MENU
1 Mar

TURQUIA

 

TURQUIA

Bandeira da Turquia

Bandeira da Turquia

 

CAPITAL: Ankara     

         

PONTOS DE INTERESSE: Istambul | Pamukkale | Parque nacional de Goreme e sítios rupestres da Capadócia | Nemrut Dag

 

MOEDA: Nova Libra Turca (TRY)

 

VACINAS: Devido à recente epidemia de poliomielite que afectou alguns países, nomeadamente o Afeganistão, a Índia, o Paquistão, a Nigéria e o Tajiquistão, todos os viajantes que viajam para estes países de/via a Turquia serão obrigados a fazer prova de vacinação contra a referida doença.

A rede sanitária apresenta deficiências no planalto anatoliano. A sua qualidade é razoável nos principais centros turísticos. É aconselhável o consumo de água engarrafada.

 

VISTO: Cidadãos portugueses titulares de passaportes oficiais (Diplomáticos, Especiais e de Serviço), em turismo e/ou em trânsito, podem entrar no território da República da Turquia sem necessidade de visto e aí permanecer por um período não superior a 90 dias por semestre (6 meses) a contar da data da primeira entrada. 

 

Turquia é um país euro-asiático que ocupa toda a península da Anatólia, no extremo ocidental da Ásia, e se estende pela Trácia Oriental no sudeste da Europa. É um dos seis estados independentes cuja população é maioritariamente turca. Faz fronteira com oito países: a noroeste com a Bulgária, a oeste com a Grécia, a nordeste com a Geórgia, a Arménia e o enclave de Nakichevan do Azerbaijão, a leste com o Irão e a sudeste com o Iraque e a Síria. O mar Mediterrâneo e o Chipre situam-se a sul, o mar Egeu a sudoeste-oeste e o mar Negro a norte. O mar de Mármara, o Bósforo e o Dardanelos  (que juntos formam os Estreitos Turcos) demarcam a fronteira entre a Trácia e a Anatólia e separam a Europa da Ásia.

 

A visitar…

Existem sete zonas climáticas distintas na Turquia. As grandes condicionantes deste, são o monte Ararat a Oriente, o Mar Negro a Norte e o Mediterrâneo a Sul.

De uma forma geral na costa mediterrânea o clima tem invernos não muito frios e verões quentes. O interior com invernos rigorosos e verões escaldantes.

Quem pretende visitar a cidade mais famosa da Turquia – Istambul – a Primavera e o Outono são as melhores épocas, já que as temperaturas são mais amenas e baixa humidade. Em Abril os dias já são mais limpos e amenos com temperaturas entre os 7ºC e os 15ºC.

Ankara

Ankara

 

– Istambul –

Capital de dois impérios sucessivos, parte europeia, parte asiática. Istambul é ainda hoje aquilo que sempre quis ser: uma ponte entre o Ocidente e o Oriente.

Locais a visitar: Catedral de Santa Sofia – Hagia Sophia (construída cerca do ano 535); Mesquita Azul (na Praça de Sultanhahmet, uma das mais notáveis mesquitas da Turquia do século XVI); Palácio Topkapi (Século XV e XIX); um cruzeiro no Bósforo; o Palácio Dolmabahçe (Século XIX em estilo rococo, foi residência dos sultões); Torre Galata; Mesquita de Suleiman; a Cisterna em Sultanhamet; ou o mercado de Especiarias (Misir Carsisi) e o Grand Bazar (Kapali Carsi), entre outros.

Kapali Carsi - Istambul

Kapali Carsi – Istambul

 

Pontos de interesse/ curiosidades: 

O interior da Mesquita Azul está decorado com mais de 20 000 azulejos Iznik, originado o seu nome. No exterior as características impressionantes são a sua cúpula e os seis minaretes.

Hagia Sophia foi originalmente uma igreja cristã, depois a partir de 1453, uma mesquita e actualmente um museu. Um local muito admirado pelos seus pormenores arquitectónicos, em especial os seus azulejos decorativos.

O Kapali Carsi, é o maior bazar do mundo, também conhecido como Bazar Coberto, remonta ao início do Império Otomano. Neste labirinto de ruas, mais de 4000 lojas vendem artesanato turco: tapetes, cerâmica pintada à mão, jóias de ouro, braceletes de cobre, ou artigos em couro.

Istambul

Istambul

 

Capadócia

O vale de Goreme e os seus arredores são uma zona de santuários esculpidos na rocha e pintados com frescos, que são um exemplo excepcional da arte bizantina no período pós-iconoclasta. Nas casas de rocha, refugiou-se a primeira comunidade cristã, no século IV d.C. O valor histórico, artístico e arqueológico da região é reconhecido internacionalmente.

Vale Goreme

Vale Goreme

 

A Capadócia apresenta paisagens impressionantes com rochas esculpidas pela erosão. Em algumas colinas escavaram-se igrejas bizantinas pintadas com belos frescos, e diversos locais trogloditas que serviram como refúgio, habitações, lojas e locais de culto.

Um passeio de Balão de ar quente é uma das actividades a não perder.

Capadócia

Capadócia

 

Pamukkale

Conhecida como o Castelo de Algodão, é um conjunto de piscinas termais de origem calcária que com o passar dos séculos formaram bacias gigantescas de água que descem em cascata numa colina.

Pamukkale

Pamukkale

 

Nemrut Dag

Na região sudeste do país, em Nemrut Dag, situado no alto do monte Nemrut (2150 m) encontram-se as ruínas dos túmulos de Antíoco I. O túmulo funerário real tem 50 m de altura e 150 m de diâmetro. É formado por vários blocos de pedra e terraços artificiais, onde assentam esculturas colossais que chegam aos 7 m de altura. Para além disso, também se conservam várias cabeças e estelas em relevo, entre eles o denominado Horóscopo do Rei.

Nemrut Dag

Nemrut Dag

 

Reservas (click):

Booking – Alojamento

Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos

Bestravel- Promoções de viagem

Rental Cars- Aluguer automóvel

Revolut- Cartão bancário sem taxas

Amazon– Artigos de viagem

 

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos nas redes sociais:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

PROMOÇÕES DE VIAGENS

ARTIGOS DE VIAGEM

SEGURO DE VIAGEM

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS