19 Mai

VIAGEM DE COMBOIO (THE FIRST CLASS) DE CUSCO A MACHU PICCHU

 

Viagem no comboio The First Class operado pela empresa IncaRail de Cusco a Machu Picchu

 

 Texto & Fotos de Sylvia Pichler

 

Este Verão a minha Bucket List ficou ligeiramente mais reduzida após ter visitado a maravilha do Mundo – Machu Picchu que considero um dos locais mais místicos e mágicos à face da Terra. Se for possível, façam um esforço e comprem o bilhete das 6 da manhã, pois a esta hora poderão tirar fotografias incríveis e apreciar este lugar magnífico em paz e tranquilidade. Já alguma vez viram aquelas fotografias místicas deste complexo com nuvens sobre as ruínas? Apenas neste horário poderão tirar tais fotos maravilhosas (podem ver uma neste post). É importante que não se esqueçam de comprar um bilhete que inclua uma das montanhas (ou Machu Picchu ou Wayna Picchu), porque este tipo de bilhete é o único que vos permite sair e voltar a entrar no complexo uma vez, por exemplo para comprarem um snack. O site oficial não é muito explícito nesse ponto, por isso tomem nota desta dica!

 

Viagem no comboio The First Class operado pela empresa IncaRail de Cusco a Machu Picchu

Comboio First Class da empresa Incarail


  Check-List antes de visitar Machu Picchu:

  • Comprem bilhetes online com pelo menos 6 meses de antecedência incluindo montanhas, conforme expliquei, no site oficial » Ver AQUI
    Não se esqueçam do seguinte: Não é possível comprar bilhetes presenciais à entrada de Machu Picchu, apenas o é possível online.
  • Comprem bilhetes para entradas da parte da manhã em Machu Picchu (as aglomerações começam a chegar pelas 10 da manhã) e passem a noite em Aguas Calientes. Tem uma atmosfera única, onde poderão conhecer várias pessoas das mais diferentes partes do mundo que apenas têm um destino em mente: Machu Picchu
  • Não conseguirão evitar as filas para a camioneta, mas ainda assim é recomendável comprar os bilhetes para a camioneta com antecedência  de Aguas Calientes a Machu Picchu na seguinte morada: Av. Hermanos Ayar S / N, Puente Ruinas (horário de funcionamento das 5:00 às 21:00). Se se atreverem e se a condição física o permitir, poderão fazer fazer o caminho a pé até Machu Picchu (cerca de 2h30) ou se viajarem a bordo do comboio First Class operado pela empresa Inca Rail, no preço do mesmo está incluída uma camioneta privada até à entrada de Machu Picchu no mesmo dia da vossa viagem.
  • Ou marquem uma visita guiada com antecedência ou diretamente à entrada de Machu Picchu há vários guias oficiais disponíveis (é obrigatório, pois de acordo com os novos regulamentos da lei peruana, não é possível visitar Machu Picchu sem um guia). Eu escolhi e recomendo a agência  Sas Travel Peru
  • Protetor solar (no mínimo com fator UV 50) e chapéu – este lugar maravilhoso fica situado muito próximo do Equador e o seu índice UV é dos mais fortes deste planeta (11)! A partir das 09:30, literalmente o sol queima. Recomendações de chapéu com proteção UV – STETSON UV Protection 
  • Repelente de insetos com DEET – A minha escolha recaiu sobre o roll-on português Previpiq Tropics Roll On, uma vez que é muito mais fácil de se usar do que em spray
  • Roupas Columbia OmniShade com proteção UV 50 ou de qualquer outra marca de trekking, como por exemplo NorthFace, Jack Wolfskin, etc. O importante é usarem roupas com proteção UV, sobretudo calças e camisolas de manga comprida.
  • Polares
  • T-Shirts com proteção UV (Num dia as temperaturas oscilam entre os 8ºC e 25ºC, por isso vão precisar de ter sempre quer casacos, quer roupas mais frescas à mão)
  • Botas de montanha com sola Vibram – Eu usei da marca alemã Brütting
  • Meias trekking – Eu sou fiel à marca alemã FALKE 
  • Bebam imensa água
  • Levem uma mochila ligeira  (estarão a 3600m de altitude, o que é cansativo, por isso levem o estritamente necessário)
  • Além das múltiplas fotografias maravilhosas que poderão tirar, parem um pouco para admirar a cidade perdida dos Incas e os seus arredores. Eu poderia ter ficado horas a fio apenas a contemplar a paisagem, sentimos sem sombra de dúvida uma energia especial num lugar tão mágico como este.

 

Viagem no comboio The First Class operado pela empresa IncaRail de Cusco a Machu Picchu

Dentro do comboio The First Class

 

O que é que existe de tão glorioso e admirável em Machu Picchu?

Pessoalmente fiquei impressionada com o nível extremamente avançado da civilização Inca no campo da engenharia civil e arquitetura. A forma como as casas eram construídas, o funcionamento dos sistemas de tratamento de águas residuais, tudo era lógico e extremamente bem planificado. Muitos anos após a expedição de Hiram Bingham, houve inclusive várias equipas de engenheiros civis que se deslocaram até Machu Picchu para avaliar este grau de avanço dos Incas.

 

Viagem no comboio The First Class operado pela empresa IncaRail de Cusco a Machu Picchu

A Fancy Explorer chegou ao Machu Picchu

 

Além disso, achei a cosmologia e trilogia inca extremamente fascinantes. De acordo com a perceção panteística do mundo que existia na cultura inca, o sol, a lua, a terra, as plantas, os animais e tudo aquilo que nos rodeia são seres vivos divinos. Os seus principais deuses eram o sol (Inti), a terra (Pachamama), a lua (Killa), o raio (Illapa), as montanhas (Apus), entre outros. Pachamama é um conceito que representa a origem de tudo e que todos nós estamos interligados, que fazemos parte de uma só Terra, de um único mundo.

 

Viagem no comboio The First Class operado pela empresa IncaRail de Cusco a Machu Picchu

Machu Picchu e lamas, a imagem icónica do Peru

 

Na aldeia de Aguas Calientes existe uma estátua muito famosa que representa a trilogia Inca (podem também ver a fotografia mais abaixo): a serpente,o puma e o condor dos Andes. Estes 3 animais representam a visão cosmos dos Incas: a parte superior dos deuses (Hanan Pacha) – condor dos Andes, o mundo dos seres vivos (Kay Pacha) – puma e o mundo dos mortos (Uku Pacha) – serpente.

 

Viagem no comboio The First Class operado pela empresa IncaRail de Cusco a Machu Picchu

Outra perspetiva de Machu Picchu com as lamas no plano de fundo

 

Como chegar até Machu Picchu?

Uma das primeiras questões que terão de responder quando estiverem a planear uma viagem ao Machu Picchu é a forma de transporte. O meio mais confortável é sem sombra de dúvida de comboio (de Cusco são cerca de 5 horas de viagem). Existem apenas 2 empresas que operam este serviço: Inca Rail e Peru Rail. Eu optei pela Inca Rail e para manter sempre o caráter fancy, reservei o comboio em primeira classe (The First Class). As outras categorias são Voyager, Bimodal, 360 e The Private.

 

O que tem este comboio The First Class de tão especial?

  • Design
  • Serviço de atendimento personalizado
  • Assentos em pele
  • Menu gourmet
  • Bar
  • Varanda panorâmica (para mim a estrela deste comboio, não existe melhor forma de vivenciar ou de tirar fotografias dos Andes)
  • Música ao vivo
  • Vão aprender a fazer o cocktail Pisco Sour e saboreá-lo!

 

Viagem no comboio The First Class operado pela empresa IncaRail de Cusco a Machu Picchu

Varanda panorâmica do comboio The First Class da empresa Inca Rail

 

Como é uma viagem a bordo do comboio The First Class?

Eu parti da estação de San Pedro na cidade de Cusco às 8:30. Enquanto aguardava que chamassem o meu nome, uma assistente mostrou-me o meu lugar no comboio (uma mesa de 4 lugares só para mim). Após ler os menus de almoço e de informar os responsáveis sobre intolerâncias alimentares, foi indicado que iríamos fazer uma paragem na estação de Poroy em Cusco e de Ollaytaytambo antes de chegarmos ao destino final – Aguas Calientes (também denominada de Machu Picchu Pueblo). Entre estas paragens, fizemos uma pequena pausa de 15 minutos, o que permitia aos passageiros tirar fotografias do comboio. Entre a entrada no comboio e o serviço de almoço, fomos convidados a usufruir da varanda panorâmica e por favor passem o máximo de tempo possível na mesma! Poderão contemplar a paisagem pitoresca da cordilheira dos Andes, lagos e até o início do famoso trilho Inca. Cerca de 1 hora antes de chegarmos a Aguas Calientes, o responsável do comboio convida os passageiros a aprender a preparar e saborear o cocktail Pisco Sour.

Viajantes First Class – têm direito a uma camioneta privada até à entrada de Machu Picchu já incluída no preço do comboio, contudo apenas no próprio dia da viagem!

 

Viagem no comboio The First Class operado pela empresa IncaRail de Cusco a Machu Picchu

Uma mesa de 4 lugares só para mim no comboio The First Class da empresa Inca Rail

 

Impressões de Poroy-Cusco

Fica localizado nos subúrbios de Cusco, vê-se muita mais população local, contudo é também uma parte pobre da cidade. A nível pessoal, fiquei com o coração destroçado só de contemplar a vista sobre esta parte mais pobre, enquanto viajava no comboio The First Class.

 

Impressões de Ollaytaytambo

Uma das ruínas incas mais importantes do Vale Sagrado. Paisagens de cortar a respiração, a pura beleza andina!

 

Impressões de Aguas Calientes

Uma atmosfera internacional única num lugar tão pequeno. Todos os cantos do mundo unidos para chegarem à Maravilha do Mundo: Machu Picchu! Os restaurantes e hotéis são inflacionados, mas quando se compra os bilhetes das 6 da manhã para Machu Picchu, não há outra hipótese a não ser passar a noite aqui.

 

Viagem no comboio The First Class operado pela empresa IncaRail de Cusco a Machu Picchu

Aguas Calientes

 

Menu de almoço no comboio The First Class

Entrada: Salada de quinoa com legumes
Prato principal: Bife de frango grelhado com legumes e puré (opções vegetarianas disponíveis a pedido)
Sobremesa: Bolo de chocolate biológico com quinoa

 

Preço

Os preços variam consoante a época em que visitarem Machu Picchu. Eu fui em Agosto, que é época seca e uma das mais populares. A viagem de ida e volta custa em média $400.  Quando se viaja por 5 horas numa atmosfera tão única, vale a pena fazer algum investimento.

 

A minha viagem até Machu Picchu foi uma das mais fascinantes – desde a visita guiada nas ruínas até aos hotéis/restaurantes em Aguas Calientes, passando pela viagem de comboio no The First Class, mas também uma das que mais comoventes. Eu cheguei e saí de Aguas Calientes completamente diferente, mesmo que pareça muito cliché. O Machu Picchu tem uma magia e misticismo únicos e é um must na Bucket List de qualquer um. Sem dúvida que regressarei um dia destes.

Da próxima vez que for, escolherei novamente o comboio The First Class operado pela empresa Inca Rail. Muito obrigada por todo o excelente serviço que prestam e por ter sido das viagens de comboio mais lindas que tive o prazer de fazer.

Caso precisem de conselhos ou tenham alguma questão relacionada com este comboio, estarei totalmente disponível para responder às vossas questões.

Até breve viajantes fancy!

 

 

Para alojamento, consulte aqui.

Para programas de viagem, consulte aqui.

 

 

 

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

ARTIGOS DE VIAGEM

PROMOÇÕES DE VIAGEM

RESERVA DE VOOS/ HOTÉIS

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS