2 Fev

BORNÉU- UM TESOURO NATURAL PARA DESCOBRIR

 

Bornéu – um tesouro natural para descobrir

Texto & Fotos de Lina Lameiro

 

Bornéu 

O Bornéu é um daqueles lugares raros onde se pode sentir a aventura no ar, assim como o cheiro verde de milhares de quilómetros quadrados de floresta tropical, à espera para serem explorados.

A terceira maior ilha do mundo é um paraíso virtual para quem ama as plantas, vida selvagem e aventura.

A ilha de Bornéu está dividida entre a Malásia, a Indonésia e a pequena nação independente de Brunei.

O Bornéu malaio tem dois estados, Sarawak e Sabah, que são separados pelo Brunei.

Kuching, capital de Sarawak, e Kota Kinabalu, capital de Sabah, são os pontos de entrada usuais; as duas cidades funcionam como bases para explorar as atrações selvagens do Bornéu.

 

Tunku Abdul Rahman Marine Park Sabah

 

Kapalai Island Sabah

 

Gaya Island Sabah

 

Entre as principais atrações de Bornéu estão:

Visite os Orangotangos Selvagens em East Sabah. Os orangotangos estão entre os primatas mais inteligentes e Bornéu é um dos dois lugares da Terra onde orangotangos ameaçados de extinção ainda podem ser vistos na natureza. O Centro de Reabilitação de Orangotangos Sepilok em East Sabah é o lugar mais popular para ver orangotangos em Bornéu. Uma opção melhor é o Centro de Reabilitação da Vida Selvagem de Semenggoh, mais barato e menos lotado, próximo a Kuching.

 

Monkeys in Sabah

 

Baby Orangutan

 

Descubra e explore a floresta tropical

Aberto ao público desde 2006, o Rainforest Discovery Centre em Sabah é um centro de educação ambiental de renome mundial. Aqui, os visitantes podem explorar uma variedade fantástica de plantas, insetos e animais encontrados nas florestas tropicais do Bornéu.

 

Lok Kawi Wildlife Sabah

 

Pratique mergulho ou snorkelling

Sabah possui alguns dos melhores locais de mergulho do mundo, onde pode observar tartarugas, tubarões-martelo e tubarões-baleia e os magníficos recifes de Sipidan e Maful.

 

Borneo Beach

 

Sapi Island

 

Sapi Island

 

Escale o Monte Kinabalu

Com cerca de 4100 metros de altura, o Monte Kinabalu em Sabah é a montanha mais alta da Malásia e um dos picos mais altos da região que pode ser escalado sem equipamento técnico. A caminhada dura aproximadamente 2 dias e a última parte é bastante desafiadora. O Parque Nacional Kinabalu de 300 milhas quadradas tem uma quantidade impressionante de flora e fauna endémica.

 

Mount Kinabalu by Alen Thien

 

Explore a vida selvagem do rio Kinabatangan

O rio Kinabatangan é alcançado através de minibus desde a cidade de Sandakan em East Sabah. Uma abordagem tranquila de barco permite aos visitantes a oportunidade de avistar macacos probóscides, orangotangos, crocodilos, pitons e elefantes altamente ameaçados de extinção, bem como testemunhar a vida comercial diária dos mercados flutuantes.

 

Proboscis Monkeys

 

Descontraia-se e relaxe nas praias imaculadas da região

Quilómetros de praias selvagens e intocadas que proporcionam muitas oportunidades para relaxar depois de alguns dias a explorar a natureza selvagem de Bornéu.

A pequena Ilha Mamutik, Tanjung Aru, Ilha Labuan e Pulau Tiga são escolhas excelentes e as 2 primeiras são muito fáceis de alcançar desde Kota Kinabalu.

 

Shangri la Tanjung Aru from the air

 

Tanjung aru beach

 

Pulau Tiga

 

Pulau Tiga Beach

 

Pulau Tiga Jetty

 

Prove a comida local

Bornéu não é exatamente uma das capitais mundiais da culinária, mas com suas influências indiana, malaia e chinesa, nunca é entediante. Os moradores locais gostam de temperar sua comida com especiarias da floresta tropical, introduzindo sabores que provavelmente nunca provou antes.

 

Sea nomads Sabah

 

Conheça as tribos de Bornéu

Vivendo como sempre viveram numa selva remota e emaranhada, os povos das tribos tradicionais do Bornéu sabem exatamente como viver em harmonia com a floresta. Conhecer sua cultura, tradições e modo de vida é uma experiência única.

 

Mantanani Islands Sabah

 

Manukan Island

 

Aproveite os parques nacionais como Kinabalu, Danum Valley, Bako, Endau-Rompin e Mulu National Park, onde pode encontrar experiências autênticas na natureza.

 

Gunung Mulu National Park

 

Dannum Valley

 

Danum Valley Elephants

 

Danum Valley River

 

Visite Kuching – a cidade dedicada aos gatos já que seu nome significa Gato em malaio. A cidade abriga um museu do gato … interessante!

 

Kuching Sarawak

 

Kuching Sarawak

 

Visite o Brunei

Embora vilas de palafitas ainda dominem sua capital (Bandar Seri Begawan), Brunei não é uma plataforma de petróleo atrasada. Na verdade, existem muitas mesquitas semelhantes a naves espaciais, museus e uma miríade de monumentos para visitar.

 

Ulu Temburong National Park Brunei

 

Brunei

 

A maioria das atrações turísticas de Brunei estão localizadas dentro dos limites da cidade de Bandar Seri Begawan, incluindo o Museu Royal Regalia, a Mesquita Jame ‘Asr Hassanil Bolkiah, a Mesquita Omar Ali Saifuddien, o Museu Brunei e Kampong Ayer.

Quem sabe para pôr na lista de países a conhecer?!

Derawan at sunset

 

Para alojamento no Bornéu» Aqui

 

Reservas (click):

Booking – Alojamento

Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos

Bestravel- Promoções de viagem

Rental Cars- Aluguer automóvel

Revolut- Cartão bancário sem taxas

Amazon– Artigos de viagem

 

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos nas redes sociais:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

PROMOÇÕES DE VIAGENS

ARTIGOS DE VIAGEM

SEGURO DE VIAGEM

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS