FORTALEZA-MUSEU DE PENICHE
A importância de Peniche na defesa da costa portuguesa tem origem no século XVI. O início da construção da Fortaleza data de 1572, sendo concluídas as obras em 1645.
A presença da Fortaleza e, de todo o complexo de defesa teve um importante impacto na história da cidade de Peniche.
As antigas edificações da Fortaleza de Peniche, foram convertidas durante décadas em prisão política aos opositores do regime ditatorial do Estado Novo.
Em 1960, evade-se da prisão, Álvaro Cunhal, o líder histórico do Partido Comunista Português, juntamente com um grupo de membros do Partido.
A revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974 significou o fim da ditadura fascista e a conquista da Liberdade.
Após a revolução, a população exigiu de imediato, a abertura das portas da prisão e a libertação dos presos.
Mais tarde, após 1984, a Câmara Municipal de Peniche assumiu a gestão da Fortaleza e iniciou a promoção dos espaços para diversas actividades associativas e culturais, com a preservação da memória da resistência à luta pela liberdade do povo português.
Em 2017, o Governo de Portugal, determina a criação no interior do complexo da Fortaleza, o Museu Nacional da Resistência e da Liberdade.
O fim das prisões políticas, a liberdade de expressão de pensamento, o fim das guerras coloniais, o direito do povo à independência ou a criação de um regime democrático foram algumas das conquistas do povo português.
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem