MENU
20 Jun

CARVOEIRO, ALGAR SECO E GRUTAS DE BENAGIL, PÉROLAS DO CONCELHO DE LAGOA

 

Carvoeiro, Algar Seco e Grutas de Benagil, pérolas do concelho de Lagoa

Texto & Fotos de Mário Menezes

 

O Concelho de Lagoa é um dos mais pequenos da região Algarvia. A sua capital, Lagoa, é uma localidade afastada da costa, sendo “cortada ao meio” pela Estrada Nacional 125, entre Albufeira e Portimão, duas das maiores cidades da região.

Lagoa é também conhecida por ser uma região vinícola, sendo relativamente fácil encontrarmos nos supermercados, vinhos, incluindo o tipo moscatel, aqui produzidos.

 

Praia de Vale Covo – Algarve

 

Praia do Vale de Centeanes

 

Praia do Carvalho- Algarve

 

Interior de uma das Grutas que a visita proporciona

 

O Carvoeiro, localidade mais visitada neste concelho, com sua famosa praia, a Praia do Carvoeiro, é um dos ex-libris do Algarve. Com um historial ligado à indústria das pescas, ao longo dos anos tornou-se uma meca de veraneio, com o turismo a marcar forte presença, tornando-se a atividade económica dominante.

A Praia do Carvoeiro, centro nevrálgico desta zona, é o ponto de partida para explorar uma das mais importantes e belas partes da costa Algarvia. Encontra-se delimitada por formações rochosas que constituem a maior atração turística local, sendo nos últimos anos motivo de romaria de turistas nacionais e estrangeiros.

 

Praia do Carvoeiro – Algarve

 

Praia do Carvoeiro – Algarve

 

Desde 2014 que é possível percorrer os mais de 500 metros dos passadiços, situados do lado este da praia, desde o Forte de Nossa Senhora da Encarnação, onde existe uma capela também assim chamada, até ao Algar Seco, o chamado Trilho das Arribas.

 

Capela no Forte de Nossa Senhora da Encarnação

 

Formações rochosas visitáveis ao ao longo do Trilho das Arribas

 

Formações rochosas visitáveis ao ao longo do Trilho das Arribas

 

Passadiços de madeira, por onde, de forma segura e confortável podemos caminhar, constituem um anfiteatro sobre o mar, pois são autênticas varandas com vista para o Atlântico, sendo possível  em todo o percurso observar a costa Algarvia vislumbrando sobre a linha do horizonte, o concelho de Sagres a Oeste, e o de Albufeira a Este.

Os passadiços dão acesso a trilhos e grutas, sendo possível aceder-lhes, descendo por escadas construídas nas rochas e desfrutar das suas maravilhosas vistas. Chegando a Algar seco, encontramos a famosa “Boneca”, Esta formação rochosa, cujas aberturas para o mar se assemelham a janelas,  proporciona a vista do mar que se parece mesmo com isso, uma boneca! Boneca é também o nome do restaurante e bar ali situado onde ao final de tarde muitos turistas ocupam as suas esplanadas para beber uma cerveja ao pôr-do-sol.
Ali pertinho, descendo a escada para o lado contrário, chegamos ao local predileto dos adolescentes para efetuarem saltos de mergulho para o mar. Eles afirmam que a profundidade é suficiente, mas eu não arrisquei… Ali, há também uma piscina natural banhada pelo mar, ideal para refrescar depois de uma caminhada ao sol. Aí sim, não resisti à tentação! Mas a água é fria…

 

Algar Seco, local onde terminam os passadiços que constituem o Trilho das Arribas

 

Algar Seco-Zona de saltos de mergulho, vista do mar

 

Algar Seco, mural

 

Algar seco, piscina natural

 

Algar Seco, um banho reconfortante na piscina natural

 

Algar Seco, A Boneca, a vista para o mar é assim chamada

 

Algar Seco, A Boneca, a vista para o mar é assim chamada

 

Algar seco, A Boneca vista do mar

 

O ponto mais alto de uma ida ao Carvoeiro é a visita às grutas. Uma atração turística relativamente recente. Outrora tratava-se de um passeio exclusivo a bordo de um barco de pesca, hoje em dia, ali à beira da praia há várias agências que vendem visitas guiadas, de barco, como por exemplo o “Carvoeiro tours”.

 

Praia da Marinha, considerada entre as 10 mais belas da Europa

 

Visita ao Interior de uma das Grutas que a visita proporciona

 

Por 25€, podemos durante mais de uma hora, percorrer a bordo de um barco a motor grande parte da costa junto aquelas formações rochosas, com várias cavidades consideradas grutas. As chamadas Grutas de Benagil. A visita proporciona observarmos várias praias, algumas com difíceis acessos por terra, outras no interior das grutas, mantendo por isso o seu estado selvagem.
Uma viagem entre a Praia do Carvoeiro e a Praia da Marinha proporciona visitar o interior de várias grutas e observar ao longe o areal de várias praias, e as suas formações rochosas mar adentro, como por exemplo, a Praia do Vale de Centeanes, a Praia do Carvalho e a Praia de Benagil.
Apesar de serem chamadas de “Grutas de Benagil”, todas aquelas grutas têm uma denominação própria, sendo a mais conhecida, aquela que é o cartão postal desta atração turística, e que é chamada oficialmente de “Gruta de Benagil “. É aqui que todos querem tirar fotos!

 

Gruta de Benagil, esta praia no seu interior somente é acessível a nado, sendo proibido o desembarque de passageiros dos barcos

 

Gruta de Benagil – Algarve

 

Gruta de Benagil

 

Das várias praias, destaca-se a Praia da Marinha que é considerada uma das 10 mais belas praias da Europa e uma das 100 mais belas praias do Mundo. Nesta altura de pandemia, a sua lotação é apenas de 15 pessoas, mas ao longe contavam-se muitas mais…

 

Formações rochosas junto à Praia da Marinha

 

Formações rochosas junto à Praia da Marinha

O Carvoeiro, que ainda não conhecia, é sem dúvida um local obrigatório para ser visitado!

 

Farol de Alfanzina

 

Forte de Nossa Senhora da Encarnação, vista da zona costeira até Sagres

 

 

 

Reservas (click):

Booking – Alojamento

Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos

Bestravel- Promoções de viagem

Rental Cars- Aluguer automóvel

Amazon– Artigos de viagem

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos nas redes sociais:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

PROMOÇÕES DE VIAGENS

ARTIGOS DE VIAGEM

SEGURO DE VIAGEM

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS