MENU
14 Fev

RÚSSIA

 

RÚSSIA

Bandeira da Rússia

Bandeira da Rússia

 

CAPITAL: Moscovo  

        

PONTOS DE INTERESSE: Catedral e Palácio de São Petersburgo | Kremlin e a praça vermelha de Moscovo

 

MOEDA: Rublo (RUB)

 

VACINAS: Difteria, Encefalite, Hepatite e Tifo. Têm ocorrido surtos episódicos do vírus H1N1 nalgumas regiões russas. As autoridades sanitárias russas têm tomado prontamente medidas, não tendo sido reportado nenhum caso de infecção humana. Os surtos de hepatite A e B são frequentes.

 

VISTO: À entrada no território russo é obrigatório o preenchimento de formulário de imigração, habitualmente fornecido pelas companhias aéreas durante o voo para a Rússia, e a sua entrega às autoridades de fronteira. O duplicado do formulário deverá ser conservado e devolvido àquelas autoridades à saída da Rússia.

Para viajar para a Rússia é necessária a obtenção, em tempo útil, de um visto junto dos Postos Consulares russos em Portugal ou em países terceiros, devendo o passaporte ser válido pelo menos para os seis meses seguintes após a data prevista do regresso da Rússia. Não é possível obter um visto à chegada.

Comboio Transiberiano

Comboio Transiberiano

 

Rússia é um país localizado no norte da Eurásia. Com 17 075 400 de quilómetros quadrados, a Rússia é o país com maior área do planeta, cobrindo mais de um nono da área terrestre. É também o nono país mais populoso, com 142 milhões de habitantes. Faz fronteira com os seguintes países, de noroeste para sudeste: Noruega, Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia e Polónia (ambas através do enclave de Kaliningrado), Bielorrússia, Ucrânia, Geórgia, Azerbaijão, Cazaquistão, China, Mongólia e Coreia do Norte. Também tem fronteiras marítimas com o Japão, pelo Mar de Okhotsk, e com os Estados Unidos, pelo Estreito de Bering.

De norte a sul, a planície europeia oriental é revestida maioritariamente pela tundra, florestas de coníferas, pastagens e regiões áridas (no mar Cáspio), enquanto as mudanças na vegetação reflectem as mudanças no clima. A Sibéria suporta uma sequência semelhante, mas coberta em sua maior parte pela taiga. O país possui 41 parques nacionais, 101 reservas biológicas e 40 reservas da biosfera da UNESCO. A Rússia tem as maiores reservas florestais do mundo, conhecidas como “os pulmões da Europa”, perdendo apenas para a Floresta Amazónica, no montante de dióxido de carbono que absorve.

Catedral de Moscovo- Rússia

Catedral de Moscovo- Rússia

 

A visitar…

A Rússia domina quase metade da Europa e um terço da Ásia. Este factor faz com que a Rússia possua vários climas diferentes. O país é atravessado por quatro climas: árctico, subárctico, temperado e subtropical. As estações podem ser caracterizadas assim: inverno longo e nevoso, primavera temperada, verão curto e quente e outono chuvoso. Essas características, entretanto, variam muito por região. O verão na Rússia também é variável de região a região, registando-se temperaturas médias de 25 °C. Em certos casos extremos, já houve dias em que se registraram temperaturas superiores a 45°C.

A região mais a norte do país, chamada Sibéria, é a mais fria de todo o país. Registam-se temperaturas no inverno da ordem dos -40 °C ou -50 °C, às vezes chegando aos -60 °C ou até menos. A sul, o clima é mais quente, havendo campos e estepes onde as temperaturas chegam aos -8 °C. O frio proveniente da Sibéria alastra-se não só por toda a Rússia como por quase toda a totalidade da Europa e grande parte da Ásia.

 

– Moscovo –

A capital da Rússia é actualmente uma das maiores cidades da Europa preservando as suas antigas estruturas.

O Kremlin (e a sua Praça Vermelha de Moscovo), foi centro religioso e residência da nobreza moscovita. Com uma extensão de 28 ha, com 5 portas e 29 torres, que guardam o seu recinto triangular, compreende diversos monumentos de valor universal localizados na Praça das Catedrais. Entre os numerosos museus destaca-se o Palácio das Armaduras, com magníficas colecções históricas. A Praça Vermelha com 75 000m2 é o centro nevrálgico da cidade. É dominado pela Catedral de São Basílio (século XVI), célebre pelas suas coloridas cúpulas em forma de bolbo.

Moscovo

Moscovo

 

A conhecer…

Passeie pelas margens do rio Moskva e Parque Gorki; visite a Catedral da Assunção; o Grande Palácio do Kremlin; a famosa Praça Vermelha; a Catedral de S. Basílio; Catedral da Anunciação ou a Catedral Kazan.

Visite alguns dos principais museus, nomeadamente: o Museu Andrei Rublev (arte russa antiga); Casa-Museu Pushkin; Museu Vladimir Mayakovsky; Museu dos Cosmonautas; Museu Nacional da História.

 

– São Petersburgo –

A cidade de São Petersburgo, caracterizada pelos seus canais e mais de 400 pontes, é fruto da iniciativa do czar Pedro I. Ao longo das suas ruas sucedem-se monumentos de estilos barroco e neoclássico, entre os quais se destacam o Museu do Hermitage (colecções de arte do século XIII a XVIII), e os palácios de Inverno, de Mármore, do Almirantado e a Catedral de Kazanskii Sobor.

 

Igreja de São Salvador do Sangue Derramado – A Igreja de São Salvador, também chamada de Igreja do Sangue Derramado é uma das construções mais incríveis de todo o país.

Palácio de Santa Catarina (século XVIII) – Situado a 32km de São Petersburgo o Palácio de Catarina II é uma imponente obra arquitectónica e histórica.

Catedral São Petersburgo

Catedral São Petersburgo

 

– Cordilheira de Altai –

A Cordilheira Altai são altas montanhas, da Ásia Central, superando frequentemente os 4000 m de altitude. As montanhas do Altai ocupam áreas da Rússia (Sibéria), República Popular da China, Mongólia e Cazaquistão.

Cordilheira de Altai

Cordilheira de Altai

 

– Sibéria –

A Sibéria é uma vasta região da Rússia (ocupa 58% da área da Rússia) e do norte do Cazaquistão, integralmente no norte da Ásia, estendendo-se dos Urais ao oceano Pacífico, e para sul desde o oceano Árctico até aos montes do centro-norte do Cazaquistão, e até à fronteira com a Mongólia e República Popular da China.

Geograficamente, pode ser dividida na Planície Ocidental Siberiana e o Planalto Central Siberiano.

O clima varia entre o clima polar e o clima continental. Na Sibéria situa-se o local habitado mais frio do mundo, a aldeia de Oymyakon.

Lago Baikal - Siberia

Lago Baikal – Siberia

 

– Expresso Transiberiano –

Atravessando continentes e fusos horários, estendendo-se durante quase meio planeta, o Expresso Transiberiano do Oriente permanece como um dos mais clássicos caminhos-de-ferro do Mundo.

Mapa do caminho-de-ferro Transiberiano

Mapa do caminho-de-ferro Transiberiano

Reservas (click):

Booking – Alojamento

Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos

Bestravel- Promoções de viagem

Rental Cars- Aluguer automóvel

Revolut- Cartão bancário sem taxas

Amazon– Artigos de viagem

 

 

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos nas redes sociais:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

PROMOÇÕES DE VIAGENS

ARTIGOS DE VIAGEM

SEGURO DE VIAGEM

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS