Carvoeiro, Ferragudo, Algar Seco e Grutas de Benagil, pérolas do concelho de Lagoa
Texto & Fotos de Mário Menezes
O Concelho de Lagoa é um dos mais pequenos da região Algarvia. A sua capital, Lagoa, é uma localidade afastada da costa, sendo “cortada ao meio” pela Estrada Nacional 125, entre Albufeira e Portimão, duas das maiores cidades da região.
Lagoa é também conhecida por ser uma região vinícola, sendo relativamente fácil encontrarmos nos supermercados, vinhos, incluindo o tipo moscatel, aqui produzidos.
O Carvoeiro, localidade mais visitada neste concelho, com sua famosa praia, a Praia do Carvoeiro, é um dos ex-libris do Algarve. Com um historial ligado à indústria das pescas, ao longo dos anos tornou-se uma meca de veraneio, com o turismo a marcar forte presença, tornando-se a atividade económica dominante.
A Praia do Carvoeiro, centro nevrálgico desta zona, é o ponto de partida para explorar uma das mais importantes e belas partes da costa Algarvia. Encontra-se delimitada por formações rochosas que constituem a maior atração turística local, sendo nos últimos anos motivo de romaria de turistas nacionais e estrangeiros.
Desde 2014 que é possível percorrer os mais de 500 metros dos passadiços, situados do lado este da praia, desde o Forte de Nossa Senhora da Encarnação, onde existe uma capela também assim chamada, até ao Algar Seco, o chamado Trilho das Arribas.
Passadiços de madeira, por onde, de forma segura e confortável podemos caminhar, constituem um anfiteatro sobre o mar, pois são autênticas varandas com vista para o Atlântico, sendo possível em todo o percurso observar a costa Algarvia vislumbrando sobre a linha do horizonte, o concelho de Sagres a Oeste, e o de Albufeira a Este.
Os passadiços dão acesso a trilhos e grutas, sendo possível aceder-lhes, descendo por escadas construídas nas rochas e desfrutar das suas maravilhosas vistas. Chegando a Algar seco, encontramos a famosa “Boneca”, Esta formação rochosa, cujas aberturas para o mar se assemelham a janelas, proporciona a vista do mar que se parece mesmo com isso, uma boneca! Boneca é também o nome do restaurante e bar ali situado onde ao final de tarde muitos turistas ocupam as suas esplanadas para beber uma cerveja ao pôr-do-sol.
Ali pertinho, descendo a escada para o lado contrário, chegamos ao local predileto dos adolescentes para efetuarem saltos de mergulho para o mar. Eles afirmam que a profundidade é suficiente, mas eu não arrisquei… Ali, há também uma piscina natural banhada pelo mar, ideal para refrescar depois de uma caminhada ao sol. Aí sim, não resisti à tentação! Mas a água é fria…
O ponto mais alto de uma ida ao Carvoeiro é a visita às grutas. Uma atração turística relativamente recente. Outrora tratava-se de um passeio exclusivo a bordo de um barco de pesca, hoje em dia, ali à beira da praia há várias agências que vendem visitas guiadas, de barco, como por exemplo o “Carvoeiro tours”.
Por 25€, podemos durante mais de uma hora, percorrer a bordo de um barco a motor grande parte da costa junto aquelas formações rochosas, com várias cavidades consideradas grutas. As chamadas Grutas de Benagil. A visita proporciona observarmos várias praias, algumas com difíceis acessos por terra, outras no interior das grutas, mantendo por isso o seu estado selvagem.
Uma viagem entre a Praia do Carvoeiro e a Praia da Marinha proporciona visitar o interior de várias grutas e observar ao longe o areal de várias praias, e as suas formações rochosas mar adentro, como por exemplo, a Praia do Vale de Centeanes, a Praia do Carvalho e a Praia de Benagil.
Apesar de serem chamadas de “Grutas de Benagil”, todas aquelas grutas têm uma denominação própria, sendo a mais conhecida, aquela que é o cartão postal desta atração turística, e que é chamada oficialmente de “Gruta de Benagil “. É aqui que todos querem tirar fotos!
Das várias praias, destaca-se a Praia da Marinha que é considerada uma das 10 mais belas praias da Europa e uma das 100 mais belas praias do Mundo. Nesta altura de pandemia, a sua lotação é apenas de 15 pessoas, mas ao longe contavam-se muitas mais…
O Carvoeiro, que ainda não conhecia, é sem dúvida um local obrigatório para ser visitado!
FERRAGUDO
Esta vila, localizada na foz do rio Arade, foi em tempos uma terra de pescadores, mas hoje o turismo é a sua atividade económica mais importante, facto que contribuiu para expansão urbanística e o crescimento de localidades vizinhas. Caminhando pelas ruas da parte antiga, com as típicas casas onde a cor branca predomina, encontramos a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a Igreja matriz. A mesma foi fundada em 1520, foi destruída pelo terramoto de 1755 e reconstruída com outras caraterísticas. Destaque para os retábulos de talha dourada no seu interior. Junto da mesma existe um miradouro de onde podemos desfrutar de bonitas vistas para o rio Arade, a sua foz, as praias e também para a cidade de Portimão na outra margem. Um ponto onde se diz que o pôr do sol tem mais encanto!
Esta zona antiga também pode ser observada desde o jardim, no centro da vila, mais em baixo.
Quanto às praias, destaque para a da Angrinha e para Praia Grande que se encontram junto do Castelo de São João do Arade, que foi erigido para defender a barra do Rio Arade, e controlar o movimento das embarcações. A Praia da Infanta, do Molhe, do Pintadinho, dos Caneiros encontra-se na direção do Carvoeiro, o que é sempre bom juntar numa visita a este.
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem