PERU
Bandeira do Peru
CAPITAL: Lima
PONTOS DE INTERESSE: Machu Picchu | Arequipa | Cidade de Cuzco | Cidade histórica de Lima | Sitio arqueológico de Chavin | Parque nacional de Huascarán | Linhas e geóglifos de Nazca e das Pampas de Jumana
MOEDA: Novo Sol (PEN)
VACINAS: Alerta-se para a possibilidade de contrair dengue através de picada de mosquito. Os sintomas são febre muito alta, dores de cabeça, dores nos olhos, dores musculares e articulares e erupções cutâneas. Pode também ser acompanhado de dores abdominais e pequenas hemorragias. Os casos mais graves podem causar risco de morte. As áreas mais atingidas são a selva amazónica e regiões irrigadas da costa. A prevenção, não completamente eficaz, consiste no uso de repelentes, mangas compridas, calças, chapéu, meias, sapatos fechados e, sempre que possível, dormir sob uma rede mosquiteira. São ainda recomendáveis as vacinas contra a hepatite, a febre tifóide e do tétano. É também recomendável a protecção contra as queimaduras dos raios solares, que são muito fortes em virtude da proximidade do equador.
VISTO: Os cidadãos portugueses não necessitam de visto prévio para estadias de curta duração. O visto é concedido à entrada no país por um prazo que poderá ir no máximo até 180 dias. Findo o prazo concedido, terão de pagar uma multa de 1 dólar por dia ou sair do país para regressar em seguida.
Perú é um país sul-americano limitado ao norte pelo Equador e pela Colômbia, a leste pelo Brasil e pela Bolívia e ao sul pelo Chile. O seu litoral, a oeste, é banhado pelo oceano Pacífico.
As montanhas dos Andes e o oceano Pacífico definem as três regiões tradicionalmente usadas para descrever o país geograficamente. A costa (litoral), a oeste, é uma planície estreita, em grande parte árida, exceto por vales criados por rios sazonais. A serra (planalto) é a região da cordilheira dos Andes, que inclui o planalto Altiplano, bem como o pico mais alto do país, o Huascarán, a 6 768 metros de altura. A terceira região é a selva (florestas), uma vasta extensão de planícies cobertas pela floresta Amazônica, que se estende a leste. Quase 60 por cento da área do país está localizada dentro desta região.
Traje tradicional do Peru
A visitar…
A geografia do Perú, é caracterizada por uma estreita planície ao longo da costa do Pacífico que vai ao encontro das altas montanhas da cadeia dos Andes, com alturas superiores a 6000 m. A leste dos Andes ficam altos planaltos, dissecados por vales férteis, que descem no extremo este para a bacia amazónica e suas florestas tropicais.
A época turística vai de Junho a Agosto, coincidindo com a estação seca das terras altas. Em Cusco, Junho é seco e ensolarado. A altitude mantém as temperaturas frescas a rondar os 13ºC, e descendo à noite e em Machu Picchu tem um clima chuvoso e húmido com temperaturas médias na ordem dos 18ºC.
Mercado em Cuzco
Lima
Cidade moderna, onde o passado colonial se mistura com o presente. Visite o Parque del Amor (vista panorâmica sobre o Pacífico), Huaca Puccllana (centro cerimonial da cultura de Lima), Plaza de Armas com o Palácio do Governo e o Palácio Municipal, a Catedral e o Convento de Santo Domingo.
Catedral de Lima
Arequipa
O impressionante Convento de Santa Catarina (Convento da época colonial Espanhola) foi construído no século XVI é o local de maior importância na cidade. Outros locais a conhecer igualmente relevantes: o bairro colonial de São Lázaro, o miradouro de Carmen Alto, Yanahuara famosa pela sua igreja ao estilo andaluz, a Plaza de Armas com a sua Catedral, a Igreja da Companhia de Jesus construída no século XVII, ou o vulcão Misti com 5822 metros de altitude.
Arequipa
Cusco
A cidade maia de Cuzco situa-se a 3399 m de altitude e, apesar do seu relevo acidentado, organiza-se segundo um traçado urbano ortogonal.
Visite a impressionante cidadela de Sacsayhuaman (fortaleza militar Inca) rodeada de belas paisagens; o Santuário de Qenqo com o seu belo altar de sacrifícios talhado na rocha; a Plaza de San Cristobal com a sua paisagem panorâmica da cidade; o bairro de San Blas (o bairro dos artesãos); o Palácio Arzobispal (com a famosa Pedra dos Doze ângulos) e a Catedral de Cusco.
Cuzco
Machu-Picchu
Conheça o local mais famoso do Perú e um dos mais importantes do mundo. A Cidade Perdida dos Incas, fica situada num planalto a 2 400 metros. Machu-Picchu é um local misterioso e encantador repleto de história.
Machu Picchu- Peru
Puno (Lago Titicaca)
Realize uma visita ás ilhas de Uros e Taquile, onde poderá conhecer as comunidades indígenas que vivem no meio do Lago Titicaca, sobre ilhas flutuantes, feitas pela própria comunidade.
Poderá contactar com a sua cultura e admirar a tecelagem de lã realizada pelos locais.
Lago Titicaca
Nazca
As linhas e geóglifos de Nazca e das Pampas de Jumana são uma obra titânica e surpreendente, iniciada entre 500 e 300 a.C.
Através de um voo panorâmico, conheça as intrigantes e incríveis linhas de Nazca. Enormes desenhos no solo que só se conseguem ver do ar e que representam vários insectos e animais. Até à data, ainda não se conseguiu descobrir o mistério que envolve estas linhas, seu autor e com que meios as realizaram.
Linhas e geóglifos de Nazca
Sítio arqueológico de Chavín
A origem da cultura Chavín remonta ao século V a.C., fazendo desta civilização pré-colombiana uma das mais antigas e influentes da América do Sul. O Sítio Arqueológico de Chavín foi o principal centro religioso desta cultura. Trata-se dos edifícios de pedra granítica mais antigos do Perú, construídos com uma técnica muito desenvolvida para a época.
Sitio Arqueológico de Chavin
Parque nacional de Huascarán
O desfiladeiro de Huaylas, situado entre a cordilheira Branca e a cordilheira Negra, com os seus picos que chegam aos 2000 a 6000 m de altitude, constitui a cadeia montanhosa tropical mais alta do Mundo.
Parque nacional de Huascarán
Reserva de Bilhetes para Bus, Ferry ou Comboio: Aqui
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio