Rota N2 com a autocaravana Parreirinha
A N2 é a estrada que liga Portugal de Norte a Sul, mais concretamente de Chaves a Faro, num total de 738 km.
É a rota favorita dos meus donos com a Parreirinha!
Deixo-vos aqui algumas dicas para aproveitarem esta rota:
1) Duração da viagem
O ideal é fazer a rota em 2 semanas, para aproveitar para conhecer cada local. Se não tiverem tanto tempo disponível, façam como os meus donos e vão fazendo a N2 aos poucos, consoante a vossa disponibilidade.
2) Passaporte N2
Peçam um passaporte da N2 no local/cidade onde começarem a viagem para irem carimbando à medida que forem fazendo a rota.
Importante: não se tornem reféns dos carimbos! Conhecer os locais onde a rota da N2 vos leva é mais importante do que carimbar o passaporte. Há também uma app da N2 para carimbar em formato digital, mas os meus donos são old school e preferem os passaportes físicos.
DICA: Vejam no site oficial da Rota EN2 onde podem carimbar. Se não chegarem a tempo de carimbar no posto de turismo, tentem carimbar nos Bombeiros! Alguns postos de combustível, museus e restaurantes também têm o carimbo da N2. Por exemplo, podem obter o carimbo da Lousã nos Bombeiros de Serpins.
3) Visitem as regiões, a gastronomia local e as pessoas. A N2 permite fazer uma imersão cultural no nosso País e essa é a melhor experiência que levamos desta rota!
4) Apoiem o comércio tradicional e o artesanato local. Poderão ver no site da @comunidadeen2 algumas recomendações de lojas onde podem comprar produtos locais, restaurantes e alojamento. Foi neste site que descobrimos uma loja em Vila Nova de Poiares que vende umas cervejas da marca “Boazona”, que já fizeram furor cá em casa!
5) Atrevam-se a fazer desvios! Os meus donos fizeram um desvio para conhecer São Pedro do Sul e adoraram!
6) Não se esqueçam de levar: os passaportes da N2, o livro/guia de bolso (se optarem por o comprar), biquíni/calções de banho e toalha! Na N2 passam por várias praias fluviais e há que aproveitar para dar um mergulho!
7) Planeiem onde vão pernoitar
Se forem fazer a rota de autocaravana, recomendo a app Park4night. Aqui poderão encontrar os parques de campismo, ASAs e Quintas onde poderão pernoitar com a autocaravana, algumas delas gratuitas! A app tem informação útil como as avaliações dos utilizadores, bem como os preços e serviços disponíveis em cada local.
O que ver em cada localidade?
Eu e os meus donos ainda só fizemos metade da rota e planeamos concluí-la em 2023.
Em todo o caso, posso partilhar alguns dos sítios que conhecemos nesta rota e que mais nos impressionaram:
Chaves – Km 0
Nunca tínhamos ido a Chaves e adorámos! Tem um centro histórico lindo e o pastel de Chaves é saboroso!
Subimos à Torre de Menagem do Castelo de Chaves, que tem uma vista desafogada para a cidade. Visitámos a Igreja da Misericórdia e a de Santa Maria Maior, e atravessámos a Ponte Romana de Trajano, é muito bonita!
Recomendamos também uma visita à loja do Templo N2. Fica mesmo ao lado do KM 0 e podem tirar uma foto alusiva a esta rota, bem como comprar algum merchandising da N2. Há uma loja em cada extremidade da rota, em Chaves e Faro.
Pernoitámos no Parque de Campismo de Rebordão e foi muito agradável e tranquilo.
Vidago – Km 15
Saímos de Chaves rumo a Vidago e valeu a pena conhecer a região. Fomos ao Santuário do Alto do Coto que tem uma vista deslumbrante e ao imponente Vidago Palace Hotel.
Pedras Salgadas – Km 30
Continuando a rota da N2, fomos conhecer Pedras Salgadas e continuar a nossa rota das águas termais. O jardim envolvente das Pedras Salgadas é muito bonito. Os meus donos visitaram o antigo Casino e provaram a água da Nascente das Pedras Salgadas em estado puro, ainda sem tratamento. Foi uma experiência interessante!
Vila Pouca de Aguiar – Km 36
Uma vila simpática, com um centro histórico bonito e um castelo com uma vista magnífica. O castelo não fica no centro da vila, mas vale a pena fazer um desvio para o conhecer.
A Lagoa do Alvão (Barragem da Falperra) também vale muito a pena visitar, tem uma beleza natural única.
Vila Real – Km 64
Vila Real tem uns doces e pastéis típicos que são uma maravilha! Fomos conhecer a tradição de “dar o pito”, mas infelizmente não fomos na época de comer este doce. Em alternativa, comemos uma Crista de Galo na Pastelaria Gomes, que estava óptima! Comemos também uns “covilhetes”, uns pastéis salgados muito saborosos.
O centro histórico de Vila Real é muito bonito, com uma praça grande rodeada de monumentos imponentes como a Sé Catedral.
Fomos visitar a Casa Mateus e foi o melhor que fizemos! O palácio é lindo e os jardins também, muito bem cuidados e repletos de pormenores bonitos.
Santa Marta Penaguião – Km 78
Em Santa Marta Penaguião perdemo-nos com as maravilhosas vistas para o Douro! Fomos conhecer o novo miradouro D’ouro Vivo, que fica situado na estrada que liga a Sede do concelho a Fontes. Visitar as Caves de Santa Marta também é uma experiência interessante. O município apostou na promoção da rota da Estrada Nacional 2, tendo um marco da N2 no centro histórico e informação alusiva à rota no Posto de Turismo.
Peso da Régua – Km 88
Já conhecíamos o Peso da Régua de viagens anteriores, por isso acabámos por fazer uma
passagem rápida nesta localidade. Na nossa opinião, esta região do Vale do Douro é uma das
mais bonitas de Portugal. A área foi declarada Património Mundial da Unesco e oferece
paisagens maravilhosas das vinhas nas montanhas que rodeiam as margens do Rio Douro. Se
forem com tempo, recomendamos uma visita a uma das Quintas Vinícolas mais emblemáticas
da região, como a Sandeman ou a Quinta da Pacheca.
Uma das estradas mais bonitas do mundo passa em Peso da Régua, a N222. Vale muito a pena
percorrer esta estrada e fazer um pequeno desvio à N2.
É também nesta região que se situa o Museu do Douro e um dos miradouros mais bonitos do
Douro, o São Leonardo da Galafura. As pontes do Peso da Régua acabam por ser o postal da
cidade, vale muito a pena fazer um passeio a pé para tirar umas belas fotografias.
Lamego – KM 104
Fomos visitar o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios, o ex-libris da região. Como ficámos no parque de campismo de Lamego, que é mesmo pertinho, os meus donos foram a pé até ao Santuário. O Parque de campismo tem uma boa vista para a cidade e um bar das Caves da Raposeira, pois que fica mesmo ali ao lado. Os meus donos compraram uma bôla de Lamego para comer ao jantar na Parreirinha, e que bem que lhes soube!
Castro Daire – KM 136
Castro Daire tem andado nas bocas do mundo por ser palco do novo filme Velocidade Furiosa. É uma simpática região, com um centro histórico bonito e colorido.
Viseu (Km 172) e São Pedro do Sul (Km 152)
Viseu é conhecida pelos seus imponentes monumentos, pelos vinhos do Dão e por ser a terra do Viriato. É uma cidade muito bonita!
São Pedro do Sul é a capital do termalismo e dona de uma paisagem ímpar. A N2 não passa propriamente na vila, apenas 900m da N2 fazem parte do município, mas vale a pena o desvio!
Tondela – Km 199
Visitámos a Serra do Caramulo, o simpático Museu Terras de Besteiros e o centro histórico de Tondela. Jantámos no Atisca & Petisca e para além das maravilhosas tapas ainda fomos presenteados por música ao vivo de uma varanda do vizinho! Foi aqui também que os meus donos deram descanso à Parreirinha e pernoitaram no alojamento local Ninho d’Arara, onde foram recebidos por duas araras simpáticas!
Santa Comba Dão – Km 213
Cidade que abraça o rio Dão, que lhe dá o nome. Tem um centro histórico muito bonito, com traços medievais, passadiço e praças cuidadas e calmas.
Mortágua – Km 225
Continuando o percurso da Estrada Nacional 2, fomos conhecer Mortágua, a mítica terra cujo povo guarda o segredo de “Quem matou o juiz de fora”. Os donos, gulosos como são, comeram um belo pastel Juiz de Fora na pastelaria Pousadinha do Dão.
Penacova – Km 238
Penacova tem duas maravilhosas praias fluviais – Vimieiro e Reconquinho – onde os donos deram um mergulho! Vislumbrámos também o monumento natural do concelho “Livraria do Mondego” e a paisagem natural agradável através do miradouro do centro da vila.
Vila Nova de Poiares – Km 248
Tem um fantástico mural alusivo à N2 no centro da vila. Os donos tiveram pena por não conseguir ir ao Central Bar (estava fechado), mas para compensar compraram um pack da cerveja artesanal do concelho “Boazona”!
Lousã – Km 261
A Parreirinha andou a aventurar-se nas alturas na Serra da Lousã, mas sempre segura de mim! Fomos carimbar o passaporte da N2 aos Bombeiros de Serpins, pois é nesta localidade que passa a N2.
Góis – Km 270
Góis é uma vila muito bonita, onde os donos aproveitaram para dar uns mergulhos na Praia Fluvial do Penedo. Conhecida pela tradição motard, recebe de forma igualmente entusiasta outros visitantes como autocaravanistas. Ficámos no parque de Campismo de Góis e foi uma experiência agradável.
Pedrógão Grande – Km 319
Um dos nossos destinos favoritos da N2 foi sem dúvida Pedrogão Grande. O parque de campismo e o miradouro do Hotel Montanha oferecem uma vista incrível para a barragem.
Fizemos a paragem obrigatória no Km 310, onde a Parreirinha se andou a meter em sarilhos na Picha e na Venda da Gaita!
Curiosos para saber o que temos a dizer das outras localidades que já visitámos através da rota da N2?
Basta seguir a página da Parreirinha no Instagram para o efeito.
Link: aqui
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio