NEPAL
Bandeira do Nepal
CAPITAL: Kathmandú
PONTOS DE INTERESSE: Vale de Kathmandú | Swayambunath | Pashupatinath | Patan | Evereste | Lumbini (local do nascimento de Buda) | Bhaktapur | Pokhara
MOEDA: Rupia Nepalesa (NPR)
VACINAS: A rede sanitária é muito deficiente. Os cuidados médicos ocidentais são caros, sendo normalmente exigido que o pagamento seja feito de imediato. É aconselhável a subscrição de um seguro de viagem que inclua situações de emergência, repatriamento para Portugal e resgate aéreo, se tencionar fazer montanhismo.
Não se deve ingerir água que não seja engarrafada e selada e alimentos crus. É importante ter em mente que o gelo das bebidas pode não ser de água potável.
VISTO: É necessário visto, sendo possível obtê-lo no aeroporto ou nas fronteiras. O documento de viagem (passaporte) deverá ter uma validade mínima de 6 meses. A prorrogação de um visto até 30 dias é realizada junto de Departamento de Imigração. Permanecer no Nepal após o visto ter caducado poderá ter por consequência a detenção policial e dar lugar ao pagamento de multas.
Nepal
Nepal é um país asiático da região dos Himalaias. É limitado a norte pelo Tibete, região autónoma da China e a leste, sul e oeste pela Índia. É um país sem costa marítima. A sua capital é Katmandu. No país, se situa o Monte Evereste, o ponto mais alto da terra, com 8 848 metros, na fronteira norte com a China (Tibete).
O Nepal é um pequeno país localizado no sul da Ásia, entre a Índia e a República Popular da China (Tibete). O seu tamanho contrasta com uma superpopulação estimada entre 22 e 23 milhões de habitantes. O relevo do país é composto em grande parte pelas altas montanhas da Cordilheira do Himalaia, com vários picos de mais de 6 000 metros de altitude, destacando-se, entre estes, o Monte Everest, o ponto mais alto da Terra. Juntamente com o Everest, o Nepal abriga oito das quatorze montanhas que possuem mais de 8 000 metros de altitude.
Patan-Durbar Square
A visitar…
O clima de monções, quente nas regiões baixas e extremo nas zonas setentrionais, determina a época mais indicada para visitar o país. A estação seca, que se inicia em Outubro e Novembro, é a mais aconselhável, sobretudo, entre Fevereiro e Abril.
O período menos propício é precisamente a época das monções, de meados de Junho a Setembro.
Pokhara
Kathmandú
O conjunto do vale de Kathmandú inclui monumentos muito diversos. Por um lado, as três chamadas praças Durbar (Kathmandú, Patan e Bhadgaon), que agrupam vários templos e construções palacianas. Por outro lado, duas estelas budistas situadas em Bodhnath e Swayambhu. E finalmente, os templos hindus de Pashupati (nas margens do rio Bagmati) e os de Changu Narayan. A Praça de Durbar situada em Katmandú inclui 60 construções, das quais se destaca o Templo de Bhawni Taleju. Em torno da Praça de Patan erguem-se 19 edifícios principais, destacando-se o Palácio dos Reis Malla, quatro templos com dois pisos e um sino ao ar livre. A Praça de Bhadgaon organiza-se em 12 construções de grande magnitude, com dois templos principais, Nyatapola e Kasi Biswanath. Por seu lado, Swayambhu, o templo mais antigo do vale, tem no centro uma grande stupa com grande número de santuários. Bodhnath, a maior stupa do Nepal, repousa sobre três degraus. Sobre a chapa de cobre da cúpula estão pintados os olhos do Buda, sendo esta uma das imagens mais conhecidas do país. Pashupati, localizado nos dois lados do rio Bagmati, é o santuário hindu mais célebre do vale, com numerosos templos e edifícios destinados a acolher os peregrinos. Por último, Changu Narayan é constituído por um templo rodeado por uma série de edifícios. No vale de Kathmandú existem cerca de 2700 templos e outros monumentos.
Kathmandú
Pashupatinath
Evereste
O monte Everest ou Evereste é a mais alta montanha da Terra, com o seu pico a 8844 m de altitude. Está localizado na cordilheira do Himalaia, na fronteira entre a República Popular da China (Tibete) e o Nepal.
O monte Everest tem duas rotas principais de ascensão, pelo cume sudeste no Nepal e pelo cume nordeste no Tibete, além de mais 13 outras rotas menos utilizadas. Das duas rotas principais a sudeste é a tecnicamente mais fácil e a mais frequentemente utilizada.
A maioria das tentativas é feita entre Abril e maio antes do período das monções porque uma mudança na jet stream nesta época do ano reduz a velocidade média das rajadas de vento. Ainda que algumas vezes sejam feitas tentativas após o período da monções em Setembro e Outubro, o acúmulo de neve causado pelas monções torna a escalada ainda mais difícil.
Everest- Nepal
Lumbini (local do nascimento de Buda)
Na zona fronteiriça com a Indía, no Sul do país, em Lumbini, encontra o local onde nasceu Buda. Siddharta Gautama, o Buda, nasceu em 623 a.C. nos jardins de Lumbini, um lugar de peregrinação budista. Os jardins e o local arqueológico estão incluídos na lista do World Heritage. O pilar partido, mandado edificar pelo imperador da Indía, Asoka, e as imagens de Buda e da sua mãe, Maya Devi, formam o conjunto mais importante do lugar.
Lumbini
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio