Rota dos Vinhos do Alentejo

Rota dos Vinhos do Alentejo

 

  • GASTRONOMIA

A gastronomia de excepção e a diversificada oferta hoteleira, faz do Alentejo uma das mais relevantes regiões vitivinícolas do país. Percorra a Rota dos Vinhos e visite algumas das mais belas vilas e cidades alentejanas. E porque um bom vinho pede um bom petisco, delicie-se com as entradas, a queijaria e a charcutaria alentejana, os torresmos, os pimentos assados, a salada de polvo e os pezinhos de coentrada. Depois, há imperdíveis como os ensopados, as migas, as excelentes carnes de caça, as caldeiradas, a sopa de cação e os peixes grelhados. No final, prove os doces conventuais, as queijadas de requeijão, a sericaia com ameixas; tudo combinado com os excelentes licores da região.

Alentejo- Portugal

Sopa de Cação

 

  • ALOJAMENTO

Pousadas, resorts, hotéis rurais, de charme, de luxo, em montes familiares isolados, em vilas e cidades que crescem e se modernizam.

Localizadas em antigos conventos ou mosteiros, as Pousadas do Alentejo oferecem uma opção privilegiada de alojamento para descansar e usufruir de um serviço de excelência em Alcácer do Sal, Alvito, Arraiolos, Beja, Crato, Elvas, Estremoz, Évora, Marvão, Santa Clara e Vila Viçosa.

Convento São Francisco- Pousada- Beja- Portugal

Pousada de Beja

 

  • DESPORTO

São diversos os cenários para passeios a pé, de bicicleta, a cavalo, de balão, de barco. A canoagem, jet-ski, surf, windsurf, vela, ski aquático, asa delta, parapente ou orientação. As óptimas condições da Albufeira do Alqueva, com a sua extensão de água e diversas aldeias ribeirinhas, tornam esta zona um local privilegiado para a prática de ski aquático. A Marina da Amieira, em Portel, para além da canoagem e da vela, aposta na qualidade das águas tranquilas e sem efeitos de vento para realizar estágios, cursos e demais actividades relacionadas. A Albufeira do Maranhão, em Avis, ou a Barragem de Montargil são outros locais possíveis para a prática de ski aquático ou outras actividades aquáticas.

O Kartódromo de Évora, o Balonismo ou o Golfe, por algumas regiões do Alentejo são outras das diversas possibilidades.

Alentejo- Portugal

Marina da Amieira, em Portel

 

  • FESTIVAIS DE MÚSICA

Uma das grandes referências são os festivais de Verão, o festival do Sudoeste decorre todos os anos no início de Agosto, próximo da Zambujeira do Mar, reunindo grandes nomes nacionais e internacionais. Também o de Sines, o Festival de Músicas do Mundo, em Julho, é muito procurado pela multiplicidade de expressões musicais vindas dos quatro cantos do mundo. O Festival de Évora Clássica, apresenta uma vertente multicultural e decorre na primeira quinzena de Julho no esplêndido Palácio Cadaval. Mais recentes e com outras vocações, o Festival Escrita na Paisagem, que se realiza de Julho a Setembro em vários concelhos da região com instalação, performance, novo circo e residências artísticas e o Festival Terras Sem Sombra, que permite redescobrir através de uma programação de nível internacional e que decorre diversos locais da Diocese de Beja, de Janeiro a Maio.

Sines- Alentejo- Portugal

Festival de Músicas do Mundo – Sines

 

  • CANTE ALENTEJANO

O Cantar popular “ à capela” do Cante Alentejano, expressa temas como o trabalho do campo, a melancolia, a solidão, o amor e a saudade, que deram lugar às chamadas modas. Antes, depois e durante o trabalho do dia-a-dia, homens e mulheres entregavam-se ao cante, e prolongavam-no por festas e romarias, nas tabernas ou aos serões.

Alentejo- Portugal

Grupo de Cante Alentejano

 

  • ARTESANATO

Célebre pelos seus tapetes bordados à mão, Arraiolos é um ponto de visita obrigatória. Também Portalegre ganhou fama com as suas tapeçarias, especializadas na reprodução de obras de arte de pintores portugueses e estrangeiros. Mértola e Monsaraz são também célebres pelas suas mantas tecidas e Nisa pelos seus bordados. Não esquecendo os bonecos de Estremoz, os chocalhos de Viana do Alentejo, os típicos couros, o mobiliário pintado e a olaria de Flor da Rosa.

Alentejo- Portugal

Tapetes de Arraiolos

 

— Texto de Ana Sofia Marques–

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

EXPERIÊNCIAS EM PORTUGAL

- Procurar experiências
O que você quer fazer?

PROMOÇÕES DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural