MARROCOS
Bandeira de Marrocos
CAPITAL: Rabat
PONTOS DE INTERESSE: Chefchouen | Medina de Fez | Montanhas | Deserto | Ksar de Ait-Benhaddou | Marraquexe
MOEDA: Dirham (MAD)
VACINAS: Recomenda-se a tomada da vacina da hepatite A e B e ter a vacinação contra a febre tifóide em dia.
VISTO: Os cidadãos portugueses estão isentos de visto para estadias de turismo até 90 dias necessitando de passaporte válido.
Marrocos é um país localizado no extremo noroeste de África, estando limitado a norte pelo Mediterrâneo e pelo estreito de Gibraltar, por onde faz fronteira marítima com Espanha e Gibraltar. Já por Ceuta, e por Melilha faz fronteira terrestre com a Espanha, sendo estas últimas enclaves espanhóis do Norte de África. A leste e a sul faz fronteira com a Argélia, a sul pela Mauritânia através do Sahara Ocidental, território maioritariamente por si controlado mas com aspirações separatistas e, a oeste pelo Oceano Atlântico. Junto com a França e a Espanha tem fronteiras simultâneas com o mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico. A capital do país é a cidade de Rabat, não obstante a maior cidade e mais importante economicamente ser Casablanca.
Deserto do Sahara
A visitar…
Marrocos um país de grandes contrastes, cativante, de diferentes culturas e tradições. O calor do deserto contrasta com os verdes oásis, o mar, as montanhas ou cidades históricas. Um verdadeiro despertar dos sentidos.
A planície costeira é interrompida a este pelas montanhas do Rif. Para sul ficam as montanhas do Atlas, para lá das quais se situam planícies árida da orla do Sahara.
O clima dominante em Marrocos é o continental. Nas regiões costeiras predomina o mediterrânico, com temperaturas moderadas e humidade relativa, que pode variar entre os 7ºC e os 18ºC no Inverno, e no Verão entre os 19ºC e os 30ºC. A melhor época para visitar Marrocos será preferencialmente entre Dezembro e Março.
Chefchouen
– Cidades imperiais –
Descubra quatro cidades que foram sucessivas capitais de Marrocos: Fez, Marraquexe, Rabat e Meknés.
– Cidades fortificadas –
O litoral atlântico é uma sucessão de cidades fortificadas: Asilah, Larache, Azzemour, El Jadida, Safi ou Essaouria.
– Praias –
Os apreciadores de praias também encontram excelentes locais de areia fina: Agadir.
Agadir
– Rota dos Casbás –
A partir de Ouarzazate ou de Er Rachidia, siga em descoberta do grande Sul marroquino: areia escaldante e picos nevados, canyons e oásis, ao longo dos “uedes” de Drâa, Dadés e Ziz, e por toda a parte sumptuosas casbás, cidadelas construídas de adobe.
Vale do Ziz
– Atlas marroquino –
A montanha está em toda a parte de Marrocos. Paisagens maravilhosas, rios e cascatas, desfiladeiros, picos montanhosos (mais de 4000 metros de altitude). Poderá descobrir cada recanto de jipe 4×4, através de caminhadas, excursões, entre outras.
Conheça a famosa Garganta do Todra resguardada pelas cordilheiras do Atlas. Uma das maiores e gloriosas formações naturais, que não deixam ninguém indiferente.
Cordilheira do Atlas
Eis, algumas cidades e locais imperdíveis:
Casablanca
Casablanca é a capital económica do país. Visite o mercado central, o distrito Habous, o Palácio Real, a Praça de Mohamed V, a área residencial de Anfa e o exterior da Mesquita de Hassan II.
Casablanca
Rabat
Em Rabat a capital administrativa do país, conheça o Palácio Real (Mechour), o Jardim Ouadaya e Kasbah, o Mausoléu de Mohamed V e a Mesquita da Torre de Hassan.
Rabat
Fez
Capital espiritual de Marrocos. Visite a Medina Medieval, Attarine ou Bou Anania Medersa, a fonte de Nejjarine, o Maosoléu de Moulay Idriss e vista panorâmica da Mesquita Karaouine.
Em Fez conheça o souk, onde se destacam os curtidores de pele (Chouara), os artigos de couro (especialmente as babuchas- Ain Allou), as especiarias (el Attarin), os marceneiros (Nejjarine), os tecelões (Tsetaoui) e os ourives (rua Merinides).
Fez – Marrocos
Marraquexe (Marrakech)
Considerada a segunda cidade Imperial mais antiga, tem nos seus souks, quarteirões de artesanato e a famosa praça Djemaa El Fna o coração da cidade. Possui alguns dos mais importantes edifícios arquitectónicos do Mundo islâmico reflectindo o seu passado glorioso.
Na praça Djemaa El Fna, percorra de manhã o souk, com o seu artesanato e a venda de grande variedade de frutos secos e doces. Ao cair da note, deguste as especialidades locais nas tendas do mercado e observe encantadores de serpentes, contadores de histórias, que animam a praça central de Marraquexe.
Conheça ainda, o Jardim de Menara, os Túmulos de Saadien, o Palácio da Baía, a Koutobia e o Museu de Dar Si Said.
Marraquexe
Ait-Benhaddou
A aldeia de Ait-Benhaddou (século XVIII), situada próximo de Ouarzazate, é um dos ksar (aldeia fortificada) mais bem conservada do sul de Marrocos. Este conjunto de edificações em adobe (tijolo fabricado à base de mistura de terra e palha seca ao sol), consiste em construção em torno de um pátio central cercado por altos muros fortificados e com uma torre de vigia quadrada em cada ângulo. As casas, rematadas por terraços planos, têm por fora a aparência de castelos. As paredes estão decoradas com profundas incisões que formam desenhos geométricos. Celeiros, armazéns, estábulos e outros espaços comuns da população estão construídos com os mesmos materiais.
Ait-Benhaddou
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio