MENU
1 Abr

LAGOS, A MAIS BELA CIDADE DO ALGARVE

 

Lagos, a mais bela cidade do Algarve

Texto & Fotos de Susana Correia

 

Sou lacobrigense de gema e, portanto, poderia roçar a estranheza escrever sobre a minha cidade de forma isenta. Porém, só quem visita Lagos percebe que este paraíso à beira-mar plantado tem um encanto especial refletido naquilo que melhor o carateriza: o cheirinho a maresia misturado com o sabor a verões intermináveis.

Preparado para conhecer a mais bela cidade do Algarve?

 

Praia do Camilo- Lagos- Portugal

 

Será inevitável falar de Lagos sem falar nas suas praias. E aqui a escolha é muito variada: se prefere praia de duna tem a Meia Praia com 5.5km de areal dourado. Se, por outro lado, prefere praia de rocha, as opções aumentam exponencialmente:

 

Praia da Batata

Praia dos Estudantes

Praia da Pinhão

Praia da D. Ana

Praia do Porto de Mós

Praia do Camilo

Ponta da Piedade (das mais belas formações rochosas do mundo).

 

Ponta da Piedade – Portugal

 

Ponta da Piedade- Portugal

 

Praia do Pinhão – Lagos- Portugal

 

Praia dos Estudantes- Lagos- Portugal

 

Praia Porto de Mós- Lagos- Portugal

 

Vista da falésia para a Praia da Luz- Lagos- Portugal

 

Vista Falésia do Porto de Mós- Lagos- Portugal

 

Meia Praia- Lagos- Portugal

 

No entanto, e muito ao contrário do que se pensa, escreve e vende, nem só de praia vive Lagos.

Se for amante da natureza — como eu —, uma das atividades mais procurada, seja em que estação do ano for, são os trilhos. E Lagos oferece as melhores e mais belas vistas que alguma vez experienciará. Poderá aventurar-se pelo caminho que inicia na praia do porto de mós, subindo a falésia e apreciando todo o mar que se estende à sua frente, passando pela Vila da Luz e Burgau. Isto tudo de uma caminhada só, e num único trilho. Imagine o azul cristalino do mar recortado pelas rochas, grutas e cavernas, ao mesmo tempo que observa, mesmo aos seus pés, um campo verde cheio de flores com cheiros primaveris a inundarem-lhe os sentidos. Diga-me se não sente, imediatamente, vontade de abrir os braços e respirar liberdade? De certa forma, sempre que o faço, sinto-me como o João e o seu pé de feijão, quando o escalou pela primeira vez e descobriu o tesouro.

 

Falésia do Porto de Mós – Praia da Luz

 

Campos de Flores nas Falésias- Lagos- Portugal

 

Se, por outro lado, aprecia uma cidade pelo seu legado histórico, Lagos também será a sua escolha. Foi daqui que partiu Infante D. Henrique nas suas caravelas, na descoberta do Norte de África. E Gil Eanes ao dobrar o Cabo Bojador, iniciando, dessa forma, a Era dos Descobrimentos Portugueses. As Estátuas de homenagem a ambos podem ser encontradas aqui, tal como uma série de monumentos e Igrejas:

 

Muralhas (Monumento Nacional)

Ruínas da antiga cidade (Lacóbriga), situadas no Monte Molião

Mercado dos Escravos

Castelo dos Governadores

Forte da Ponta da Bandeira

Mercado Municipal da Avenida

El Rei D. Sebastião

Igreja de Santa Maria

Igreja de S. Sebastião

Igreja de Santo António – Património Cultural (Toda revista a Talha Dourada)

Museu Municipal Dr. José Formosinho – Património Cultural

 

 

Mercado dos Escravos- Lagos- Portugal

 

Infante D. Henrique- Lagos- Portugal

 

Igreja de Santo António- Lagos- Portugal

 

Muralhas de Lagos – Lagos- Portugal

 

Gil Eanes- Lagos- Portugal

 

Forte Ponta da Bandeira

 

El-Rei D. Sebastião- Lagos- Portugal

 

A beleza paisagística de Lagos embrulhada na sua mística atmosfera faz desta cidade uma das mais visitadas e procuradas do Algarve. E é fácil perceber porquê, todavia, se ainda não está convencido, desafio-o a descer a nossa avenida, parar no miradouro da estátua a S. Gonçalo de Lagos e deixar-se encantar pela vista da baía da Meia Praia cruzada com a entrada da nossa Marina. Acredite que será um deleite para os sentidos.

 

Barra da Meia Praia- Lagos- Portugal

 

Marina de Lagos- Lagos- Portugal

 

E que tal aguçar ainda mais um pouco o apetite e deixar-se levar pela nossa maravilhosa gastronomia?

Lagos é conhecido pelos típicos bolos de amêndoa e figo, e sendo produtos característicos da nossa região, são facilmente encontrados nas pastelarias da cidade. Realço a Pastelaria Taquelim, pioneira nesta confeção e a funcionar desde 1935. Prove o D. Rodrigo e conte-me como reagiram as suas papilas gustativas.

 

Avenida de Lagos – Lagos- Portugal

 

Se continuarmos nos doces, não há como visitar Lagos e não provar estas maravilhas: Na Pastelaria Gombá, fundada em 1964, encontra o famoso bolo de café, possivelmente, o melhor bolo do mundo. Na Croissantaria 29, uma panóplia de croissants doces e salgados que o vão fazer questionar toda a existência do croissant. Confuso? Eu explico: existem os de doce de ovos e amêndoa, os de Gila, os de chocolate e natas, entre outros. Mas também existem os de frango com maionese e salada (o meu preferido), os de atum e ovo ou os de carne assada. Surpreendido? É provar!

Naturalmente, não podemos falar de Lagos sem mencionar o nosso delicioso peixe. Imagine-se a passar uma bela manhã de praia e de seguida comer um peixinho fresco grelhado? Pode fazê-lo em vários restaurantes, mas destaco o Barrigada, mesmo na saída da Meia Praia, e o Escondidinho, no centro da cidade. Ambos são simples, descontraídos e direcionados para apreciar o melhor que a vida nos dá.

Porém, se preferir um local mais requintado para degustar o nosso marisco, sugiro o Restaurante Campimar, o seu arroz de tamboril e lagosta e a deslumbrante vista para a Praia do Porto de Mós.

 

Cais da Solaria- Lagos- Portugal

 

Para refeições mais ligeiras, tem o Restaurante Repolho, onde acompanha um bom vinho com deliciosas tapas, o Goji para refeições mais saudáveis, ou as hamburguerias Quazi ou Vaca Galo (e depois de ler este nome em voz alta percebe que os Lacobrigenses também primam pela originalidade e criatividade).

Ora, depois de tanta coisa boa, nada como um passeio para acelerar a digestão. Lagos também consegue surpreender nesta área com opções diversificadas e para toda a família.

 

Baía de Lagos – Lagos- Portugal

 

Percorra a Avenida dos Descobrimentos e desça até à Marina. Aí encontra, para além de cafés, restaurantes e boas esplanadas, a venda de bilhetes para visitar as grutas ou avistar os golfinhos. Descobre, também, o Museu de Cera dos Descobrimentos e a antiga estação de comboios (sabia que a última estação do Barlavento Algarvio é em Lagos?).

Volte para trás pela Avenida e cruze a estrada quando visualizar o Mercado Municipal, está, então, no centro da cidade.

A atmosfera é supertranquila e dentro das muralhas deparar-se-á com lojas, cafés, restaurantes, animação de rua e muitas, muitas pessoas que deambulam por estas ruas estreitas, descobrindo e explorando cada recanto escondido. Também no centro existe o Centro de Ciência Viva de Lagos, uma ótima opção para miúdos e graúdos.

 

Grutas- Lagos- Portugal

 

Se pretender levar umas recordações desta maravilhosa cidade consigo e não só, destaco o Mar d’Estórias. Este edifício histórico de 3 pisos conta com uma loja no rés do chão, com venda de artigos de artistas portugueses, no 1º andar, uma livraria, um Bistro e uma área dedicada à música, e no último piso uma deslumbrante esplanada com vista para a Avenida e com um ambiente descontraído e relaxante.

Em Lagos pode ainda encantar-se com a arte urbana espalhada pela cidade, existindo, inclusivamente, tours para este tipo de turismo.

 

Arte Urbana- Lagos- Portugal

 

Arte Urbana- Lagos- Portugal

 

Arte Urbana- Lagos- Portugal

 

Arte Urbana- Lagos- Portugal

 

Arte Urbana- Lagos- Portugal

 

Arte Urbana- Lagos- Portugal

 

Arte Urbana- Lagos- Portugal

 

Arte Urbana- Lagos- Portugal

 

Arte Urbana- Lagos- Portugal

 

As dormidas também estão asseguradas nesta cidade onde dispõe de várias opções para diferentes carteiras. Poderá ficar alojado no Cascade Wellness*****, e quem sabe conhecer um jogador de futebol? Optar por um Hostel como o Suite Thing, se preferir Hotel, pode acomodar-se no Marina Rio**** e usufruir de uma fantástica vista para a Marina de Lagos, ou optar por desviar-se da cidade e procurar um pouco mais de tranquilidade, com spa, piscina interior e exterior incluídos e majestosas vistas para o campo de golfe, no Boavista Golf & Spa*****.

 

Ao visitar Lagos tem ainda a possibilidade de, em cerca de 20 minutos de carro, conhecer Sagres e o mais mágico pôr do Sol do Mundo. Para o lado oposto, pelo mesmo tempo de percurso, deslumbrar-se com as maravilhas da Serra e apaixonar-se por Monchique, ou ainda, apadrinhar um dos animais do nosso Zoo, em Barão de S. João.

 

Cabo de S. Vicente – Sagres

 

Foia – Monchique

 

Como vê, Lagos oferece muito mais do que praia. É uma cidade luminosa, histórica, de beleza singular, cheiro característico e rodeada de mar e tradições, que aguarda a sua visita.

 

Até lá.

Boas viagens!

 

Reservas (click):

Booking – Alojamento

Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos

Bestravel- Promoções de viagem

Rental Cars- Aluguer automóvel

Amazon– Artigos de viagem

Iati- Seguro de Viagem

 

 

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos nas redes sociais:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

PROMOÇÕES DE VIAGENS

ARTIGOS DE VIAGEM

SEGURO DE VIAGEM

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS