27 Jan

VIAJAR PELA REGIÃO DE LIGURIA – ITÁLIA

 

REGIÃO DA LIGURIA (Genova, Portofino, S Margherita Ligure, Rapallo, Sestri levante, cinque terre, Portovenere, Bolonha)

 

Já viajei algumas vezes sozinha e, esta viagem foi para mim uma prova. Foi onde viajei pela primeira vez durante cerca de 10 dias, apenas de mochila.

Texto & Fotos @ Cláudia Videira

 

Nesta viagem atendendo ao lugares que queria ir e, o tempo que tinha optei por alugar carro que marquei on-line pela página  www.rentalcars.com.

Viajei para Milão e vim de Bolonha – Voos Low-cost. Depois de pegar o carro no aeroporto em Milão, coloquei o GPS que levei de Portugal (também pode alugar o carro com GPS, mas paga mais!) e, fui directa a S. Margherita Ligure, por autoestrada, porque optei por não parar em nenhuma cidade até à 1ª paragem planeada.

 

S. Margherita Ligure

A próxima paragem seria S. Margherita Ligure , cidade pequena mas belíssima, com a sua charmosa baía e casas coloridas. Também a partir daqui pode apanhar barco para visitar as Cinque Terre. Deixe-se encantar pelas ruas estreitas e coloridas e pela charmosa baía!

 

Itália

S.Margherita Ligure- Itália

 

Almocei por aqui num local com uma vista fantástica para a baía, no “PICOLLO GRAND BAR IL Vernissage” :

 

Itália

S.Margherita Ligure- Itália

 

Vila de Camogli

Vale a pena a visita de Camogli, vila piscatória, grande parte das suas casas pintadas em tons de pastel e decoradas com conchas são restaurantes de onde vem o cheiro a peixe frito que sentimos nas ruas. Junto à praia de seixos encontra o medieval Castello della Dragonara.

No segundo domingo de Maio, aqui celebra-se o festival da Bênção do Peixe, durante o qual as sardinhas são fritas numa enorme frigideira com 4 m de diâmetro e, são distribuídas gratuitamente a todos os visitante.

 

Portofino

Pode ir a pé de ST MARGARITE até Portofino  (3 km) ou de autocarro, pois os estacionamentos por lá são escassos e caros e o centro está vedado ao trânsito automóvel. Também pode visitar de Barco a partir de ST Margarite.

PortoFino é lindo! É a mais selecta estância de Verão da Itália e, a sua marina está sempre repleta de iates.

Não deixe de ir ao castelo e à Igreja de San Giorgio, que se situam na parte alta e de onde tem uma vista magnifica e tira umas fotos da baía espectaculares.

 

Itália

Portofino- Itália

 

Itália

Portofino- Itália

 

Itália

Portofino- Itália

 

RAPALLO

Seguiu-se a cidade de Rapallo, onde foi rodado  em 1954 o filme A Condessa Descalça.

A marginal é ladeada de palmeiras e, termina junto ao castelo do séc XVI. Pode também visitar o Santuário di Montallegro, pegando o teleférico que parte do centro da Vila.

 

Itália

Rapallo- Itália

 

Itália

Rapallo- Itália

 

Itália

Rapallo- Itália

 

Génova

No final do dia já pelas 21h cheguei a Génova. Atenção que levar o carro tem o inconveniente de ter pagar parques em todo o lado.

No hotel tente perguntar onde há parque público perto e mais barato ou onde pode estacionar gratuito.

Em Génova fiquei no Hotel NOLOGO e paguei pelo parque das 20 h até às 11 da manha  – 14 eur.

Sites que utilizei para encontrar alojamento: Booking ; www.airbnb.pt ; Trenitalia; Hostelworld.

 

Itália

Génova – Itália

 

Génova é um importante porto comercial de Itália, beneficiando de uma bacia natural protegida pelas montanhas.

Aqui encontra vários monumentos que são testemunha do crescimento da Cidade durante a Idade Média.

 

Itália

Génova – Itália

 

Perca-se pelas Ruas da Cidade e não deixe de visitar :

  • Catedral San Lorenzo, que associa vários estilos arquitectónicos, sendo que a sua fachada gótica, com faixas brancas e negras, data de princípios do século XIII;
  • Porta Soprana, a porta oriental da cidade que tem torreões semicirculares e fica perto da casa de Cristovão Colombo;
  • Palazzo Ducalle, antiga residência dos doges de Génova que actualmente abriga hoje um centro de arte e cultura;
  • Porto , é o coração de Génova, um local movimentado, cercado de edifícios de cerca de 1960.

 

Itália

Génova – Itália

 

SESTRI LEVANTE

Visitei Génova na parte da Manhã e no inicio da tarde rumei até Sestri Levante. Aqui vale muito a pena perder-se e observar, Sentir a Baía do silêncio. Tem também aqui um percurso a pé de 1 hora com início no meio da vila que nos leva a uma praia paradisíaca, onde nos apetece mergulhar. Um lugar mágico e muito fotogénico !

 

Itália

Sestri Levante- Itália

 

Itália

Sestri Levante- Itália

 

Almoçei num restaurante pequeno tradicional perto da Baía do Silêncio. Existem vários por ali. Pode sentar-se na esplanada e viver o clima daquela cidade italiana ! Muito apaixonante!

A Baía do Silencio é lindíssima, a agua muito azul  e límpida !

Após aqueles momentos de contemplação fui directa a Portovenere que fica a cerca de 15 km de LA SPEZIA .

 

Itália

Sestri Levante- Itália

 

Portovenere

Cheguei a Portovenere às 16 h e ainda comprei a passagem de barco para as Cinque terre. Ir e vir 20 eur.

As viagens de barco para as cinque terre a partir de Portovenere fazem-se até +/- 17 h.

Em Portovenere existem poucos estacionamentos e os que existem são a pagar. À entrada da cidade a cerca de 2km do centro existe um parque onde pode deixar o carro e ir a pé ou esperar o mini bus que o leva ao centro. Optei por ir a pé pelo lado da baia (lado esquerdo), aproveitando para fotografar a paisagem.

Quem ficar hospedado por ex em LA Spezia, pode optar por ir de bus até Portovenere ou de barco.

Voltando atrás, entrei então no barco em Portovenere com direcção às cinque Terre. O barco tem paragem em todas as aldeias das cinque terre, excepto em Corniglia.

Eu fiz este circuito só para contemplar as aldeias a partir do barco, ou seja fui e vim sem sair do barco, pois no dia seguinte pretendia fazer as Cinque terre de Comboio e a pé.

Agora aconselho por exemplo quando barco parar em VERNAZZA saírem ficarem ali um bocado e apanharem de novo o barco quando este voltar para Portovenere.

O barco quando pára em Vernazza , só vai a mais uma aldeia – Monterosso e depois volta para fazer o mesmo circuito (PORTOVENERE – RIOMAGGIORE MANAROLA- VERNAZZA- MONTEROSSO).

 

Itália

Portovenero- Itália

 

Chegada a Portovenere há que passear pela vila e não deixe de ir à igreja de San Pietro, do Sec XIII e ao cemitério mesmo ao lado. O cemitério encerra às 19.30. Daquele lugar lá no alto ou do Castelo, no topo dos rochedos a noroeste da povoação há excelentes panoramas da região cinque Terre.

Portovenere, batizada com o nome Vénus, é uma das mais românticas localidades da costa liguriana.

Este circuito de barco também se faz a partir de ST Margherita, LA SPEZIA e LERICI.

Uma outra opção é quando for visitar as Cinque Terre de comboio a partir de LA SPEZIA, na ultima aldeia, RIOMAGGIORE, apanha o barco para PORTOVENERE e daqui autocarro para LA SPEZIA.

Quando voltei deste circuito de barco, visitei o centro de Portovenere, assisti ao magnífico por do sol e jantei por lá. Lugar maravilhoso! Existem vários restaurantes perto da marina, o difícil é escolher!

 

Itália

Portovenere- Itália

 

Fiquei a dormir em LA SPEZIA, e podia ter deixado o carro ali e ir de autocarro a PORTOVENERE. Em época alta – verão é melhor fazer assim.

Tente ficar num hotel perto da estação. Eu fiquei numa “ pensão”  – HOTEL AURORA—mesmo em frente à estação de comboios..não foi muito bom ..mas atendendo a que era só para dormir por umas horas valeu!

 

Itália

Portovenero- Itália

 

Cinque Terre

Consulte os horários dos comboios no dia antes de ir para as CINQUE TERRE. Comprei o bilhete de trem  “ Cinque Terre” que dá para parar em todas as cinque terre e para o bus que circula entre as aldeias e para andar no parque natural das cinque terre.

Cinque Terre são 5 aldeias autónomas – Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riamaggiore.

 

Itália

Cinque Terre- Itália

 

As cinque terre podem ser percorridas a pé pelos trilhos pedestres marcados. Há um velho carreiro conhecido por Santiero Azzuro, onde se desfruta de vistas fantásticas, permitindo este caminho o acesso a praias isoladas.

Eu fiz o trilho de MONTERROSSO A VERNAZZA , demorando cerca de 2 horas…mas se for em época de turismo vai demorar mais tempo..pois são caminhos estreitos em montanha alta – fila indiana!! Tem subidas íngremes!

 

Itália

Cinque Terre- Itália

 

O trilho de MANAROLA a RIOMAGGIORE, vale a pena fazer a pé ..cerca de 20 minutos..é a chamada via Dell AMORE.

Para visitar Corniglia ao sair do comboio ou vai de mini bus que estará ali por perto, ou vai a pé mas tem de subir cerca de 360 degraus!!!

De Riomaggiore, no final do dia fui para LA SPEZIA, onde dei uma volta perto da MARINA e no centro…LA SPEZIA é bom para ficar por causa do alojamento e para apanhar o comboio para as cinque terre. É uma vila que não tem muito encanto!

Monterrosso al Mare no extremo noroeste, é a maior delas, com uma extensa baía e uma praia de areia. Vernazza um pouco mais a sul, tem ruas ligadas por íngremes escadarias. Corniglia no cimo de rochedos, parece que o tempo não passa.

As Cinque terre são apaixonantes, aldeias alcandoradas no topo de vertiginosas falésias voltadas para o mar e para quem gosta de Trekking é muito bom! São paisagens lindas e percursos de dificuldade média. Chegar a uma das aldeias, sentar-se numa esplanada daqueles pequenos bares e beber um copo de vinho ! AHHH delicioso!

Naquela zona encontram-se os vinhedos em socalcos que produzem o vinho branco seco da região.

 

Itália

Cinque Terre- Itália

Itália

Cinque Terre- Itália

 

LERICI

No dia seguinte e pequei no carro e continuei viagem com destino ao aeroporto de Bolonha.

Poderia aproveitar e parar em PARMA, mas optei por descansar e usufruir do sol e praia perto de La SPEZIA, na cidade de LERICI.

Aproveitei a manhã de sol, dei uma caminhada à beira mar e pelas ruas do centro e almocei por lá.

 

Itália

Lerici- Itália

 

Lerici é uma popular estância de férias e fica no extremo de uma baía cercada de casas em tons pastel.

 

Itália

Lerici- Itália

 

Visite o Castelo di Lerici, do século XIII, parece esculpido na rocha, possui um museu de geopaleontologia e é local de concertos e exposições de arte.

 

Itália

Lerici- Itália

 

BOLONHA

No aeroporto de Bolonha peguei um autobus directo do aeroporto para a estação no centro de Bolonha – 6 km – que custou 6 eur.

O Centro histórico de Bolonha caracteriza-se por belos edifícios de tijolo e ruas porticadas. Os palácios medievais concentram-se nas duas praças centrais, a Piazza Maggiore e a Piazza Del Nettuno. Não deixe de visitar a Catedral San Petronio.

Bolonha é uma cidade universitária, e na quinta feira à noite seguindo a Via Zamboni a partir da PORTA S DONATO, vai encontrar na plaza  Giuseppe verdi, animação noturna e alternativa!

Noite estudantil com alguns bares ai à volta.

 

Itália

Bolonha- Itália

Seguindo a via Zamboni até à plaza Ravegana vai encontrar as Torres. Aconselho a sua subida – 3 euros—subida dura!! Cerca de 430 degraus e tem de ser com cuidado! Lá de cima tem uma vista espetacular e mais uma vez a maquina fotográfica vai fazer vários disparos !!!

Nesta Torre pedi ao um Senhor para me tirar uma foto e acabamos por conversar um pouco. Era Turco e viajava pela Europa quando se inscrevia nas maratonas! Estava ali para participar numa maratona e aproveitou algum tempo livre para visitar a Cidade. Acabámos por descer juntos e lanchar numa das Ruas de Bolonha!

 

Daqui vá até à plaza Maggiore e perca-se por aqui e pelas ruelas que circundam este centro histórico!

Há uma rua a partir desta plaza que não pode perder a Via Pescherie Vecchi. Sente-se num desses bares e petisque qualquer coisa ou almoce! Peça um copo de vinho e aprecie o andamento daquela rua! Mais ao fundo da rua do lado direito está um mercado renovado onde pode também almoçar ou deliciar-se com alguns doces!

E antes disso do lado esquerdo está uma ruela onde à noite se juntam muitas pessoas bebendo vinho numa antiga “tasca”. Ficam ali na rua conversando e bebendo. Se andar ali pela manhã, encontra o mercado da fruta, do peixe e das flores!

 

Itália

Bolonha- Itália

 

Em Bolonha fiquei num alojamento BED and BREAKFAST ELEGANCE – O Pietro é muito simpático e prestável!

É um apartamento com quartos muito modernos e com pequeno almoço (básico..mas ok).

Fica a 15 min a pé do centro histórico e tem uma paragem de bus para ir directo à estação apanhar o bus para o aeroporto.

Este alojamento fica na Viale Carlo BERTI PICHAT 32 – Tel  051-233041 – TEL. 003314188952

Na sexta  na plaza XX SETTEMBRE encontra um bazar montado, se quiser fazer compras . Pode também ir às comprar na Via Indipendenza

(via que vai directa da plaza XX Settembre à PZ Maggiore).

 

Itália

Bolonha- Itália

 

Quando me perguntam, não tens medo de viajar só? Não te sentes só?

Já visitei cerca de 30 países, algumas das vezes sozinha, nunca nada me aconteceu de mau! Acredito muito que a energia que levamos dentro de nós determina a nossa viagem!

Quando viajo sozinha, se sinto necessidade de conversar com alguém ou pedir ajuda e, normalmente é nesses momentos que acabo por conhecer outras pessoas (locais ou outros viajantes). Viajamos sós, mas nunca ficamos sós !

Hoje e, após uma experiência mais longa para um lugar onde viajei sozinha e, acabei por ficar 3 meses (Ilha das Flores), continuo a sentir e a sugerir faça alguma viagem  sozinha! Atrevam-se! Deixem fluir! Sintam! Sorriam! Sejam FELIZES!! Quando volto não sou a mesma pessoa!

Foram as viagens onde fui sozinha que me transformaram mais! É quando temos mais tempo de nos observarmos a nós próprios, a desafiar-nos e a confrontarmos apegos e medos!

 

Texto de Cláudia Videira

No face: DESCOBRIR COM ALMA

No Insta : @descobrir_com_alma

 

Para alojamento» Aqui

Programas de viagem» Aqui

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

ARTIGOS DE VIAGEM

PROMOÇÕES DE VIAGEM

RESERVA DE VOOS/ HOTÉIS

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS